Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

SP500 está com PER 33 ? Alguém confirma ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Se o PER é de 30

por Visitante » 13/5/2003 16:22

nem uma queda de 50% tornava o mercado barato!... mais uns pontos para os Bears!!!
Visitante

por djovarius » 13/5/2003 16:21

Boa tarde pessoal,

De facto, o PER real (baseado em resultados actuais e não futuros) era no fim de Abril de 35 mais ou menos. Agora deve ser um pouco mais. Agora, existem alguns ou mesmo muitos seguidores do famoso modelo de valorização do FED, cujo principal defensor é o célebre Dr. Yardeni que compara o PER com o yield da obrigação EUA a 10 anos. No entanto, acho falacioso o facto de ele considerar o PER previsto a 12 meses e não o actual. Para quem segue o modelo deste cavalheiro, as acções ainda não estão caras. Pessoalmente, acho uma perspectiva muito criativa e que dá azo a optimismos exagerados.

P. S. - Estou meio perdido com o mercado neste começo de semana, porque ando a instalar a nova tecnologia de banda larga, 3G via ondas, já disponível aqui na grande SP.
Uma loucura, porque vai até 2,4 Megas por segundo de velocidade de navegação...

Um abraço
dj
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Concordo...

por Surfer » 13/5/2003 16:19

Era muito dificil, talvez uma missão quase impossivel para o FED porque a situação ficou rapidamente descontrolada e houve provelmente receio de provocar uma contracção forte por parte do mercado e consequentemente até da economia.

Mas o FED provavelmente deveria ter actuado uns anos antes, depois do Alan ter feito aquela classificação sobre o mercado. Claro que na altura o FED não tinha grandes argumentos para actuar, provavelmente seria duramente acusado por estar a travar uma economia em crescimento, apesar de que já então a amplitude do crescimento económico vinha a decrescer.

Acredito que o FED tenha sido supreendido pela euforia em finais dos anos noventa, existia algumas situações novas no panorama económico mundial, como abertura do capitalismo a novos e deficitários como a China, Russia e a India.

Mas agora já não tem muito mais espaço para falhar, pelo menos sabe hoje que a globalização criou grandes custos à economia mundial e o capitalismo nunca esteve tão proximo do seu extremo.

Abraço!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

Surfer

por Karamba » 13/5/2003 16:06

Estou convencido que o FED pouco poderia ter feito para evitar a subida descontrolada do mercado. Mais, repara que quando eles subiram as fed funds em 1999/2000 foi quando aquilo (o mercado) ainda acelerou mais. E as obrigações (tanto OT's como dívida das empresas) já estavam em forte queda há algum tempo, o que teoricamente e racionalmente deveria ter imediatamente feito disparar em baixa o mercado das acções. Mas não, as acções ainda subiram mais...

O mercado accionista é racional ? Eu acho que não. O Buffet diz que é uma simples máquina de contar votos (no longo prazo a conversa é outra ...)

Abraço

Registado: 11/12/2002 2:48

Karamba...

por Surfer » 13/5/2003 15:52

Devido ao facto de não ter existido pressões inflacionistas o FED não mexeu nas taxas aquando da bolha nos mercados. Quando o DOW esteve nos 5000 o Alan classificou a situação na altura como irracional, os mercados subiram mais ainda o DOW chegou acima dos 11000 pontos, a economia continuou em crescimento mas a inflação manteve-se baixa e o FED não actou e depois sabemos o que aconteceu a seguir.

A manutenção das taxas baixas por muito mais tempo na minha opinião poderá agravar ou alimentar o excesso de consumo, em vez de haver poupança por parte das pessoas nesta altura, continua-se a gastar e estamos assim provavelmente a comprometer o futuro a médio/longo prazo.A oferta actualmente ainda é superior à procura.

«O sistema americano (do deixa arder) não é socialmente aceite nem na europa nem no japão»

Olha parece-me que dos 3 a Europa quem está a deixar a arder a economia é a Europa e embora no curto-prazo pareça mal, para o longo-prazo parece-me o contrário.

Não sei, talvez esteja errado!

Abraço!
Surfer

Surfer

por Karamba » 13/5/2003 15:27

Não percebo porque é que o FED deveria subir os juros. Os juros só vão subir quando houver tensões inflacionistas (que no longo prazo irão existir, mas que não é o caso por enquanto).

Comparar ao Japão com os States não funciona porque são sistemas totalmente diferentes. A única situação comum é o estoiro do mercado accionista. Nos States eles são bastante mais eficientes a lidar com estas situações, embora não seja previsivel que aquilo comece a acelerar rapidamente.

O sistema americano (do deixa arder) não é socialmente aceite nem na europa nem no japão.

Um abraço Surfer.

Mas o mercado sabe

por Karamba » 13/5/2003 15:12

que os resultados são sempre faralhados (não se pense que no antigamente a coisa era diferente, porque não era, era igual).

Como sempre foi assim ...a nossa referência histórica é um PER faralhado.

Aquela (recente) versão da S&P que procura ser mais transparente na apreciação dos resultados das empresas, não têm histórico. Assim sendo, para mim, não serve para nada.

Abraço

Karamba...

por Surfer » 13/5/2003 15:08

Concordo contigo, o PER terá que baixar, a inflação subir e as taxas de juros também.

O problema é que para isso acontecer o FED deveria já começar actuar e não estar aguardar que a inflação comece a subir para só depois começar subir as taxas de juros. Actualmente o caminho tem sido o mesmo percurrido pelo Japão e nós já conhecemos a história.

Se o FED continuar como até aqui e os mercados actuarem como estão actualmente então duvido que vejamos o PER baixo tão cedo.

É como diz o Ulisses e bem, ou vem ai uma recuperação fantástica que não hà memória nos mercados ou então o que se está a passar hoje nos mercados, com o publico novamente a voltar aos mercados (desta vez à frente do smart money)vai ficar para a história como um periodo arrepiante.

Espero que não!
Surfer

um per 33

por cmafonso » 13/5/2003 14:59

pela contabilidade que permite nao contabilizar gastos como as opçoes os planos de reforma e tudo aquilo que possa estragar as contas senao de quanto seria o PER?UM ABRAÇO.

Registado: 6/12/2002 0:05

por Ulisses Pereira » 13/5/2003 14:45

Exactamente, daí que apenas existem duas hipóteses para o longo prazo: Ou os preços caem bastante ou os lucros sobrem bastante. Por isso, quem acredita no "bull market" não lhe resta outra alternativa que acreditar numa fortíssima recuperação económica.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

No longo prazo

por Karamba » 13/5/2003 14:42

este PER não é possível. No way.

No longo prazo vamos voltar a ter um PER de 15 (ou menos)no SP500, a inflação há de regressar, os juros irão subir, e por aí fora.

Este percurso deve (tem) que ser percorrido.

Um abraço

por Ulisses Pereira » 13/5/2003 14:22

Plenamente de acordo em relação ao que foi dito sobre o seu uso para o "trading". Mas, em termos de longo prazo, será sustentável um mercado com PER`s tão altos?

Apesar da tendência natural, ao longo dos anos, ser do risco no mercado ser cada vez maior e, por isso, os PER`s também cada vez maiores, estes ainda são valores demasiado elevados. Por isso, para que o mercado possa subir sustentadamente no longo prazo, a economia teria que encetar uma forte recuperação.

Diria que o mercado está cotado na perfeição, pelo que qualquer cenário que não seja uma forte recuperação económica inviablizará um cenário de subidas no longo prazo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Obrigado Ulisses

por Karamba » 13/5/2003 14:03

O Bowie refere no seu post que o PER não interessa para trading. Estou 100% de acôrdo. A realidade é essa e mais nada. E porque a maioria de nós (ou a totalidade ...?) usa a AT..., estes rácios servem só para, de quando em quando, tentar ter uma ideia do que vai ser o futuro (longo prazo), o que de certo modo também é praticamente impossivel eheh.

Um abraço para vocês.

por Bowie » 13/5/2003 13:51

É verdade.

Mas o problema de negociarmos só baseado nisto é que não sabemos o quanto caro é caro (no curto prazo). No longo prazo é verdade que a tendência é para corrigir os excessos.

Para os negociadores de curto prazo, como julgo ser a maioria dos que frequenta o forun, acho mais importante percebermos quem está a controlar o mercado, os longos ou os curtos. Quem nos diz que dentro de dois meses não poderemos estar com um P/E de 36, são só mais 9%.

Um abraço
Anexos
pe-sp500.gif
pe-sp500.gif (12.38 KiB) Visualizado 2482 vezes

Registado: 25/11/2002 18:56

por Ulisses Pereira » 13/5/2003 13:47

Karamba,

Não sei precisar o valor, mas há cerca de um mês, numa discussão de analistas na Bloomberg vi falarem em 30 como o PER médio do S&P.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

SP500 está com PER 33 ? Alguém confirma ...

por Karamba » 13/5/2003 13:13

Fui agora ver a situação do "bond market", que me parece estar, tal como os índices mais relevantes dos mercados de acções, em range lateral.

Por andar bastante mais afastado destas lides do que era costume até há uns meses atrás, tenho-me limitado a ocasionalmente olhar para alguns gráficos, e a ler alguns posts aqui do Caldeirão (e, claro, continuo a ler o Stephen Roach, mas pouco mais).

Fui agora ao BigCharts ver alguns "bonecos", e quando abri o gráfico do SP500, vem indicado um PER de 33,75 (este rácio nunca está certo mas normalmente o que eles (BigCharts) indicavam não andava longe do número "oficial".

Pergunta: será possível que com tantas implosões, 3 anos de quedas monumentais, aquela brincadeira ainda esteja com aquele rácio "espacial".

Até já,

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: IX Hispana e 161 visitantes