Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 19/3/2008 17:52

pjota, sem querer ser alarmista, tudo pode acontecer. O 5º maior banco do mundo não faliu por uma intervenção milagrosa. Nestes casos, o Banco de Portugal responsabiliza-se até 25 mil euros. Se houvesse rumores de um Banco português em dificuldades, não hesitaria em aconselhar a tirar o dinheiro de lá. Mas não há rumores e há algum porto seguro neste momento? Não.

Sect, para haver sinais de inversão clara de uma tendência é preciso muito mais do que um simples ressalto. Mas dada a violência da inversão e a "quase falência" de um dos maiores bancos mundiais, eu também não me sinto bem curto. O mercado deu um sinal de força que eu respeito. Não o suficiente para eu dizer que os touros conseguiram dar a volta à situação mas, pelo menos, para deixar os ursos desconfiados.

Eu e os meus clientes estamos 100% líquidos, sem qualquer posição curta ou longa. Acho que isto diz bem do meu estado de espírito neste momento.

Só mais uma nota... o facto de já meio mundo achar que os Estados Unidos estão em recessão não é, na minha opinião, um sinal "bearish", mas sim "bullish".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pjota_CALD » 19/3/2008 17:34

Nesta questão da iminente falência de alguns bancos uma questão se me coloca. Estará em risco o dinheiro dos depositantes? Deveremos nós estar tranquilos em relação a isso ou necessitaremos de buscar refúgio em portos mais seguros?

Cumprimentos
A independência faz-se pagar bem caro.

Registado: 22/12/2006 11:29

por DC89 » 19/3/2008 17:28

Caro Ulisses gostaria de saber a sua opiniao acerca do futuro do panorama mundial, especialmente dos Eua.

Analisando o indice Nasdaq 100 podemos verificar que o que esta a ocorrer agora nao se trata de uma inversao de tendencia apenas um pequeno rebound (algo que concerteza ja sabe e que nao é nada de novo), que ja ocorreu tres vezes nos ultimos meses.
Analisando o que nos espera nos proximos tempos (resultados de varios bancos ainda por divulgar, alguns deles os mais afectados por esta crise) e como tal eu sou da opiniao que o mais provavel é o caminho continuar para sul e novamente de forma bastante agressiva.

Qual a sua opiniao? Pois humildemente, nao entendo como apesar de ser claro como agua que o sector financeiro se encontrar perto de um colapso iminente, haja pessoas muito influentes que vem a imprensa afirmar que o pior já passou e que a valorizaçao dos indices vai continuar.

-------------------------------------------------

Parafraseando alguem que afirma a sua opniao bastante bem fundamentada.

Em entrevista à televisão da Bloomberg, Jim Rogers diz que "sistema está terrivelmente corroído".
O conhecido investidor americano, tece duras criticas ao banco central americano e diz que as descidas dos juros "não vão resolver o problema".
"O que é que eles vão fazer quando as acções estiverem a cair 40 ou 50%", questionou Jim Rogers, acrescentando que a Fed "não vai ter mais balas para gastar. Nessa altura não vão conseguir resolver o problema."

O S&P 500 acumula uma descida de 19,6% face ao máximo atingido em Outubro passado, muito perto de entrar num "bear market" (definido quando um índice recua mais de 20% face ao máximo).

Como continua pessimista face à crise no mercado de crédito, Rogers está curto (aposta na queda) nas acções dos grandes bancos americanos, como o Citigroup e a Fannie Mae.
Anexos
Sem título.jpg
Sem título.jpg (53.12 KiB) Visualizado 4792 vezes

Registado: 26/12/2007 15:50

por Ulisses Pereira » 19/3/2008 16:52

Excelente post.

Deixo só mais uma achega.. é possível que mais bancos vão à falência (ou são salvos in extremis como o foi a Bear Sterns) mas isto só prova que a banca é um sector como outro qualquer: Sobrevirão apenas os mais fortes e irão tornar-se ainda mais fortes.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por LUMAPICA » 19/3/2008 16:44

Gostaria antes de mais dar os parabéns aos administradores deste Forum. Tenho acompanhado sempre que posso, lendo tudo aquilo que acho útil, não podendo esquecer as dicas e análises do Ulisses.
Hoje tenho um pouco mais de tempo e vou tentar dar o meu modesto contributo, atendendo que há alguns anos que “Jogo em Bolsa”.
Quanto à situação actual dos mercados, em primeiro lugar não posso deixar de concordar com aquilo que o Ulisses vem dizendo sistematicamente, “neste momento é tempo para esperar, que haverá bastantes oportunidades para ganhar dinheiro quando o mercado mostrar alguma consolidação e ultrapassar algumas resistências”.
Na minha opinião e colocando-me unicamente na pele do pequeno investidor, será correcto afirmar que a maior percentagem deles só começa verdadeiramente a colocar o seu dinheiro em Bolsa, quando sente que o mercado está seguro e que bateu no fundo e só outro cataclismo poderá trazer uma desgraça maior.
Ora, o que tem estado a acontecer é que as Bolsa Europeias já fizeram as suas correcções, já tiveram o seu mini crash, (21JAN08), enquanto as Bolsa americanas, unicamente têm deslizado, quando a crise está lá instalada e começou lá. (Parece que o tal ditado se ajusta perfeitamente: “Uns comem os figos outros rebentam-lhe a boca”. É claro que todos estão à espera do dia das Bolsas Americanas perderem numa sessão, no mínimo, de 7 a 10%. Quando isso acontecer o investidor começa a pensar que poderá ser altura de entrar, o mercado até pode continuar a baixar, mas este sinal é necessário.
Quando aos remédios que os políticos estão a dar, injecção de milhões de Dólares/Euros, penso que a curto prazo podem dar algum alívio, possibilitam mais liquidez nos mercados, mas no médio e longo prazo não vai devolver a falta de confiança dos investidores. Pois é disto que falta, confiança. Esta solução só tem sido boa para alguns especuladores, uma vez que a injecção massiva de dinheiro pelo FED e BCE e também pelo Banco de Inglaterra, só cria ainda mais volatilidade nos mercados. A volatilidade só interessa aos especuladores. Então dizer-me-ão, mas então deixa-se cair tudo? A resposta tem sido dada pelo passado, o mercado tudo resolve. Se há empresas que abrem falência, paciência, outras surgirão. Até porque o que está em dificuldades são os Bancos e algumas Casas de Investimento que procuraram o lucro fácil. Grandes lucros comportam sempre grandes riscos.
A Bolsa tem sido até aqui um dos campos onde a politica não tem entrado, tirando a implicação das alterações das taxas de juro por parte dos bancos centrais. Fora isso, o próprio mercado regulariza-se por si. O que é preciso é os Governos criem legislação adequada, para evitar possíveis manipulações do mercado e melhorarem a sua supervisão. Isto é que deveria ser a única intervenção nos mercados bolsistas por parte dos políticos.
Já fui longo demais.
Neste momento estou a 20% da minha carteira, portanto estou quase completamente de fora. Tenho ultrapassado esta crise ainda com 4% de lucro, em Agosto tinha cerca de 100% do capital investido. Perdi grande parte dos lucros que tinha acumulado ao longo do ano, nomeadamente na Sonae Industia e BPI., mas quando começaram a aparecer os indicadores de conjuntura completamente desfavoráveis comecei a fechar posições. Neste momento só detenho Portucel (1,81). Só entrarei em força quando o PSI romper os 11300 /11400.
Até lá bons negócios.

Registado: 9/3/2008 20:18

por Ulisses Pereira » 19/3/2008 13:24

Filipe, é o último aviso que te faço. Quem não tem capacidade para respeitar as opiniões contrárias às suas e não entende que a melhor forma de discutir essas ideias opostas é contra-argumentando, não tem lugar aqui no Caldeirão.

Agressividade a mais pode ser muito bem vinda noutros espaços. Não no Caldeirão. Por isso, pela última vez, ou modificas a tua postura ou terás que encontrar outro local para falares sobre mercados.

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por feliztrader » 19/3/2008 13:18

recebido.

a questão é que eu não vejo para algumas cotadas, que elas deslizem mais ainda;

por isso, tenho vindo a reforçar.

agradeço do fundo a resposta.

tenho aprendido muito convosco.

Registado: 29/11/2007 4:14

por Rabbi_Steinsaltz » 19/3/2008 12:57

Amigo Perespírito
um conselho meu - Não faça da bolsa um vício.
Muitas vezes estar fora
é ganhar a toda hora.
Lembre-se que com algum sacrifício
é verdade isto dar
Então controle o vício
E deixe os lucros rolar.
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.

Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.

Registado: 14/3/2008 3:46

por feliztrader » 19/3/2008 12:45

entalado, desentalado, entalado, ...

e quando tudo está bem e vem um 25 de Abril ?

zeriiiiinho.

eu estou dentro com €€€ que não me fazem falta e sem credibolsas.

se o mercado fossem apenas rectas e períodos de 51 semanas estavamos todos ricos, não é verdade ?

é que isto, para mim, tornou-se um vício. é um problema com o qual tenho que lidar; gostaria de ter a v/ serenidade; talvez seja uma questão de calo ...

por iurp » 19/3/2008 11:46

scpnuno Escreveu:
iurp Escreveu:... a que o Jaor lhe chama"apanha morcões"...

O JAOR chama "apanha morcões", ponto e virgula, ok, iurp?

Essa paga direitos de autor e não sabes quantas noites passei sem dormir para encontrar um nome que se adequasse a essa situação...

Abraços

O seu a seu dono. :lol:

Já agora, mesmo que não tenhas nada para "entalar", não penses que te safas dos "entalanços". :lol:

C(o)idado... :lol:

Registado: 23/1/2006 23:54

por jjoliveiramath » 19/3/2008 11:39

Eu chamo-lhe o investidor "potencialmente entalado", que isto como está, se um gajo(a) está apertado e necessita de ir ao WC, quando chega já perdeu o "potencialmente".

por scpnuno » 19/3/2008 11:32

iurp Escreveu:... a que o Jaor lhe chama"apanha morcões"...

O JAOR chama "apanha morcões", ponto e virgula, ok, iurp?

Essa paga direitos de autor e não sabes quantas noites passei sem dormir para encontrar um nome que se adequasse a essa situação...

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por scpnuno » 19/3/2008 11:26

iurp Escreveu:
filipe1970 Escreveu:iurp: haja a santa paciência !

:shock: Essa reacção é característica dos "entalados".

Pergunto eu:

O que é exactamente "um entalado"?

(partindo do presuposto que não nos estamos a referir aqueles moços - colegas homens - que entalam uma parte delicada da anatomia nas portas do resguardo de banheira - esses são efectivamente Entalados)

Então, nos mercados, o que é um "entalado"? Um entalado é uma situação virtual, umholograma de um trader perdedor. Mas não o é na realidade, a 3 dimensões.

Um "entalado" (digo eu) é um "gajo" que comprou qualquer coisa a X, coisa essa que hoje está a cotar a X-Y. Logo, se eles vendesse, seria um trade perdedor - mas como não vendeu, é entalado. Vejamos, nada nem ninguém nos garante que a dita coisa hoje não sobe 2xY e amanhã vale x+y, passando o colega de etalado a quê? é esta nomenclatura que me está a faltar... a trader de sucesso? a quê?

Porquê tanto empenho em arranjar nomes para alguém que eventualmente, talvez, quem sabe, possa vir um dia, proximo ou distante, a fazer um negocio de resultado negativo? E ainda por cima usarmos esse termo como arma de arremesso?

Eu, aqui e agora, deixo o meu protesto! Eu quero saber como se designa um "gajo(a)" que tenha uma posição potencialmente positiva! E não me digam que é "desentalado", que vou ficar com as penas em pé

Abraços desentalados (que a natureza não me deu nada que entalar)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por iurp » 19/3/2008 11:25

Pois é, mas deixo-te aqui uma mensagem:"em bear market pequenos sucessos abrem caminho a um grande insucesso". As grandes perdas dão-se naquilo a que o Jaor lhe chama"apanha morcões". Portanto...cuidado e que tenhas sucesso.
Editado pela última vez por iurp em 19/3/2008 11:28, num total de 1 vez.

por filipe1970 » 19/3/2008 11:20

iurp Escreveu:

Entalado ? Querido iurp, entrei a 3 dias atrás na SIVA a 1,94 onde lá continuo e no BCP a 1,785, vendi ontem e voltei a reentrar ontem mais baixo. Se chamas isto entalado, tudo bem. Agora vá, continua lá com as tuas mensagens de fim do mundo. Não existe neste fórum a opção de ignorar mensagens, caso contrário eras o primeiro a lá estar.

Registado: 29/2/2008 16:48

por iurp » 19/3/2008 11:14

por filipe1970 » 19/3/2008 11:10

iurp: haja a santa paciência !

Registado: 29/2/2008 16:48

por iurp » 19/3/2008 11:04

Artista,

Se a tendência é de queda , essa tendência tenderá para zero. Como é evidente, os casos de zero são uma raridade e existem apenas em falências.

Uma das coisas que pude aprender aqui no forum, é que, nós, pequenos investidores temos tendência para procurar fundos no mercado, tentando-os adivinhar.

Eu como acredito que a crise de vai prolongar por mais uns tempos (antes se 2010 não estará resolvida, já que penso que uma nova ordem internacional se terá que instalar)também acredito que os mercados vãop continuar a cair.Só que, como sabemos, isto não é sempre a descer ou sempre a subir. Os rebounds existirão sempre e, nesta fase, até costumam ser mais fortes. Só que, como costuma dizer o Ulisses, o prémio é pequeno para a quantidade de risco. E, sendo assim, prefiro assumir-me fora dos mercados e ganhar qualidade de vida, pelo menos com bastante menos stress.

abraço

por artista_ » 19/3/2008 10:50

iurp Escreveu:Com a chegada da crise Europa e quando ela se instalar, e até lá, penso que o PSI poderá perder mais 15 a 20 %,. havendo títulos que apesar de já terem corrigido mais de 50%, até lá poderão corrigir mais 30 ou 40%. Anda-se desde Agosdo a dizer que a crise está controlada, que no 2º semestre de 2008, tudo se vai resolver mas, quanto a mim, não passa de jogo psicológico para que o "afundanço" seja feito mais devagar e para que os muitíssimo grandes investidores vão conseguindo sair.

Não concordo com quase nada Iurp... enfim a primeira parte é uma opinião sobre a qual não tenho grandes comentários a fazer, ou seja, não sei se isto vai afundar mais ou não, a tendência é de queda mas não faço a mínima idéia se estamos perto do fundo (ou já o atingimos) ou se ainda vamos cair mais, muito ou pouco...

O que não concordo mesmo é com a parte final, se o "afundanço" vier ai os "muitissimo grandes investidores" não conseguem sair... essa é a minha grande vantagem sobre eles, eu já saí há algum tempo eles não conseguem sair, nem conseguirão!!! Eles têm a vantagem de ter muito mais capital que eu que lhes permite fazer uma vida à grande e não se importantem muito se perdem agora alguns milhões ou biliões...

Um abraço e bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por iurp » 19/3/2008 10:42

Com a chegada da crise à Europa e quando ela se instalar, e até lá, penso que o PSI poderá perder mais 15 a 20 %, havendo títulos que apesar de já terem corrigido mais de 50%, até lá poderão corrigir mais 30 ou 40%. Anda-se desde Agosdo a dizer que a crise está controlada, que no 2º semestre de 2008, tudo se vai resolver mas, quanto a mim, não passa de jogo psicológico para que o "afundanço" seja feito mais devagar e para que os muitíssimo grandes investidores vão conseguindo sair.

Re: PSI-20

por EuroVerde » 19/3/2008 1:19

ContraAlmirante Escreveu:Já repararam que o PSI-20 sobe desde Janeiro de 1996 até Março de 2000, ou seja 51 meses,depois entra numa fase de descida desde Abril de 2000 até Abril de 2003,subindo em seguida entre Abril de 2003 até Julho de 2007,ou seja, de novo 51 meses...

E outro facto curioso é que nos anos em que houve recessão em Portugal (1993 e 2003), o indice em 2003 encontrava-se bem acima do valor de 1993 e mais ou menos em valores iguais à lateralização dos anos 94/95.
Também quando o PSi20 lateralizou em parte de 2004 e 2005, criou aí nos 8000 pontos uma forte linha de suporte, a qual penso que será tocada só quando houver a próxima recessão no nosso país e aí eis o fundo.

Registado: 29/11/2007 11:19

PSI-20

por ContraAlmirante » 19/3/2008 1:09

Já repararam que o PSI-20 sobe desde Janeiro de 1996 até Março de 2000, ou seja 51 meses,depois entra numa fase de descida desde Abril de 2000 até Abril de 2003,subindo em seguida entre Abril de 2003 até Julho de 2007,ou seja, de novo 51 meses...

Registado: 29/11/2007 2:43

por LTCM » 19/3/2008 1:03

Rabbi_Steinsaltz Escreveu:Olá Amigos,
Talvez sim talvez não
A bolsa precise de uma mão
cheia de dinheiro, a volatidade acontece...
E quando vem não desaparece.

Ou isso é a passagem de acções por vários investidores. (uns a perder outros a ganhar)

É a confusão e a incerteza
E a falta de liquidez
Como com que quantos na avareza
De vender no fundo, comprar no topo
Já topo e noto
Bons investimentos ou cumprimentos

Muito bom :roll:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Rabbi_Steinsaltz » 19/3/2008 0:35

Olá Amigos,
Talvez sim talvez não
A bolsa precise de uma mão
cheia de dinheiro, a volatidade acontece...
E quando vem não desaparece.

Ou isso é a passagem de acções por vários investidores. (uns a perder outros a ganhar)

É a confusão e a incerteza
E a falta de liquidez
Como com que quantos na avareza
De vender no fundo, comprar no topo
Já topo e noto
Bons investimentos ou cumprimentos
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.

Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.

Registado: 14/3/2008 3:46

por mr. share » 19/3/2008 0:22

o psi20 hoje voltou a entrar no lta de lp, será que vai aguentar?

sinceramente não me pareçe com a faciliade com que quebrou os 10.300... por isso a coisa esta a mesmo a ficar perfeita para abrir uns putt´s na 5f...

deus queira que amnha suba tudo, 2% 3% que eu já tenho uns putt´s debaixo de olhho... :lol:

Registado: 29/11/2007 10:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, Ferreiratrade, Google [Bot], Jonas74, nickforum, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006 e 166 visitantes