imaginem que...
12 mensagens
|Página 1 de 1
O valor do dinheiro
Eu já tinha dito que devias fazer as contas em termos percentuais e não em euros ou contos.
Mas faço notar aqui 2 aspectos:
- Um, que é sério, tem a ver com um hábito que se adquire no Bear Market e que custa muito corrigir. No Bear Market a tendência natural de quem entra longo é realizar mais valias pois o título, está-se mesmo a ver, tem subidas de curta duração e há que aproveitar todas as migalhas.
Quando o mercado inverte, por rally ou mesmo Bull, nota-se que a maioria dos investidores mantém esse hábito da "fobia das mais valias" que se torna inadequado pois há que deixar correr os lucros enquanto se mantiver a tendência e sem grandes pressas em sair.
- o segundo aspecto, meio a brincar, prende-se com o valor do dinheiro para cada um. Li uma vez um artigo muito interessante que se baseava no esforço que cada um tinha que fazer para comprar determinados produtos. e o exemplo era dado comparando o dólar "Bill Gates" com o dólar "do americano médio".
Pois bem, entre outros exemplos, para o americano médio o bilhete de avião entre 2 cidades do EUA custava X dólares. Com o mesmo esforço, o Bill Gates, comprava 3 Boeings 747.
O valor do dinheiro é sempre relativo mas quando um rico e um pobre perderem ambos 100% das suas fortunas ficam ambos com zero.
E pode demorar o mesmo tempo...
JAS
Mas faço notar aqui 2 aspectos:
- Um, que é sério, tem a ver com um hábito que se adquire no Bear Market e que custa muito corrigir. No Bear Market a tendência natural de quem entra longo é realizar mais valias pois o título, está-se mesmo a ver, tem subidas de curta duração e há que aproveitar todas as migalhas.
Quando o mercado inverte, por rally ou mesmo Bull, nota-se que a maioria dos investidores mantém esse hábito da "fobia das mais valias" que se torna inadequado pois há que deixar correr os lucros enquanto se mantiver a tendência e sem grandes pressas em sair.
- o segundo aspecto, meio a brincar, prende-se com o valor do dinheiro para cada um. Li uma vez um artigo muito interessante que se baseava no esforço que cada um tinha que fazer para comprar determinados produtos. e o exemplo era dado comparando o dólar "Bill Gates" com o dólar "do americano médio".
Pois bem, entre outros exemplos, para o americano médio o bilhete de avião entre 2 cidades do EUA custava X dólares. Com o mesmo esforço, o Bill Gates, comprava 3 Boeings 747.
O valor do dinheiro é sempre relativo mas quando um rico e um pobre perderem ambos 100% das suas fortunas ficam ambos com zero.
E pode demorar o mesmo tempo...
JAS
...a tua última parte vale...
Nuno pode-se estar a criar a imagem que eu sou um tubarão (uma figura sempre presente nos fóruns), limito-me a ser um trader mediano em termos económicos, que gosta da Bolsa e que não se dedica a tempo inteiro a este métier...gosto de aprender e concordo plenamente contigo ...para quem investe 200000 mil contos na bolsa, 500 contos são simples tostões...é como comprar um Ferrari e preocupar-se que ele gaste 30 litros aos cem
UM abraço.

só a mudança é eterna - Heráclito
- Registado: 4/11/2002 23:04
Caro sousadias, eu sei que estamos a falar com acções de elevada liquidez, mas mesmo nessas, o período de entrada e de saida e a influência na cotação de uma compra/venda de 100.000 contos é superior a uma de 10.000 contos. Por exemplo... qto tempo é que achas q demorarias a vender 200.000 BCP's sem mexer a cotação? e a vender 20.000? Não achas que é mais provável a cotação mover 1 cêntimo enquanto vendes as 200.000 do que qdo vendes as 20.000? E não achas q o facto de estares a comprar/vender 200.000 BCP's vai alterar a cotação? Até aposto que a maioria dos investidores que movimenta esta qtidade de acções deve dividir a transacção por transacções menores (estilo 4 de 50.000) de modo a que o seu efeito nao seja notado.
Repara que estou a falar sem experiência, pois infelizmente nunca transacionei esses valores e por isso não sei se estas dificuldades são reais ou não, mas imagino que sejam.
Mas no fundo a minha ideia é que numa acção que custe 5 euros, 5 ticks são sempre 1%. Apesar disso representar 5000 ou 500 Euros. Até porque para quem investe 100.000 contos 5000 euros deve ser semelhante aos 500 euros do que investe 10.000 (1%).
Um abraço e bom fdsemana
Nunofaustino
Repara que estou a falar sem experiência, pois infelizmente nunca transacionei esses valores e por isso não sei se estas dificuldades são reais ou não, mas imagino que sejam.
Mas no fundo a minha ideia é que numa acção que custe 5 euros, 5 ticks são sempre 1%. Apesar disso representar 5000 ou 500 Euros. Até porque para quem investe 100.000 contos 5000 euros deve ser semelhante aos 500 euros do que investe 10.000 (1%).
Um abraço e bom fdsemana
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
investimentos
Em primeiro lugar Marco um abraço de parabéns pelo evento que todos nós conhecemos, não o fiz no post respectivo, porque sou um pouco avesso à "banalização dos palavras comuns" agora surgiu a oportunidade e tráz/catrapaz aí está o meu abraço muito sincero, em segundo lugar aprecio muito as tuas análises que sigo com muita atenção...em relação ao post anterior concordo contigo na disciplina férrea necessária para se ter Êxito e quanto ao número de trades ganhadores, nesta fase bolsista não me tenho saído mal, mas porventura teria tido os mesmos resultados se quando tive edp a 1,39 a tivesse segurado até aos valores actuais... e com muito menos esforço...sabes é difícil resistir a esses ganhos imediatos, mas como sabes só a mudança é eterna e eu ando aqui para aprender...quanto ao Nuno F. tenho a dizer que isto só é possível em acções que se movimentem aos milhões, nunca em acções que negoceiem 200000 ou 300000 mil acções dia.
A minha ideia é muito semelhante à do MA...
Ganhar 5 ticks em 5000 acções, a nível percentual, é a mesma coisa do que ganhar 5 ticks em 500. A não ser que invista com comissões fixas (ou que com 100.000 contos tenha comissões mais atraentes), não há diferenças entre os dois ganhos.
Até acho q investir e ter lucros com 100.000 contos é muito mais difícil do que investir com 10.000. Se compararmos o efeito na cotação de uma compra/venda de 100.000 ou de 10.000 contos, veremos que com 10.000 contos o efeito é muito menor. Assim podemos ter um preço de compra mais baixo e um de venda mais elevado. Para além disso, quem quer comprar (ou vender) 100.000 contos de uma acção tem de estar mais tempo à espera que o negócio se concretize na totalidade o que poderá (caso o motivo para a compra esteja correcto) levar a um aumento do preço durante a transacção.
Um abraço
Nunofaustino
Ganhar 5 ticks em 5000 acções, a nível percentual, é a mesma coisa do que ganhar 5 ticks em 500. A não ser que invista com comissões fixas (ou que com 100.000 contos tenha comissões mais atraentes), não há diferenças entre os dois ganhos.
Até acho q investir e ter lucros com 100.000 contos é muito mais difícil do que investir com 10.000. Se compararmos o efeito na cotação de uma compra/venda de 100.000 ou de 10.000 contos, veremos que com 10.000 contos o efeito é muito menor. Assim podemos ter um preço de compra mais baixo e um de venda mais elevado. Para além disso, quem quer comprar (ou vender) 100.000 contos de uma acção tem de estar mais tempo à espera que o negócio se concretize na totalidade o que poderá (caso o motivo para a compra esteja correcto) levar a um aumento do preço durante a transacção.
Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
sousadias, essa diferença é algo ilusória, em minha opinião.
É verdade que a dimensão da carteira altera (ou obriga a alterar) a forma de investir do trader e como abre e fecha as posições...
Mas não creio que deva ser nessa medida: existe um risco elevado em tomar pequenos ganhos (mesmo com uma carteira avultada), pois tal exige uma percentagem de acertos extremamente elevada para compensar e mesmo assim...
Isto porque ao tomar pequenos ganhos torna-se quase impossível de garantir um dos meios de se investir com sucesso no longo-prazo. Existe duas relações muito importantes para se atingir o lucro no longo-prazo:
relação nº ganhos versus nº perdas
relação média dos ganhos versus média das perdas
Ao efectuar trades cujo o objectivo é obter alguns ticks de lucro apenas está a anular-se a possibilidade de ter uma boa relação entre a média dos ganhos e a média das perdas. Ou seja, se 2 ou 3 ticks de lucro representam por exemplo uns 500cts isso não deverá ser razão para se fechar a posição, o facto de ser um bom valor, não desprezável, é puramente ilusório dado que por hipótese, no trade a seguir que não corra tão bem, os meus 2 ou 3 ticks de prejuízo representam os mesmos 500cts.
Ora, uma estratégia dessas, para se obter sucesso, obriga a uma disciplina férrea (que poderá anular muitos trades potencialmente ganhadores). Isto porque não se pode, com uma estratégia dessas, dar-se ao luxo de correr as perdas. Ganhar 500cts para a seguir perder-se 2.500cts é precisamente o inverso do que se deve procurar pelo que se nos contentamos com poucos ticks de lucro teremos de impedir que os trades perdedores anulem de uma só vez vários trades ganhadores...
Essa disciplina (necessária) faz com que se torne também mais difícil atingir a outra via que é a de ter uma boa relação entre o número de ganhos versus o número de perdas, uma vez que um stop-loss apertado faz fechar cedo de mais (e com perdas, ainda ligeiras) muitos trades potencialmente ganhadores (qualquer pessoa que já tenha estudado sistemas no metastock por exemplo já deverá ter constatado que stops apertados tendem a prejudicar os resultados).
Trata-se de uma via bem mais difícil de obter bons resultados do que poderá parecer à primeira vista. Como já se discutiu aqui num tópico sobre este assunto, uma estratégia de tomada de lucros pequenos (em percentagem) só se justifica quando estamos perante um negócio pouco arriscado e com taxas de acerto muuito elevadas (arbitragens e outros negócios muito «seguros», seguro no sentido de que o lucro é quase garantido e os trades perdedores são uma minoria).
Poderá parecer que é um desperdício não aproveitar 500cts porque se quer conseguir 2500 ou 5000cts. Poderá parecer ganancia...
Mas se estamos a falar de uma grande carteira, a verdade é que quem consegue um só trade ganhador de por exemplo 4000cts até se pode dar ao luxo de perder depois em 3 ou 4 uns 500cts em cada que no final ainda sai a ganhar mais do que um indivíduo que fez 3 ou 4 acertos de 500cts e falhou apenas uma vez.
Volto a sublinhar, com pequenos lucros (poucos ticks) é difícil chegar a uma boa relação da média dos ganhos versus média das perdas, o que obriga a taxas de acerto muito elevadas (tipo 70 a 90%). Os mesmo lucros (ou mais) podem ser obtidos com estratégias mais «folgadas» e com taxas de acerto bem inferiores (com taxas de acerto inferiores a 50% inclusivamente).
É verdade que a dimensão da carteira altera (ou obriga a alterar) a forma de investir do trader e como abre e fecha as posições...
Mas não creio que deva ser nessa medida: existe um risco elevado em tomar pequenos ganhos (mesmo com uma carteira avultada), pois tal exige uma percentagem de acertos extremamente elevada para compensar e mesmo assim...
Isto porque ao tomar pequenos ganhos torna-se quase impossível de garantir um dos meios de se investir com sucesso no longo-prazo. Existe duas relações muito importantes para se atingir o lucro no longo-prazo:

Ao efectuar trades cujo o objectivo é obter alguns ticks de lucro apenas está a anular-se a possibilidade de ter uma boa relação entre a média dos ganhos e a média das perdas. Ou seja, se 2 ou 3 ticks de lucro representam por exemplo uns 500cts isso não deverá ser razão para se fechar a posição, o facto de ser um bom valor, não desprezável, é puramente ilusório dado que por hipótese, no trade a seguir que não corra tão bem, os meus 2 ou 3 ticks de prejuízo representam os mesmos 500cts.
Ora, uma estratégia dessas, para se obter sucesso, obriga a uma disciplina férrea (que poderá anular muitos trades potencialmente ganhadores). Isto porque não se pode, com uma estratégia dessas, dar-se ao luxo de correr as perdas. Ganhar 500cts para a seguir perder-se 2.500cts é precisamente o inverso do que se deve procurar pelo que se nos contentamos com poucos ticks de lucro teremos de impedir que os trades perdedores anulem de uma só vez vários trades ganhadores...
Essa disciplina (necessária) faz com que se torne também mais difícil atingir a outra via que é a de ter uma boa relação entre o número de ganhos versus o número de perdas, uma vez que um stop-loss apertado faz fechar cedo de mais (e com perdas, ainda ligeiras) muitos trades potencialmente ganhadores (qualquer pessoa que já tenha estudado sistemas no metastock por exemplo já deverá ter constatado que stops apertados tendem a prejudicar os resultados).
Trata-se de uma via bem mais difícil de obter bons resultados do que poderá parecer à primeira vista. Como já se discutiu aqui num tópico sobre este assunto, uma estratégia de tomada de lucros pequenos (em percentagem) só se justifica quando estamos perante um negócio pouco arriscado e com taxas de acerto muuito elevadas (arbitragens e outros negócios muito «seguros», seguro no sentido de que o lucro é quase garantido e os trades perdedores são uma minoria).
Poderá parecer que é um desperdício não aproveitar 500cts porque se quer conseguir 2500 ou 5000cts. Poderá parecer ganancia...
Mas se estamos a falar de uma grande carteira, a verdade é que quem consegue um só trade ganhador de por exemplo 4000cts até se pode dar ao luxo de perder depois em 3 ou 4 uns 500cts em cada que no final ainda sai a ganhar mais do que um indivíduo que fez 3 ou 4 acertos de 500cts e falhou apenas uma vez.
Volto a sublinhar, com pequenos lucros (poucos ticks) é difícil chegar a uma boa relação da média dos ganhos versus média das perdas, o que obriga a taxas de acerto muito elevadas (tipo 70 a 90%). Os mesmo lucros (ou mais) podem ser obtidos com estratégias mais «folgadas» e com taxas de acerto bem inferiores (com taxas de acerto inferiores a 50% inclusivamente).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
ticks
f magalhães isto tem a ver com um post anterior em que eu defendia que jogar com 50000 acções era diferente de jogar com 5000 ou seja ...um tick em 50000 acções significa 500 euros, em 5000 significa 50... para mim um ganho de 7 ticks é uma alegria que não posso desprezar...Nota: os valores que referi atrás são meros exemplos...jogar com 50000, 100000, 200000,ou 100 são pormenores pessoais de todos os "caldeireiros" que não interessam a ninguém.
Gestão de ticks
...comprei a 1,26... saí a 1,32... a tal questão dos ticks...e entrei novamente com todo o capital a 1,37...
Por favor, pode explicar esta gestão de ticks.
Obrigado,
Fernando
- Registado: 10/3/2003 20:22
Re: enterrado até à medula....
sousadias Escreveu:...sabes Jas que eu estou ( contra todas as tácticas dos bons manuais ...distribuição do risco ) enfiado totalmente no bcp ...comprei a 1,26... saí a 1,32... a tal questão dos ticks...e entrei novamente com todo o capital a 1,37...com um feeling que a qualquer momento o "ti Jardim " dá a notícia...
Não me parece que isto tenha alguma coisa a ver com a venda da S&P. Acho que, depois, do aumento de Capital, deixou de ser urgente.
Eu aproveitei o dia de hoje para voltar a vender a fatia com que faço "tropelias", ou seja compras e vendas, exactamente para não estar tão enfiado no BCP.
Atenção que assim como há compras fortes também, de vez em quando, largam 1 milhão...
sousadias Escreveu:a propósito o que queres dizer quando falas em stops profiles ...tradução à letra ?
Eu acho que terei escrito stop-profit e isso é uma ordem que dás de forma a manteres os lucros ou seja garantindo que a venda se faz acima do valor de compra.
No teu caso, em que entraste a 1,37, e a cotação está neste momento a 1,40, poderias dar uma ordem com stop=1,39 (tem que ser abaixo da cotação) e valor de venda 1,39 ou ao melhor.
Este tipo de ordens não aparece nos cofres e entra automaticamente no sistema quando a cotação tocar no 1,39.
É evidente que convém não apertar tanto o stop, foi só um exemplo.
É em tudo identica a uma ordem stop-loss mas neste caso estarás a limitar o teu prejuizo admissível. No teu caso, por exemplo, a 1,36.
JAS
enterrado até à medula....
...sabes Jas que eu estou ( contra todas as tácticas dos bons manuais ...distribuição do risco ) enfiado totalmente no bcp ...comprei a 1,26... saí a 1,32... a tal questão dos ticks...e entrei novamente com todo o capital a 1,37...com um feeling que a qualquer momento o "ti Jardim " dá a notícia...a propósito o que queres dizer quando falas em stops profiles ...tradução à letra ?
imaginem que...
...aparecia um bom negócio para a seguros e pensões do bcp...ninguém segurava no título...hoje está com um desempenho imbatível.
12 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 45 visitantes