Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ptc - update

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ptc

por Tennis » 14/5/2003 3:14

Obrigado pelo reparo basher.

Muito interessante essa sua perspectiva do MACD.

De facto, em tese geral, quando o MACD entra em zona negativa, normalmente, espera-se um período de queda prolongada.

Até porque dos três indicadores técnicos (RSI,SO,MACD), o MACD é o menos reactivo, ou seja, é um indicador mais de longo prazo, enquanto o RSI será de médio prazo e o SO de curto prazo. Isto visto as coisas de forma muito simplista.

Ora, sendo o MACD um indicador de longo prazo e o menos reactivo, determinada uma tendência, neste caso eventualmente curta, demora tempo a inverter essa tendência, até que o MACD comece a inverter, e, finalmente fique positivo.

Agora, o que também é um facto é que assinalas-te aí uma relação muito interessante entre o MACD negativo e as fortes quedas da PTC.

Nunca tinha reparado nisso, e, de facto, é quase matemático.

O MACD já está negativo na PTC, vamos a ver se se confirma mais uma vez essa regra.

Oxalá que sim (estou curto), faço votos que assim seja, com o devido respeito que tenho pelos bulls da ptc.

Obrigado pela atenção basher,

Abraço,

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

Só um reparo.

por basher » 14/5/2003 2:20

Só queria frisar que se olharmos para O MACD ele já está negativo. Olhando para o gráfico da PT podemos verificar que quando o MACD se torna negativo a PT cai a sério. Se este não for um sinal falso podem vir aí grandes quedas para a PT. Segue adjunto um boneco a ilustrar. Os linhas verticais azuis marcam esses momentos.

Neste momento estou fora da PT. Dou-lhe mais um ou dois dias para confirmar a tendencia negativa e a quebra dos 6.32/6.33 antes de entrar. Até pode ser que entre já hoje (quarta-feira).

Queria também dizer-lhe que sou um leitor assíduo das suas análises assim coma das do GPinto, espero que continuem pois enriquecem muito o Caldeirão.
Anexos
PT-Macd.png
PT-Macd.png (44.28 KiB) Visualizado 989 vezes
Riding the wave..

Registado: 12/12/2002 1:41

ptc.

por Tennis » 14/5/2003 1:00

Reparei, agora, que, há que ter em atenção um ponto.

No gráfico do Nuno Faustino está lá sinalizada uma linha horizontal nos 6.24 e que corresponde ao mínimo do dia 31 de Março.

Está sinalizada e, diria, muito bem...

A ptc, hoje, desceu abaixo desse valor, e fechou acima (6.25).

Ou seja, poderá, em abstracto, embora não seja muito credível, funcionar como suporte (6.24) ou como zona de consolidação para, posteriores, novas quedas, ou até subida.

Há que estar com atenção e não descurar qualquer hipótese ... :wink:

Amanhã, já se verá como a menina se porta à volta desses valores...

Bons negócios,

Tennis

ptc

por Tennis » 14/5/2003 0:46

Caro Nuno Faustino,

Primeiro apontamento:

Engraçado, as setinhas que aparecem no teu gráfico (entradas curtas e longas), indicam dias de entrada e saída muito similares por comparação com o meu sistema.

Quanto ao suporte que eu referi (6.12), não tens que pedir desculpa, pois, tens toda a razão, não é um forte suporte, ao contrário do por mim indicado.

Dei-lhe relevância, porque, chegando a cotação a esse patamar, há hipótese de ela reagir, uma vez que, nessa altura, eventualmente, todos os indicadores estarão em zona de sobrevenda.

Considero como hipótese muito mais viável para suporte, a LT ascendente de médio prazo - que, como bem referis-te, só tem dois toques (o que muitas vezes é o suficiente, pois este já seria o terceiro) e que, amanhã, estará por volta dos 6.05 (no meu gráfico).

Se a cotação quebrar essa LT ascendente em baixa, de facto, suporte verdadeiro só o encontro à volta dos 5.90/5.93 (mínimos da zona de consolidação de Março.

Mas, a rapariga ainda está longe desses valores.

E, como costumo dizer, um dia de cada vez ..., senão uma pessoa fica com a cabeça em água...

Pelo menos eu, vou adoptando a minha estratégia no dia a dia..., se tiver que ser mudada ao fim de um dia, simplesmente muda-se...

Um grande abraço,

Tennis

por nunofaustino » 14/5/2003 0:33

Olá Tennis...
Desde já os meus parabéns por te expores desta maneira e deixares q as outras pessoas vejam o teu modo de negociação. Aproveitei o teu post para deixar a minha pintura sobre a PT... :)

Peço desculpa Tennis, mas não acho os 6.12 muito relevantes. Acho mais importante a zona dos 6€ pois foi a zona onde a PT consolidou durante 5 sessões no início de março. Mas a ver vamos como é que a miúda se porta...
O meu "sistema" está curto desde os 6.5 e já deu ordem de redução de posição para metade. O segundo sinal de venda está por agora nos 5.9 (zona inferior da consolidação de Março).
Um abraço
Nunofaustino

P.S. - Quero ainda dizer q a linha ascendente de médio prazo que eu desenhei é um pouco forçada...tem apenas dois pontos de toque (considero os 25 e 26 de Fev como um só toque) e está neste momento nos 6.18. A descendente de médio/longo está nos 6.55.
As linhas de curto prazo tem os valores de 6.12 e 6.31 para amanhã.
Anexos
PT1.jpg
PT1.jpg (100.01 KiB) Visualizado 1052 vezes
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

ptc

por Tennis » 13/5/2003 23:35

Errata: as referências ao SO onde se diz sobrecompra, entenda-se "sobrevenda".

Tennis

ptc - update

por Tennis » 13/5/2003 23:34

Não há muito a assinalar na rapariga.

Como foi por nós ontem adiantado, esperava-se, definitivamente, para hoje, a quebra em baixa do já chato suporte nos 6.32/6.33 (agora resistência).

Os principais indicadores técnicos indicam que a tendência bear vai continuar.

De facto, o RSI tem inclinação manifestamente descendente (41 - ainda está longe da sobrevenda), o MACD continua descendente e, o SO, não obstante estar na zona de zona de sobrecompra (8.04) continua com inclinação descendente, ainda não cruzou em alta a sua própria média móvel e, de forma alguma - antes pelo contrário - saiu da zona de sobrecompra (só sairá quando estiver superior a 20), faltando ainda um pouco para isso acontecer.

Não obstante o SO estar em zona de sobrecompra, muitas vezes, as acções ainda continuam a descer manifestamente, até que esse indicador técnico saia desse estado.

O OBV continua fortemente descendente, indicando distribuição.

Hipótese remota de verificação de um triângulo descendente (embora esta figura não seja muito viável, pois, como hoje referiu o Ulisses, do seu lado direito - linha descendente -, só teve dois toques.

No entanto, ainda que imperfeita, a verificar-se este triângulo, o target da queda anda por volta dos 5.58!!!

Não é de esperar, a meu ver, a queda até este ponto..., pois, antes disso, em princípio, iremos ter uma pequena recuperação ou consolidação.

Até onde irá a ptc?

Eis a vexata quaestio.

Tem um suporte importante nos 6.12 que corresponde ao mínimo de 27.12.02 (linha azul tracejada horizontal) e que coincide, também, sensivelmente, com os 61.8% de retracção de Finobacci (sensivelmente nos 6.13).

O outro suporte forte, coincide com a LT ascendente (a verde carregado no gráfico), amanhã por volta dos 6.05, que, se tal não acontecer mais cedo, em princípio, irá segurar no curto prazo a queda da ptc.

Porque é que continuo a esperar queda na ptc?

Por um lado, pelas razões já apontadas e, por outro, porque a ptc, normalmente, nunca faz as coisas mal feitas. Ou seja, técnica como é, tem que ter um sinal qualquer de validação até que possa inverter a tendência.

Neste momento, está na terra de ninguém, e, os pontos de definição, somente os encontro nos 6.12 ou na LT ascendente de médio prazo.

Evidentemente que posso estar redondamente enganado...

Conclusão: Para amanhã continuo curto (com uma pequena posição).

Como stop profito, colocá-lo-ia, imediatamente a seguir ao máximo de hoje, por exemplo, nos 6.39.

Porquê este valor?

Por um lado, porque, agora o tal suporte horizontal nos 6.32/6.33 funciona agora como forte resistência.
Por outro, porque desde há muito tempo que tenho reparado que a ptc num downtrend definido - como parece ser o caso -, não obstante possa ter uma recuperação intraday, essa recuperação, normalmente, nunca ultrapassa a cotação máxima do dia anterior. Evidentemente que, vice-versa, tal raciocínio também vale para um uptrend.

Bons negócios,

Tennis
Anexos
tennisptc13052003.gif
tennisptc13052003.gif (14.23 KiB) Visualizado 1104 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Opcard33 e 159 visitantes