FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
Boa noite! Vou ter de ir por partes...
A paridade não influencia a alavancagem. Ser alavancado significa que nem todo o capital necessário ao trade tem de ser avançado pelo trader. Vamos a um exemplo, que me é mais fácil explicar assim. Vou utilizar como exemplo o Warrant Call da Jerónimo Martins (8184Z).
O strike é a 4,4€, o W está a transaccionar a 0,21/0,24 e o subjacente está a 4,59€.
Se eu quisesse comprar 1000 acções, teria de investir 4590€.
Se eu comprar 1000 warrants, estou com o mesmo nível de exposição ao subjacente mas apenas investi 240€. O CommerzBank "avançou" com os restantes 4400€ e cobra-nos um "juro" sob a figura de valor temporal.
A paridade é irrelevante para esta parte do cálculo.
A minha opinião, que já deu azo a algumas inimizades, é que a quase totalidade das "manhas" têm origem na falta de conhecimento dos traders sobre especificidades dos produtos. E quando o negócio não tem o resultado que gostariam, acusam o MM de agir incorrectamente.
As pausas estão previstas na lei. Durante o período de trading (8h/16h30) o MM pode estar ausente de cada W até um máximo de 3h, fraccionadas da maneira que entender. Obviamente que o MM sai do mercado nos momentos chave de divulgação de resultados ou quando não está a conseguir cobrir as suas posições de forma correcta (acho que esta parte da cobertura já foi explicada pelo Fibonacci neste tópico, e ele percebe muito mais disto do que eu, pelo que vale a pena procurar).
Fora do horário de bolsa, em regime de OTC, o MM não é obrigado a estar presente de todo... Afinal de contas, é OTC.
Outras queixas que se ouvem são com a forma como a volatilidade oscila ou sobre o spread bid/ask por vezes ser alterado. A parte da volatilidade é normalmente desconhecimento de quem se queixa, já que esta segue a volatilidade do subjacente ou de um índice de referência (VDAX, VIX, etc). Quanto ao spread, o prospecto de cada W não define o spread e nada legalmente o impede de ser alterado. Assim, se o MM achar por bem ou necessitar para garantir sua cobertura, pode aumentar. Se nós acharmos mal, não negociamos.
Não gosto muito de dar opiniões de investimento. Não tenho assim tanta experiência quanto isso em alavancados e não me quero sentir responsável pelo prejuízo dos outros. Adicionalmente, cada activo se aplica melhor consoante os objectivos do trader. Já vamos ver porquê...
São ambos os W puts sobre a PTC, com maturidade em Junho.
O 7504Z tem paridade 1:1, strike nos 8,5€ e um valor temporal de 0,47€, transaccionando a cerca de 1,21€.
O 8398Z tem paridade 2:1, strike nos 9,5€ e um valor temporal de 0,18€, transaccionando a cerca de 1,05€. Dada a paridade, para que a exposição ao subjacente seja neste a mesma que no anterior, seria necessário sempre comprar o dobro dos W, logo é como se este tivesse paridade 1:1, valor temporal 0,36€ e transaccionado a cerca de 2,10€.
Se o objectivo é um trade de poucos dias, o 7504Z requer menos investimento para obter a mesma posição. A alavancagem é maior. O investimento ser de curto prazo faz com que a maior desvalorização diária (0,0043€) não tenha tanto impacto.
Se o investimento for numa óptica de algumas semanas, escolheria o segundo. A desvalorização temporal é menor (2*0,0019€).
Mas fora estes pequenos pontos, os dois W são muito semelhantes, estando ambos bastante in-the-money, com a mesma volatilidade, mesma maturidade...
Espero ainda assim ter ajudado um bocadito que seja.
Luis19 Escreveu:Em relação aos Warrants, mesmo os que têm paridade 1:1 ou 2:1 são considerados produtos alavancados?
A paridade não influencia a alavancagem. Ser alavancado significa que nem todo o capital necessário ao trade tem de ser avançado pelo trader. Vamos a um exemplo, que me é mais fácil explicar assim. Vou utilizar como exemplo o Warrant Call da Jerónimo Martins (8184Z).
O strike é a 4,4€, o W está a transaccionar a 0,21/0,24 e o subjacente está a 4,59€.
Se eu quisesse comprar 1000 acções, teria de investir 4590€.
Se eu comprar 1000 warrants, estou com o mesmo nível de exposição ao subjacente mas apenas investi 240€. O CommerzBank "avançou" com os restantes 4400€ e cobra-nos um "juro" sob a figura de valor temporal.
A paridade é irrelevante para esta parte do cálculo.
Luis19 Escreveu:Qual a tua opinião sobre as "manhas" que normalmente se dizem sobre este tipo de produtos, tipo o MM fazer as pausas nas alturas mais "inconvenientes" (para os investidores), e outras que se falam por aqui?
A minha opinião, que já deu azo a algumas inimizades, é que a quase totalidade das "manhas" têm origem na falta de conhecimento dos traders sobre especificidades dos produtos. E quando o negócio não tem o resultado que gostariam, acusam o MM de agir incorrectamente.
As pausas estão previstas na lei. Durante o período de trading (8h/16h30) o MM pode estar ausente de cada W até um máximo de 3h, fraccionadas da maneira que entender. Obviamente que o MM sai do mercado nos momentos chave de divulgação de resultados ou quando não está a conseguir cobrir as suas posições de forma correcta (acho que esta parte da cobertura já foi explicada pelo Fibonacci neste tópico, e ele percebe muito mais disto do que eu, pelo que vale a pena procurar).
Fora do horário de bolsa, em regime de OTC, o MM não é obrigado a estar presente de todo... Afinal de contas, é OTC.
Outras queixas que se ouvem são com a forma como a volatilidade oscila ou sobre o spread bid/ask por vezes ser alterado. A parte da volatilidade é normalmente desconhecimento de quem se queixa, já que esta segue a volatilidade do subjacente ou de um índice de referência (VDAX, VIX, etc). Quanto ao spread, o prospecto de cada W não define o spread e nada legalmente o impede de ser alterado. Assim, se o MM achar por bem ou necessitar para garantir sua cobertura, pode aumentar. Se nós acharmos mal, não negociamos.
Luis19 Escreveu:E já agora, tenho andado a observar desde o inicio desta semana os W's put PT 7504Z e 8398Z (Commerzbank), para tentar perceber como isto funciona. Qual deles será neste momento o melhor? Sei que há lá mais 2 ou 3 mas ainda não olhei para eles...
Não gosto muito de dar opiniões de investimento. Não tenho assim tanta experiência quanto isso em alavancados e não me quero sentir responsável pelo prejuízo dos outros. Adicionalmente, cada activo se aplica melhor consoante os objectivos do trader. Já vamos ver porquê...
São ambos os W puts sobre a PTC, com maturidade em Junho.
O 7504Z tem paridade 1:1, strike nos 8,5€ e um valor temporal de 0,47€, transaccionando a cerca de 1,21€.
O 8398Z tem paridade 2:1, strike nos 9,5€ e um valor temporal de 0,18€, transaccionando a cerca de 1,05€. Dada a paridade, para que a exposição ao subjacente seja neste a mesma que no anterior, seria necessário sempre comprar o dobro dos W, logo é como se este tivesse paridade 1:1, valor temporal 0,36€ e transaccionado a cerca de 2,10€.
Se o objectivo é um trade de poucos dias, o 7504Z requer menos investimento para obter a mesma posição. A alavancagem é maior. O investimento ser de curto prazo faz com que a maior desvalorização diária (0,0043€) não tenha tanto impacto.
Se o investimento for numa óptica de algumas semanas, escolheria o segundo. A desvalorização temporal é menor (2*0,0019€).
Mas fora estes pequenos pontos, os dois W são muito semelhantes, estando ambos bastante in-the-money, com a mesma volatilidade, mesma maturidade...
Espero ainda assim ter ajudado um bocadito que seja.
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
Não, a BIG de momento não dispõe de uma plataforma equiparável.
Faço notar que o valor da plataforma não está apenas na diversidade dos produtos que disponibiliza mas também noutros dois pontos:
> As ferramentas gráficas (penso que é um pouco disso que também estás à procura e a perguntar por);
> A versatilidade no tipo de ordens que podes colocar (vários tipos de stops, ordens condicionadas/relacionadas, etc).
Voltando à questão dos gráficos, podes usar uma destas plataformas, podes usar um programa bastante popular que é o Metastock (requere que actualizes a BD no teu computador) ou podes utilizar sites como o Stockcharts.com ou ProRealTime.com que te disponibilizam os gráficos e ferramentas para fazeres as análises (traçar linhas, colocar indicadores técnicos, etc).
Alguns como o Metastock ou alguns sites também permitem que implementes os tais sistemas para gerar os tais sinais de que já falamos...
E outros...
Faço notar que o valor da plataforma não está apenas na diversidade dos produtos que disponibiliza mas também noutros dois pontos:
> As ferramentas gráficas (penso que é um pouco disso que também estás à procura e a perguntar por);
> A versatilidade no tipo de ordens que podes colocar (vários tipos de stops, ordens condicionadas/relacionadas, etc).
Voltando à questão dos gráficos, podes usar uma destas plataformas, podes usar um programa bastante popular que é o Metastock (requere que actualizes a BD no teu computador) ou podes utilizar sites como o Stockcharts.com ou ProRealTime.com que te disponibilizam os gráficos e ferramentas para fazeres as análises (traçar linhas, colocar indicadores técnicos, etc).
Alguns como o Metastock ou alguns sites também permitem que implementes os tais sistemas para gerar os tais sinais de que já falamos...
E outros...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Muito obrigado pela resposta.
Quanto a esses sites concordo n teriam necessidaed de vender bastar.lhes-ia negociar no mercado e ganhavam balurdios com isso mas interessei me apenas nos graficos e porque ate mandam pa la uns videos que ate explicam alguma coisinha e quando vi aqui users tambem com o mesmo tipo de graficos perguntei me que programas poderiam ser esses; devem ser programas específicos de análise.
Quanto ao software realmente não sei o que cada um oferece se calhar dependendo do intermediário disponibilizam diferentes instrumentos financeiros, etc... por exemplo no LG Carregosa que uso neste momento nao tenho vista alegre, Estoril Sol e mais uns quantos.
Por exemplo no Forex X/EUR não tem quase nada...pretendia umas DKK/EUR ou SEK/EUR e niente. Não sei se será da plataforma ou da corretora em si, acho q vou tentar o Banco Best também e verificar diferenças a nivel da oferta.
Por exemplo o BiG nao tem um software deste genero pois nao ? Pelo que tive a ver na pagina deles parece-me que apenas usam o streamer on-line, pelo menos foi o que me deu a entender.
por exemplo se eu quiser adquirir um activo que nao esteja na plataforma, tipo EstorilSol ou VistaAlegre tou a dar um exemplo, de que forma poderia adquirir ? apenas ligado para o banco? é que elas sendo da Bolsa Nacional deveriam estar disponiveis não ? Fundos, Obrigações, e esse tipo de activos não constam nesta plataforma correcto ?
E por ultimo a tal "Por último, mas apenas neste post, aposto que muitas mais perguntas virão, se me podem indicar artigos na net para aprender mais a parte prática da transacção etc...ou bibliografia, posts didácticos aqui do pessoal mas nada ainda muito técnico." Se me puderem indicar alguma para análise tecnica, software, etc, transaccionar na bolsa etc, já li claro o Dr. Fernando Braga de Matos, Benjamin Graham, e mais um ou dois que me escapam o nome
. Pelo que percebi a curto prazo e' AT e e' mais baseado no comportamento dos investidores (da leitura dos graficos)e as acções depreendentes da nossa análise, ao inves que a AF tem mais a ver com a empresa em si e com a estratégia/planeamento que a empresa pretende seguir futuramente.
Entretanto esquecime de me apresentar... Tenho 19 anos, estudo neste momento Gestão por isso ainda sou novo e tempo apra aprender tenho muito. Andei um bocadinho perdido o meu primeiro ano na Univ dai tar a repetir agora o ano porque não sabia muito bem o que fazer, mas desde que descobri os mercados que me fascina um pouco ja desde os meus 13/15 anos, eu na minha escola nos EUA, costumavamos imenso fazer jogos de bolsa, que deciidi que este é o caminho que pretendo enverdar profissionalmente... Talvez daqui uns 15 anos seja eu aqui no forum do caldeirao a fazer de Guru como tantos outros aqui presentes.
Obrigado pela prontidao nas respostas uma vez mais e bons negocios
Quanto a esses sites concordo n teriam necessidaed de vender bastar.lhes-ia negociar no mercado e ganhavam balurdios com isso mas interessei me apenas nos graficos e porque ate mandam pa la uns videos que ate explicam alguma coisinha e quando vi aqui users tambem com o mesmo tipo de graficos perguntei me que programas poderiam ser esses; devem ser programas específicos de análise.
Quanto ao software realmente não sei o que cada um oferece se calhar dependendo do intermediário disponibilizam diferentes instrumentos financeiros, etc... por exemplo no LG Carregosa que uso neste momento nao tenho vista alegre, Estoril Sol e mais uns quantos.
Por exemplo no Forex X/EUR não tem quase nada...pretendia umas DKK/EUR ou SEK/EUR e niente. Não sei se será da plataforma ou da corretora em si, acho q vou tentar o Banco Best também e verificar diferenças a nivel da oferta.
Por exemplo o BiG nao tem um software deste genero pois nao ? Pelo que tive a ver na pagina deles parece-me que apenas usam o streamer on-line, pelo menos foi o que me deu a entender.
por exemplo se eu quiser adquirir um activo que nao esteja na plataforma, tipo EstorilSol ou VistaAlegre tou a dar um exemplo, de que forma poderia adquirir ? apenas ligado para o banco? é que elas sendo da Bolsa Nacional deveriam estar disponiveis não ? Fundos, Obrigações, e esse tipo de activos não constam nesta plataforma correcto ?
E por ultimo a tal "Por último, mas apenas neste post, aposto que muitas mais perguntas virão, se me podem indicar artigos na net para aprender mais a parte prática da transacção etc...ou bibliografia, posts didácticos aqui do pessoal mas nada ainda muito técnico." Se me puderem indicar alguma para análise tecnica, software, etc, transaccionar na bolsa etc, já li claro o Dr. Fernando Braga de Matos, Benjamin Graham, e mais um ou dois que me escapam o nome
. Pelo que percebi a curto prazo e' AT e e' mais baseado no comportamento dos investidores (da leitura dos graficos)e as acções depreendentes da nossa análise, ao inves que a AF tem mais a ver com a empresa em si e com a estratégia/planeamento que a empresa pretende seguir futuramente.
Entretanto esquecime de me apresentar... Tenho 19 anos, estudo neste momento Gestão por isso ainda sou novo e tempo apra aprender tenho muito. Andei um bocadinho perdido o meu primeiro ano na Univ dai tar a repetir agora o ano porque não sabia muito bem o que fazer, mas desde que descobri os mercados que me fascina um pouco ja desde os meus 13/15 anos, eu na minha escola nos EUA, costumavamos imenso fazer jogos de bolsa, que deciidi que este é o caminho que pretendo enverdar profissionalmente... Talvez daqui uns 15 anos seja eu aqui no forum do caldeirao a fazer de Guru como tantos outros aqui presentes.

Obrigado pela prontidao nas respostas uma vez mais e bons negocios
salvadorveiga Escreveu:Olá a todos. Já tenho vindo a seguir este fórum há coisa de uma/duas semanas e resolvi agora inscrever-me e deixar a minha pequena paritiicipação. Sou também eu um rookie nestas andanças, nos últimos 4 meses tenho vindo a ler tudo o que encontro sobre bolsa, investimentos, etc.
Relativamente a Bolsa subsistem algumas dúvidas. Aliás nao é bem a bolsa em si mas as plataformas e os intermediários. Lembrome de ver por ai um Post do Marco Antonio ou do Ulisses nao me recordo agora sobre a plataforma do Banco Best (Best Trading Pro) que era a mesma que a da LJ Carregosa a GoBulling que era desenvolviva por um banco nórdico SaxoBank maybe? Adiante, saquei a versão trial do GoBulling e queria efectivamente saber se as plataformas são mesmo iguais tanto a nivel de funções como de oferta de títulos etc...ou se diferem em alguma coisa como na oferta de títulos. Por exemplo andava a procura da Estoril Sol na bolsa de Lisboa e não encontrei, será que no Best por exemplo haveria ?
Outra questão prende-se com o seguinte, vejo por ai muitos users com gráficos de análises etc e com pontos a indicarem sell trend's e buy trend's. Isso é software que indica quais os momentos mais propicios para compra ou venda? O que usam ? Lembrome de haver uma coisa desse género em www.marketclub.com ou aqui no tutorial deles http://broadcast.ino.com/videos/clubtutorial/ mas isto é a pagantes.
Que outras plataformas existem ? So podemos negociar atraves deste tipo de plataformas ou tambem directamente do website do nosso intermediário ? Fundos e obrigaçoes etc, não tem luigar nestas plataformas correcto ?
Por último, mas apenas neste post, aposto que muitas mais perguntas virão, se me podem indicar artigos na net para aprender mais a parte prática da transacção etc...ou bibliografia, posts didácticos aqui do pessoal mas nada ainda muito técnico.
Já agora um outro aparte, AT = Analise Tecnica (?) e deve ser sobretudo para o curto prazo ? ao passo que a Analise Fundamental eh mais virada para o longo (ao estilo do Buffett) ? Se me poderem esclarecer entre as duas...
São muitas questões num post só.

Começando pela última, sim, podemos assumir o que referiste. Em termos gerais, AT vai perdendo interesse/fiabilidade para prazos muito alargados e a AF vai perdendo o sentido em prazos muito curtos (onde os fundamentais a maior parte das vezes não mudaram, pelo menos significativamente).
Relativamente aos sinais, é um tema muito vasto mas se percebi ao que te estavas a referir, o melhor mesmo é ignorares esses sinais/recomendações. Não há assim uma receita simples para ganhar nos mercados e muito menos estão disponíveis assim à borla (qual bom samaritano) sistemas realmente úteis e fiáveis. E mesmo direi que a maior parte dos sistemas a pagar são uma fraude (se o sistema for mesmo bom o autor não precisa de o vender, limita-se a negociar e a ganhar dinheiro com ele... não é o que é suposto o sistema fazer?... portanto vender um bom sistema é assim como estar a vender a galinha dos ovos de ouro, uma contradição em si mesmo). A maior parte dos sistemas a pagar são uma forma dos autores ganharem dinheiro à custa da «ganância» e busca de «lucro fácil» dos outros que se aventuram no mercado. Quanto aos sistemas à borla são uma forma de captar utilizadores para determinado site ou serviços. Eu diria que é um dado adquirido que não vais encontrar nada que valha mesmo alguma coisa e que portanto, em lugar de tentares guiar-te por essas coisas, deves isso sim procurar o teu espaço e o teu caminho nos mercados.
Negociar com sucesso é algo de complexo e não seguir um manual de fique rico na bolsa em 5 passos...
A formula do sucesso é algo quase pessoal porque pessoas diferentes estão sujeitas a condições diferentes, têm aptidões diferentes e têm perfis diferentes.
Quanto à questão da plataforma, sim, os exemplos que citaste utilizam a mesma plataforma que é disponibilizada pelo Saxobank. É uma plataforma muito versátil e que não tem parado de evoluir. Não estou certo quanto à outra questão que colocaste. No geral, têm todas mais ou menos a mesma coisa (pelo menos) mas poderá haver pequenas diferenças no que cada uma disponibiliza (talvez alguém que tenha conta em várias ao mesmo tempo possa confirmar isso melhor).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Olá a todos. Já tenho vindo a seguir este fórum há coisa de uma/duas semanas e resolvi agora inscrever-me e deixar a minha pequena paritiicipação. Sou também eu um rookie nestas andanças, nos últimos 4 meses tenho vindo a ler tudo o que encontro sobre bolsa, investimentos, etc.
Relativamente a Bolsa subsistem algumas dúvidas. Aliás nao é bem a bolsa em si mas as plataformas e os intermediários. Lembrome de ver por ai um Post do Marco Antonio ou do Ulisses nao me recordo agora sobre a plataforma do Banco Best (Best Trading Pro) que era a mesma que a da LJ Carregosa a GoBulling que era desenvolviva por um banco nórdico SaxoBank maybe? Adiante, saquei a versão trial do GoBulling e queria efectivamente saber se as plataformas são mesmo iguais tanto a nivel de funções como de oferta de títulos etc...ou se diferem em alguma coisa como na oferta de títulos. Por exemplo andava a procura da Estoril Sol na bolsa de Lisboa e não encontrei, será que no Best por exemplo haveria ?
Outra questão prende-se com o seguinte, vejo por ai muitos users com gráficos de análises etc e com pontos a indicarem sell trend's e buy trend's. Isso é software que indica quais os momentos mais propicios para compra ou venda? O que usam ? Lembrome de haver uma coisa desse género em www.marketclub.com ou aqui no tutorial deles http://broadcast.ino.com/videos/clubtutorial/ mas isto é a pagantes.
Que outras plataformas existem ? So podemos negociar atraves deste tipo de plataformas ou tambem directamente do website do nosso intermediário ? Fundos e obrigaçoes etc, não tem luigar nestas plataformas correcto ?
Por último, mas apenas neste post, aposto que muitas mais perguntas virão, se me podem indicar artigos na net para aprender mais a parte prática da transacção etc...ou bibliografia, posts didácticos aqui do pessoal mas nada ainda muito técnico.
Já agora um outro aparte, AT = Analise Tecnica (?) e deve ser sobretudo para o curto prazo ? ao passo que a Analise Fundamental eh mais virada para o longo (ao estilo do Buffett) ? Se me poderem esclarecer entre as duas...
HappyGuy,
Em relação aos Warrants, mesmo os que têm paridade 1:1 ou 2:1 são considerados produtos alavancados?
Qual a tua opinião sobre as "manhas" que normalmente se dizem sobre este tipo de produtos, tipo o MM fazer as pausas nas alturas mais "inconvenientes" (para os investidores), e outras que se falam por aqui?
E já agora, tenho andado a observar desde o inicio desta semana os W's put PT 7504Z e 8398Z (Commerzbank), para tentar perceber como isto funciona. Qual deles será neste momento o melhor? Sei que há lá mais 2 ou 3 mas ainda não olhei para eles...
Obrigado.
Em relação aos Warrants, mesmo os que têm paridade 1:1 ou 2:1 são considerados produtos alavancados?
Qual a tua opinião sobre as "manhas" que normalmente se dizem sobre este tipo de produtos, tipo o MM fazer as pausas nas alturas mais "inconvenientes" (para os investidores), e outras que se falam por aqui?
E já agora, tenho andado a observar desde o inicio desta semana os W's put PT 7504Z e 8398Z (Commerzbank), para tentar perceber como isto funciona. Qual deles será neste momento o melhor? Sei que há lá mais 2 ou 3 mas ainda não olhei para eles...
Obrigado.
- Registado: 4/12/2007 16:30
Luis19 Escreveu:Happy Guy, de uma forma simples (para rookies) o que é o Direct Trade (OTC)?
E já agora, quais os produtos com baixo risco (para 1 rookie) que permitem shortar?
CFD's? Warrants? Short selling? Outros (quais)?
P.S.: Ficar quietinho até isto começar a subir novamente???
Direct Trade é o nome que o BiG dá ao seu sistema de negociação de Warrants fora do mercado (OTC = Over The Counter). Como é uma negociação fora do mercado, nem toda a regulamentação legal vinculativa do horário 8h/16h30 se aplica. Consultar mais info aqui: http://www.bigonline.pt/pt/BolsaMercados/warOTC_faq.asp
Produtos de baixo risco para shortar realmente é tramado. "Baixo risco" é subjectivo. Eu diria que CFD's são melhores que Warrants mas ambos, sendo alavancados, têm risco elevado.
Short Selling não é alavancado mas é para negociar em intraday, o que pode ser um risco, dependendo do tipo de AT realizada e de se depois o decurso do trading day foi ou não ao encontro da AT e se os stops são ou não activados quando a coisa começa a correr mal.
Para shortar índices ou alguns tipos de activos há Reverse ETF. Alguns são alavancados mas a maioria não é. E não é necesário fechar a posição no final do dia. Pelo que me parecem o menos arriscado de todas as hipóteses, mas não aplicável a acções em específico.
Não sei indicar outros produtos. Estou apenas habituado aos Warrants.
HappyFather
Happy Guy, de uma forma simples (para rookies) o que é o Direct Trade (OTC)?
E já agora, quais os produtos com baixo risco (para 1 rookie) que permitem shortar?
Boas.. Resolvi ha uns tempos iniciar-me nestas andanças de bolsa. Obviamente, como qualquer novato nao percebo nada dos graficos de analise tecnica das acçoes...Iniciei os meus investimentos com 100 altri a 4.65 e 200 SONI a 5.76 porque me pareceu estarem muito abaixo dos valores dos ultimos tempos.. Agora ja percebi que relativamente á SONI acho que é um investimento a longo prazo
Ainda assim acho que vou reforçar posiçao quando for possivel.. Bem ou mal, o futuro o dirá

MarcoAntonio Escreveu:Não, os warrants não se negoceiam fora do horário das respectivas bolsas onde estão cotados.
Há duas excepções, mas são negociações fora do mercado.
Os clientes do BiG podem transaccionar Warrants do CommerzBank entre as 8h e as 21h, em regime de Direct Trade (OTC).
Os clientes do Best podem transaccionar Warrants do Citibank entre as 8h e as 21h, em regime OTC também.
HappyFather
Warrants - dúvidas
Obrigado pelos esclarecimentos, Marco.

Não, os warrants não se negoceiam fora do horário das respectivas bolsas onde estão cotados.
Os simuladores dos emitentes é que por vezes continuam a variar o valor (utilizando por exemplo os Futuros do subjacente quando existem).
Os simuladores dos emitentes é que por vezes continuam a variar o valor (utilizando por exemplo os Futuros do subjacente quando existem).
Warrants - dúvidas
Marco,
E em relação à 2ª mensagem que inseri?
E em relação à 2ª mensagem que inseri?
research reports
Boa noite, queria em primeiro lugar agradecer a explicação do Fibonacci pelos movimentos dos COFs depois das 16:30. Thanks!
Uma outra questão de novato
Tenho visto vários "research notes" em fóruns, mas não consigo encontrá-los nos sites oficiais. Por exemplo alguém me sabe dizer onde posso encontrar os research notes da JP Morgan, Paribas ou outros interessantes?
De forma geral, quais os sítios mais imparciais para encontrar análises dos fundamentais das empresas?
Obrigado desde já!!

Uma outra questão de novato

Tenho visto vários "research notes" em fóruns, mas não consigo encontrá-los nos sites oficiais. Por exemplo alguém me sabe dizer onde posso encontrar os research notes da JP Morgan, Paribas ou outros interessantes?
De forma geral, quais os sítios mais imparciais para encontrar análises dos fundamentais das empresas?
Obrigado desde já!!

sem causa nem por acaso
http://semcausanemporacaso.blogspot.com/
http://semcausanemporacaso.blogspot.com/
Re: Warrants - dúvidas
Luis19 Escreveu:Quais destes 2 Warrants permitiria obter maior lucro, partindo do princípio que comprava o mesmo número de Warrants de ambos os produtos na "hora inicial" e os vendia na "hora final"?
Qual a fórmula de cálculo desse lucro?
O lucro era o mesmo: 0.02 * numero de warrants - comissões.
Num caso comprarias a 1.10 e vendias a 1.12. No outro caso comprarias a 0.92 e vendias a 0.94 (considerando ambas as compras/vendas ao melhor assegurando que o negócio era realmente efectuado nesses momentos).
É claro que poderias comprar um pouco mais do segundo com o mesmo valor de investimento e logo por conseguinte lucrar um pouco mais.
Quanto à paridade, é um dos parametros que vai definir o preço do warrant sendo responsavel pelo grau de alavancagem. Reflecte-se na elasticidade e o seu efeito é directo na componente intrínseca (se estiver in-the-money) ou na data de vencimento se se levar até ao fim. Fora isso, dilui-se em vários parametros e o efeito não é directo (o preço deriva do strike, da paridade, data de maturidade, volatilidade, etc).
Warrants - dúvidas
Só mais duas questões:
1- Os Warrants podem ser negociados fora do horário de funcionamento das bolsas?
2- Em caso afirmativo, poderá ser 1 bom indicador da evolução do preço do activo subjacente?
É que neste momento (19:19) o Warrant 7504Z Put PT (Commerzbank) apresenta os seguintes valores de compra / venda: 1,16 / 1,18 € com uma elasticidade de -4,0588.
Isto poderá pressupor que amanhã as acções da PT vão abrir em queda?
Obrigado, mais uma vez.
1- Os Warrants podem ser negociados fora do horário de funcionamento das bolsas?
2- Em caso afirmativo, poderá ser 1 bom indicador da evolução do preço do activo subjacente?
É que neste momento (19:19) o Warrant 7504Z Put PT (Commerzbank) apresenta os seguintes valores de compra / venda: 1,16 / 1,18 € com uma elasticidade de -4,0588.
Isto poderá pressupor que amanhã as acções da PT vão abrir em queda?
Obrigado, mais uma vez.
Warrants - dúvidas
Boa noite,
Quais destes 2 Warrants permitiria obter maior lucro, partindo do princípio que comprava o mesmo número de Warrants de ambos os produtos na "hora inicial" e os vendia na "hora final"?
Warrant PT put 7504Z
-> Paridade: 1:1;
-> Preço: 8,50€;
-> Data: 20/06/2008;
-> "Hora Inicial": 16:05
- Preço compra / venda: 1,08 / 1,10;
- Elasticidade: -4,3503
- Preço activo subjacente: 8,12€;
-> "Hora Final": 17:03
- Preço compra / venda: 1,12 / 1,14;
- Elasticidade: -4,2945
- Preço activo subjacente: 8,05€;
Warrant PT put 8398Z
-> Paridade: 2:1;
-> Preço: 9,50€;
-> "Hora Inicial": 16:08
- Preço compra / venda: 0,91 / 0,92;
- Elasticidade: -3,4528
-> "Hora Final": 17:10
- Preço compra / venda: 0,94 / 0,95;
- Elasticidade: -3,4347
Já agora, uma dúvida sobre a Paridade: sabendo que uma paridade de 2:1 significa que a compra de 2 Warrants equivale à compra de 1 acção do activo subjacente, qual a sua influência nos preços dos Warrant's?
Obrigado.
Quais destes 2 Warrants permitiria obter maior lucro, partindo do princípio que comprava o mesmo número de Warrants de ambos os produtos na "hora inicial" e os vendia na "hora final"?
Warrant PT put 7504Z
-> Paridade: 1:1;
-> Preço: 8,50€;
-> "Hora Inicial": 16:05
- Preço compra / venda: 1,08 / 1,10;
- Elasticidade: -4,3503
-> "Hora Final": 17:03
- Preço compra / venda: 1,12 / 1,14;
- Elasticidade: -4,2945
Warrant PT put 8398Z
-> Paridade: 2:1;
-> Preço: 9,50€;
-> "Hora Inicial": 16:08
- Preço compra / venda: 0,91 / 0,92;
- Elasticidade: -3,4528
-> "Hora Final": 17:10
- Preço compra / venda: 0,94 / 0,95;
- Elasticidade: -3,4347
Já agora, uma dúvida sobre a Paridade: sabendo que uma paridade de 2:1 significa que a compra de 2 Warrants equivale à compra de 1 acção do activo subjacente, qual a sua influência nos preços dos Warrant's?
Obrigado.
Bulls Bunny Escreveu:Pickbull, julgo q alguém respondeu a isso num dos tópicos da declaração de IRS. E julgo q a resposta foi q só seria a partir de dia 11, no teu ex. Se as indicações dizem "com mais de um ano", no dia 10 faria precisamente um ano, dia 11 é q seria "mais de um ano", digamos. Claro q na declaração só se põe o mês e o ano, mas parece-me mais lógico considerar a isenção no dia seguinte a completar um ano.
Thx.
Não tinha visto essa resposta mas vou lá confirmar isso então.
Tributação Fiscal dos ETFs
Boa tarde a todos,
Volto a inserir esta pergunta que se encontrva no post dos seminários do Best Trading Pro:
"...Aproveito para colocar a minha primeira pergunta aqui no forum: Relativamente ao tratamento fiscal dos ETFs, é exactamente igual ao das acções?
Fala-se que este é igual ao das acções, no entanto, no guia fiscal proporcionado no site do best, enquanto relativamente às acções, consta que estão isentas de tributação se detidas por pelos menos 1 ano, relativamente aos ETFs não faz qualquer referencia a este assunto, daí que tenha esta dúvida. são tributadas as mais valias a 10%, mas se detidas por mais de 1 ano também estão isentas de tributação?..."
Desde já agradeco quem me possa esclarecer esta questão.
Cumprimentos
Volto a inserir esta pergunta que se encontrva no post dos seminários do Best Trading Pro:
"...Aproveito para colocar a minha primeira pergunta aqui no forum: Relativamente ao tratamento fiscal dos ETFs, é exactamente igual ao das acções?
Fala-se que este é igual ao das acções, no entanto, no guia fiscal proporcionado no site do best, enquanto relativamente às acções, consta que estão isentas de tributação se detidas por pelos menos 1 ano, relativamente aos ETFs não faz qualquer referencia a este assunto, daí que tenha esta dúvida. são tributadas as mais valias a 10%, mas se detidas por mais de 1 ano também estão isentas de tributação?..."
Desde já agradeco quem me possa esclarecer esta questão.
Cumprimentos
Andamos todos a fazer de conta que somos imortais...
- Registado: 29/11/2007 11:54
Pickbull, julgo q alguém respondeu a isso num dos tópicos da declaração de IRS. E julgo q a resposta foi q só seria a partir de dia 11, no teu ex. Se as indicações dizem "com mais de um ano", no dia 10 faria precisamente um ano, dia 11 é q seria "mais de um ano", digamos. Claro q na declaração só se põe o mês e o ano, mas parece-me mais lógico considerar a isenção no dia seguinte a completar um ano.
Um abraço,
B.B.
B.B.
Pickbull Escreveu:Boa tarde,
Estou aqui com uma dúvida. Pode parecer um pouco estúpida mas mais vale perguntar do que ficar na ignorância ou na dúvida.
Se eu tiver comprado, por exemplo, um determinado título no dia 10/03/2007 posso vendê-las a que dia para não ter que pagar mais valias (se as houver)
Dia 10/03/2008 ou 11/03/2008?
Se alguém me puder ajudar agradeço.
Re: DIVIDENDOS, DIVIDENDOS
alexmolinari Escreveu:apenas m resta esclarecer o seguinte: entraria em ex-dividendo amanhão porquê? seria anunciado a intenção d distribuir dividendo aquando d apresentação de resultados por exemplo, ou seria anunciado a ratificação em assembleia geral? e já agora, dado q este género d anuncios é práctica corrente no nosso mercado serem feitos após o fecho da sessão, a aplicabilidade d direito a dividendo é concedida à sessão finda?
O dia de amanhã é um mero exemplo. Imagina que tinha sido essa a data anunciada. É apenas para que entendas quando é preciso deter o título.
Quanto ao anúncio, quer o valor do dividendo quer a data de ex-dividendo são anúnciados com semanas de antecedência.
Atenção que, como já foi explicado inúmeras vezes neste e noutros tópicos, na prática ninguém recebe dividendo, esse valor é descontado à cotação portanto «ninguém ganha nada com o dividendo», para colocar a questão em linguagem simples e directa.
Bulls Bunny Escreveu:Marco António, julgo que a ideia q o alexmolinari sugeriu era a criação de um sub-forum apenas p questões de iniciação em vez de ser apenas um tópico. Isto é, cada questão específica teria um tópico nesse sub-forum, tornando mais fácil a pesquisa. A vantagem seria, além dessa, evitar repetições de dúvidas q, como referiste, deve haver já bastantes neste tópico. A desvantagem seria uma separação deste tópico do forum de bolsa, o principal e claramente mais consultado.
Percebo a ideia mas isso teria diversas desvantagens: nomeadamente as respostas tenderiam a demorar mais tempo a ser respondidas que no forum principal e respondidas também por menos participantes, dado que esse forum seria praticamente consultado apenas pelos próprios iniciados.
alexmolinari, o Marco António usou "amanhã" apenas como ex. p tentar simplificar a explicação, assim como podia ter usado dia 20, por ex. O anúncio da data da distribuição de dividendos é feito com alguma antecedência, não há por isso essa questão da pressa.
Por ex, uma empresa anuncia uma distribuição de dividendos para dia 22 de um mês, entra em ex-dividendo 3 dias antes, o que significa que só terá direito a dividendo quem tiver as acções dia 19. Quem as adquirir dia 20 já não tem direito. Quem as vender dia 20 mantém o direito.
Se tiver dito algo errado, alguém corrija, sff
.
Marco António, julgo que a ideia q o alexmolinari sugeriu era a criação de um sub-forum apenas p questões de iniciação em vez de ser apenas um tópico. Isto é, cada questão específica teria um tópico nesse sub-forum, tornando mais fácil a pesquisa. A vantagem seria, além dessa, evitar repetições de dúvidas q, como referiste, deve haver já bastantes neste tópico. A desvantagem seria uma separação deste tópico do forum de bolsa, o principal e claramente mais consultado.
Por ex, uma empresa anuncia uma distribuição de dividendos para dia 22 de um mês, entra em ex-dividendo 3 dias antes, o que significa que só terá direito a dividendo quem tiver as acções dia 19. Quem as adquirir dia 20 já não tem direito. Quem as vender dia 20 mantém o direito.
Se tiver dito algo errado, alguém corrija, sff

MarcoAntonio Escreveu:Talvez o problema é que esteja a imaginar uma coisa mais simples com meia duzia de questões e respectivas respostas mas para isso ficariam muitas questões básicas por responder...
Marco António, julgo que a ideia q o alexmolinari sugeriu era a criação de um sub-forum apenas p questões de iniciação em vez de ser apenas um tópico. Isto é, cada questão específica teria um tópico nesse sub-forum, tornando mais fácil a pesquisa. A vantagem seria, além dessa, evitar repetições de dúvidas q, como referiste, deve haver já bastantes neste tópico. A desvantagem seria uma separação deste tópico do forum de bolsa, o principal e claramente mais consultado.
Um abraço,
B.B.
B.B.
Re: DIVIDENDOS, DIVIDENDOS
MarcoAntonio Escreveu:alexmolinari Escreveu:QUAL É A REGRA P SABER S TEREI DIREITO A DIVIDENDOS D DADO TÍTULO?
GOSTARIA D SER ESCLARECIDO NO Q TOCA A DADOS MOMENTOS RELACIONADOS COM:
1.S O Q CONTA É TER A ACÇÃO NO MOMENT EM Q É DECIDIDO EM ASSEMBLEIA GERAL OU SIMPLESMENTE ANUNCIADO EM BOLSA?
2.EXISTE ALGUM PERIODO DE TEMPO MINIMO DE POSSE DO TITULO?
3. O Q É Q É UMA AÇÃO NEGOCIADA EM PERIODO EX-DIVIDENDO?
Não é necessário ter a acção um determinado período de tempo, apenas deter a acção num determinado momento. Esse momento é o fecho da sessão anterior a entrar em ex-dividendo...
Imaginemos que a acção A entrava em ex-dividendo amanhã. Logo, para receber o dividendo era necessário ter acções A em carteira no fecho da sessão de hoje.
Amanhã já podería vender (está em período de ex-dividendo, isto é, já deixou de dar direito a dividendo).
apenas m resta esclarecer o seguinte: entraria em ex-dividendo amanhão porquê? seria anunciado a intenção d distribuir dividendo aquando d apresentação de resultados por exemplo, ou seria anunciado a ratificação em assembleia geral? e já agora, dado q este género d anuncios é práctica corrente no nosso mercado serem feitos após o fecho da sessão, a aplicabilidade d direito a dividendo é concedida à sessão finda?
- Registado: 1/3/2006 1:33
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, boavista, darkreflection, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Purificaçao, slbnnbobadela, trilhos2006, TTM62, yggy, Zecadiabo e 144 visitantes