A v/ opinião sobre assunto com barbas
9 mensagens
|Página 1 de 1
PARA O JAS
Muito bem...por essa visão lúcida..aqui e em outros posts...designadamente o relativo ao BCP e o aumento de capital.
Aprendi alguma coisa....thanks
Apresento-lhe os meus cumprimentos
Aprendi alguma coisa....thanks
Apresento-lhe os meus cumprimentos
- Registado: 7/11/2002 0:00
Nao consegui resistir..
Obrigado por partilharem a v/ opiniao.
Eu nao me consegui aguentar e acabei a comprar uns quantos calls da EDP.
Estava com "formigueiro" nos dedos e nao me aguentei. Vou aguenta-los ate à proxima quarta-feira...se a EDP quebrar os 1,6..despacho-os, imediatamente!
Eu acredito que a EDP beneficia muito com esta operação, visto que poupa uns valentes milhoes nos proximos anos e as menos-valias acabam por ser pouco relevantes. Como foi a que menos subiu, eu assumo que é a que ainda tem mais espaço.
Entretanto deixo aqui noticia da reuters que vi agora no bolsainvest...
A ver vamos como dizia o ceguinho..
Bons negocios e bom fds,
Jones
Eu nao me consegui aguentar e acabei a comprar uns quantos calls da EDP.
Estava com "formigueiro" nos dedos e nao me aguentei. Vou aguenta-los ate à proxima quarta-feira...se a EDP quebrar os 1,6..despacho-os, imediatamente!
Eu acredito que a EDP beneficia muito com esta operação, visto que poupa uns valentes milhoes nos proximos anos e as menos-valias acabam por ser pouco relevantes. Como foi a que menos subiu, eu assumo que é a que ainda tem mais espaço.
Entretanto deixo aqui noticia da reuters que vi agora no bolsainvest...
A ver vamos como dizia o ceguinho..
Bons negocios e bom fds,
Jones
LISBOA, 22 Nov (Reuters) - Os três operadores de telecomunicações móveis já formalizaram as propostas de compra dos activos da ONIWay à EDP-Electricidade de Portugal , podendo haver um anúncio sobre esta questão ainda hoje, disse fonte próxima do processo.
A EDP é o maior accionista indirecto da ONIWay, o quarto operador licenciado de UMTS. Os três operadores de GSM - TMN da Portugal Telecom , Vodafone Telecel e Optimus da Sonae.com - têm uma taxa de penetração de 85 pct. A Imprensa tem referido que o 'deal' rondará 200 milhões de euros (ME) com os accionistas da OniWay a receberem 100 ME pelo espectro pagos em partes iguais por cada um dos três operadores de GSM, cerca de 50 ME pelos activos e podendo haver também um crédito fiscal de cerca de 50 ME.
"As propostas de compra dos activos da ONIWay já foram formalmente entregues à EDP e espera-se que esta o anuncie, muito em breve, podendo ser ainda hoje", disse esta fonte próxima do processo, sem adiantar mais pormenores concretos.
"Em princípio, os accionistas da ONIWay não deverão tomar já uma decisão de aceitação ou não pois terão de analisar as propostas", adiantou.
A OniWay é detida em 68 pct pela ONI-SGPS, 20 pct pela norueguesa Telenor, oito pct pela espanhola Iberdrola , três pct pela Media Capital e em um pct pela Efacec .
A ONI-SGPS, por seu turno, é controlada em 56 pct pela EDP, 22,8 pct pelo Banco Comercial Português (BCP) , 17 pct pela Brisa e 4,1 pct pela Galpenergia.
((---Sérgio Gonçalves, Lisboa Editorial, 351-21-3113122
lisbon.newsroom@reuters.com))
- Registado: 5/11/2002 21:00
Re: É Curioso..
MrJones Escreveu:Caro JN,
Relativamente a ser tardia a minha opinião, a verdade é que ainda não aconteceu nada. A verdade é que seja em que sentido for, seja em que titulos for a, eventual, oficialização do negocio VAI ter impacto!
A questão é onde e em que sentido!
Caro MrJones,
Não concordo com essa do "ainda não aconteceu nada" e de que "a oficialização do negócio vai ter impacto".
Na última semana tivémos aqui no Forum uma interessante discussão sobre o que iria acontecer no dia seguinte à notícia que saíu. Julgo que terá lido todos os posts pelo que não valerá a pena citar aqui qualquer ponto.
Nessa altura fiz uma análise cronológica do gráfico com cotações e volumes no período entre a 1ª notícia e a 2ª notícia.
Para o efeito, as minhas conclusões seriam as mesmas, mas nesse post existiu uma incorreção na explicação dada para a transaccão dos 35 milhões em 3 dias com uma subida de cotação da ordem dos 10%.
A minha nova versão está em:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=
E a minha conclusão é simples: o movimento dos 35 milhões corrrespondeu à antecipação pelos insiders da notícia da semana passada. Isto porque o caso já está tão amplamente divulgado e tão aceite como facto consumado que nada mais vai acontecer...
Entretanto passou uma semana e na EDP não aconteceu nada favorável. Não subiu e apenas se soube que já estão a gastar a massa que irão receber em mais um negócio lá na outra banda (do Atlantico e não do Tejo).
Apenas a parte da massa que conseguiram não perder pois a maior fatia foi delapidada...
E perante estes factos não antevejo nada de bom para a EDP nos próximos tempos.
Relativamente aos outros intervenientes parece-me que para o BCP a venda da Ony Way é boa não pela importância da participação em si mas
pelo facto de não ter que financiar a EDP num vultuoso investimento.
No BCP assistiu-se a uma valorização mas ela parece-me que corresponde cumulativamente a vários factores.
Este título parece-me que resistiu muito bem à notícia de hoje e que a tendência será de subida até ao dia 3 Dez (isto tem a ver com as datas do aumento de capital e o assunto está noutro post).
Quanto aos 3 outros operadores parece-me que ao colosso PTC pouco interessam estas migalhas da Ony Way.
A sua evolução nos próximos tempos é imprevísivel como habitualmente...
A SNC e a VOD foram, sem dúvida, as grandes beneficiadas em termos de subidas de cotação e isso resultou de o mercado ter achado que tinham comprado, ou que vão comprar, aquilo barato. Barato sobretudo por conseguirem anular um dos 4 concorrentes o que significa mercado a dividir por 3 em vez de por 4.
Valorizaram-se por antecipação e continuaram a valorizar-se pois a notícia era mesmo boa.
Até quando e qual das 2 se valorizará mais é a grande dificuldade. Mas eu prefiro a VOD porque tem o paliativo da possível OPA e porque é menos especulativa.
Um abraço e bfs,
JAS
Re: A v/ opinião sobre assunto com barbas
MrJones Escreveu:Caros colegas de forum,
Gostava imenso de ouvir a v/ opinião sobre a velha historia da OniWay, SNC, VOD, EDP, BCP, PTC...e mais não sei quantos titulos que poderiam ser afectados pela concretização efectiva da compra e subsequente fecho da Oniway.
Para que o exercicio faça sentido..imaginemos (pura especulação!!) que :
1 - Sabiamos, de certeza, que no inicio da proxima semana a operação de compra+fecho da Oniway ia ser finalmente concretizada.
2 - Que o negocio consistia em os tres operadores pagarem, cada um, 50 ME . Mais um credito fiscal de valor por apurar
3 - Conhecemos o comportamento dos principais titulos afectados (SNC, TLE, BCP, EDP e PTC??) nas ultimas semanas, quando o "boato" se tornou mais insistente.
4 - Conhecemos o comportamento dos titulos a seguir a uma declaração de um interveniente novo...Horta e Costa da PT
5 - Conhecemos o efeito "buy the rumour, sell the news"
6 - Sabemos que existem sempre intervenientes do mercado que possuem informação antes do "publico" em geral
7 - Temos perfeita noção que estes titulos não se movem apenas pelo efeito desta operação. Todos eles têm o seu negócio e estão inseridos no mercado..logo a sua cotação incorpora, obviamente, estes factores.
A questão é...se soubessemos isto tudo e tivessemos a certeza, em especial, do ponto 1 e 2 que titulos deveriamos comprar/shortar, quando comprar/shortar e quando vender/comprar para tirar o maior partido do movimento que certamente se seguiria ao anuncio oficial?
Gostava de salientar que isto é apenas um exercicio, mas este caso parece-me especialmente interessante porque é complexo e se arrasta ha imenso tempo...e quem sabe se ate nao poderiamos ganhar uns trocos!
Pelo meu lado estou um pouco confuso....
Gostava imenso de ouvir as v/ opinioes!
1 abraço,
Jones
Ai vai a minha...
A «peça» dramática escrita a propósito para a EDP, cujo dramaturgo é o escritor Senhor Mercado, teve como protagonista principal a actriz Oniway. Todos os argumentos do drama foram escritos para e a pensar nesta.
O esforço financeiro dos promotores, para a montagem da peça, e pela primeira vez algo artístico sem subvenções do ministério da cultura, com bilhetes a preço de saldo, 1.51 euros, tendo sido vista por milhões de espectadores, resultou afinal numa receita mínima, cujo valor de bilheteira mal deu para pagar as senhoras da limpeza.
A peça número dois, em fase de montagem e desde á muito escrita, porque deverá ter um encaixe inferior, quando a primeiro acto, deu milhões de prejuízo?
Eu penso que desta os bilhetes vão subir...Ou então acaba-se o teatro.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
É Curioso..
Caro JN,
É curioso dizer dizer que "o mercado ja sabe o que vai acontecer"..porque eu sou parte do mercado e não sei! E por isso mesmo é que coloquei o post aqui, talvez pudessemos perceber o que é que o "mercado" já sabe!
Relativamente a ser tardia a minha opinião, a verdade é que ainda não aconteceu nada. A verdade é que seja em que sentido for, seja em que titulos for a, eventual, oficialização do negocio VAI ter impacto!
Eu tb ja ganhei uns trocos simpaticos no arranque da SNC...e tb ja estou fora!
Mas parece-me que o acontecimento ainda tem muito espaço para ganhar dinheiro...nem que seja shortando a SNC! (isto é so um exemplo, duvido que seja uma boa opção...)
Na verdade eu estava convencido que o mercado ja tinha incorporado a noticia, mas a reacção da EDP nos 10 mins a seguir à noticia do Horta e Costa deixou-me com muitas duvidas...afinal não ha muitos investidores com capacidade para fazer um fecho daqueles com mais de 1 milhao de acções.
Mais opiniões são bem vindas.
Bons negocios,
Jones
É curioso dizer dizer que "o mercado ja sabe o que vai acontecer"..porque eu sou parte do mercado e não sei! E por isso mesmo é que coloquei o post aqui, talvez pudessemos perceber o que é que o "mercado" já sabe!
Eu tb ja ganhei uns trocos simpaticos no arranque da SNC...e tb ja estou fora!
Mas parece-me que o acontecimento ainda tem muito espaço para ganhar dinheiro...nem que seja shortando a SNC! (isto é so um exemplo, duvido que seja uma boa opção...)
Na verdade eu estava convencido que o mercado ja tinha incorporado a noticia, mas a reacção da EDP nos 10 mins a seguir à noticia do Horta e Costa deixou-me com muitas duvidas...afinal não ha muitos investidores com capacidade para fazer um fecho daqueles com mais de 1 milhao de acções.
Mais opiniões são bem vindas.
Bons negocios,
Jones
jones... eu acho que se aplicaria potencialmente o sell-the-news. E em quem? em quem mais subiu durante o rumor: tle, snc.
A tua hipótese dos 3 concorrentes entrarem com partes iguais é que não sei se será uma hipótese válida. No outro dia li uma coisa qq acerca da tle ter uma parte diferente, maior, no investimento a fazer. Não sei se isso significa que ganhará mais com isso, ou se o belmiro soube muito bem negociar e portanto a tle sairá a perder. Eu apostaria que se alguém sai daqui com um free-lunch... as probabilidades são que o belmiro seja o sortudo, lol.
Acho que é de se ficar atento e ver como reagem as acções, não....? ando a tentar aprender a não me tentar antecipar aos movimentos, tem-me saido caro...
Então, de calções na mala, heheheh?
A tua hipótese dos 3 concorrentes entrarem com partes iguais é que não sei se será uma hipótese válida. No outro dia li uma coisa qq acerca da tle ter uma parte diferente, maior, no investimento a fazer. Não sei se isso significa que ganhará mais com isso, ou se o belmiro soube muito bem negociar e portanto a tle sairá a perder. Eu apostaria que se alguém sai daqui com um free-lunch... as probabilidades são que o belmiro seja o sortudo, lol.
Acho que é de se ficar atento e ver como reagem as acções, não....? ando a tentar aprender a não me tentar antecipar aos movimentos, tem-me saido caro...
Então, de calções na mala, heheheh?

Caro Mr Jones
A sua intensao é boa mas peca por ser tardia. Penso que o mercado ja sabe o que vai acontecer e ja absorveu isso. A compra no rumor e venda na noticia já foi chão que deu uvas.
No inicio da seana passada coloquei aqui um post a pedir a opiniao dos participantes sobre quem poderia lucrar mais com esse negocio. Na altura dei a minha; SNC será a mais beneficiada. Logo a seguir comprei um lote de SNC que vendi 3 ou 4 dias após, quado a EDP vei dizer que não tinha conhecimento de nada (LOL por isso é que a EDP está onde está LOL). Para mim é assunto encerrado, até porque raramente me meto em SNC's.
Cumprimentos.
A sua intensao é boa mas peca por ser tardia. Penso que o mercado ja sabe o que vai acontecer e ja absorveu isso. A compra no rumor e venda na noticia já foi chão que deu uvas.
No inicio da seana passada coloquei aqui um post a pedir a opiniao dos participantes sobre quem poderia lucrar mais com esse negocio. Na altura dei a minha; SNC será a mais beneficiada. Logo a seguir comprei um lote de SNC que vendi 3 ou 4 dias após, quado a EDP vei dizer que não tinha conhecimento de nada (LOL por isso é que a EDP está onde está LOL). Para mim é assunto encerrado, até porque raramente me meto em SNC's.
Cumprimentos.
Um abraço
JN
JN
um par de comentários...
1. neste momento o facto está literalmente incorporado nos papéis... e o facto de continuarem a sair "estudos" de valorizações potencias de 10 20 30%... são bonecos para a urbe.. uma vez que desses valores se falava à 1 mês.. daí dizer que o facto está incorporado.
2. desde que se soube que consistentemente a notícia tinha pernas quem mais beneficioou foi SNC e TLE... que para EDP E BCP continuam a ser os que pior fical "no boneco"... e quanto à valorização do BCP mantenho... foi mais puxada dos tentáculos da BCP devido ao que já chamo "aí vem ele"... o aumento de capital
3. agora... será sell the news?... neste caso ..e depois de todos os pormenores deslindados é ver quem fica mais entalado... porque a saída da ONY continua a ser... não uma coisa boa.. mas um mal menor...
...e quanto às dificuldades do país...confiança consumidores... consumo de teleles e chamadas... em pouco vem adiantar.
cump.
2. desde que se soube que consistentemente a notícia tinha pernas quem mais beneficioou foi SNC e TLE... que para EDP E BCP continuam a ser os que pior fical "no boneco"... e quanto à valorização do BCP mantenho... foi mais puxada dos tentáculos da BCP devido ao que já chamo "aí vem ele"... o aumento de capital
3. agora... será sell the news?... neste caso ..e depois de todos os pormenores deslindados é ver quem fica mais entalado... porque a saída da ONY continua a ser... não uma coisa boa.. mas um mal menor...
...e quanto às dificuldades do país...confiança consumidores... consumo de teleles e chamadas... em pouco vem adiantar.
cump.
- Registado: 5/11/2002 16:03
A v/ opinião sobre assunto com barbas
Caros colegas de forum,
Gostava imenso de ouvir a v/ opinião sobre a velha historia da OniWay, SNC, VOD, EDP, BCP, PTC...e mais não sei quantos titulos que poderiam ser afectados pela concretização efectiva da compra e subsequente fecho da Oniway.
1 - Sabiamos, de certeza, que no inicio da proxima semana a operação de compra+fecho da Oniway ia ser finalmente concretizada.
2 - Que o negocio consistia em os tres operadores pagarem, cada um, 50 ME . Mais um credito fiscal de valor por apurar
3 - Conhecemos o comportamento dos principais titulos afectados (SNC, TLE, BCP, EDP e PTC??) nas ultimas semanas, quando o "boato" se tornou mais insistente.
4 - Conhecemos o comportamento dos titulos a seguir a uma declaração de um interveniente novo...Horta e Costa da PT
6 - Sabemos que existem sempre intervenientes do mercado que possuem informação antes do "publico" em geral
7 - Temos perfeita noção que estes titulos não se movem apenas pelo efeito desta operação. Todos eles têm o seu negócio e estão inseridos no mercado..logo a sua cotação incorpora, obviamente, estes factores.
A questão é...se soubessemos isto tudo e tivessemos a certeza, em especial, do ponto 1 e 2 que titulos deveriamos comprar/shortar, quando comprar/shortar e quando vender/comprar para tirar o maior partido do movimento que certamente se seguiria ao anuncio oficial?
Gostava de salientar que isto é apenas um exercicio, mas este caso parece-me especialmente interessante porque é complexo e se arrasta ha imenso tempo...e quem sabe se ate nao poderiamos ganhar uns trocos!
1 abraço,
Jones
1 abraço,
Jones
9 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: