Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tm1950 » 18/3/2008 22:06

Artista,

Eu também não sou accionista, nem tenho intenções de o ser.
O preço de subscrição destas novas acções não pode ser inferior ao valor nominal, ou seja 1 euro.
Como o comunicado do Banif fala em ágio, esse preço deve ser superior ao valor nominal.
A menos que o CA proponha que não haja lugar a ágio, atendendo à evolução dos mercados.
Saudações bolsistas,
CM

Registado: 29/11/2007 13:54

por artista_ » 18/3/2008 20:36

tm1950 Escreveu:Artista
Estou-me a basear apenas ma última informação que conheço.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR17352.pdf

Nos termos do nº (ii) alíneas d) e e) haverá um prémio de emissão a definir pelo CA, em função da evolução dos mercados.

Face ao estado dos mercados, esse prémio de emissão pode ser igual a zero e assim a subscrição dessas acções seria a 1 euro, pois não pode ser menos. No entanto, parece-me mais provável que haja um prémio superior a zero.
A Assembleia Geral de 31 de Março decidirá.

tm1950,

Não sou propriamente a pessoa indicada para melhor analisar isto, nem sequer sou accionista do Banif, mas pelo que li parece-me que a subscrição será a 1 euro, pela notícia que veio no negocios.pt...

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 18/3/2008 20:30

Ulisses, isto já foi falado aqui algumas vezes, mas o que me pergunto é como é que uma administração, supostamente competente, faz isso?! e, ao fazê-lo não poderia ser acusada de não defender os interesses dos seus accionistas?!

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Ulisses Pereira » 18/3/2008 13:42

artista, distribuir dividendos e aumentar o capital é uma autêntica operação "engana tolos" que destrói valor para os seus accionistas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por tm1950 » 18/3/2008 13:17

Artista
Estou-me a basear apenas ma última informação que conheço.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR17352.pdf

Nos termos do nº (ii) alíneas d) e e) haverá um prémio de emissão a definir pelo CA, em função da evolução dos mercados.

Face ao estado dos mercados, esse prémio de emissão pode ser igual a zero e assim a subscrição dessas acções seria a 1 euro, pois não pode ser menos. No entanto, parece-me mais provável que haja um prémio superior a zero.
A Assembleia Geral de 31 de Março decidirá.
Saudações bolsistas,
CM

por artista_ » 18/3/2008 12:43

tm1950, a administração disse que iam precisar que os accionistas "entrem" com 50 milhões de euros neste AC, se por cada 5 cada accionista tem direito a subscrever uma nova e o capital do Banif tem 250 milhões de títulos, é fácil fazer as contas, cada nova acção será subscrita a 1 euro... a não ser que me esteja a escapar alguma coisa!?

Eu não percebo é porque é que o banco distribui dividendos?! Vão dar 15 cêntimos por acção, ou seja, 75 cêntimos por cada 5, e depois pedem aos accionistas 1 euro por cada 5?!?!? se não distribuissem dividendo se calhar nem precisavam do AC, mas o pior é que os 75 cêntimos que vão distribuir são taxados pelo estado a 20% ou seja na prática os accionistas só recebem 60 cêntimos por cada 5 acções... perdem os accionistas, ganha o estado, mas a função da administração de uma empresa não salvaguardar os interesses dos seus accionistas?!

Boa semana para todos

por tm1950 » 18/3/2008 9:59

clp77 Escreveu:nunca fui a aumento de capital...
como se faz para depois comprar essas acçoes a 1 euro?
aparece a opção de compra na conta automaticamente?

Não está ainda decidido o valor. É muito provável que seja superior a 1 euro.
Saudações bolsistas,
CM

por filipe1970 » 18/3/2008 2:23

clp77 Escreveu:nunca fui a aumento de capital...

Receberá um comunicado por correio do seu Banco.

Registado: 29/2/2008 16:48

por clp77 » 18/3/2008 1:06

nunca fui a aumento de capital...

Registado: 19/12/2007 18:52

BANIF

por enid » 16/3/2008 21:41

Caro jony-cash, não compreendo bem a tua analise, tu pensas que o aumento de capital podera servir para finança re a crise dos mercados. A tua analise poderia ser compreensível se o BANIF não tivesse realizado benefícios em 2007 superiores a 2006 , mesmo com a crise dos mercados o BANIF realizou lucros de mais de 100 Milhões de euros, penso que o aumento de capital não tem nada haver com isso. Para já não sou accionista, mas penso que esta operação podera revelar se bastante interessante para os que estam dentro.
Saudações.

Registado: 29/11/2007 3:07

por jony_cash » 16/3/2008 18:38

Boa tarde a Todos,

Este aumento de capital é um pouco preocupante não sei se se lembram mas o Banif perdeu 11 milhões com a crise "writedowns" quem me garante que isso não irá continuar ou seja mais perdas e este aumento de capital não servirá para conter as percas?
Estás dúvidas aumento o risco de investimento no Banif visto que o cenário internacional não é para melhorar mas sim para piorar. Qual a vossa opinião não será arriscado investir no Banif ver mesmo em bancos neste momento de incerteza?

BN

Registado: 31/8/2007 20:30

por mapaman » 16/3/2008 16:17

Boas,gostaria de saber até quando se pode comprar Banif,para ter direito às condições do AC.
obrigado

Registado: 24/1/2008 22:05

por Zenith » 16/3/2008 13:03

Qual o intervalo que preveem para as 50M de acções a subscrever por entrada de dinheiro?

Registado: 29/11/2007 14:36

por artista_ » 16/3/2008 12:07

filipe1970 Escreveu:
FranciscoC Escreveu:Caros,

Tenho 500 acções do Banif. Agradeço que me expliquem em detalhe as implicações do AC do BANIF.

Francisco

Está claramente escrito na mensagem anterior:
Receberás 100 acções automaticamente com valor nominal de 1 EUR e poderás adquirir mais 100 acções a 1 EUR, tendo para tal gastar 100 Euros.

Pois é isso mesmo, embora no artigo esteja o valor nominal e não o que vai custar a acção, embora neste caso va dar ao mesmo... o Banif tem emitidos 250 milhões de títulos, como por cada 5 os accionistas terão direito a comprar uma nova e o banco precisa de 50 milhões de euros, dá 1 euro por cada... é só fazer as contas :wink:

Bom Domingo para todos

por filipe1970 » 16/3/2008 2:54

FranciscoC Escreveu: E, também se o preço das acções que vou ter de compar são, efectivamente, a 1 Euro ou se serão ao valor da cotação da data em que se realize o AC?

O valor nominal de cada acção foi estabelecido em um euro.

por FranciscoC » 15/3/2008 17:22

filipe1970,

Essa parte eu percebi. O que não percebi é o que acontece ao valor da acção do Banif, que actualmente está a 2,85. E, também se o preço das acções que vou ter de compar são, efectivamente, a 1 Euro ou se serão ao valor da cotação da data em que se realize o AC?

Agradeço os vossos esclarecimentos!

Francisco

Registado: 29/11/2007 3:28

por AikyFriu » 15/3/2008 15:24

A compra destas acções a 1€+0€, como é que se reflectirá na cotação? as acções não descerão mais do que 20%?

Alguém sabe quando será o AC?

Registado: 23/2/2008 20:24

por filipe1970 » 15/3/2008 15:00

FranciscoC Escreveu:Caros,

Tenho 500 acções do Banif. Agradeço que me expliquem em detalhe as implicações do AC do BANIF.

Francisco

Está claramente escrito na mensagem anterior:
Receberás 100 acções automaticamente com valor nominal de 1 EUR e poderás adquirir mais 100 acções a 1 EUR, tendo para tal gastar 100 Euros.

por FranciscoC » 15/3/2008 13:53

Caros,

Francisco

Registado: 29/11/2007 3:28

por Nyk » 14/3/2008 19:59

Aumento de capital
Accionistas do Banif poderão receber duas acções por cada cinco detidas
Os accionistas do Banif podem subscrever uma acção por cada cinco detidas no aumento de capital do banco. Além disso, parte desta operação vai ser realizada através de reservas, pelo que por cada cinco acções os accionistas receberão directamente mais uma.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

Os accionistas do Banif podem subscrever uma acção por cada cinco detidas no aumento de capital do banco. Além disso, parte desta operação vai ser realizada através de reservas, pelo que por cada cinco acções os accionistas receberão directamente mais uma.

O Banif emitiu esta tarde um comunicado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) onde esclareceu alguns pormenores sobre o aumento de capital.

No total, o aumento de capital ascende a 100 milhões de euros, mas metade será feita através de reservas e a outra metade será realizada com recurso ao mercado de capitais.

Assim sendo, o banco liderado por Horácio Roque definiu que por cada cinco acções detidas os accionistas vão receber directamente mais uma.

Os outros 50 milhões de euros serão realizados por novas entradas de dinheiro, pelo que por cada cinco acções detidas, os accionistas poderão subscrever um título. O valor nominal de cada acção foi estabelecido em um euro.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Fitch mantém risco do Banif em posição estável

por ojardineiro » 13/3/2008 21:10

A agência de notação financeira Fitch reiterou hoje a classificação de 'BBB+' para o risco de incumprimento da dívida do Banif, prevendo uma perspectiva 'estável' para a sua evolução.

Numa nota divulgada hoje, a Fitch diz que esse 'rating' (o sétimo melhor num conjunto de 27) reflecte uma rentabilidade sólida da instituição, uma capitalização adequada uma qualidade de activos "razoável".

Além disso, espelha a quota de mercado "modesta" do banco no mercado português e a sua forte presença nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Um aumento dos depósitos de clientes e uma melhoria das receitas pode justificar uma revisão em baixa do risco de crédito, alertou a Fitch.

Por outro lado, o risco de crédito pode ser revisto em alta se a situação económica em Portugal se deteriorar e afectar a qualidade dos activos do banco e a sua rentabilidade.n

Lusa

Registado: 29/11/2007 11:19

por tm1950 » 1/3/2008 19:10

João

Parece-me que não será exactamente como referiste.
O AC é de 100 M, sendo 50 por incorporação e 50 por subscrição.

Quem tem 1.000 acções terá direito a 200 novas por incorporação (uma por cada cinco) e ainda a subscrever outras 200 por um valor não anunciado e que eu estimo não seja superior a 2 euros.

No pressuposto da subscrição ser a 2 euros por acção, o accionista com as 1.000 acções ficaria com 1.400 e teria dispendido mais 400 euros.
Saudações bolsistas,
CM

Aumento Capital Banif

por joao4702 » 1/3/2008 17:34

Caros,

Para ajudar a perceber este aumento de capital dou aqui uma pequena ajuda que espero ser útil.

Primeiro vamos ver alguns dados sobre o banif:

Nº. Acções 250.000.000
Preço (Fecho)/acção 2,95 €
Capitalização Bolsista 737.500.000 €

Aumento de Capital de 100.000.000 € (mas só 50% é por entrada dos accionistas, os restantes são por incorporação de reservas)

Vamos assumir para simplificar que cada nova acção tem um desconto de 20% face ao valor actual, ou seja, de 2,36 €.

Então, logo seriam emitidas 21.186.440 novas acções a 2,36 € cada.

Vamos agora ver o valor de ajuste teórico do Banif pressupondo que as acções antes do dia de ex-rights valem exactamente o mesmo de hoje (o que duvido):

Então a conta é:

737.500.000 € + 21.186.440 acções x 2,36€ a dividir por 271.186.440 acções

isto daria algo como 2,90 € /acção

Este é um aumento de capital de uma dimensão muito pequena é de apenas 0,0678 vezes o valor do Banif.

Sabem de quanto foi o da Inapa vou dizer-vos que foi de 4,50 x o valor da Inapa.

Agora comparem...nada a ver.

O impacto de um aumento de capital deste tipo não deveria ser assim tão negativo mas como estamos em bear acontece.

Um investidor que tenha 1000 acções do banif apenas terá que comprar 85 acções aproximadamente. para manter a mesma posição.

Depois a questão do horácio Roque ter uma grande % e subscrever a totalidade parece-me um bom pronuncio.

Abraço

Registado: 21/9/2006 10:04

por jony_cash » 1/3/2008 10:29

[quote="Titleist"][quote="filipe1970"]
O que tu acabas de descrever, foi justamente o que aconteceu com a Inapa. Mas houve por aí bastantes aumentos de capital sem aquisição de direitos e eventual compra de novas acções. Porque existem estes vários tipos de aumento de capital ? A "versão" do aumento de capital com aquisição de direitos é sempre bastante prejudicial para quem está dentro a longo prazo e não pretende aumentar a sua posição.[/quote]

Exacto, daí eu ter dito que será 1 aumento ao estilo INAPA, com a diferença, penso que inquestionável, de que o BANIF, não está nem de perto nem de longe, numa situação igual ou idêntica à da INAPA aquando do aumento de capital da mm. O meio é o mm, mas os fins são diferentes. É prejudicial na eventualidade de não quereres subscrever novas acções, via direitos, e procederes á sua alienação por 1 preço inferior ao preço previamente definido. O objectivo desta operação foi explicado, os accionistas que acreditam nele e apostam no BANIF a médio/longo prazo seguramente farão os possiveis para ir ao aumento de capital. Nem todas as operações de aumento de capital correm mal, como por exemplo, ocorreu, na visão de alguns, no caso da INAPA.

Tendo em conta a qt de acções que possuis e o valor pelo qual as compraste, das duas uma, ou és um investidor a longo prazo e manténs vivas as razões pelas quais investiste no BANIF e aí, estás tranquilo ... acreditas no projecto, na equipa de gestão, na administração, ou então, assumes que esse não seria o teu objectivo inicial, assististe ás quedas com a perspectiva de que isto iria mudar, o que não aconteceu e que estás com perdas potenciais de 50% (100% para recuperar) e que perante este facto, a tua situação é bem complicada, pq esta operação ainda fará baixar mais a cotação.

Sinceramente desejo que estejas na 1ª opção, que possas e te seja possivel ir ao aumento de capital, pq desta forma, tb, baixarás o teu preço médio.[/quote]

Concordo com o que disse o Titleist a tua situação filipe1970 é complicada de qualquer forma ficas a perder mas a se fores ao aumento de capital é a opção onde perdes menos mas tens que injectar mais capital o que se a situação piora terás de assumir mais perdas. De qualquer forma deves ser tu a decidir veres os prós e os contras e se podes ou não continuar na posição. Como já se falou aqui no Caldeirão não se deve tornar uma posição curta em posição longa o teu caso não me parece ser esse. No entanto na minha opinião acho que nunca devias ter deixado chegar a esta situação ou seja devias ter tido um stop loss e sair da posição e assumir as perdas quando ainda era tempo visto que o valor investido ainda era bastante considerável.

BN

Registado: 31/8/2007 20:30

por Titleist » 29/2/2008 22:54

filipe1970 Escreveu:O que tu acabas de descrever, foi justamente o que aconteceu com a Inapa. Mas houve por aí bastantes aumentos de capital sem aquisição de direitos e eventual compra de novas acções. Porque existem estes vários tipos de aumento de capital ? A "versão" do aumento de capital com aquisição de direitos é sempre bastante prejudicial para quem está dentro a longo prazo e não pretende aumentar a sua posição.

Exacto, daí eu ter dito que será 1 aumento ao estilo INAPA, com a diferença, penso que inquestionável, de que o BANIF, não está nem de perto nem de longe, numa situação igual ou idêntica à da INAPA aquando do aumento de capital da mm. O meio é o mm, mas os fins são diferentes. É prejudicial na eventualidade de não quereres subscrever novas acções, via direitos, e procederes á sua alienação por 1 preço inferior ao preço previamente definido. O objectivo desta operação foi explicado, os accionistas que acreditam nele e apostam no BANIF a médio/longo prazo seguramente farão os possiveis para ir ao aumento de capital. Nem todas as operações de aumento de capital correm mal, como por exemplo, ocorreu, na visão de alguns, no caso da INAPA.

Tendo em conta a qt de acções que possuis e o valor pelo qual as compraste, das duas uma, ou és um investidor a longo prazo e manténs vivas as razões pelas quais investiste no BANIF e aí, estás tranquilo ... acreditas no projecto, na equipa de gestão, na administração, ou então, assumes que esse não seria o teu objectivo inicial, assististe ás quedas com a perspectiva de que isto iria mudar, o que não aconteceu e que estás com perdas potenciais de 50% (100% para recuperar) e que perante este facto, a tua situação é bem complicada, pq esta operação ainda fará baixar mais a cotação.

Sinceramente desejo que estejas na 1ª opção, que possas e te seja possivel ir ao aumento de capital, pq desta forma, tb, baixarás o teu preço médio.

Registado: 5/12/2006 16:44

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, latbal, MEL1980, nbms2012, OCTAMA, PAULOJOAO e 62 visitantes