Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

marco

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fproenca » 16/5/2003 20:39

Também concordo com a Patricia e com o Marco Antonio

Na minha opnião, e tal como referi no dia 12 sair do mercado até uam definição da tendência seria o mais sensato.

Estar ou não no mercado, na minha opinião, neste momento é mais seguro estar no lado curto do que no lado longo, porque as probabilidades de haver uma queda rápida aumenta á medida que o mercado estiver a "aliviar" a pressão compradora.

Em caso de subida difilmente será com a força relativa que esteve desde 14 de abril até 12 de Maio, em caso de queda, basta que caia abaixo dos 1480 para que se provoque um pânico vendedor no mercado.

Eu, apesar de voltar a referir que o melhor é ficar de fora, mal por mal, mais vale estar do lado onde as probabilidades são maiores, eu digo "probabilidades" porque quem manda é SEMPRE o mercado.

Um abraço e muita calma, uma decisão errada numa altura errada, pode estragar o que se conquistou com muito custo.
Anexos
bmp.gif
bmp.gif (17.72 KiB) Visualizado 784 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por MarcoAntonio » 16/5/2003 16:31

cmafonso, mantenho o que disse há cerca de uma semana atrás acerca de considerar que estavamos no topo de curto-prazo ou muito perto dele (desde então o DAX ainda não realizou novos máximos e os índices americanos subiram muito pouco e têm vindo a perder <i>momentum</i>, para já não vejo razões para mudar de opinião).

uma das razões para essa opinião era a de considerar que o optimismo começava a atingir valores demasiado elevados além de já estar «instalado» no mercado há várias semanas um optimismo relativamente alto.

apesar disso, não penso que nesta altura os indicadores de sentimento baseados em volatilidades ímplicitas sejam boas referências (o que já venho defendendo há bastante tempo), isto porque (e no que estou de acordo com a Patrícia) as «coisas mudaram» - o mercado não se está a portar como se portou no resto do <i>bear market</i> o que obriga estes indicadores a se reajustarem para uma gama de valores mais baixa (o S&P está claramente lateral no médio-prazo e os restantes índices embora mais voláteis e excentricos - o que não permite uma tendência tão definida - já não se encontram em downtrend de médio-prazo). Como sabemos (e dediquei um artigo a esse tema) a tendência de médio/longo-prazo obriga a variações no range destes indicadores (o optimismo/pessimismo exagerados não se encontram nos mesmos valores conforme estamos em mercado ascendente, descendente ou lateral).

Ou seja, se esta lateralização se prolongar por muitos meses ou anos vamos continuar a ver estes indicadores a cair, cair, cair sem que isso represente uma «galgada» do optimismo (afinal, os índices nem estariam a sair do sítio e estaríamos longe de uma euforia...). Se nos reportarmos ao início da década de 90, antes do último arranque do Bull, que durou toda a década, verificamos que nessa altura em que o mercado se encontrava em «banho maria» o VIX andava pelos 10...

Quando o mercado se encontrava realmente eufórico (segunda metade da década, principalmente a partir de 96/97) o VIX encontrava-se bem acima.

Portanto, as leituras de optimismo/pessimismo nos VIX e afins são muito relativas (dependentes da tendência que está a dominar o mercado). Eu não invistiria com base em valores do VIX neste período em que ele se está a reajustar (neste caso para baixo)...

Não obstante isso, volto a referir que em minha opinião estamos no topo de curto-prazo ou muito perto dele, o qual poderá demorar algumas semanas a formar-se como tem sido habitual noutros topos importantes de curto-prazo - a maior parte deles não se deu com viragens rápidos, sublinho.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

tem razao

por cmafonso » 16/5/2003 13:50

patricia .mas o facto diferente(na minha opiniao claro)neste momento e o acelerar das quedas do vdax.mas se quer saber a minha opniao entao devo dizer-lhe que considero que esta indefiniçao so vai "magnificar" o proximo movimento do mercado.um abraço.

Registado: 6/12/2002 0:05

por Patrícia M. » 16/5/2003 13:42

cmafonso, já à algumas semanas que anda sempre na expectativa que o VDAX está muito baixo e o DAX vai ter que cair e o que acontece é que o DAX recusa-se a cair. O que eu acho é que as pessoas estão habituadas ao VDAX muito alto que´aconteceu neste bear market e isto provavelmente é um sinal que as coisas mudaram...

Jinhos,
Tixa

Registado: 25/2/2003 16:43

marco

por cmafonso » 16/5/2003 13:33

nao consideras ,que estas quedas espectaculares de ontem e de hoje no vdax com o indicie a subir relativamente pouco ,podem ser o pronucio de um exacerbar do optimismo ?se sim nao consideras o momento ideal para colocar papel(distribuiçao)?obrigado .um abraço.

Registado: 6/12/2002 0:05

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Phil2014, VALHALLA e 174 visitantes