FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
ltelesster,
Nesse caso, deves colocar a questão ao BEST, sem dúvida.
Desde a hora que indicas até ao final da sessão ainda foram transaccionados 54.050 ETFs dos que indicas. Não vejo porque razão a tua ordem não teria sido executada, sendo ao melhor.
Pelo que vejo, a ordem deveria ter sido realizada a pouco mais de 167 USD.
No entanto, o preço actual é bem superior... é pouco ético fazer isto mas, o erro parece que te correu bem...
Fibo
Nesse caso, deves colocar a questão ao BEST, sem dúvida.
Desde a hora que indicas até ao final da sessão ainda foram transaccionados 54.050 ETFs dos que indicas. Não vejo porque razão a tua ordem não teria sido executada, sendo ao melhor.
Pelo que vejo, a ordem deveria ter sido realizada a pouco mais de 167 USD.
No entanto, o preço actual é bem superior... é pouco ético fazer isto mas, o erro parece que te correu bem...
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Re: ordem venda no Best
Fibonacci Escreveu:ltelesster Escreveu:Alguem é capaz de me explicar o seguinte:
Dei uma ordem de venda de um ETF nos EUA hoje registada a ordem ás 19:49, a venda foi colocada ao melhor e ão foi executada.
Tenda a ordem sido colocada dentro do horário de funcionamento e ao melhor o que poderá estar na origem de não ter sido efectuada? será responsabilidadedo Best.
cumprimentos,
ltelesster
ltelesster,
Consegues dar mais detalhes da ordem?
Obrigado FIBO, pelo tempo dispensado.
A ordem foi dada no dia 21 de Abril, sexta-feira santa? É que foi feriado nos mercados. Será isso?
A ordem foi dada dia 20/03 ás 19:49, a ordem de venda foi dada ao melhor e no fecho do mercado ainda se encontrava por realizar.
Inclusive a ordem consta no meu histórico de ordens (agora como anulada, porque entretanto eu anulei a ordem), mas anulei depois de o mercado fechar.
Estou a falar de um ETF (SLV), que tem como activo a prata e esta venda foi no periodo em que a prata corrigiu bastante e rapidamente.
Não sei se poderei responsabilizar o Bet por este facto.
Obrigado,
ltelesster
Fibo
- Registado: 29/11/2007 9:51
Re: ordem venda no Best
ltelesster Escreveu:Alguem é capaz de me explicar o seguinte:
Dei uma ordem de venda de um ETF nos EUA hoje registada a ordem ás 19:49, a venda foi colocada ao melhor e ão foi executada.
Tenda a ordem sido colocada dentro do horário de funcionamento e ao melhor o que poderá estar na origem de não ter sido efectuada? será responsabilidadedo Best.
cumprimentos,
ltelesster
ltelesster,
Consegues dar mais detalhes da ordem?
Foi dada no dia 21 de Abril, sexta-feira santa? É que foi feriado nos mercados. Será isso?
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Sim, desde que tenha sido comprada antes da data de ex-dividendo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Tenho aqui umas duvidas de caracter macroeconómico para vos por...
Se um país com poder de decidir a sua politica monetaria decidir desvalorizar a moeda, que instrumentos tem ao seu dispor?
Baixar a taxa de juro implica uma desvalorização da moeda? Ou pode descida sem haver desvalorização?
É possivel desvalorizar mantendo a taxa de juro inalterada(por exemplo injectando moeda)? Isso pode se considerar uma solução viável e recorrente ou nao?
Mais uma questao, esta mais financeira: o que leva as empresas a distribuirem dividendos? na realidade os acionistas pouco ganham com isso, ja que no dia após a distribuiçao as acções corrigem o valor do dividendo. Ja a empresa está a abdicar de capital que de outro modo podia ser investido e capitalizado.
Que factores têm em conta as empresas qdo decidem os dividendos a distribuir?
Espero n ter sido muito chato, se alguem me puder ajudar agradeço
obrigado
Se um país com poder de decidir a sua politica monetaria decidir desvalorizar a moeda, que instrumentos tem ao seu dispor?
Baixar a taxa de juro implica uma desvalorização da moeda? Ou pode descida sem haver desvalorização?
É possivel desvalorizar mantendo a taxa de juro inalterada(por exemplo injectando moeda)? Isso pode se considerar uma solução viável e recorrente ou nao?
Mais uma questao, esta mais financeira: o que leva as empresas a distribuirem dividendos? na realidade os acionistas pouco ganham com isso, ja que no dia após a distribuiçao as acções corrigem o valor do dividendo. Ja a empresa está a abdicar de capital que de outro modo podia ser investido e capitalizado.
Que factores têm em conta as empresas qdo decidem os dividendos a distribuir?
Espero n ter sido muito chato, se alguem me puder ajudar agradeço
obrigado
- Registado: 28/8/2007 0:26
ordem venda no Best
Alguem é capaz de me explicar o seguinte:
cumprimentos,
ltelesster
cumprimentos,
ltelesster
- Registado: 29/11/2007 9:51
Boa tarde.
Se calhar vou fazer uma pergunta muito básica
mas como não entendo resolvi perguntar... no leilão do fecho, aparecem as ordens de compra e de venda ao melhor; agora não entendo o que são as ordens "abertura" tanto nas vendas como nas compras! Serão as ordens dadas antes da abertura e que não são executadas? Já tenho esta dúvida há imenso tempo!!
Cumprimentos
Se calhar vou fazer uma pergunta muito básica

Cumprimentos
Bons Negócios
Tó Nando
Tó Nando
Luis19 Escreveu:Para o valor inferior desse intervalo (400€) costuma ser-te razoavelmente fácil comprares e vender os W's que pretendes?
Pergunto-te isto porque o número de W's parece, à partida, ser relativamente baixo e, como desconheço completamente o mundo da bolsa, não sei se o MM te garante essas compras / vendas.
Para essa ordem de valores as comissões terão que ser bastantes baixas, correcto?
Normalmente é mais fácil o MM realizar um negócio pequeno do que grande. Em alturas de alguma volatilidade em que o MM se mantém no mercado, reduz a quantidade na compra e venda.
Os negócios de cerca de 400€ são normalmente de 1000 Turbo-Warrants sobre NASDAQ ou DAX. Os custos de transacção são de 5,15€ por negócio, ou seja, um total de 10,3€. Adicionalmente, esses TWs costumam estar com 1 ou dois cêntimos de spread. Assim, para ter lucro, "basta" que o TW se mova em mais de 2 a 3 cêntimos no sentido da minha posição (já que 10,3/1000 ~= 0,01€).
São negócios que apenas faço quando acho que há uma probabilidade elevada do movimento ir no sentido da minha posição.
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
HappyGuy,
Disseste que fazias "trades em Warrants com valores que oscilam entre os 400€ e os 3000€ por negócio."
Para o valor inferior desse intervalo (400€) costuma ser-te razoavelmente fácil comprares e vender os W's que pretendes?
Pergunto-te isto porque o número de W's parece, à partida, ser relativamente baixo e, como desconheço completamente o mundo da bolsa, não sei se o MM te garante essas compras / vendas.
Para essa ordem de valores as comissões terão que ser bastantes baixas, correcto?
Disseste que fazias "trades em Warrants com valores que oscilam entre os 400€ e os 3000€ por negócio."
Para o valor inferior desse intervalo (400€) costuma ser-te razoavelmente fácil comprares e vender os W's que pretendes?
- Registado: 4/12/2007 16:30
Forex, qual deva escolher???
Boas,
Já algum tempo que acompanho este "mercado" mas nunca tive oportunidade de investir, pois os montnates para iniciar eram um tanto elevados. sou cliente do Big e eles agora têm essa opção de investir em FX, no entanto gostaria de saber alternativas.
Obrigado
Já algum tempo que acompanho este "mercado" mas nunca tive oportunidade de investir, pois os montnates para iniciar eram um tanto elevados. sou cliente do Big e eles agora têm essa opção de investir em FX, no entanto gostaria de saber alternativas.
Obrigado
- Registado: 12/3/2008 19:22
sonic86 Escreveu:Boa Noite.
Como este é um forum de iniciação gostava de fazer uma pergunta que deve ser bastante básica mas eu não sei.
Como são pagos os dividendos? Por exemplo..se eu tiver 1000 acções de uma determinada empresa (cotada no dia por exemplo de 5€ por acção), e se o dividendo for de 0.20 centimos por acção, como é que eu os recebo? Recebo novas acções, ou valor da acção sobe para 5.20€ no dia de ex-dividendo? Se assim for só recebo o dividendo se a vender?
Obrigado e Cumprimentos
Tal como o Bulls referiu, já foi explicado atrás neste mesmo tópico.
Mas para te deixar uma resposta super-simples: recebes 0.20 euros na tua conta e a cotação baixa de 5.00 para 4.80 euros no dia de ex-dividendo.
Na prática ninguém recebe nada: o dinheiro apenas passa "da acção para o teu bolso".
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
sonic86, os dividendos são pagos em dinheiro depositado na conta. No dia do pagamento a cotação sofrerá um ajuste sendo-lhe subtraído o valor do dividendo. Para uma acção de 5€ com 0,20€ de div., a cotação ficaria a 4,80€. Há poucos posts atrás neste tópico falou-se da questão dos dividendos, depois desta dúvida.
Um abraço,
B.B.
B.B.
Boa Noite.
Como este é um forum de iniciação gostava de fazer uma pergunta que deve ser bastante básica mas eu não sei.
Como são pagos os dividendos? Por exemplo..se eu tiver 1000 acções de uma determinada empresa (cotada no dia por exemplo de 5€ por acção), e se o dividendo for de 0.20 centimos por acção, como é que eu os recebo? Recebo novas acções, ou valor da acção sobe para 5.20€ no dia de ex-dividendo? Se assim for só recebo o dividendo se a vender?
Obrigado e Cumprimentos
Obrigado e Cumprimentos
- Registado: 15/3/2008 21:13
Ok, pessoal.
Obrigado por todos estes esclarecimentos!
Isto são meras simulações que vou fazendo em papel baseadas em valores reais, de forma a tentar perceber minimamente o funcionamento disto, até porque a minha área de formação académica é muito diferente desta ( se bem que a actual apetência dos investidores para as commodities agrícolas aproximou-as bastante) e só comecei a olhar para os mercados a partir do final do ano passado... e logo numa altura destas...
E pelo menos para mim, a melhor forma de aprender qualquer coisa é experimentando muito "off the record", ir tirando as muitas dúvidas que vão surgindo (por mais absurdas que possam ser), continuar a experimentar "off the record" e a tirar dúvidas e só depois pensar em pôr em prática, inicialmente de forma muito defensiva, esses conhecimentos adquiridos...
E não há nada melhor como um fórum como este para se aprender imenso com o pessoal que já anda nisto à muito mais tempo que eu!
Cumprimentos a todos!
E mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos!
Obrigado por todos estes esclarecimentos!
Isto são meras simulações que vou fazendo em papel baseadas em valores reais, de forma a tentar perceber minimamente o funcionamento disto, até porque a minha área de formação académica é muito diferente desta ( se bem que a actual apetência dos investidores para as commodities agrícolas aproximou-as bastante) e só comecei a olhar para os mercados a partir do final do ano passado... e logo numa altura destas...
E pelo menos para mim, a melhor forma de aprender qualquer coisa é experimentando muito "off the record", ir tirando as muitas dúvidas que vão surgindo (por mais absurdas que possam ser), continuar a experimentar "off the record" e a tirar dúvidas e só depois pensar em pôr em prática, inicialmente de forma muito defensiva, esses conhecimentos adquiridos...
E não há nada melhor como um fórum como este para se aprender imenso com o pessoal que já anda nisto à muito mais tempo que eu!
Cumprimentos a todos!
E mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos!
scpnuno, desculpa ter distorcido a tua comparação séria e conservadora
. Mas a verdade é q o casamento tb pode ser pouco previsível, inseguro e inconstante cm um w
.
Julgo q o Luís tem ideia q entrar/sair no melhor ponto é difícil. Mas o problema mantém-se pq acha q mesmo q não faça isso, a probabilidade de ganhar é mt alta..
Patego, quanto ao blog dos futuros, tb acompanhei o seu início e realmente esse trade 76 foi negro..
. Mas o facto de continuar a postar os trades no blog mostra coragem.

Julgo q o Luís tem ideia q entrar/sair no melhor ponto é difícil. Mas o problema mantém-se pq acha q mesmo q não faça isso, a probabilidade de ganhar é mt alta..

Patego, quanto ao blog dos futuros, tb acompanhei o seu início e realmente esse trade 76 foi negro..

Um abraço,
B.B.
B.B.

(mas quem me manda a mim ser seria e conservadora?)
Pronto, Bunny, tens razão, ou isso...
Desde que ele não desate a derreter guita..a ideia é que se ganha mais depressa, perde muitissimooo mais depressa. E aquela de entrar e sair no melhor ponto até me deixa os cabelitos em pe...
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Luis19, aconselho que te concentres, desliga tudo, sem ruído... e clica lá em baixo:
Esta página não é minha, foi um blog de investimento Real que alguém aqui deixou e eu vou acompanhando.
É um investimento em futuros, ´para cima´ ou ´para baixo´, dá perfeitamente que podia ser um warrant, embora o W seja bem mais alavancado nas perdas e ganhos.
Repara... estuda o investidor (também recente nos mercados)...
Negócio 76... era inevitável, (todos os experientes sabiam que isso acontece, sempre acontece)
Tem ali muito para estudar Luis.
Em resumo... podes andar a fazer 75 negócios com sucesso, mas apenas em 1, repara como aconteceu...
Isto acontece ao senhor do blog, como a mim, como a ti, como a todos.
Há uma certeza... Acontece a todos. Em Warrants, é pior, os ganhos e perdas.
Luis, 1 ano, 2, 3, 4, 5... nestes ultimos começas a perceber algo. Até lá... muita aprendizagem.
Um conselho, começa com 500 €. Chega muito bem. E sucesso.
o blog a consultar é:
http://os-meus-futuros.blogspot.com/
Esta página não é minha, foi um blog de investimento Real que alguém aqui deixou e eu vou acompanhando.
É um investimento em futuros, ´para cima´ ou ´para baixo´, dá perfeitamente que podia ser um warrant, embora o W seja bem mais alavancado nas perdas e ganhos.
Repara... estuda o investidor (também recente nos mercados)...
Negócio 76... era inevitável, (todos os experientes sabiam que isso acontece, sempre acontece)
Tem ali muito para estudar Luis.
Em resumo... podes andar a fazer 75 negócios com sucesso, mas apenas em 1, repara como aconteceu...
Isto acontece ao senhor do blog, como a mim, como a ti, como a todos.
Há uma certeza... Acontece a todos. Em Warrants, é pior, os ganhos e perdas.
Luis, 1 ano, 2, 3, 4, 5... nestes ultimos começas a perceber algo. Até lá... muita aprendizagem.
Um conselho, começa com 500 €. Chega muito bem. E sucesso.

o blog a consultar é:
http://os-meus-futuros.blogspot.com/
scpnuno Escreveu:E se me permites, comparar um deposito a prazo e um investimento em warrants é o mesmo que comparar um caso de "uma noite" com um casamento. Um é pensado, previsivelmente seguro, constante, serio, enfim, isso tudo. O outro é emoção, imprevisibilidade, insegurança e nunca se sabe o que vai acontecer...
Abraços
scpnuno, cuidado com essas comparações. Se o Luis19 é anti-compromisso ainda derrete o € td em w amanhã

É sempre bom haver diferentes pontos de vista..

Um abraço,
B.B.
B.B.
Luis19 Escreveu:P.S.: Nestas contas parto sempre do principio que se compra e vende ao melhor preço, o que numa situação real pode não acontecer.
Alem de tudo o que os colegas disseram e com que concordo em absoluto, deixa-me dizer-te que para mim a tua frase que citei é o maior erro.
Acredita, vindo de quem já anda por aqui há algum tempo, que em warrants (turbos ou nºao) compra e venda ao melhor preço é uma coisa que práticamente NUNCA acontece. Por mil motivos. Porque se previu mal o ponto de entrada e/ou sa+ida, porque se entrou e/ou saiu tarde ou cedo de mais, porque no momento preciso o MM não estava, porque dar uma ordem, por muito rapido que se seja, o indice é sempre mais rapido, porque omos à casa de banho no momento errado. Não faças contas assim, acredita, não resulta.
E se me permites, comparar um deposito a prazo e um investimento em warrants é o mesmo que comparar um caso de "uma noite" com um casamento. Um é pensado, previsivelmente seguro, constante, serio, enfim, isso tudo. O outro é emoção, imprevisibilidade, insegurança e nunca se sabe o que vai acontecer...
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Luis19, muito cuidado com a atracção dos produtos alavancados para dinheiro fácil! Já o Fibonacci e o Bulls Bunny te avisaram antes, mas deixa-me reiterar os avisos deles!
Exemplo muito prático. No início do ano passado, num mês em que fiz uma sequência muito estúpida de trades, perdi 2.000€ limpinhos. Sem esforço.
Estatisticamente, 80% dos traders que negoceiam warrants têm prejuizos acumulados quando contabilizado um período de cerca de um ano (não me recordo da fonte desta notícia e acho que era um estudo sobre o mercado alemão, mas é relevante para o ponto).
Posto isto... Vamos à questão que levantaste.
Primeiro que tudo, o que importa não é tanto o valor unitário, é mais o valor proporcional. Não deves ter mais de 5% (10%, no máximo, se tiveres muita propensão para risco) de dinheiro da tua carteira total em Warrants e outros alavancados.
Segundo, nunca invistas em Warrants dinheiro que se perdesses de repente te fosse incomodar mais do que apenas dizer "Bolas, que burrisse, devia ter saído ali".
Terceiro, sempre que iniciares um trade com um Warrant, considera que no espaço de uma semana esse montante poderá ser reduzido a 0 (especialmente verdade com TWs).
Montantes... Eu faço trades em Warrants com valores que oscilam entre os 400€ e os 3000€ por negócio. Logo, a "regra" dos 1000€ não se aplica. Na verdade, acho essa regra um bocado... má. Na minha opinião qualquer investimento não alavancado deveria ser pelo menos de 2500€ (considerando 10€ para compra + 10€ para venda).
O Quico, um outro participante neste fórum, teve uma carteira de Warrants (real) com apenas 500€. Agora está novamente a fazê-la mas com CFD's, outro produto alavancado. http://oinvestidorinseguro.blogspot.com/
O importante ao definir o montante, além da "regra" de 5%, é a alavancagem.
* Se um W está alavancado 5x e entro com 1000€, se o subjacente subir 1% estou a ganhar 50€
* Se um W está alavancado 20x e entro com 1000€, se o subjacente subir 1% estou a ganhar 200€
Mas isto vale também para as descidas. Posso perder 200€ ou mais em meia-hora. Principalmente com a volatilidade actual. Antes de entrar pensar: até onde pode subir? Quanto estou disposto a perder? Verificar depois a alavancagem do W e ver qual o tamanho da posição a assumir para que, se o stop loss for atingido, não se perca mais do que o limite definido. Encontrado o tamanho da posição, ver então se caso a subida fosse a esperada, qual seria o lucro. Não esquecer que além das comissões há ainda o spread. Se a posição der lucro, investir. Se não der lucro ou este não for suficiente para compensar o risco, passar para outra. Há muitas possibilidades de negócio e não vale a pena forçar os que não compensam.
Mas principalmente, se tens X€ e estás a pensar entre meter num depósito a prazo ou em Warrants, mete num depósito a prazo. E fica um mês a fazer paper trading. Se te sentires confiante no final desse mês, tira um bocadinho do montante depositado e renova o depósito com o restante. E testa a tua capacidade de negociação com o € em vez de paper trading. E mesmo quando achares que consegues consistentemente produzir lucro, continua a ter a maior parte num Dep. a Prazo. Porque até os bons cometem erros e basta um erro para perder tudo.
Já agora, o BiG dá 3,61% num DP a 1 mês.
Exemplo muito prático. No início do ano passado, num mês em que fiz uma sequência muito estúpida de trades, perdi 2.000€ limpinhos. Sem esforço.
Estatisticamente, 80% dos traders que negoceiam warrants têm prejuizos acumulados quando contabilizado um período de cerca de um ano (não me recordo da fonte desta notícia e acho que era um estudo sobre o mercado alemão, mas é relevante para o ponto).
Posto isto... Vamos à questão que levantaste.
Primeiro que tudo, o que importa não é tanto o valor unitário, é mais o valor proporcional. Não deves ter mais de 5% (10%, no máximo, se tiveres muita propensão para risco) de dinheiro da tua carteira total em Warrants e outros alavancados.
Segundo, nunca invistas em Warrants dinheiro que se perdesses de repente te fosse incomodar mais do que apenas dizer "Bolas, que burrisse, devia ter saído ali".
Terceiro, sempre que iniciares um trade com um Warrant, considera que no espaço de uma semana esse montante poderá ser reduzido a 0 (especialmente verdade com TWs).
Montantes... Eu faço trades em Warrants com valores que oscilam entre os 400€ e os 3000€ por negócio. Logo, a "regra" dos 1000€ não se aplica. Na verdade, acho essa regra um bocado... má. Na minha opinião qualquer investimento não alavancado deveria ser pelo menos de 2500€ (considerando 10€ para compra + 10€ para venda).
O Quico, um outro participante neste fórum, teve uma carteira de Warrants (real) com apenas 500€. Agora está novamente a fazê-la mas com CFD's, outro produto alavancado. http://oinvestidorinseguro.blogspot.com/
O importante ao definir o montante, além da "regra" de 5%, é a alavancagem.
* Se um W está alavancado 5x e entro com 1000€, se o subjacente subir 1% estou a ganhar 50€
* Se um W está alavancado 20x e entro com 1000€, se o subjacente subir 1% estou a ganhar 200€
Mas isto vale também para as descidas. Posso perder 200€ ou mais em meia-hora. Principalmente com a volatilidade actual. Antes de entrar pensar: até onde pode subir? Quanto estou disposto a perder? Verificar depois a alavancagem do W e ver qual o tamanho da posição a assumir para que, se o stop loss for atingido, não se perca mais do que o limite definido. Encontrado o tamanho da posição, ver então se caso a subida fosse a esperada, qual seria o lucro. Não esquecer que além das comissões há ainda o spread. Se a posição der lucro, investir. Se não der lucro ou este não for suficiente para compensar o risco, passar para outra. Há muitas possibilidades de negócio e não vale a pena forçar os que não compensam.
Mas principalmente, se tens X€ e estás a pensar entre meter num depósito a prazo ou em Warrants, mete num depósito a prazo. E fica um mês a fazer paper trading. Se te sentires confiante no final desse mês, tira um bocadinho do montante depositado e renova o depósito com o restante. E testa a tua capacidade de negociação com o € em vez de paper trading. E mesmo quando achares que consegues consistentemente produzir lucro, continua a ter a maior parte num Dep. a Prazo. Porque até os bons cometem erros e basta um erro para perder tudo.
Já agora, o BiG dá 3,61% num DP a 1 mês.
HappyFather
Luis19 Escreveu:O que eu quis dizer foi que da forma como a PT está a descer, assim como o restante PSI ("ursalhada"), a probabilidade de ganhar mais nesse Warrant do que nesse DP é muito grande, mesmo "perdendo" logo na entrada os tais 1,22% ou mais se o investimento inicial for inferior aos 1000€.
Luis19, julgo q essa comparação q fazes de um warrant com um depósito a prazo é extremamente perigosa e pode levar-te a perdas consideráveis..Cm o Fibonacci disse, num w a perda pode ser de 100% do capital, e isso n é assim tão difícil de acontecer.. num DP não tens surpresas.
Quando referes q a probabilidade de ganhar nesse warrant é mt grande(não sei o q consideras uma probabilidade alta...), é preciso teres em mente q a probabilidade de perder tb não é assim tão pequena, mesmo q actualmente o preço do subjacente pareça estar no caminho q interessa.. mas não quero desviar-te de fazeres bons investimentos

Um abraço,
B.B.
B.B.
Fibonacci,
Claro que entendo e concordo com tudo aquilo que dizes.
O que eu quis dizer foi que da forma como a PT está a descer, assim como o restante PSI ("ursalhada"), a probabilidade de ganhar mais nesse Warrant do que nesse DP é muito grande, mesmo "perdendo" logo na entrada os tais 1,22% ou mais se o investimento inicial for inferior aos 1000€.
Ainda agora (14:38) o preço compra / venda desse Warrants é de 1,39 / 1,41 (cotação do subjacente = 7,66€), o que refazendo os cálculos anteriores estaria a dar 191,78€ de lucro, ou seja mais de 19% de lucro em apenas 1 dia e meio.
P.S.: Nestas contas parto sempre do principio que se compra e vende ao melhor preço, o que numa situação real pode não acontecer.
Claro que entendo e concordo com tudo aquilo que dizes.
O que eu quis dizer foi que da forma como a PT está a descer, assim como o restante PSI ("ursalhada"), a probabilidade de ganhar mais nesse Warrant do que nesse DP é muito grande, mesmo "perdendo" logo na entrada os tais 1,22% ou mais se o investimento inicial for inferior aos 1000€.
Ainda agora (14:38) o preço compra / venda desse Warrants é de 1,39 / 1,41 (cotação do subjacente = 7,66€), o que refazendo os cálculos anteriores estaria a dar 191,78€ de lucro, ou seja mais de 19% de lucro em apenas 1 dia e meio.
P.S.: Nestas contas parto sempre do principio que se compra e vende ao melhor preço, o que numa situação real pode não acontecer.
Luis,
Por favor, não compares alhos com bogalhos... a diferença é que num warrant a tua perda potencial é 100%. Num DP o capital é garantido...
Quanto ao mínimo de investimento, penso que deverá ser o suficiente para que te sintas confortável com o peso das comissões no total da transacção.
Se tiveres comissões de 6,11 * 2 = 12,22 EUR e investires 1000 EUR, quer dizer 1,22% é para comissões... Ou seja, entras a "perder" esse valor.
Fibo
Por favor, não compares alhos com bogalhos... a diferença é que num warrant a tua perda potencial é 100%. Num DP o capital é garantido...
Quanto ao mínimo de investimento, penso que deverá ser o suficiente para que te sintas confortável com o peso das comissões no total da transacção.
Se tiveres comissões de 6,11 * 2 = 12,22 EUR e investires 1000 EUR, quer dizer 1,22% é para comissões... Ou seja, entras a "perder" esse valor.
Fibo
Obrigado pela ajuda, HappyGuy.
Se não for pedir muito, só mais uma coisita:
Tendo em conta o facto dos Warrants serem produtos alavancados, mantém-se a mesma premissa (tal como nas acções) de só se dever assumir posições de pelo menos 1000€, ou por causa da tal alavancagem, poderá já ser minimamente razoável assumir posições menores a este valor?
Apesar de já ter aprendido isto (assumir sempre posições de no mínimo dos mínimos 1000€ / 2000€) com os posts que leio por aqui, se for a ver nesta grande "ursalhada" em que estão os mercados, à partida acaba por ser mais rentável para os micro-investidores, apesar do risco, entrar num put com 1000€, do que colocar esse mesmo valor num Depósito a prazo.
Exemplo:
-> 1000€ num DP a 1 mês com taxas de juro a 3,5%/ano: 2,33€ "limpinhos";
-> 1000€ num put PT 7504Z:
- 10/03/2008 às 16h41
-compra / venda = 1.13/1.15;
-Cotação do subjacente= 8,03€
-> 850W's x 1.15 + 6.11 (comissões no BIG) = 983.61€
- 11/03/2008 às 18h00
-compra / venda = 1.21/1.23;
-Cotação do subjacente= 7,89€
-> 850W's x 1.21 - 6.11 (comissões no BIG) = 1022.39€
Variação do subjacente: -1.74% -> LUCRO: 38.78€
(Partindo sempre do principio que se consegue negociar no momento e ao preço que se pretende)
Neste exemplo, num dia com este W era possível obter um lucro de quase 17 vezes superior ao que se obteria no DP a 1 mês.
Se não for pedir muito, só mais uma coisita:
Tendo em conta o facto dos Warrants serem produtos alavancados, mantém-se a mesma premissa (tal como nas acções) de só se dever assumir posições de pelo menos 1000€, ou por causa da tal alavancagem, poderá já ser minimamente razoável assumir posições menores a este valor?
Apesar de já ter aprendido isto (assumir sempre posições de no mínimo dos mínimos 1000€ / 2000€) com os posts que leio por aqui, se for a ver nesta grande "ursalhada" em que estão os mercados, à partida acaba por ser mais rentável para os micro-investidores, apesar do risco, entrar num put com 1000€, do que colocar esse mesmo valor num Depósito a prazo.
Exemplo:
-> 1000€ num DP a 1 mês com taxas de juro a 3,5%/ano: 2,33€ "limpinhos";
-> 1000€ num put PT 7504Z:
- 10/03/2008 às 16h41
-compra / venda = 1.13/1.15;
-Cotação do subjacente= 8,03€
-> 850W's x 1.15 + 6.11 (comissões no BIG) = 983.61€
- 11/03/2008 às 18h00
-compra / venda = 1.21/1.23;
-Cotação do subjacente= 7,89€
-> 850W's x 1.21 - 6.11 (comissões no BIG) = 1022.39€
Variação do subjacente: -1.74% -> LUCRO: 38.78€
(Partindo sempre do principio que se consegue negociar no momento e ao preço que se pretende)
Neste exemplo, num dia com este W era possível obter um lucro de quase 17 vezes superior ao que se obteria no DP a 1 mês.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, TTM62, yggy, Zecadiabo e 157 visitantes