BCP
10 mensagens
|Página 1 de 1
BCP
Bom tarde
Já agora contribuo com um gráfico do BCP e alguns comentários:
- A zona dos 1.35 - 1.36 € é bastante relevante, tendo passado de resistência a suporte no dia 06/05/03, quando foi cortada em alta com forte volume;
- A Média Móvel Exponencial de 20 períodos que se vinha constituindo, desde Dezembro de 2002, como uma resistência forte e cheia de significado foi definitivamente cortada na ascendente no dia 02/05/03 com volume claramente acima da média. Essa média móvel encontra-se agora nos 1.35 €, com inclinação ascendente e deverá constituir-se daqui em diante como um suporte de referência;
- Tem sido notória a convergência entre volumes e preços. As valorizações correspondem a volumes elevados e as correcções a volumes tendencialmente mais baixos;
- A valorização recente é suportada por um forte aumento de volume, mais do que em recuperações recentes do título.
- O anterior máximo a 1,44 € não é, ainda, uma resistência relevante para travar a valorização da cotação do BCP;
- O RSI mantém-se em níveis perfeitamente aceitáveis para permitir que o BCP voe bem mais alto;
- Ultrapassadas a Média Móvel Exponencial de 50 períodos e a resistência dos 1,44 €, tenho como targets os 1,55 € e depois os 1,72 €.
Cumprimentos,
AA
Já agora contribuo com um gráfico do BCP e alguns comentários:
- A zona dos 1.35 - 1.36 € é bastante relevante, tendo passado de resistência a suporte no dia 06/05/03, quando foi cortada em alta com forte volume;
- A Média Móvel Exponencial de 20 períodos que se vinha constituindo, desde Dezembro de 2002, como uma resistência forte e cheia de significado foi definitivamente cortada na ascendente no dia 02/05/03 com volume claramente acima da média. Essa média móvel encontra-se agora nos 1.35 €, com inclinação ascendente e deverá constituir-se daqui em diante como um suporte de referência;
- Tem sido notória a convergência entre volumes e preços. As valorizações correspondem a volumes elevados e as correcções a volumes tendencialmente mais baixos;
- A valorização recente é suportada por um forte aumento de volume, mais do que em recuperações recentes do título.
- O anterior máximo a 1,44 € não é, ainda, uma resistência relevante para travar a valorização da cotação do BCP;
- O RSI mantém-se em níveis perfeitamente aceitáveis para permitir que o BCP voe bem mais alto;
- Ultrapassadas a Média Móvel Exponencial de 50 períodos e a resistência dos 1,44 €, tenho como targets os 1,55 € e depois os 1,72 €.
Cumprimentos,
AA
- Anexos
-
- BCP.png (21.71 KiB) Visualizado 1708 vezes
- Registado: 6/11/2002 0:37
Caro JAS,
Tenho que dar os parabéns sobre a calma para investir no BCP em força através da operação direitos e sobretudo manter a posição longa em tempos como o que vivemos.
Como falámos uma vez, nunca tive duvidas da subida de cotação do título mas confesso que me enganei e por isso não entrei, quando achei que ele vinha ao intervalo 1,15 a 1,20 antes de subir.
De toda a maneira, veio a 1,27 (ou menos, não?) o que foi um excelente negócio para quem quisesse ganhar 10%. Bom, mesmo que eu quisesse entrar aí, já não teria liquidez.
Já agora uma perguntinha a propósito de outro Post do meu amigo!! Como ficaria esse PSI 20 ou 12 ou 7 como quiseres, se o critério para entrada no índice fosse a liquidez dos papéis e não a capitalização bolsista? Pergunto isto, porque o índice Ibovespa, aqui em SP, é assim que funciona !!!
Lá arranjei trabalhos para o JAS...
Um abraço e boa sorte
djovarius
Tenho que dar os parabéns sobre a calma para investir no BCP em força através da operação direitos e sobretudo manter a posição longa em tempos como o que vivemos.
Como falámos uma vez, nunca tive duvidas da subida de cotação do título mas confesso que me enganei e por isso não entrei, quando achei que ele vinha ao intervalo 1,15 a 1,20 antes de subir.
De toda a maneira, veio a 1,27 (ou menos, não?) o que foi um excelente negócio para quem quisesse ganhar 10%. Bom, mesmo que eu quisesse entrar aí, já não teria liquidez.
Já agora uma perguntinha a propósito de outro Post do meu amigo!! Como ficaria esse PSI 20 ou 12 ou 7 como quiseres, se o critério para entrada no índice fosse a liquidez dos papéis e não a capitalização bolsista? Pergunto isto, porque o índice Ibovespa, aqui em SP, é assim que funciona !!!
Lá arranjei trabalhos para o JAS...

Um abraço e boa sorte
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
BCP
O BCP neste momento está com resistência de CP a 1.44 e suporte a 1.36... Dentro deste canal estou neutro! Existe um Gap por preencher entre 1.72/1.76 (provocado pela data ex-dividend) que poderá servir de target no caso de ruptura da resistência até porque mais ou menos por aí está a LT resistência do canal descencdente de LP...
cps
cps
Nuno
Relativamente ao canal que vem de 1994-96 eu diria que a validade é muito duvidosa. Houve tantos aumentos de capital, tantos sucessos e tantas crises pelo meio que, digamos, as bases estatísticas foram demasiadas vezes alteradas o que lhe retira validade.
Eu tenho muita dificuldade até de analisar o BCP de Novembro até ao último aumento de capital. Tem gaps esquisitos, fez 3 correcções ao mesmo Aumento de Capital (quando teóricamente devia ter feito uma...), enfim uma sucessão de anomaalias que tornam difícil separar a realidade do ruído e arranjar pontos válidos para definir suportes ou resistências.
Nestes casos prefiro analisar apenas o curto-prazo e, na falta de outros, dar maior importãncia às médias móveis.
Relativamente ao BCP a questão que se punha era se ele tinha ou não tinha atingido o fundo. Qualquer título só sai do fundo se tiver compradores fortes.
Era necessário descobrir se os big players estavam ou não a entrar na acção e a acumular.
Na fase seguinte ao aumento de Capital passamos a ter dados reais, já libertos de ruído, e o gráfico passa a ter um compotamento normal tornando-se a AT cada vez mais válida com o decorrer do tempo.
Portanto dos teus dados eu só duvido tal topo do canal a 1,60.
E acho que há 3 suportes mais ou menos importantes:
- 1,25 que foi o mínimo após o AC;
- 1,30 que deriva do preço médio da compra de direiros e subscrição das acções;
- e o 1,35/1,36 que tem aguentado o título quando vem abaixo.
Um abraço
JAS
Eu tenho muita dificuldade até de analisar o BCP de Novembro até ao último aumento de capital. Tem gaps esquisitos, fez 3 correcções ao mesmo Aumento de Capital (quando teóricamente devia ter feito uma...), enfim uma sucessão de anomaalias que tornam difícil separar a realidade do ruído e arranjar pontos válidos para definir suportes ou resistências.
Nestes casos prefiro analisar apenas o curto-prazo e, na falta de outros, dar maior importãncia às médias móveis.
Relativamente ao BCP a questão que se punha era se ele tinha ou não tinha atingido o fundo. Qualquer título só sai do fundo se tiver compradores fortes.
Era necessário descobrir se os big players estavam ou não a entrar na acção e a acumular.
Na fase seguinte ao aumento de Capital passamos a ter dados reais, já libertos de ruído, e o gráfico passa a ter um compotamento normal tornando-se a AT cada vez mais válida com o decorrer do tempo.
Portanto dos teus dados eu só duvido tal topo do canal a 1,60.
E acho que há 3 suportes mais ou menos importantes:
- 1,25 que foi o mínimo após o AC;
- 1,30 que deriva do preço médio da compra de direiros e subscrição das acções;
- e o 1,35/1,36 que tem aguentado o título quando vem abaixo.
Um abraço
JAS
bcp
magino Escreveu:impressiona-me a forma como debelita as suas convicções (...)
Debelita do verbo debilitar, enfraquecer?
Ou será debitar?
magino Escreveu:então? ás três da manhã? perdoe-me mas a essa hora estamos pouco acordados, mesmo que seja um hábito e claro mais vulneráveis ao raciocinio logico.
Eu funciono ao contrário... Raciociono bem é nas longas madrugadas...
De manhã estou mesmo "debilitado" e aqui o termo é mesmo muito apropriado!
Um abraço e escreve sempre,
JAS
Tenho aqui este canal que vem de 1994-1996 (aproximadamente entre os 1.6 e os 1.3). Será que ainda em validade? Curiosamente, a descida em 23 Outubro de 2002 foi quase no topo desse canal (1.58).
Já agora a curto prazo, as resistências q eu consigo ver são:
1. a MME50 (a 1.40 - mas q varia de pessoa para pessoa consoante tenham ou não acertado a base de dados para os dividendos)
2. o máximo atingido nos dias 8 e 9 de maio (1.44).
Acima dos 1.44 apenas vejo o topo do cal a 1.6.
Um abraço
Nunofaustino
P.S. peço desculpa pelo tamanho do gráfico, mas se pusesse mais pequeno perdia muita definição e n se via muito bem...
Já agora a curto prazo, as resistências q eu consigo ver são:
1. a MME50 (a 1.40 - mas q varia de pessoa para pessoa consoante tenham ou não acertado a base de dados para os dividendos)
2. o máximo atingido nos dias 8 e 9 de maio (1.44).
Acima dos 1.44 apenas vejo o topo do cal a 1.6.
Um abraço
Nunofaustino
P.S. peço desculpa pelo tamanho do gráfico, mas se pusesse mais pequeno perdia muita definição e n se via muito bem...
- Anexos
-
- BCP.jpg (96.64 KiB) Visualizado 1840 vezes
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
JAS, mais uma vez me surpreende....peço-lhe que me perdoe e se assim desejar, deixar-me-ei deste tipo de comentários...e que não posso deixar de o "ler".
impressiona-me a forma como debelita as suas convicções, fortes, racionais e muito importante, socialmente corretas.
então? ás três da manhã? perdoe-me mas a essa hora estamos pouco acordados, mesmo que seja um hábito e claro mais vulneráveis ao raciocinio logico.
o que acho espectacular e me faz ler cada vez com mais entusiasmo as suas crónicas e este pormenor do peixe á segunda feira....
JAS, acima de tudo penso que se chegou onde chegou, o fez com muito trabalho e com muita vivência...vivência...coisa rara.
parabens, espectacular
magino
impressiona-me a forma como debelita as suas convicções, fortes, racionais e muito importante, socialmente corretas.
então? ás três da manhã? perdoe-me mas a essa hora estamos pouco acordados, mesmo que seja um hábito e claro mais vulneráveis ao raciocinio logico.
o que acho espectacular e me faz ler cada vez com mais entusiasmo as suas crónicas e este pormenor do peixe á segunda feira....
JAS, acima de tudo penso que se chegou onde chegou, o fez com muito trabalho e com muita vivência...vivência...coisa rara.
parabens, espectacular
magino

-
magino
BCP
Aqui estou eu em fase de acumulação,compra a 1.36 e continuo a comprar, mas não sou exemplo para ninguém ,adoro BCP com isto está tudo dito,para banco falido até está uma maravilha,continuo á espera dos 0.60 tenho algum $$$$ de parte para ai sim ,ser dono de um banco,compro tudo e se for possivele até comprar fora de bolsa até pago 0.75 vá lá sempre é uma mais valia para quem as tenha a esse preço.
Boa noite.
Boa noite.
- Registado: 6/12/2002 11:06
Caro JAS
Três horinhas e meia de sono, já não é nada mau...
Relativamente ao BCP, referi aqui que tinha um suporte fortíssimo nos 1,36 euros e pela sessão de hoje parece que funcionou. Houve uma subida forte e sustentada ao longo do dia, com grande volume e fecho próximo do máximo, o que é bom sinal para segunda-feira. Depois desta correcção saudável, o título deixou de estar sobrecomprado, e está em boas condições para novas subidas.
Possuo uma posição longa em BCP.
Três horinhas e meia de sono, já não é nada mau...
Relativamente ao BCP, referi aqui que tinha um suporte fortíssimo nos 1,36 euros e pela sessão de hoje parece que funcionou. Houve uma subida forte e sustentada ao longo do dia, com grande volume e fecho próximo do máximo, o que é bom sinal para segunda-feira. Depois desta correcção saudável, o título deixou de estar sobrecomprado, e está em boas condições para novas subidas.
Possuo uma posição longa em BCP.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
BCP
O BCP resistiu a esta 6ª feira, resistiu ao fecho dos futuros, resistiu a duas ou três largadas de 1 milhão e, depois disso tudo, ainda teve a maior subida de hoje do PSI...
Para espanto de muita gente conseguiu bater a PAD que ficou a zero e a SON idem, idem.
Para um banco "falido" portou-se muito bem.
Das 3 blue-chips, da nossa praça, foi a única que subiu.
Pois bem eu devia estar muito satisfeito mas não é bem assim pois joguei mal e a culpa é inteiramente minha.
Nunca devemos tomar decisões contra as nossas próprias convicções.
Passei a semana a lutar contra a maré e ontem à noite fiz a mesma pergunta a 2 gurus que muito aprecio: Achas que o BCP vai cair? Disseram-me ambos que sim.
Às 3 da manhã tomei a decisão sempre difícil de meter o despertador para as 7h 30m o que, é claro, me fez acordar hoje mal-disposto.
Pelo sim pelo não era urgente colocar um stop no BCP para me precaver contra a queda.
Dei uma ordem de venda ao melhor se tocasse no 1,35 para a totalidade da minha posição.
Depois da abertura achei que não valia a pena ser tão drástico... Nessa altura já tinha bebido um café duplo e já estaria mais lúcido. E os cofres também não estavam muito assustadores.
Mas como "ia cair de certeza" o melhor seria vender algumas para recomprar ao fim do dia.
Uma primeira venda a 1,37 e, que maravilha, até me levaram mais umas a 1,38!!!
Intervalo para o 2º café e finalmente acordei mesmo.
Quando tocou no 1,39 anulei a ordem de venda que lá tinha.
Mantive uma ordem antiga a 1,42 pois podia ser que pegasse...
Mas acabei com os saldos.
2º feira costuma ser um boa dia para compras (excepto para o peixe...).
Talvez ainda recupere os 15% que vendi...
Bom fim de semana e uma próxima tão boa como esta.
JAS
P.S. - Acabo a semana com posições longas, por ordem de importãncia, em:
BCP - PTM - IBR - SEM - JMT - TDU - PTC
Para espanto de muita gente conseguiu bater a PAD que ficou a zero e a SON idem, idem.
Para um banco "falido" portou-se muito bem.
Das 3 blue-chips, da nossa praça, foi a única que subiu.
Pois bem eu devia estar muito satisfeito mas não é bem assim pois joguei mal e a culpa é inteiramente minha.
Nunca devemos tomar decisões contra as nossas próprias convicções.
Passei a semana a lutar contra a maré e ontem à noite fiz a mesma pergunta a 2 gurus que muito aprecio: Achas que o BCP vai cair? Disseram-me ambos que sim.
Às 3 da manhã tomei a decisão sempre difícil de meter o despertador para as 7h 30m o que, é claro, me fez acordar hoje mal-disposto.
Pelo sim pelo não era urgente colocar um stop no BCP para me precaver contra a queda.
Dei uma ordem de venda ao melhor se tocasse no 1,35 para a totalidade da minha posição.
Depois da abertura achei que não valia a pena ser tão drástico... Nessa altura já tinha bebido um café duplo e já estaria mais lúcido. E os cofres também não estavam muito assustadores.
Mas como "ia cair de certeza" o melhor seria vender algumas para recomprar ao fim do dia.
Uma primeira venda a 1,37 e, que maravilha, até me levaram mais umas a 1,38!!!
Intervalo para o 2º café e finalmente acordei mesmo.
Quando tocou no 1,39 anulei a ordem de venda que lá tinha.
Mantive uma ordem antiga a 1,42 pois podia ser que pegasse...
Mas acabei com os saldos.
2º feira costuma ser um boa dia para compras (excepto para o peixe...).
Talvez ainda recupere os 15% que vendi...
Bom fim de semana e uma próxima tão boa como esta.
JAS
P.S. - Acabo a semana com posições longas, por ordem de importãncia, em:
BCP - PTM - IBR - SEM - JMT - TDU - PTC
10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Opcard33 e 167 visitantes