Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pjota_CALD » 6/3/2008 13:42

As descidas consecutivas têm vindo a arrastar o índice PSI 20 para sul de tal forma que me parece ter quebrado um suporte situado algures por volta dos 10.900 pontos.

Encontrando-se o índice nestes níveis (a negociar nos 10.800 pts) é de esperar que os 10.900 pts se transformem em resistência à subida? E, nesse caso, o novo suporte passará para os 10.300 pts?

A anterior meta dos 11.400 pts para reversão do mercado é cada vez mais uma miragem. Nestas circunstâncias o que se deve esperar do mercado? Eu prevejo novas descidas a testar o novo suporte. Estarei demasiado pessimista?
A independência faz-se pagar bem caro.

Registado: 22/12/2006 11:29

por caralm » 6/3/2008 13:05

tenho uma questao...nao seria mais indicado e dado a instabilidade do mercado esperar por uma possivel subida em vez de vender logo as acçoes?o que me parece é que os valores das acçoes andam a oscilar mto e se em vez de venderes logo e esperares podes tentar minimizar as tuas perdas...

Registado: 3/3/2008 10:46

por bolo » 6/3/2008 10:45

Resina Escreveu:Bolo, corta a cabeça que é o melhor que fazes... :lol: :lol:
Ou então corta ai uma fatia, se for de chocolate é ainda melhor...
Abraço

Nem me fales em cortar a cabeça ou cortar fatias! Isso é o que tenho andado a fazer! E que fatias!

Tenho andado a cantar uma canção muito ruim da minha autoria! Throwing money by the window!

Também vou ter que fazer uma injecção de capital para repor as perdas da minha carteira que já vão em 20% desde Julho.

Acabei de rapar todas as mais valias que tinha feito em 2 anos e assumir as aplicações que, entretanto, fiz com elas, ou seja, assumir algumas coisas que tinha considerado serem à pato.

Estou a entrar no ano da Galinha e não é uma galinha qualquer. É a Galinha dos Ovos Podres! :?

Baaahhh!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Resina » 6/3/2008 1:35

Bolo, corta a cabeça que é o melhor que fazes... :lol: :lol:
Ou então corta ai uma fatia, se for de chocolate é ainda melhor...
Estou a brincar, agora a serio.
Toma atenção a esses erros e aprende algo com isso. Para a proxima evistas que eles aconteçam....
Toma nota e lembra-te sempre que fores vender algo ou investir...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por bolo » 5/3/2008 20:11

Ulisses Pereira Escreveu::)

A primeira grande questão que te coloco é: Normalmente, quando compras uma acção, por que é que tomas essa decisão? Em que é que te baseias para isso?

Um abraço,
Ulisses

Baseio-me numa espécie de AT caseira, do género daquela que fazes, mas olhando mais tempo para os gráficos e tirando menos conclusões, fruto da minha iliteracia nesta área.

O que me leva a decidir negociar, neste caso, comprar, tem sido:

ter dinheiro disponível e querer fazê-lo render a uma taxa superior a 10%. Tenho a ideia que na bolsa conseguiria fazê-lo!

para decidir comprar, actualmente e depois de ler as primeiras 50 páginas do "como ganhar em bolsa", considero:

:arrow: - movimentação ascendente dos mercados. A primeira permissa é: na maioria das situações a tendência mais forte é a do mercado, excepto acontecimentos particulares num título com capacidade para o fazer contrariar o mercado a médio prazo;

:arrow: - possível movimentação ascendente do título no curto prazo, prazo de investimento;

Neste último ponto e depois no primeiro é que reside a questão neste momento; agora inverti a ordem porque quando fiz as minhas últimas compras fi-lo essencialmente para aproveitar a retoma desses títulos e pressupus que já se fizesse sentir também alguma nos mercados, ou seja, fiei-me num fundo que podia não estar estabelecido, aquilo a que se chama andar à procura dos fundos!

Mas julgo que o principal problema está em saber navegar nestas águas de ondas curtas, em que há mais tempo de rebentamento do que para surfar, o que nos obriga a não falhar na entrada ou, se falharmos, não entrar e sobretudo não acreditar em subidas a não ser que elas temem a aparecer.

É uma vida!
Mais uma aula facturada!

Erros principais:

Portucel com preço médio de 2,15 em que fui adiando a colocação de um stop definido mentalmente para os 2,15 quando elas estavam a 2,20. Erro crasso não ter dado a ordem com esse stop mental quando o defini!
Ontem, vendi metade a 2,06, por finalmente me ter convencido que ela está a desenhar um fall-back! Grande negócio! Parece que hoje confirmou. Se amanhã, vacilar e descer, vendo o resto.

Sonae Ind. com preço médio de 5,05 e vendida ontem a 4,62 por considerar que ela tinha quebrado a linha ascendente formada pelos fundos de 4,40 e de 4,55. Afinal com o stick de hoje parece que se pôs outra vez acima. A ver pelo fecho de hoje, reentro amanhã depois das 13h se depois dessa hora ela estiver a subir acima do fecho de hoje.

Altri comprada a 4,34 vendida ontem a 4,30, depois de a ter a valorizar 6%, por não querer estar dentro nesta descida. Nem neste caso, e por uns meros 0,04€, conseguir fazer pelo menos o nulo, já nem queria mais valias! Mas não, mais umas menos valias que é para aprender! Na certa vou vê-la subir mais 8% entretanto, mas agora de fora. :shock:

Galp comprada a 16,95 no início do mês, aguentou o mês todo sem grandes estragos. Anteontem, accionou o stop também a perder mas saiu antes da queda de ontem de 4%.
Aqui feliz porque podia ter sido bastante pior. Ou seja a minha felicida de resume-se a isto!
:mrgreen: :shock: :P :) :| :? :( :evil:

Podem agora bater-me violentamente mas considerem que eu também me vou auto-flagelar um pouco esta noite! A ideia seria encontrar um ponto de equilíbrio, pelo menos aqui!

Ulisses e companhia, erros nas minhas vendas e na leitura que faço ao considerar que posso voltar a entrar, principalmente na Sonae Ind. e em outras pela mesma ordem de ideias?

por Ulisses Pereira » 5/3/2008 15:00

:) Está óptimo o teu post e a imagem que utilizaste para descrever a tua situação é bem sugestiva. Tornarmo-nos em investidores de sucesso não se faz de um dia para o outro, embora muitos - por terem apanhado uma fase boa do mercado accionista - muitas vezes acreditem que sim.

A primeira grande questão que te coloco é: Normalmente, quando compras uma acção, por que é que tomas essa decisão? Em que é que te baseias para isso?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bolo » 5/3/2008 14:22

Ulisses Pereira Escreveu:
O facto de ter perdido bastante está-me a fazer investigar e querer saber sempre mais. Ou pelo menos aprender a estar atento aos movimentos bolsistas, nomeadamente, perceber quando devo voltar a entrar no mercado.

Por esta frase, depreendo que já vendeste as tuas acções. Teres conseguido assumir o erro e respeitares a tendência é sinal de que já consegues fazer uma das coisas mais dífíceis na vida de um investidor.

E, de certeza, que essas perdas te fizeram tentar identificar os erros que cometeste. Era a isto que me referia. Porque quando se ganha, ninguém pára para pensar. Continua-se a negociar porque as coisas correm bem, sem nos questionarmos verdadeiramente o porquê das coisas. Quando se perde, reflectimos profundamente sobre os nossos erros.

Claro que coisas como "nunca acreditar nos rumores", "seguir a tendência", "Cortar as perdas", utilizar stops, definir planos de saída caso as coisas corram mal, perceber exactamente as nossas verdadeiras motivações quando abrimos uma posição, são essenciais. Mas cada investidor comete os seus próprios erros. E quando digo que é nestas alturas que os investidores mais aprendem é porque só nestas ocasiões eles reflectem verdadeiramente sobre o que andam a fazer...

Um abraço,
Ulisses

Avé Ulisses,

Incansável naquilo que são as correctas permissas da negociação em bolsa e na chamada de atenção para os erros mais comuns.

É engraçado que para mim o erros mais comuns deixa de ser assumir os erros, isto para os que consigo identificar.

Para mim, a coisa mais dificil, na pele de "investidor" (embora conroverso, eu diria mais "especulador"), para além de ser conseguir identificar muitos comportamentos que certamente estão errados, é ganhar dinheiro.

Concretizando, a coisa mais dificil tem sido escolher o momento de entrada e saída num título e largar a prática de um desporto que faz mal à saúde e que é o Surf no Lado Errado da Onda. Faz-me lembrar o "Dark Side of The Mon", mas na versão quebra costas!
:shock:
Imaginem a ondulação das cotações. Eu tenho tendência para entrar na crista da onda, partir-me todo no rebentamento e sair com stop na areia. Depois esfrego-me todo na praia para tirar a areia, limpo os olhos, restabeleço as forças e olho para o mar já novamente com uma onda belíssima.

Ultimamente quando isto acontece significa que estou novamente na eminência de começar um novo ciclo de sofrimento. :?

Já estive mais longe de criar um tópico chamado Perdedores em Bolsa Anónimos, onde possa falar abertamente sobre os meus problemas (mas com a voz distorcida, ou melhor, com um nick, que já é um nome fíctício, distorcido). 8-)

Se calhar resolveria o problemas ter umas aulas disto, não?!

Embora, me pareça que não seja dos piores, continuo, desde Julho 2007, a falhar o objectivo que é surfar no lado certo da onda, mesmo em tempo de crise.

Conclusão "queria" ser pro!

Ajude-me, sff! :twisted: :twisted: :twisted:

por Ulisses Pereira » 5/3/2008 12:56

1998 ou 2001? Essa é a grande questão. Em 1998 foi algo claramente localizado e em que a Economia conseguiu reagir rapidamente. Em 2001 (meados de 2000, seria mais correcto) foi algo muito mais estrutural já que foi o rebentar de uma bolha. Quem sabe não estaremos agora numa situação mais intermédia entre esses dois momentos de domínio dos ursos?

Mas essa é uma questão chave, sem dúvida.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por habanero04 » 5/3/2008 11:03

planador Escreveu:Agradeço a resposta, de facto eu já estou fora do mercado e vendi para não perder mais. Sempre tive a coragem de vender a perder, para não perder ainda mais. Quero sim aguardar um bom momento para reentrar, nem que tenha de esperar um ano para o fazer. Uma questão que me faz pensar é se o momento que atravessamos se pode comparar ao de 1998, ainda relativamente antes do período bear, após o qual houve uma forte subida, ou se poderemos já estar a entrar em algo idêntico ao período de 2001/2002.

Não tinha percebido que já tinhas saltado fora, mas se assim é ainda bem que tens esse discernimento. Quanto ao momento para entrar, cá estamos para ver o que acontece, mas como deves calcular ninguém é capaz de neste momento te assegurar se o que se vai passar a seguir vai ser idêntico a 1998 ou a 2001. Resta esperar para ver.

planador Escreveu:O texto "postado" neste fórum de um analista americano, que prevê o fim de novos bull market na próxima geração, deixou-me algo apreensivo. No entanto parece-me mais uma expressão do sentimento bear de quem a escreveu, do que uma análise fundamentada. E se o mercado vai descer mais, como tudo indica, penso que seria vantajoso que acontecesse o mais rápido possível, para que as estratégias e planos para o futuro se pudessem estabelecer com outra clareza.

Acho que opiniões há muitas, mas não significa que todas as notícias sejam espelho do que se vai passar na realidade. Cada um acredita no que acha que deve acreditar.

Registado: 8/11/2007 17:14

por rsacramento » 4/3/2008 22:40

estava a responder à scpnuno :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 12:50

por bandeirax » 4/3/2008 22:09

rsacramento Escreveu:légau, nem sempre, como se vê; já decente depende das cabeças...

vou meditar nesta frase por 2 dias. sou disciplinado. estabeleci o meu stop e os meus quotes de saída, o objectivo de ganhos etc.
Sim! 2 dias.
Penso que ao fim deste tempo já terei conseguido decifrar a frase e ganhar algum guito e experiência.
Oremos senhor!!!!!!!!!!!!!

Registado: 29/11/2007 2:12

por rsacramento » 4/3/2008 21:57

légau, nem sempre, como se vê; já decente depende das cabeças...

por bandeirax » 4/3/2008 21:57

rsacramento Escreveu:
Meu caro Ulisses não podes esquecer um grande motor desta coisa chamada bolsa. O prazer do jogo. Por mais racional que queiras ser é um factor sociológico que não deves ignorar. Daí a levar à aprendizagem vai um longo passo. Quem é viciado no JOGO, não pára para reflectir. Já sei que não lhes chamas investidores, mas também fazem parte do processo do sobe e desce.

para grande gáudio e proveito dos profissionais, como diria Alex Elder, o autor duns livros que ando a ler: a ideia dele é que para se ganhar em bolsa é necessário ser-se absolutamente disciplinado (ter um plano prévio de entrada, saída e de stops)
ele chega a comparar um jogador a um alcoólico

com ou sem disciplina estão cá todos. até os alcoólicos!!!!

por scpnuno » 4/3/2008 21:50

rsacramento Escreveu:tirando as respostas fáticas, penso que muitos não têm mesmo essa apetência, outros nao têm as ferramentas ou a disponibilidade
NB eu disse fáticas :wink:

(Poissss, como eu tinha referido, é um problema de ferramentas)

rsacramento Escreveu:ter um plano prévio de entrada, saída e de stops)

Eu começo a ficar preocupada com esta coisa da bolsa. Ele é ferramentas, alcoolismo, vicios... gente, isto é legal, ao menos? porque decente, não é de certeza
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por rsacramento » 4/3/2008 21:43

Meu caro Ulisses não podes esquecer um grande motor desta coisa chamada bolsa. O prazer do jogo. Por mais racional que queiras ser é um factor sociológico que não deves ignorar. Daí a levar à aprendizagem vai um longo passo. Quem é viciado no JOGO, não pára para reflectir. Já sei que não lhes chamas investidores, mas também fazem parte do processo do sobe e desce.

para grande gáudio e proveito dos profissionais, como diria Alex Elder, o autor duns livros que ando a ler: a ideia dele é que para se ganhar em bolsa é necessário ser-se absolutamente disciplinado (ter um plano prévio de entrada, saída e de stops)

por bandeirax » 4/3/2008 20:40

planador Escreveu:Ulisses muito obrigado pela resposta. Vai ao encontro do que eu estava a pensar. No entanto apesar de eu só ter começado a investir em bolsa há cerca de 8 meses, penso que muita gente com mais experiência também foi apanhada de surpresa pela forte quebra registada no início deste ano. O que me leva a pensar que nem sempre a experiência é o suficiente para evitar perdas. Será?

Obrigado,
Abraço.

De facto há pessoas com azar no tempo de entrada.

por planador » 4/3/2008 20:38

Ulisses muito obrigado pela resposta. Vai ao encontro do que eu estava a pensar. No entanto apesar de eu só ter começado a investir em bolsa há cerca de 8 meses, penso que muita gente com mais experiência também foi apanhada de surpresa pela forte quebra registada no início deste ano. O que me leva a pensar que nem sempre a experiência é o suficiente para evitar perdas. Será?

Obrigado,
Abraço.

Registado: 4/3/2008 19:00

por bandeirax » 4/3/2008 20:36

Ulisses Pereira Escreveu: E quando digo que é nestas alturas que os investidores mais aprendem é porque só nestas ocasiões eles reflectem verdadeiramente sobre o que andam a fazer...
Ulisses

Um abraço

por planador » 4/3/2008 20:30

habanero04

Agradeço a resposta, de facto eu já estou fora do mercado e vendi para não perder mais. Sempre tive a coragem de vender a perder, para não perder ainda mais. Quero sim aguardar um bom momento para reentrar, nem que tenha de esperar um ano para o fazer. Uma questão que me faz pensar é se o momento que atravessamos se pode comparar ao de 1998, ainda relativamente antes do período bear, após o qual houve uma forte subida, ou se poderemos já estar a entrar em algo idêntico ao período de 2001/2002.

O texto "postado" neste fórum de um analista americano, que prevê o fim de novos bull market na próxima geração, deixou-me algo apreensivo. No entanto parece-me mais uma expressão do sentimento bear de quem a escreveu, do que uma análise fundamentada. E se o mercado vai descer mais, como tudo indica, penso que seria vantajoso que acontecesse o mais rápido possível, para que as estratégias e planos para o futuro se pudessem estabelecer com outra clareza.

Obrigado pelas respostas.
Abraços.

por Ulisses Pereira » 4/3/2008 20:18

O facto de ter perdido bastante está-me a fazer investigar e querer saber sempre mais. Ou pelo menos aprender a estar atento aos movimentos bolsistas, nomeadamente, perceber quando devo voltar a entrar no mercado.

Por esta frase, depreendo que já vendeste as tuas acções. Teres conseguido assumir o erro e respeitares a tendência é sinal de que já consegues fazer uma das coisas mais dífíceis na vida de um investidor.

E, de certeza, que essas perdas te fizeram tentar identificar os erros que cometeste. Era a isto que me referia. Porque quando se ganha, ninguém pára para pensar. Continua-se a negociar porque as coisas correm bem, sem nos questionarmos verdadeiramente o porquê das coisas. Quando se perde, reflectimos profundamente sobre os nossos erros.

Claro que coisas como "nunca acreditar nos rumores", "seguir a tendência", "Cortar as perdas", utilizar stops, definir planos de saída caso as coisas corram mal, perceber exactamente as nossas verdadeiras motivações quando abrimos uma posição, são essenciais. Mas cada investidor comete os seus próprios erros. E quando digo que é nestas alturas que os investidores mais aprendem é porque só nestas ocasiões eles reflectem verdadeiramente sobre o que andam a fazer...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por habanero04 » 4/3/2008 20:08

planador Escreveu:Quem tem a coragem de continuar a seguir os mercados, aprende nos momentos de queda as suas mais importantes lições que o poderão tornar um investidor de sucesso.

Um abraço,
Ulisses

Antes de mais nada quero enviar uma saudação muito especial aos moderadores deste forum, em especial ao Ulisses Pereira, cujas análises tenho lido atentamente. É a primeira vez que participo, no entanto desde Janeiro que leio diariamente este fórum. Não tenho conhecimentos técnicos que possa ensinar. Tento aprender sobre as variações, tendências e a bolsa em geral. Não penso abandonar a bolsa nos próximos tempos, pois sou mais um dos que perdeu muito com as súbitas quedas no início deste ano e quero recuperar essas perdas. Vou portanto ficar atento ao que aqui escreverem.

O facto de ter perdido bastante está-me a fazer investigar e querer saber sempre mais. Ou pelo menos aprender a estar atento aos movimentos bolsistas, nomeadamente, perceber quando devo voltar a entrar no mercado. Mas como retirar lições nesta época de quedas? Ulisses, que conclusões verdadeiramente importantes se podem aprender nestes períodos para que não se volte a cometer as mesmas asneiras?

Agradeço desde já a atenção.
Grande abraço.

Penso que deves equacionar seriamente se vale a pena continuares investido e se não será melhor venderes agora a perder X do que daqui a algum tempo estares a perder mais. Este tipo de lição já aprendi, não ficar com o menino nos braços quando está tudo a cair.

Registado: 8/11/2007 17:14

por bandeirax » 4/3/2008 20:02

Mas como retirar lições nesta época de quedas? Ulisses, que conclusões verdadeiramente importantes se podem aprender nestes períodos para que não se volte a cometer as mesmas asneiras?

Follow the trend!!

por pvg80713 » 4/3/2008 20:02

a primeira grande lição penso que deveria ser a do uso de Stops.
cumprimentos

Registado: 19/4/2005 11:11

por bandeirax » 4/3/2008 20:00

[quote="planador"] Mas como retirar lições nesta época de quedas? Ulisses, que conclusões verdadeiramente importantes se podem aprender nestes períodos para que não se volte a cometer as mesmas asneiras?

por planador » 4/3/2008 19:55

Quem tem a coragem de continuar a seguir os mercados, aprende nos momentos de queda as suas mais importantes lições que o poderão tornar um investidor de sucesso.

Um abraço,
Ulisses[/quote]

Antes de mais nada quero enviar uma saudação muito especial aos moderadores deste forum, em especial ao Ulisses Pereira, cujas análises tenho lido atentamente. É a primeira vez que participo, no entanto desde Janeiro que leio diariamente este fórum. Não tenho conhecimentos técnicos que possa ensinar. Tento aprender sobre as variações, tendências e a bolsa em geral. Não penso abandonar a bolsa nos próximos tempos, pois sou mais um dos que perdeu muito com as súbitas quedas no início deste ano e quero recuperar essas perdas. Vou portanto ficar atento ao que aqui escreverem.

O facto de ter perdido bastante está-me a fazer investigar e querer saber sempre mais. Ou pelo menos aprender a estar atento aos movimentos bolsistas, nomeadamente, perceber quando devo voltar a entrar no mercado. Mas como retirar lições nesta época de quedas? Ulisses, que conclusões verdadeiramente importantes se podem aprender nestes períodos para que não se volte a cometer as mesmas asneiras?

Agradeço desde já a atenção.
Grande abraço.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Ferreiratrade, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 118 visitantes