FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
tonando Escreveu:Boa tarde.
Se calhar vou fazer uma pergunta muito básicamas como não entendo resolvi perguntar... no leilão do fecho, aparecem as ordens de compra e de venda ao melhor; agora não entendo o que são as ordens "abertura" tanto nas vendas como nas compras! Serão as ordens dadas antes da abertura e que não são executadas? Já tenho esta dúvida há imenso tempo!!
![]()
Cumprimentos
Boa noite.
Será que alguém me podia responder a esta questão?
Obrigado
Abraço
Bons Negócios
Tó Nando
Tó Nando
o faroleiro Escreveu:Pessoal estou a tentar entender os certificados do bcp, por exemplo o PSI20, hoje fechou a 10919,20/100=109.192,
mas na sua cotação final está a 110.15, porque isto?
faroleiro,
A cotação não será o último negócio efectuado no certificado?
E os 109.192 o "valor justo"?
Não sigo os certificados, por isso não tenho a certeza...
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Apenas para informar que já me decidi na corretora que vou passar a adoptar... fui hoje aos escritorios da GoBulling e sem dúvida estão com um preço dificil de bater... tinha visto varias simulações inclusive na Carteira deste mês mas afinal tavam erradas... pois bem preçário da Go Bulling:
Euronext (Lisboa):
Isentos de comissão
Resto da Euronext:
5 € de comissão fixa (já inclui taxa de bolsa, sejam 4,5 ou 10 negocios pagam só 5 €)
NYSE e NASDAQ 12 USD
Não paga guarda de titulos.
E pelo que disseram hoje vão proceder a uma alteração nos preços para mais baixo
Estes preços são da GoBulling Pro (plataforma)
Euronext (Lisboa):
Isentos de comissão
Resto da Euronext:
5 € de comissão fixa (já inclui taxa de bolsa, sejam 4,5 ou 10 negocios pagam só 5 €)
NYSE e NASDAQ 12 USD
Não paga guarda de titulos.
E pelo que disseram hoje vão proceder a uma alteração nos preços para mais baixo

Estes preços são da GoBulling Pro (plataforma)
Re: Venda a descoberto
AikyFriu Escreveu:Alguem me sabe dizer se o BCP permite a venda de acções a descoberto? como funciona?
Obrigado pela resposta
Que eu tenha conhecimento, a nível de retalho, apenas o BIG apresenta uma modalidade de venda de acções a descoberto, sendo que a mesma implica que o trade seja encerrado na mesma sessão.
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Venda a descoberto
Alguem me sabe dizer se o BCP permite a venda de acções a descoberto? como funciona?
Obrigado pela resposta
Obrigado pela resposta
- Registado: 1/4/2008 17:29
CerealKiler Escreveu:Sou novo por aqui e costumo negociar as acções com compra/venda no meu banco na net.
A pergunta é ? Falam com frequência em lotes para venda e compra, onde é que se te informação sobre esses lotes diários ?
fnabais.ferro Escreveu:Alguém me pode informar sff onde posso consultar os cofres online?!?!?!
Cmpts
Duas em uma: os lotes para compra/venda são os chamados cofres.
Esses indicam qual o número de acções (e em alguns casos o número de compradores/vendedores) que estão à compra/venda em cada valor.
Essa informação pode ser encontrada na maioria dos bancos onlines mas apenas está, normalmente, disponível para clientes.
Normalmente chama-se a profundidade da acção.
Cumps,
Fibo
Re: Metasotck escala logaritmíca
DMS Escreveu:Boa noite:
Gostaria de colocar aqui duas questões sobre o metastock para quem me saiba responder:
1- Como passo o gráfico para a escala logaritmíca?
2- É possível para a mesma empresa ter 2 gráficos, um em escala linear e outra em escala linear?
Desde já o meu muito obrigado![]()
AB+BN
1) na escala vertical clicas em y-axis properties e seleccionas semilog
2)até podes guardar ambos, desde que com nomes diferentes
Metasotck escala logaritmíca
Boa noite:
Gostaria de colocar aqui duas questões sobre o metastock para quem me saiba responder:
2- É possível para a mesma empresa ter 2 gráficos, um em escala linear e outra em escala linear?
Desde já o meu muito obrigado
AB+BN
Desde já o meu muito obrigado

AB+BN
carlz Escreveu:Alguém me pode explicar o que as empresas ganham/perdem com a subida/descida do preço das acções?
Quem ganha/perde com as subidas/descidas da cotação são os accionistas (que detêm uma determinada % da empresa).
Quanto à empresa, pode deter acções próprias e se assim for também ganhará/perderá com a variação da cotação).
Se a cotação subir a empresa fica mais protegida contra OPA's em teoria, é uma vantagem indirecta. Se descer, fica mais susceptível.
O mercado é também uma forma das empresas se financiarem nomeadamente através de Aumentos de Capital (mas neste caso não estamos a falar da variação da cotação que era o que perguntavas).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bulls Bunny Escreveu:salvadorveiga, n sou "entendido" mas as plataformas da OreyiTrade, GobullingPro e BestTradingPro são realmente iguais e julgo q não pagas guarda de títulos em nenhuma das três. Nas vertentes "web" é q pagas esta taxa de custódia de títulos, mas as comissões serão mais baixas, apesar de ser cobrada a taxa de bolsa por nº de negócios. Qual a melhor é sp difícil de dizer até pq não deve haver mt gente q tenha experimentado as 3. Além disso, as opiniões podem ser sempre diferentes. Julgo q és capaz de ficar satisfeito com qq uma delas, é só uma questão de veres o preçário p aquilo q te interessa mais ou optares mesmo pela q preferires.
No best Trading Pro (plataforma), sei que não cobram guarda de titulos assim como na oreyitrade no entanto pedem uma abertura de conta de 2500 € e manutenção de n sei quanto, portanto so para carteiras razoáveis uma vez q a minha ainda é pequena.
Na GoBulling Pro (que tem a plataforma) não pagas comissões na EuroNext e nos restantes mercados sao bastante competitivos, no entanto não menciona nada relativamente a guarda de títulos mas numa tabela a parte refere que são 7euros/trimeste (o mesmo que o Best Trading - web) só não se paga se as comissões excederem os 80 Euros.
Na OreyiTrade, a unica coisa que se paga são 15 Euros por transacção com tudo incluido (imposto, comissão de bolsa, etc) estou a dizer 15 euros uma vez que a comissão é de 0,075% e o mninimo na comissão é sempre 15 € (paga-se sempre o mesmo até 20 000 €)
Eu, como ainda tenho um capital pequeno para investir e uma vez que a minha perspectiva é longo prazo (o que não implica que se uma acção estiver com um desempenho excelente no curto que eu não me desfaça dela), seguindo esta política de longo prazo não será mais racional ir pela que não cobra guarda de titulos, etc ? Que após a compra não tenhas mais custos, isto na perspectiva do buy and hold como seria a minha.
Estou inclinado tanto para Best (apesar de no Best ir abrir conta normal mesmo de modo a ter acesso a outros instrumentos financeiros, nomeadamente os fundos que oferece) como para GoBulling como para oreyiTrade, não conheço os 3 serviços mas oiço falar bem da oreyitrade ultimamente que tem uma excelente equipa sempre dispostos a ajudar...
Alguem que me corrija se o meu raciocínio é adequado
salvadorveiga, n sou "entendido" mas as plataformas da OreyiTrade, GobullingPro e BestTradingPro são realmente iguais e julgo q não pagas guarda de títulos em nenhuma das três. Nas vertentes "web" é q pagas esta taxa de custódia de títulos, mas as comissões serão mais baixas, apesar de ser cobrada a taxa de bolsa por nº de negócios. Qual a melhor é sp difícil de dizer até pq não deve haver mt gente q tenha experimentado as 3. Além disso, as opiniões podem ser sempre diferentes. Julgo q és capaz de ficar satisfeito com qq uma delas, é só uma questão de veres o preçário p aquilo q te interessa mais ou optares mesmo pela q preferires.
Um abraço,
B.B.
B.B.
Pergunto aos mais entendidos no que consta a corretoras e afins.
se me puderem responder, a nivel de corretoras/bancos qual o mais barato para um pequenissimo investidor que não faça muitas transacções ? É de priveligiar as que não cobram custos de custodia, etc não é ? Apesar de os custos de transacções serem um pouco maiores...
Estou a pensar nomeadamente na OreyiTrade, uma vez que não tenciono fazer transacções muitas vezes e sempre com perspectiva a longo prazo, no entanto o valor das transacções nunca a menos de 2000 EUR para colmatar os custos de transacção...
Estou indeciso entre Best Trading, OreyiTrade e GoBulling.
Dentro destas o OreyiTrade pagamos 15€ de custos de transacção em todos os mercados, mas não opagamos mais nada.
Go Bulling tem preços competitivos nas transacções, não pagando na EURONEXT e os restantes preços bastante competitivos.
No Best Trading tem bons preços de transacção e pagamos custódias tal como a Go Bulling, no entanto no Banco Best podemos ter acesso ao Trading PRO que fica-se isento de custódia mas penso que tem um minimo elevado de abertura.
O que acham que poderá ser melhor ? Para finalizar, penso que teêm "ambas as 3"
a mesma plataforma de negociação.
Obrigado e Bons negocios
se me puderem responder, a nivel de corretoras/bancos qual o mais barato para um pequenissimo investidor que não faça muitas transacções ? É de priveligiar as que não cobram custos de custodia, etc não é ? Apesar de os custos de transacções serem um pouco maiores...
Estou a pensar nomeadamente na OreyiTrade, uma vez que não tenciono fazer transacções muitas vezes e sempre com perspectiva a longo prazo, no entanto o valor das transacções nunca a menos de 2000 EUR para colmatar os custos de transacção...
Estou indeciso entre Best Trading, OreyiTrade e GoBulling.
Dentro destas o OreyiTrade pagamos 15€ de custos de transacção em todos os mercados, mas não opagamos mais nada.
Go Bulling tem preços competitivos nas transacções, não pagando na EURONEXT e os restantes preços bastante competitivos.
No Best Trading tem bons preços de transacção e pagamos custódias tal como a Go Bulling, no entanto no Banco Best podemos ter acesso ao Trading PRO que fica-se isento de custódia mas penso que tem um minimo elevado de abertura.
O que acham que poderá ser melhor ? Para finalizar, penso que teêm "ambas as 3"

Obrigado e Bons negocios
Já agora, no gráfico anexo pode-se ver que uma MM50(diário) e uma MM10(semanal) são virtualmente a mesma coisa.
É claro que uma MM50(semanal) vai ser diferente. Mas essa corresponde a uma MM250(diário). Uma semana é composta por 5 sessões, portanto, desde que se faça o respectivo ajuste, as MM's são virtualmente iguais.
Há uma pequena diferença de pormenor porque no caso da semanal a MM só vai entrar com o valor de uma sessão: a última da semana (por norma a de sexta-feira), portanto não vai computar as mesmas sessões (em bull vai tender a inflaccionar a MM e em bear vai tender a deflaccionar a MM). Mas é uma diferença muito ténue como se vê em anexo...
É claro que uma MM50(semanal) vai ser diferente. Mas essa corresponde a uma MM250(diário). Uma semana é composta por 5 sessões, portanto, desde que se faça o respectivo ajuste, as MM's são virtualmente iguais.
Há uma pequena diferença de pormenor porque no caso da semanal a MM só vai entrar com o valor de uma sessão: a última da semana (por norma a de sexta-feira), portanto não vai computar as mesmas sessões (em bull vai tender a inflaccionar a MM e em bear vai tender a deflaccionar a MM). Mas é uma diferença muito ténue como se vê em anexo...
- Anexos
-
- spx-diario.PNG (66.2 KiB) Visualizado 8091 vezes
-
- spx--semanal.PNG (58.66 KiB) Visualizado 8077 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não utilizo o MACD (já agora, o MACD é baseado em médias móveis).
Quanto à primeira questão, estou certo que a maioria dos analistas experientes lhe vai dizer que as médias móveis são pouco importantes. Mas há muito quem as utilize...
Quanto a servir de suporte/resistência, nunca vi grandes evidências disso (até mais pelo contrário). É claro que a cotação irremediavelmente toca uma determinada média-móvel ocasionalmente. E também é claro que com a parafernália infinita de médias-móveis à escolha, alguma "há-de funcionar como suporte/resistência" em determinado momento. É uma inevitabilidade. Se isso serve para alguma coisa, a minha opinião é que não (eventualmente haverá quem discorde).
Quanto à segunda questão, não é indiferente. É antes diferente.
Se utiliza uma MM50 e está a analisar o gráfico em diário, trata-se de uma média-móvel que diz respeito ao médio-prazo. Se está a analisar o gráfico em semanal, uma MM50 diz respeito ao longo-prazo (50 semanas são cerca de 250 sessões, o que corresponde sensivelmente a um ano). Já 50 sessões são sensivelmente 2 meses.
Se utilizar uma MM10 num gráfico em escala semanal, a média móvel há-de dar algo identico à MM50 em escala diária. Portanto, nesse caso, as conclusões tenderão a ser as mesmas...
Quanto à primeira questão, estou certo que a maioria dos analistas experientes lhe vai dizer que as médias móveis são pouco importantes. Mas há muito quem as utilize...
Quanto a servir de suporte/resistência, nunca vi grandes evidências disso (até mais pelo contrário). É claro que a cotação irremediavelmente toca uma determinada média-móvel ocasionalmente. E também é claro que com a parafernália infinita de médias-móveis à escolha, alguma "há-de funcionar como suporte/resistência" em determinado momento. É uma inevitabilidade. Se isso serve para alguma coisa, a minha opinião é que não (eventualmente haverá quem discorde).
Quanto à segunda questão, não é indiferente. É antes diferente.
Se utiliza uma MM50 e está a analisar o gráfico em diário, trata-se de uma média-móvel que diz respeito ao médio-prazo. Se está a analisar o gráfico em semanal, uma MM50 diz respeito ao longo-prazo (50 semanas são cerca de 250 sessões, o que corresponde sensivelmente a um ano). Já 50 sessões são sensivelmente 2 meses.
Se utilizar uma MM10 num gráfico em escala semanal, a média móvel há-de dar algo identico à MM50 em escala diária. Portanto, nesse caso, as conclusões tenderão a ser as mesmas...
EStou surpreendido com a resposta...
Sempre pensei que as MM eram muito importantes, para além de indicadores também servem de suporte/resistência. Quais os indicadores que mais usam? resistencia/suportes, volumes, MACD e que mais?
Voltando à pergunta inicial significa que é "indiferente" a utilização de 1 semana ou 1 dia na análise do periodo de um ano? mesmo que isso signifique conclusões diferentes nas MM e nas bandas de Bollinger?
Obrigado
Sempre pensei que as MM eram muito importantes, para além de indicadores também servem de suporte/resistência. Quais os indicadores que mais usam? resistencia/suportes, volumes, MACD e que mais?
Voltando à pergunta inicial significa que é "indiferente" a utilização de 1 semana ou 1 dia na análise do periodo de um ano? mesmo que isso signifique conclusões diferentes nas MM e nas bandas de Bollinger?
Obrigado
Não há uma base (nem um período) "mais indicado". É ao gosto do "freguês"...
E também por isso é uma ferramenta de pouca utilidade. Serve praticamente apenas como um indicador de tendência para o período em análise (por exemplo: uma média móvel de 150 ou 200 dias é um indicador de tendência para o longo-prazo).
Se a pergunta era especificamente entre a diária e a semanal, uma MM50 entra com os valores das últimas 50 sessões ou das últimas 50 semanas, respectivamente.
E 50 semanas corresponde a cerca de 250 sessões. São dois períodos completamente diferentes.
Não sei se era exactamente isto que estavas a perguntar...
E também por isso é uma ferramenta de pouca utilidade. Serve praticamente apenas como um indicador de tendência para o período em análise (por exemplo: uma média móvel de 150 ou 200 dias é um indicador de tendência para o longo-prazo).
Se a pergunta era especificamente entre a diária e a semanal, uma MM50 entra com os valores das últimas 50 sessões ou das últimas 50 semanas, respectivamente.
E 50 semanas corresponde a cerca de 250 sessões. São dois períodos completamente diferentes.
Não sei se era exactamente isto que estavas a perguntar...
Média móveis
Qual a base de tempo mais indicada para as média móveis? diária ou uma semana?
Porque é que os resultados são tão diferentes?
Obrigado pelos esclarecimentos quem me derem.
Porque é que os resultados são tão diferentes?
Obrigado pelos esclarecimentos quem me derem.
Estou ainda no 3º negócio nestas andanças da bolsa, e tenho algumas dúvidas acerca das questões fiscais sobre as mais valias.
- Tenho que declarar as mais valias no IRS?
- Qual a percentagem sobre as mais valias a declarar?
- O valor a declarar inside sobre a soma das mais valias, ou a diferença entre mais e menos valias?
- Como sei o valor a declarar? O banco/correctora envia-me algum extracto/declaração?
Desculpem tanta pergunta
mas li tanta coisa por essa net fora que ainda não fiquei esclarecido.
Obrigado.
- Tenho que declarar as mais valias no IRS?
- Qual a percentagem sobre as mais valias a declarar?
- O valor a declarar inside sobre a soma das mais valias, ou a diferença entre mais e menos valias?
- Como sei o valor a declarar? O banco/correctora envia-me algum extracto/declaração?
Desculpem tanta pergunta

Obrigado.
Editado pela última vez por mquinaz em 30/3/2008 20:28, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 9:51