Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Indústria...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Espanador » 7/3/2008 2:20

MoneyInMoneyOut Escreveu:James
....
A questão dos preços da china é experiência profissional. Em cada encomenda aumentam os preços em pelo menos 25%. Mais uns meses e já é mais caro do que faze-los cá. O problema é que não temos agora as máquinas e know-how.
....

Não temos agora as maquinas e o know-how?? Tomara 10 chineses teres o know-how de 1 Portuga. Estive recentemente em Pequim e assisti a autencicas salas de fotocopias repletas de peças que mais parecia puzles para eles montar, mas o Portuga é que teve de explicar o porquê que a roda é redonda e os paineis solares são escuros! Coisas basicas que até agora contavam com ajuda dos "amigos" Russos até um dia levarem com um "biqueiro" no trazeiro. Não vou mais longe, Alemanha... Vejam o que fizeram com a produção da fabrica da W que mais tarde deu origem a uma copia dos carros que mais circulam na China, outros exemplos, Nokia - deu origem a Konka, Samsung, deu origem a Samsuing, Acer deu origem a Aser,.... agora pergunto, Não temos know-how?
O Made in china será sempre made in china, e se não existir tinta vermelha pinta-se com vinho tinto, mas o que preocupa é o assembled in china.

PS - Soni e outras afins.. TOU FORA GALERA!

Registado: 28/12/2006 1:36

por mpfreitas » 7/3/2008 0:56

Ora bem ...

Expertises..na materia tomam posiçoes diferentes.

Uns saem ,,outros ficam..

Mas casas hao-de ser sempre necessarias..aqui.. na frança na china no egipto..

por mim ..fico (mas estou com posiçao de medio/longo prazo)

ps: Estou a pensar comprar um touro...manso :)

Registado: 18/5/2007 22:03

por MoneyInMoneyOut » 7/3/2008 0:18

James

Já tinha deixado um post a perguntar se também acharam os resultados do 4Q07 tão maus.

Obrigado pela tua opinião. Também fiquei muito assustado, mas estão tão negativo que mais um bocado não mata, e sinceramente acho que nem em 2010 vão conseguir recoperar o investimento.

O sector europeu está em forte recessão e como na europa se passou a produzir na China, estamos a sofrer os aumentos de preços em tudo que vem de lá com uma reduzida procura. Ou seja, é necessário não ter inflação para reduzir taxa de juro e ter crescimento, mas como a inflação está galopante, não há reduções de taxas de juro e afecta a possibilidade de ajudar o crescimento económico quando é mais necessário.

A questão dos preços da china é experiência profissional. Em cada encomenda aumentam os preços em pelo menos 25%. Mais uns meses e já é mais caro do que faze-los cá. O problema é que não temos agora as máquinas e know-how.

Ou seja, consumidores sem cash com custos de vida cada vez mais caros, não mudam de casa nem fazem obras. SPNI não vende.

Deixo o que me disseram e nunca consegui confirmar, o ano vai tão mal que já fecharam fábrica em Espanha.

Também acho incrível que nada digam sobre 2008. No mínimo expectativas, mas nada.

Registado: 12/1/2008 22:04

por Zenith » 6/3/2008 18:07

[Distribuir dividendos é uma tentativa de amparar a cotação; acalma os pequenos, mas não os grandes.

Nao entendo. Numa perspectiva fundamental se a empresa nao vale o preço a que esta cotada, não é distribuindo dinheiro que vai passar a valer mais. Se for do ponto de vista de anlise tecnica entao pelo q percebi as coisas tem a ver com capacidade de ver estrelas, velas, ombros ou outras caracteristicas anatomicas nos graficos e tb pouco a ver com dividendos.

Acalmar os pequenos qual o interesse? Se sao pequenos que influencia tem?
Uma cosa que o Belmiro não tem mostrado ao longo dos anos é uma subordinação da sua estratégia ou interesses pessoais aos interesses pessoais dos accionistas nem grandes quanto mais pequenos.

E quanto aos grandes creio q o maior na SONI continua a ser o clã Azevedo. Ficaram nevosos com esta distribuição de dividendos?

Registado: 29/11/2007 14:36

por obi wan » 6/3/2008 18:06

Boa tarde!
Apesar de visitar o fórum com alguma regularidade desde 2003 só hoje me decidi participar. E participo só para agradecer a excelente análise feita pelo James Wheat (e outros) neste tópico. É por análise fundamentadas e contributos como este que continuarei a visitar com alguma regularidade o fórum.

Obrigado James!

obi

Registado: 29/11/2007 11:18

por James Wheat » 6/3/2008 17:57

Para ficar claro: 100% líquido. Tranquilo. Sem pressas - não vou reentrar no mercado tão cedo.
Voltei à posição / postura anterior. Tinha apostado num ressalto neste papel destroçado, a contar com surpresas positivas para 2008. Creio que não vai ser o caso, pelo que saí. Anyway, boa sorte a todos !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Oliveirus » 6/3/2008 17:52

Não me espantará - nem me assustará - se houver de facto uma revisão dos actuais price targets, que são irrealistas. Mas não entrei no papel a contar com os 12 Euros... Uns quantos euros abaixo disso ainda dão um ganho simpático...

nagrakiller Escreveu:E vão dois. Sai.
Cheira-me que nos próximos tempos vão aparecer reavaliações das casas de investimento a reduzir o target. Provavelmente os dividendos não vão compensar essa possível queda.
Depois de um dia de resultados não vejo os investidores a puxar por ela e não perspectivo que suba aos 5euros tão depressa.
Saltei pra galp. Vamos ver se deixo de perder $ que já bem tempo... :(

Registado: 3/3/2008 19:05

por nagrakiller » 6/3/2008 17:37

E vão dois. Sai.
Cheira-me que nos próximos tempos vão aparecer reavaliações das casas de investimento a reduzir o target. Provavelmente os dividendos não vão compensar essa possível queda.
Depois de um dia de resultados não vejo os investidores a puxar por ela e não perspectivo que suba aos 5euros tão depressa.
Saltei pra galp. Vamos ver se deixo de perder $ que já bem tempo... :(

Registado: 17/10/2007 14:35

por James Wheat » 6/3/2008 17:25

Zenith Escreveu:
James Wheat Escreveu:filipe,
Além de que se fosse essa sequer uma mera possibilidade em estudo, porque não o tinham anunciado hoje - ainda que verbalmente - no conference call ?

Nao percebi esta ultima parte. Esta-se a referir a que?

Os resultados foram divulgados ontem. Hoje às 10h00 teve lugar uma video-conferência com analistas, onde após a apresentação da Cia, teve lugar um período de perguntas & respostas. Coisa fina. Over.
James Wheat
Position Trader

por Zenith » 6/3/2008 16:55

Além de que se fosse essa sequer uma mera possibilidade em estudo, porque não o tinham anunciado hoje - ainda que verbalmente - no conference call ?

Nao percebi esta ultima parte. Esta-se a referir a que?

por rufa » 6/3/2008 16:37

Há várias coisas que deves ter presente... Vou aqui partilhar contigo 'em canal aberto', porque acho inclusive muito útil para muitos outros:
1º não tenho culpa pelos números apresentados - não fiques zangado comigo.
2º não estou agarrado a nenhum sofisma - as verdades absolutas em bolsa são posições desastrosas, tal como o não reconhecer um erro (atenta que saí a perder 'cash') !
3º entrei a pensar em resultados líquidos acima dos €100 milhões; saíram nos €79 milhões. Diferente, não te parece ? O 4Q07 não correu como esperava.
4º não tenho qualquer influência no andamento da cotação - sinto-me por isso totalmente livre de dizer o que penso.
5º entrei forte quando o aconselhei a outros. Se soubesses quantas ordens dei até hoje sair... Perdi 1,2%, o que percentualmente é pouco, mas... no further comments.
6º Desejei/o a quem fica na SOI boa sorte. O que te inclui a ti. Como é correcto. Não fiques azedo. Lida com a situação sem culpar ninguém. Nem sequer o management da SOI: eles estão a fazer o seu melhor, ninguém mais do que eles queria ver a cotação a disparar.
Ab+Bn (ou seja, 'Abraço+Boa sorte')

PS: eu veria a compra de acções como 'bem jogado' - mostrava de facto muito mais confiança no futuro -, mas... depois de distribuir €39 milhões de dividendos e reduzir a dívida em €102 milhões, o cash começa a ficar curto. Além de que se fosse essa sequer uma mera possibilidade em estudo, porque não o tinham anunciado hoje - ainda que verbalmente - no conference call ?

Meus amigos bom dia a todos pois estive fora e só agora vi estes posts todos só tenho uma coisa a dizer HI LOVE SONI :mrgreen:

Cumps all

Registado: 29/11/2007 12:52

por James Wheat » 6/3/2008 16:24

filipe,
Há várias coisas que deves ter presente... Vou aqui partilhar contigo 'em canal aberto', porque acho inclusive muito útil para muitos outros:
1º não tenho culpa pelos números apresentados - não fiques zangado comigo.
2º não estou agarrado a nenhum sofisma - as verdades absolutas em bolsa são posições desastrosas, tal como o não reconhecer um erro (atenta que saí a perder 'cash') !
3º entrei a pensar em resultados líquidos acima dos €100 milhões; saíram nos €79 milhões. Diferente, não te parece ? O 4Q07 não correu como esperava.
4º não tenho qualquer influência no andamento da cotação - sinto-me por isso totalmente livre de dizer o que penso.
5º entrei forte quando o aconselhei a outros. Se soubesses quantas ordens dei até hoje sair... Perdi 1,2%, o que percentualmente é pouco, mas... no further comments.
6º Desejei/o a quem fica na SOI boa sorte. O que te inclui a ti. Como é correcto. Não fiques azedo. Lida com a situação sem culpar ninguém. Nem sequer o management da SOI: eles estão a fazer o seu melhor, ninguém mais do que eles queria ver a cotação a disparar.
Ab+Bn (ou seja, 'Abraço+Bons negócios)

PS: eu veria a compra de acções como 'bem jogado' - mostrava de facto muito mais confiança no futuro -, mas... depois de distribuir €39 milhões de dividendos e reduzir a dívida em €102 milhões, o cash começa a ficar curto. Além de que se fosse essa sequer uma mera possibilidade em estudo, porque não o tinham anunciado hoje - ainda que verbalmente - no conference call ?
Editado pela última vez por James Wheat em 7/3/2008 0:08, num total de 1 vez.
James Wheat
Position Trader

por Ulisses Pereira » 6/3/2008 16:01

Filipe, desde que uses argumentos para justificares a mudança de posições... E foi isso que foi feito.

Se discordas, talvez seja melhor arguemntares do que simplesmente criticares alguém que mudou - com argumentos - de posição.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por sjo » 6/3/2008 15:59

Se na assembleia geral decidirem comprar accões próprias, a que valor podemos ver a soni?

Registado: 29/11/2007 13:23

por filipe1970 » 6/3/2008 15:56

Para quem estava tão confiante, transformou-se num curto espaço de tempo num profeta da desgraça, esperando comprar a SOI a preços risórios. Enfim...mais um.

Registado: 29/2/2008 16:48

por James Wheat » 6/3/2008 15:50

Dado que postei no sentido de recomendar a entrada no papel, vou agora explicar porque saí.

Começo por dizer que estou crente que vai ser perfeitamente possível reentrar na SOI, bem a tempo de apanhar os dividendos, com a cotação abaixo dos... €4.
Distribuir dividendos é uma tentativa de amparar a cotação; acalma os pequenos, mas não os grandes.
Há dezenas de empresas pela Europa fora com DY na ordem dos 7% e acima (bem mais do que a SOI agora oferece); se algum investidor quer entrar num papel por causa dos dividendos (como rentabilidade), não escolhe - por esse critério - a SOI concerteza.

Quanto aos resultados.. Eu olho para a performance da empresa no 4Q2007 e... fico assustado !
Ainda a procissão ía no adro - dados do 4Q2007 - e já a empresa acusou tanto a recessão no seu sector de actividade; atenção que durante este 1Q2008 a situação do sector piorou muitissimo !
Repare-se nas contas do 4Q2007 e na quebra da margem na 'Iberia' e sobretudo na 'Europa Central'... é assustadora !
O 'Resto do Mundo' tem margens muito melhores, mas tem muito pouco peso ainda nas contas, com a agravante de a Africa do Sul ter afundado a moeda no que vai de 2008 (13% para o USD e quase 20% para o Eur); ou seja, o aumento das vendas na Af.Sul nem sequer se vai repercutir nas contas consolidadas em euros no 1Q2008.

A amparar os futuros números de 2008 está a redução no endividamento (o que mais louvo), a activação dos créditos fiscais (idem; foi adiado no 4Q07) e uma surpresa agradável vinda do Canadá; contudo, sendo quem neste mercado quem mais pode 'sangrar' numa luta por quota-de-mercado (menores custos), se os concorrentes entram em 'dumping' - como sempre ocorreu, é histórico - nada nem ninguém se safa - como se viu no passado !

A terminar: desiludiu-me muito fortemente a falta de quantificação dos objectivos para 2008 ! Isto já nem se usa !

Dizer que vão continuar a beneficiar da reestruturação na Europa Central, que vão cortar custos, que vão crescer em segmentos de maior valor-acrescentado, etc., sem quantificar um único número... é para amadores !
A coisa chegou ao cumulo de não haver sequer uma estimativa de vendas totais para o ano - que têm, como qualquer empresa, mas... não a quiseram mostrar !
Tá certo. Fiquem com ela, que eu fico à espera de fora, até ver o que a realidade traz.

Boa sorte a todos - ganhem muito dinheiro !
James Wheat
Position Trader

por gfalmeida » 6/3/2008 15:45

Zenith Escreveu:A historia passada do grupo Sonae mostra que o Belmiro nunca foi muito prodigo na distribuição de dividendos.
Se desta vez abre os cordoes á bolsa é pq acha que tem rede para aparar qq ueda do trapezio

Na minha opinião, em muitas outras situações, o eng. Belmiro tinha rede para aparar qualquer queda do trapézio e mesmo assim não distribuiu dividendos, exactamente por não ser muito pródigo. Vejo esta distribuição mais como uma forma de evitar que a cotação se desfaça do que confiança e segurança no futuro. E pelos vistos está a conseguir passar essa mensagem. O próprio financiamento junto da banca pode encarecer, quando indexado à cotação, quando essa cotação cai

Registado: 29/11/2007 3:35

por Zenith » 6/3/2008 14:50

A historia passada do grupo Sonae mostra que o Belmiro nunca foi muito prodigo na distribuição de dividendos.
Se desta vez abre os cordoes á bolsa é pq acha que tem rede para aparar qq ueda do trapezio

por MPAM » 6/3/2008 14:02

Caro James,
perdi pelos vistos um companheiro de luta.
Acho que estão a ser criadas almofadas para 2008. Nas contas de 2007 estão a ser amortizados de forma significativa os activos por impostos diferidos que estão reconhecidos no Balanço.
Embora eu continue a pensar que não deveria haver distribuição de dividendos, acho também que a gestão só propõe os mesmos se estiver MUITO SEGURA de que a performance e os resultados não vem por ai a baixo.

Acho que é de continuar.
BN

Registado: 24/5/2007 18:32

por James Wheat » 6/3/2008 13:56

Acabei de sair com toda a posição. Achei os resultados péssimos. Boa sorte a quem segue na corrida. Ab.
James Wheat
Position Trader

Boas notícias...

por Oliveirus » 6/3/2008 13:55

1) Quando o accionista maioritário é de longo prazo (como é claramente o caso!), é de esperar forte incentivo para estratégias de longo prazo.

2) É consensual a visão de que há espaço para estratégias de expansão em algumas zonas geográficas

3) Para expansão, é preciso dinheiro

4)A SONI já aprendeu, a expensas próprias (2000-2002-2003!), que não se pode confiar apenas na banca ou em outros capitais alheios para financiar ambiciosos planos de expansão; as vantagens da alavancagem têm os seus limites!

5) Se está a distribuir dividendos agora, mais cedo do que se estava a prever, é pq tem confiança na sua capacidade de financiar esse plano de investimentos; e não os estou a ver a solicitar aumentos de capital

6) Resumindo: para a remuneração do accionista de longo prazo (que é quem manda!) ser superior, os planos de expansão têm de ser financiados em condições sólidas, o que só é possível se a gestão tiver confiança de que a situação da empresa lhe permite distribuir dividendos agora.

7) Resumo sintético: boas notícias!
BN!

Registado: 3/3/2008 19:05

por Ulisses Pereira » 6/3/2008 13:54

Filipe, percepcionaste aquele que venho considerando ser a minha maior crítica aos "price targets". A sua maioria não varia conforme os fundamentais da empresa, mas sim conforme a evolução das cotações, arranjando depois um pretexto para fazer esses ajustes.

Se é óbvio que para um analista técnico são o preço e o volume que interessam, para um analista fundamental é o valor da empresa que é relevante. Mas a história dos "price targets" mostra que isso não se passa assim.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Acções da Sonae Indústria estreia no pagamento de dividendos

por felino- lamego » 6/3/2008 12:45

As acções da Sonae Indústria já valorizaram esta manhã mais de 2% depois de ontem ter surpreendido com o anúncio de que vai propor aos seus accionistas a distribuição de um dividendo, estreando-se na remuneração dos accionistas.

O BPI, que só esperava que a empresa o fizesse depois de 2010, aplaudiu esta medida.

A empresa divulgou ontem resultados de 2007 e surpreendeu o mercado ao revelar que vai propor

A distribuição de um dividendo bruto de 28 cêntimos por acção, referente ao exercício em análise, estreando-se assim na remuneração dos accionistas.

No Iberian Daily do BPI, os analistas encaixam esta medida nos pontos positivos a destacar acerca do ontem anunciado. "Esta foi a maior surpresa, uma vez que não esperávamos que a Sonae distribuísse dividendos até 2010", sublinham, acrescentando que "aplaudimos esta remuneração".

Pela positiva sublinham ainda uma margem do EBITDA mais forte do que o esperado.

As acções da Sonae Indústria subiam 1,89% para os 4,84 euros mas já dispararam 2,74% para os 4,88 euros.

No entanto, relativamente aos resultados, os analistas do BPI partilham a opinião de outras casas de investimento, ou seja, o impacto vai de "neutro a negativo", com os lucros a ficarem abaixo das estimativas.

"Em suma, os resultados de 2007 não trouxeram grandes surpresas. As nossas atenções estão mais concentradas nas previsões.

Acreditamos que o principal assunto será medir a habilidade da empresa em manter o poder de preços e defender as suas margens do aumento dos custos das matérias-primas. Os ganhos futuros da Sonae não deverão evitar o perfil do ciclo da empresa.

No entanto, pensamos que o mercado deverá estar a descontar um cenário muito pior do aquele que estamos a ver", concluem os analistas.

Registado: 29/11/2007 3:15

por el_Moreira » 6/3/2008 12:30

Passo a citar o seguinte texto

"Mr Pontes

MrPontes:SONI:Resultados Liquidos recorrentes deram prejuízo no 4º T:downgrade.Target 5,50 €

Ontem fiz uma análise rápida à Sonae Industria, constatando um decréscimo de quase 25% dos Resultados Liquidos no 4º Trimestre de 2007, face à média dos Resultados Liquidos dos 3 trimestres anterios de 2007. Agora numa análise mais pormenorizada, verifico que a degradação dos Resultados no 4º trimestre foram profundamente mais negativo. É que o EBITDA do 4º Trimestre foi de 96 M€, com um Resultado Liquido do 4º Trimestre de 15 M€. MAS, o EBITDA RECORRENTE no 4º Trimestre foi de APENAS 62 M€, ou sejam HOUVE CERCA DE 34 M€ de EBITDA não recorrente, que a empresa NÃO explicou do que se tratou, mas que pela informação que tenho poderá ter sido, numa parte significativa,da venda dum terreno que a empresa anunciou em Novembro/07 e que permitiu um encaixe de 26 M€. Ora, se se tirar ao Resultado Liquido de 15 M€ do 4º trimestre de 2007, os referidos 34 M€ de EBITDA NÃO RECORRENTE que estão contidos nos Resultados do 4º Trimestre, VERIFICA-SE que o Resultado Liquido RECORRENTE do 4º trimestre foi de -19 M€ (15 M€-34 M€). Ora, isto é muito negativo para a empresa, ter entrado no VERMELHO, e é uma degradação muito profunda dos Resultados Liquidos recorrentes. E assim, parece-me uma imprevidência, a empresa ir distribuir dividendos, neste cenário de Resultados negativos recorrentes no 4º trimestre, que indiciam uma situação recorrente muito dificil para 2008, e possivelmente ainda 2009. Eu faço um downgrade profundo da SONI, para 5,50 €. Para mim, os Resultados RECORRENTES do 4º Trimestre de 2007 foram MUITO MAUS."

Comentários?

Registado: 28/2/2008 17:35

por Espanador » 6/3/2008 12:19

filipe1970 Escreveu:Nada melhor que o Millenium arranjar esta situação como desculpa para corrigir o price-target risório de 12,50. Manter o price-target de 12,50 seria impensável, mesmo com resultados impensáveis.

Bom dia, os pts já se viu que valem o que valem. Já se pode adivinhar qual o pt que vão colocar... o mesmo que referiram uns meses atraz onde dizem: "no pior dos cenários a Soni vale ..."..
Hoje vejo movimentos estranhos, embora controlados. O fecho de hoje será importante sem duvida.

Registado: 28/12/2006 1:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: LMMV, Phil2014 e 141 visitantes