Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Indústria...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fitas » 6/3/2008 11:45

Se tem visto este tópico, tem visto concerteza que são unanimes em considerarem este título cheio de potencial. É aguardar os bons ventos para as bolsas.


BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

por filipe1970 » 6/3/2008 11:34

Nada melhor que o Millenium arranjar esta situação como desculpa para corrigir o price-target risório de 12,50. Manter o price-target de 12,50 seria impensável, mesmo com resultados impensáveis.
 
Mensagens: 167
Registado: 29/2/2008 16:48

por Zorro » 6/3/2008 10:49

Millennium coloca Sonae Indústria em revisão após resultados abaixo das estimativas
O Millennium Investment Banking colocou em revisão a sua avaliação e a recomendação para os títulos da Sonae Indústria, depois da empresas ter apresentado contas de 2007 que ficaram aquém das previsões. O banco de investimento vai "afinar" os seus números para a empresa liderada por Bianchi de Aguiar.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


O Millennium Investment Banking colocou em revisão a sua avaliação e a recomendação para os títulos da Sonae Indústria, depois da empresas ter apresentado contas de 2007 que ficaram aquém das previsões. O banco de investimento vai "afinar" os seus números para a empresa liderada por Bianchi de Aguiar.

A Sonae Indústria divulgou ontem após o fecho, os resultados do exercício do ano passado, apresentando lucros de 79 milhões de euros, com as receitas ascenderam a 2,1 mil milhões de euros e o EBITDA total da empresa de aglomerados de madeira a atingir os 335 milhões de euros, durante o ano passado.

Em termos trimestrais, as "receitas e lucro líquido vieram abaixo das nossas estimativas, enquanto EBITDA veio 19% acima. Contudo, o EBITDA apresentado comporta 32 milhões de euros de items não recorrentes, devido, entre outros, à venda de um terreno em Pontevedra", salienta o Millennium IB.

"Caso não contabilizássemos estes efeitos não recorrentes, o EBITDA do trimestre teria vindo 22% abaixo dos nossos números, e a margem 13.3% contra 15.5% previsto", destaca o banco de investimento, acrescentando que "depois desta época de resultados, em que a performance operacional ficou aquém do expectável, colocamos a acção debaixo de revisão, para afinarmos os nossos números".

O Millennium IB tinha uma recomendação de "comprar" com um preço-alvo de 12,50 euros para a Sonae Indústria [Cot]. As acções da empresa liderada por Bianchi de Aguiar seguiam a valorizar 1,68% para 4,83 euros, acumulando uma quebra de 27,3% desde o início do ano.

Z
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 351
Registado: 31/3/2006 10:10
Localização: Porto

por dvck » 6/3/2008 1:07

MoneyInMoneyOut Escreveu:Pelo que percibi das noticias, as contas no último trimestre não foram nada famosas. Fortes reduções de vendas, EDBITA e lucros. Alguem pode confirmar se percebeu o mesmo?

Não disseram nada deste ano? Só faz lógica se realmente as coisas estão más.

Aguardo pela vossa ajuda.


O resultado líquido do último trimestre caiu 18% face ao trimestre anterior (de 18 milhões para 15 milhões de euros) e caiu 13% face a igual período do ano de 2006 (de 17 milhões para os tais 15 milhões de euros). Quanto ao volume de negócios também diminuiu no último trimestre de 2007 face ao trimestre anterior: de 511 milhões para 478 milhões de euros (quebra de 6%). :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 16/11/2007 18:38

por MoneyInMoneyOut » 6/3/2008 0:44

Pelo que percibi das noticias, as contas no último trimestre não foram nada famosas. Fortes reduções de vendas, EDBITA e lucros. Alguem pode confirmar se percebeu o mesmo?

Não disseram nada deste ano? Só faz lógica se realmente as coisas estão más.

Aguardo pela vossa ajuda.
 
Mensagens: 123
Registado: 12/1/2008 22:04
Localização: 14

Resultados e cotação actual

por Gncl_C » 6/3/2008 0:25

É impressionante quando se vê a cotação desta empresa desde meio do ano passado, uma perda de 60% no seu valor, quando os resultados foram 147% superiores ao ano anterior.

Acho que é óbvio que a cotação da empresa não espelha o verdadeiro valor da mesma. Mesmo comparando com os valores dos resultados de outras empresas e a sua cotação actual continua a ser díspar:

http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=311199

Uma pergunta pertinente é : será que foram apenas pequenos accionistas a causar esta queda vertiginosa?

Penso que houve fundos que retiraram grande parte da percentagem que tinham deste e de outros títulos...
 
Mensagens: 229
Registado: 18/2/2007 17:55

por Auditor » 5/3/2008 22:35

Cali Escreveu:
Auditor Escreveu:
Cali Escreveu:Auditor,

não consigo encontrar expectativas de resultados anuais em lado nenhum. De onde retiraste a tua informação, por favor?


Agência Reuters :)
Bom almoço para sábado.


Obrigado. Tambem podes vir! Basta quereres! :)


Não posso pq o Beatle torcia-me o pescoço.
Trata bem do [J]uck.

Qt a Sonae Inds podemos assistir a uma subida, até pq os States lá recuperaram. Mas não deve ser só esta a subir amanhã :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por Espanador » 5/3/2008 22:27

Está bonito está...uns falam de stock-split, outros de dividendos, isto está animado por estas bandas... Já cá não vinha a alguns dias e para alem da minha carteira estar desfalcada, vejo que o post está a ganhar "pojança" e vi-me "negro" para me actualizar sobre esta "nina" Soni. Vou considerar isto como um "indicador". :lol:
Hoje foi dia para reforço na "esperança" de um virar de uma nova pagina deste titulo que enfrenta ursos e lobos de garras afiadas e ja teve tempo de curar algumas feridas. Abram arena, deixem o touro entrar. :lol:
PS - Os dividendos tinham de saltar algum dia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 248
Registado: 28/12/2006 1:36

por dvck » 5/3/2008 20:49

nagrakiller Escreveu:soros_69

eu não sou expert mas pelo que me apercebo no momento em que se faz essa distribuição de dividendos existem variações no titulo.

Por exemplo a administração definide que tem direito a dividendo os accionistas da empresa que detiverem acções no dia X no fecho da sessão.

Nos dias antes de X a acção pode subir um pouco devido ao pessoal que acumula para receber mais dividendos. Depois nos dias depois de X a cotação pode descer devido a esses accionistas que fogem da acção logo depois de receberem os dividendos. eu diria "xupistas" :mrgreen:


No dia da distribuição de dividendos a cotação é ajustada pelo exacto valor do dividendo. Por exemplo se o dividendo for de 20 cêntimos, a cotação é ajustada 20 cêntimos para baixo. (penso eu de que...se estiver enganado corrijam-me) :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 16/11/2007 18:38

por nagrakiller » 5/3/2008 20:38

soros_69

eu não sou expert mas pelo que me apercebo no momento em que se faz essa distribuição de dividendos existem variações no titulo.

Por exemplo a administração definide que tem direito a dividendo os accionistas da empresa que detiverem acções no dia X no fecho da sessão.

Nos dias antes de X a acção pode subir um pouco devido ao pessoal que acumula para receber mais dividendos. Depois nos dias depois de X a cotação pode descer devido a esses accionistas que fogem da acção logo depois de receberem os dividendos. eu diria "xupistas" :mrgreen:
 
Mensagens: 30
Registado: 17/10/2007 14:35
Localização: Tomar

gestores versus analistas

por vantel » 5/3/2008 20:36

Antes de mais trata-se de excelentes resultados conseguidos em momentos conturbados por uma empresa multinacional de origem nacional e com maioria do capital tambem nacional.
Trata de uma bela equipa de gestão e devem ser eles a recebem os parabens e não os senhores analistas.
Aproveito para lançar uma questão que me deixa intrigado:
Porque devem as previsões dos analistas(como se pode constactar nos comentarios anteriores) servir de grande referência para o desempenho da acção, mais ainda do que o merito dos proprios resultados? Acham bem?
bons negocios.
 
Mensagens: 19
Registado: 29/11/2007 14:08
Localização: albufeira

por Cali » 5/3/2008 20:05

Auditor Escreveu:
Cali Escreveu:Auditor,

não consigo encontrar expectativas de resultados anuais em lado nenhum. De onde retiraste a tua informação, por favor?


Agência Reuters :)
Bom almoço para sábado.


Obrigado. Tambem podes vir! Basta quereres! :)
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por soros_69 » 5/3/2008 19:55

mlra Escreveu:
O resultado liquido esperadoera de 82 milhões deu euros e o resultado foi de 79 milhões de euros já o dividendo só era esperado pelo mercado em 2008 e no valor de 17 cêntimos.


Boas!

Entre o esperado e o efectivo há uma diferença de 3,5% sensivelmente. Não vejo justificação para a queda que existiu até hoje.

Lucros da Sonae Indústria mais do que duplicam para 79 milhões


Ora se os lucros deste ano duplicam os do ano passado e se finalmente este ano vao passar a distribuir dividendos não existe qualquer razao logica para a desvalorizacao que tem vindo a sofrer. Por outro lado estes resultados só vem dando razao aos Price targets existentes.

"Os títulos avançaram 3,94% para 4,75 euros."

Incrivel como é que 30 min. antes do fecho (sem sairem os resultados) as acçoes sobem a este ritmo.
Depois ainda dizem que não há fugas de informação!!!!!

Cumprimentos
[/quote]

Mas alguem tem duvidas que há fuga de informação????? :D
 
Mensagens: 26
Registado: 29/11/2007 13:31

por mlra » 5/3/2008 19:49

O resultado liquido esperadoera de 82 milhões deu euros e o resultado foi de 79 milhões de euros já o dividendo só era esperado pelo mercado em 2008 e no valor de 17 cêntimos.


Boas!

Entre o esperado e o efectivo há uma diferença de 3,5% sensivelmente. Não vejo justificação para a queda que existiu até hoje.

Lucros da Sonae Indústria mais do que duplicam para 79 milhões


Ora se os lucros deste ano duplicam os do ano passado e se finalmente este ano vao passar a distribuir dividendos não existe qualquer razao logica para a desvalorizacao que tem vindo a sofrer. Por outro lado estes resultados só vem dando razao aos Price targets existentes.

"Os títulos avançaram 3,94% para 4,75 euros."

Incrivel como é que 30 min. antes do fecho (sem sairem os resultados) as acçoes sobem a este ritmo.
Depois ainda dizem que não há fugas de informação!!!!!

Cumprimentos[/quote]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por soros_69 » 5/3/2008 19:48

nagrakiller Escreveu:Suponho que depois de reunidos com os accionistas e caso estes sejam favoráveis à distribuição de dividendos será então definida a data em que isso se processa


Ou seja, se entendi... quem tem direito a dividendos é quem tem acções na data definida de distribuição.

Nesse caso, não faria sentido as acções subirem o valor do dividendo, no dia a seguir a serem anunciados?
 
Mensagens: 26
Registado: 29/11/2007 13:31

por Auditor » 5/3/2008 19:47

Cali Escreveu:Auditor,

não consigo encontrar expectativas de resultados anuais em lado nenhum. De onde retiraste a tua informação, por favor?


Agência Reuters :)
Bom almoço para sábado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por nagrakiller » 5/3/2008 19:44

Suponho que depois de reunidos com os accionistas e caso estes sejam favoráveis à distribuição de dividendos será então definida a data em que isso se processa
 
Mensagens: 30
Registado: 17/10/2007 14:35
Localização: Tomar

sonaei

por benfas » 5/3/2008 19:43

O dividendo e sem duvida bom mas os nossos amigos dos states já viraram a "mesa" e estão vermelhos o que não vai ajudar nada
 
Mensagens: 123
Registado: 24/1/2008 21:38

Quem tem direito a dividendos?

por soros_69 » 5/3/2008 19:38

Suponhamos que comprei hoje Sonae Industria. Após a sessão sairam os valores dos dividendos relativos a 2007...
Eu que comprei hoje tenho direito a dividendos, mesmo sendo relativos ao ano de 2007 em que não tinha destas acções?
Quando/como são pagos os dividendos?
 
Mensagens: 26
Registado: 29/11/2007 13:31

por empirico » 5/3/2008 19:31

O resultado liquido esperadoera de 82 milhões deu euros e o resultado foi de 79 milhões de euros já o dividendo só era esperado pelo mercado em 2008 e no valor de 17 cêntimos.

Tendo em consideração o arrefecimento da economia no 2º semestre pode-se considerar, na minha opinião os resultados excelentes já que os resultados foram ligeiramente abaixo mas em condições económicas adversas no 2º Semestre.

Com estes resultados e a surpresa do dividendo acho que a reacção amanhã vai ser muito positiva mas eu sou suspeito porque tenho posição nesta empresa.

Vou deixar uma referência a estes resultados no meu blog mais logo quem quiser ir ler já sabe é no sítio habitual :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1273
Registado: 5/11/2002 0:16

por Cali » 5/3/2008 19:22

Auditor,

não consigo encontrar expectativas de resultados anuais em lado nenhum. De onde retiraste a tua informação, por favor?
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por Auditor » 5/3/2008 19:18

Tendo em conta que os resultados foram abaixo do esperado tinham que "oferecer" alguma coisa para a acção não cair ainda mais no abismo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por anas » 5/3/2008 19:14

28 cêntimos por acção
Sonae Indústria estreia-se no pagamento de dividendos
A Sonae Industria vai propor aos seus accionistas a distribuição de um dividendo bruto de 28 cêntimos por acção, referente ao exercício de 2007, estreando-se assim na remuneração dos accionistas.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


A Sonae Industria vai propor aos seus accionistas a distribuição de um dividendo bruto de 28 cêntimos por acção, referente ao exercício de 2007, estreando-se assim na remuneração dos accionistas.

"O conselho de administração irá propor à assembleia geral de accionistas a distribuição de dividendos no montante de 28 cêntimos de euro por acção, num total de 39,2 milhões de euros", afirma a Sonae Indústria no comunicado enviado ao regulador do mercado de capitais.

Este dividendo, bruto, representa um "pay out ratio" de 56,4%, tendo em conta os resultados líquidos de 79 milhões de euros apresentados hoje pela empresa, um montante que é mais do dobro do obtido pela Sonae Indústria no ano anterior (32 milhões).

O valor do dividendo proposto representa um "dividend yield" de 5,89%, tendo em conta a cotação de fecho das acções da Sonae Indústria [Cot], na sessão de hoje. Os títulos avançaram 3,94% para 4,75 euros.
 
Mensagens: 1257
Registado: 29/2/2004 22:20
Localização: senhora da hora

por nagrakiller » 5/3/2008 19:13

Meus senhores,
Este é o meu 1º post no caldeirão.
Tenho seguido com muita atenção os posts anteriores e gostei imenso da qualidade geral dos mesmos.

Obrigado James Wheat:

Message from Carlos Bianchi de Aguiar, CEO
“I am delighted that we are reporting the best performance ever in the history of Sonae
Indústria. Turnover increased to 2.1 billion euros, total EBITDA reached 335 million and Net
Profit was 79 million euros.


Infelizmente tenho perdido bastante dinheiro na bolsa com o BCP e EDP com péssimas decisões que fiz mas espero que consiga inverter essa situação com os vossos valiosos ensinamentos.

Espero que a soni esteja já em fase de recuperação e a apresentação de resultados parece-me que vai ajudar nesse sentido. Assim espero.

Bons negócios a todos.
NK
 
Mensagens: 30
Registado: 17/10/2007 14:35
Localização: Tomar

sonai

por benfas » 5/3/2008 19:13

Dividendo proposto 28 centimos ,nada mau apesar de esperar melhor
 
Mensagens: 123
Registado: 24/1/2008 21:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Luzemburg, Majestic-12 [Bot], OCTAMA e 206 visitantes