Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: DIVIDENDOS, DIVIDENDOS

por MarcoAntonio » 6/3/2008 19:59

Quanto à sugestão, este tópico serve precisamente para isso que sugere (tenho quase a certeza absoluta que a questão que colocou sobre os dividendos já está aqui respondida algures neste mesmo tópico lá mais para trás).
:wink:

Talvez o problema é que esteja a imaginar uma coisa mais simples com meia duzia de questões e respectivas respostas mas para isso ficariam muitas questões básicas por responder...

Como se pode ver por este tópico, as «duvidas básicas» nunca mais acabam.
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: DIVIDENDOS, DIVIDENDOS

por MarcoAntonio » 6/3/2008 19:56

alexmolinari Escreveu:QUAL É A REGRA P SABER S TEREI DIREITO A DIVIDENDOS D DADO TÍTULO?
GOSTARIA D SER ESCLARECIDO NO Q TOCA A DADOS MOMENTOS RELACIONADOS COM:

1.S O Q CONTA É TER A ACÇÃO NO MOMENT EM Q É DECIDIDO EM ASSEMBLEIA GERAL OU SIMPLESMENTE ANUNCIADO EM BOLSA?

2.EXISTE ALGUM PERIODO DE TEMPO MINIMO DE POSSE DO TITULO?

3. O Q É Q É UMA AÇÃO NEGOCIADA EM PERIODO EX-DIVIDENDO?

PS.: GOSTARIA D DEIXAR A SUGESTÃO AOS VENERÁVEIS :mrgreen: ADMINISTRADORES DESTE FÓRUM PARA NUMA FUTURA REMODELAÇÃO DO SITE DE CRIAR UMA SECÇÃO À PARTE COM QUESTÕES BÁSICAS COMO ESTA, NA COMO ESTE TÓPICO POR EXEMPLO...FALO POR MIM APENAS CLARO.. QUAL SOMENT OS ADMINISTRADORES PODERIAM CRIAR TÓPICOS IMPEDINDO Q ESTA S TORNASSE QUASE IMPOSSIVEL DE CONSULTAR

Não é necessário ter a acção um determinado período de tempo, apenas deter a acção num determinado momento. Esse momento é o fecho da sessão anterior a entrar em ex-dividendo...

Imaginemos que a acção A entrava em ex-dividendo amanhã. Logo, para receber o dividendo era necessário ter acções A em carteira no fecho da sessão de hoje.

Amanhã já podería vender (está em período de ex-dividendo, isto é, já deixou de dar direito a dividendo).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Desculpem as maiusculas

por alexmolinari » 6/3/2008 19:51

desculpem o uso d maiusculas...

Registado: 1/3/2006 1:33

DIVIDENDOS, DIVIDENDOS

por alexmolinari » 6/3/2008 19:50

QUAL É A REGRA P SABER S TEREI DIREITO A DIVIDENDOS D DADO TÍTULO?
GOSTARIA D SER ESCLARECIDO NO Q TOCA A DADOS MOMENTOS RELACIONADOS COM:

1.S O Q CONTA É TER A ACÇÃO NO MOMENT EM Q É DECIDIDO EM ASSEMBLEIA GERAL OU SIMPLESMENTE ANUNCIADO EM BOLSA?

2.EXISTE ALGUM PERIODO DE TEMPO MINIMO DE POSSE DO TITULO?

3. O Q É Q É UMA AÇÃO NEGOCIADA EM PERIODO EX-DIVIDENDO?

PS.: GOSTARIA D DEIXAR A SUGESTÃO AOS VENERÁVEIS :mrgreen: ADMINISTRADORES DESTE FÓRUM PARA NUMA FUTURA REMODELAÇÃO DO SITE DE CRIAR UMA SECÇÃO À PARTE COM QUESTÕES BÁSICAS COMO ESTA, NA COMO ESTE TÓPICO POR EXEMPLO...FALO POR MIM APENAS CLARO.. QUAL SOMENT OS ADMINISTRADORES PODERIAM CRIAR TÓPICOS IMPEDINDO Q ESTA S TORNASSE QUASE IMPOSSIVEL DE CONSULTAR

Registado: 1/3/2006 1:33

por Pickbull » 5/3/2008 20:42

Boa tarde,

Estou aqui com uma dúvida. Pode parecer um pouco estúpida mas mais vale perguntar do que ficar na ignorância ou na dúvida.

Se eu tiver comprado, por exemplo, um determinado título no dia 10/03/2007 posso vendê-las a que dia para não ter que pagar mais valias (se as houver :) )

Dia 10/03/2008 ou 11/03/2008?

Registado: 23/1/2008 19:18

por Fibonacci » 29/2/2008 15:35

Sim: é possível. Se as contas forem dos mesmos titulares ainda mais facilitado fica.

No entanto, confirma no preçário dos bancos pois deverá existir algum tipo de comissão pela realização dessa transferência.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por AikyFriu » 29/2/2008 15:31

Obrigado...
Pensei que essa informação era das melhores operações já realizadas.

Já agora faço outra pergunta:
- comprei acções em dois bancos diferentes. Será possível passá-las para o mesmo banco?

Obrigado

Registado: 23/2/2008 20:24

Re: Cofre de acções

por Fibonacci » 29/2/2008 15:21

AikyFriu Escreveu:Olá... desculpem se a questão é demasiado básica...

No forum DE Investidor de vez em quando alguns membros referem os cofres das acções indicando a quantidade de acções à venda por um determinado preço e de compra por outro... como se pode obter esta informação?

Os cofres são a indicação das próximas (normalmente 5) ordens de compra e venda no sistema da Bolsa.

É possível teres acesso a isso em praticamente qualquer banco de investimento em que fazes as transacções. Deverá estar designado como "Melhores Compradores" e "Melhores Vendedores".

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Cofre de acções

por AikyFriu » 29/2/2008 0:17

Olá... desculpem se a questão é demasiado básica...

No forum DE Investidor de vez em quando alguns membros referem os cofres das acções indicando a quantidade de acções à venda por um determinado preço e de compra por outro... como se pode obter esta informação?

Registado: 23/2/2008 20:24

por Fibonacci » 28/2/2008 22:01

LuarAzul,

1- Chama-se de leilão de fecho. Das 16.30 às 16.35 faz-se um leilão para consolidação de ordens entre compradores e vendedores para determinar o preço de fecho.
Até às 16.30 os negócios são realizados imediatamente.
Nos 5 minutos seguintes as operações são reunidas (tal com na abertura) para se chegar ao preço de fecho (que maximiza o número de ordens realizadas);

2- Sim. É muito provável que seja um negócio combinado. Chama-se de "block trade" e passa pelo mercado, apesar de ter sido previamente combinado por comprador e vendedor.

Cumps,

Fibo

por LuarAzul » 28/2/2008 21:04

Realmente o Caldeirão é excelente para iniciados e avançados!! Bem, eu ainda me estou a iniciar, e estas questões são mesmo básicas:

1 - se a bolsa fecha às 16:30 porque é que continua a haver compras e vendas até às 16:35 (são transacções normais ou especiais)?

2 - estive hoje a acompanhar a Jerónimo Martins, e houve uma ordem realizada de 800 mil acções. Podem ver aqui (ordem 3466):

http://www.euronext.com/trader/download ... ectedMep=5

16:28:44 3468 5.12 5746
16:28:42 3467 5.13 63
16:28:11 3466 5.12 800000
16:28:03 3465 5.125 700
16:28:02 3464 5.12 300
16:28:02 3463 5.12 300

A minha pergunta é: como é que pôde ser satisfeita uma ordem de 800000 acções de uma só vez quando a média de transações anda à volta das 5 mil para baixo e a maior que houve para além desta foi de 95000? Teve que ser previamente combinada entre dois grandes investidores! Mas eu pensava que essas ordens "combinadas" não apareciam nos COF's uma vez que são transacionadas em privado. Estou enganado?

Mais uma vez obrigado!

Registado: 7/1/2008 21:31

por Pata-Hari » 23/2/2008 11:22

XP, porque não pedes o reenvio da password para o teu mail?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por scotch » 23/2/2008 0:51

Olá!
Não, não sou um curioso que descobri a bolsa e o caldeirao por ter visto a entrevista do Ulisses.
O meu nick era XP, mas como já me esqueci da password tive de me registar outra vez.

Neste momento estou numa de fundos as acções não estão nas minhas perspectivas.

Registado: 23/2/2008 0:35

por Luis19 » 23/2/2008 0:08

Obrigado a todos pelos esclarecimentos!

Registado: 4/12/2007 16:30

Re: Pequenos investidores

por MarcoAntonio » 22/2/2008 20:27

Luis19 Escreveu:Concordo plenamente com isto, mas:

1- No caso dos "micro-investidores", aqueles que só podem dispôr de 1000 ou 1500€, não será esta a melhor forma de tentar acumular algum dinheiro para voos mais altos?

Eu não considero esses valores suficientes para investir no mercado. Ninguém é obrigado a investir em bolsa, há coisas melhores para fazer com esses valores do que arrisca-los no mercado...

Aliás, esse valor, se é o único valor disponível, representa (significa) uma reduzida independência financeira.

Que tal guardar os investimentos em bolsa para quando se tiver melhores condições para fazê-lo?

Em vez de arriscar no mercado uma quantia muito reduzida, que não dá margem de manobra para nada (boas condições/custos; money management, etc, tudo isso é para esquecer com uma quantia destas!) e tentar mais tarde.

Luis19 Escreveu:Como se diz na minha terra "grão a grão enche a galinha o papo".

Esse grão não precisa de ser colocado em acções e como se diz na «terra dos mercados»: a bolsa não acaba hoje!

Luis19 Escreveu:2- Investindo em acções muito baratas (Pararede, Inapa, etc), obviamente que os lucros serão baixos inicialmente,...

Suponho que com baratas queiras dizer acções de baixo valor (tanto mais que dás o exemplo da Pararede).

Os lucros ou perdas não derivam do valor da acção: tanto se pode perder muito como pouco com acções de baixo valor como com acções de alto valor.

A perda ou ganho depende do valor investido (e não do valor da acção em si) e da variação a que a acção for sujeita.

Luis19 Escreveu: mas também o serão as perdas e para quem tem tão pouco dinheiro disponível, até parece merecer a pena o risco, mesmo correndo o risco adicional de estas acções ficarem a "marinar" durante uns tempos (mais ou menos longos).

O que disse para os ganhos é válido para as perdas.

Acontece que não só isto que referiste não é válido como ainda existem desvantagens enormes a que já fiz referência (falta de liquidez/fluidez), enormes spreads, etc. Enfim, é uma boa forma de se desbaratar o pouco capital que se tem...

O risco não é mais reduzido, isso é pura ilusão. O risco é sim mais elevado.

Se queres "reduzir o risco" a opção obviamente não é escolher penny stocks (que até tendem a ter mais volatilidade, para além dos spreads) mas sim escolher titulos ditos defensivos (ou de reduzido beta). Enfim, titulos pouco voláteis e que tendam a ser mais estáveis que os índices. Isso sim, reduz o risco...

É claro que o potencial de ganho também é mais reduzido mas essa é a relação existente:

maior potencial de ganho => maior risco

Luis19 Escreveu:3- Se comprarem acções acima dos 2€ por acção (mais ou menos), apenas conseguem muito poucas e aí se as acções descerem o rombo torna-se bastante significativo.

Mais uma vez, este cálculo não tem sentido.

As perdas (ou ganhos) derivam de:

D = V*Q*P

D = Variação do capital (valor ganho ou perdido)
V = Valor da acção;
Q = Quantidade da acção;
P = Variação percentual da acção.

Ou seja, estás a pegar no valor da acção e a ignorar todos os outros factores. Ora, o que é realmente importante é o valor que investes (V*Q) e o Q (quantidade que compras) varia conforme o valor da acção. Ora, o investidor tende a comprar sempre o mesmo valor total (mais ou menos). Um individuo que coloca 1.000 euros na PAD tb vai colocar 1.000 na EDP (claro que compra diferentes Q's em cada caso)...

Portanto, o valor da acção para o caso é virtualmente irrelevante.

Se compra acções acima de 2 euros e se vai ganhar muito ou pouco vai depender de quanto comprou e de quanto variou (e o mesmíssimo para 0.1 euros!).

Luis19 Escreveu:PS: Estas considerações vêm de um "novato" nestas andanças e por isso peço desculpa se isto que acabei de dizer for um grande disparate.

Não tem nada que pedir desculpa, este tópico está aqui para isso mesmo. O importante é perceber que a questão do reduzido risco em acções de baixo valor é uma ilusão. A matemática da questão não é essa pura e simplesmente, não é dessa forma que se faz os cálculos...

Se compra 1.000 euros de acções da EDP ou 1.000 euros de acções da PAD, não interessa o valor da acção para nada. Interessa apenas quantos pontos % vai variar...

Se quer a PAD quer a EDP variarem 5%, ganha ou perde 50 euros. Quer numa quer na outra!
Imagem

Administrador Fórum

por Bulls Bunny » 22/2/2008 15:48

Luis19, julgo q talvez não tenhas percebido completamente as nossas ideias.
Luis19 Escreveu:A questão fulcral para mim é a quantia que está disponível para investir. Para quem só tenha o valor que referi, torna-se complicado pensar dessa forma, mas faz todo o sentido!

Será isso, a questão fulcral é mais a quantia do q o nº de acções.

Luis19 Escreveu:Assim parto do principio que é preferível ter apenas (por exemplo) 100 acções de uma empresa cujas acções valem 10€ cada do que ter 1000 acções de uma outra empresa cujas acções valem 1€ cada, certo?

Não será bem assim, independentemente do valor da cotação, qq uma te pode dar mais valias, desde q vá na direcção q te interessa :).

Luis19 Escreveu:É que nos últimos dias temos vindo a assistir aos "foguetes" Inapa e Pararede e talvez seja por isso que eu ande um pouco baralhado com essa forma de pensar.

A Galp é a acção mais cara do PSI e tb foi um foguete há uns tempos qd sairam as notícias da descoberta de petróleo. E os foguetes podem tb ser descendentes :).

Luis19 Escreveu:E tendo em conta as taxas de juro dos Depósitos a Prazo actuais, num investimento a 2 ou 3 anos (pelo menos) com esse valor é sempre preferível apostar em acções, correcto?

Se conseguires ter mais-valias superiores a um dep. a prazo, sim :). Mas ao contrário destes, o investimento em acções pode dar resultados negativos :), claro, mesmo a um prazo mais longo como referes.

Registado: 23/12/2007 18:06

por Luis19 » 22/2/2008 15:16

Obrigado pelos esclarecimentos.

Pensando em termos percentuais, faz todo o sentido!

A questão fulcral para mim é a quantia que está disponível para investir. Para quem só tenha o valor que referi, torna-se complicado pensar dessa forma, mas faz todo o sentido!

Assim parto do principio que é preferível ter apenas (por exemplo) 100 acções de uma empresa cujas acções valem 10€ cada do que ter 1000 acções de uma outra empresa cujas acções valem 1€ cada, certo?

É que nos últimos dias temos vindo a assistir aos "foguetes" Inapa e Pararede e talvez seja por isso que eu ande um pouco baralhado com essa forma de pensar.

E tendo em conta as taxas de juro dos Depósitos a Prazo actuais, num investimento a 2 ou 3 anos (pelo menos) com esse valor é sempre preferível apostar em acções, correcto?

Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.

Re: Pequenos investidores

por Bulls Bunny » 22/2/2008 14:14

Luis19 Escreveu:2- Investindo em acções muito baratas (Pararede, Inapa, etc), obviamente que os lucros serão baixos inicialmente, mas também o serão as perdas e para quem tem tão pouco dinheiro disponível, até parece merecer a pena o risco, mesmo correndo o risco adicional de estas acções ficarem a "marinar" durante uns tempos (mais ou menos longos).

3- Se comprarem acções acima dos 2€ por acção (mais ou menos), apenas conseguem muito poucas e aí se as acções descerem o rombo torna-se bastante significativo.

Olá Luis19. Tb n tenho gde experiência, e concordo totalmente com a opinião do tiagopt, mas não sei se percebo estes teus 2 pontos.

No ponto 2, pq é q dizes q os lucros e perdas são mais baixos em acções baratas? Pelo preço, qq pequena oscilação faria alterar mais em termos %, por isso até poderia ser o oposto.

E em 3, pq é q ter poucas acções acima de 2€ pode provocar um rombo maior? Não estou a ver o raciocínio q fazes..

Julgo q o mais importante é a % de lucro/perda e peso % das comissões nas transacções, q foi o q o Marco António abordou, n é?

por tiagopt2 » 22/2/2008 13:52

Olá Luís. Essa também já foi a minha forma de pensar, por isso te respondo.

O grande problema é que estás a pensar: Se a pararede sobe cinco cêntimos consigo ganhar 500 euros enquanto que se a galp subir 5 cêntimos nem me dá para as despesas!

Bem, no fundo isso não é errado. O que é errado é não estares a pensar em termos percentuais.

Para a Pararede subir 5 cêntimos teria de subir mais de 30% (estas contas são feitas à pressa, o que importa é a ideia em si).

Se a Galp subisse os mesmos 30%, irias ganhar exactamente os mesmos 500 euros!

Se pensares bem, ao investir numa empresa com maior liquidez e visibilidade terás muito mais facilidade em ganhar dinheiro caso esta suba.

Voltando ao caso da Pararede... Imagina que esta sobe 1 cêntimo. Lindo, tens uma valorização de mais de 5%! E agora? Vais vender para recolher as mais-valias, certo? Errado, porque vais ter muitas dificuldades em vender dada a baixa liquidez que o título tem. Se te quisesses desfazer delas imediatamente terias de vender pelo menos 1 cêntimo abaixo. Lá se vão os 5% de lucro e as comissões.

Se tivesses comprado Galp e esta valorizasse 5%, mesmo que tivesses de vender 1 cêntimo mais barato, isso seria irrelevante para o preço final.

Espero ter ajudado :wink:

Registado: 24/11/2007 23:02

Pequenos investidores

por Luis19 » 22/2/2008 13:08

Olá a todos,

MAcoAntónio, desculpe voltar a falar nisto novamente mas permitam-me algumas considerações à sua citação:

MarcoAntonio escreveu:

Um conselho para quem se inicia: não tomem posições em acções com valores muito inferiores a 2.000 euros. Isto para o caso da Pararede, por exemplo, significa que não faz grande sentido tomar posições muito inferiores a 10.000 acções (10 mil).

Tomando por referência este valor e considerando comissões na ordem dos 10 euros na compra e outros tantos na venda, estamos a falar de 1% em comissões. Para posições de curto/médio-prazo é um valor comportável (não é particularmente atraente mas é tratável).

Se tomarem posições de por exemplo 100 euros, os custos da transação mantêm-se semelhantes (nalguns casos, dependendo do banco e da tabela de comissões, pode até ser exactamente o mesmo) e portanto passam a representar um custo de 20%. Ou seja, só lucrarão para movimentos superiores a 20% o que é um autêntico suicído a prazo, nunca conseguirão bater o mercado dessa forma...

Para valores inferiores o custo cresce exponencialmente.

Poderá parecer arriscado para quem se inicia com uma carteira modesta colocar 2.000 euros ou mais num activo (para quem ainda está a estudar o mercado e a querer começar). Mas é mera ilusão.

Convém ter consciência que incorrer em perdas no mercado é inevitável, nem os investidores experientes conseguem escapar a isso. Portanto, é preciso estar disponível para perder se querem investir nos mercados e claro, manter sempre em mente a regra de que se só se deve investir capital que possam perder sem que isso vos cause problemas de maior.

Portanto, se o receio é o de perder o que não podem perder, então não investem de todo. Se optam por investir, terão de o fazer de uma forma viável. Tomar posições muito pequenas não é viável: é prejuízo na certa."

Concordo plenamente com isto, mas:

1- No caso dos "micro-investidores", aqueles que só podem dispôr de 1000 ou 1500€, não será esta a melhor forma de tentar acumular algum dinheiro para voos mais altos?

Como se diz na minha terra "grão a grão enche a galinha o papo".

2- Investindo em acções muito baratas (Pararede, Inapa, etc), obviamente que os lucros serão baixos inicialmente, mas também o serão as perdas e para quem tem tão pouco dinheiro disponível, até parece merecer a pena o risco, mesmo correndo o risco adicional de estas acções ficarem a "marinar" durante uns tempos (mais ou menos longos).

3- Se comprarem acções acima dos 2€ por acção (mais ou menos), apenas conseguem muito poucas e aí se as acções descerem o rombo torna-se bastante significativo.

PS: Estas considerações vêm de um "novato" nestas andanças e por isso peço desculpa se isto que acabei de dizer for um grande disparate.

Cumprimentos.
Cumprimentos,[/quote]

por laura.lala » 20/2/2008 0:00

Thunder Escreveu:Laura eu uso a plataforma do Best (BTP)
Se precisares de tirar alguma dúvida estou disponível pra ajudar :wink:
Beijinhos

Obrigada pela resposta. :)
Eu utilizo as plataformas Go Bulling e Banco Best, mas estou só no estado de demo, estou a aprender. As duas são quase idênticas e gosto delas. O risco é de "apanhar o sabor" de muito dinheiro que se pode ganhar com essas contas demo tão gordas e depois no mundo real ficas a perder as tuas economias num dia.
Eu decidi começar aprender e depois trabalhar também numa conta micro ou mini. Para não perder todo o meu dinheiro duma vez. :lol:

Depois se todo corre bem, vou mudar para a coisa "seria". :roll:

Preciso de estudar muita teoria e praticar muito nos demos antes de começar.
Obrigada e bons negocios para todos! :)

Registado: 11/2/2008 0:03

por nunofaustino » 19/2/2008 15:37

Sim... tens razão...

Eu, por uma questão de curiosidade fui a um site de uma empresa desse estilo (http://www.cetelem.pt/campanhas.htm) e vi que eles incluíam o valor de um seguro facultativo e pensei que essa poderia ser a razão explicativa, mas de facto tens razão pois isso já deveria estar reflectido na TAEG.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Bulls Bunny » 19/2/2008 14:08

nunofaustino Escreveu:penso que os valores apresentados poderão ser diferentes dos calculados pela folha disponibilizada pelo Fibo devido às despesas extra (abertura do processo, seguros, ...).

Um abr
Nuno

Olá Nuno. Então mas essas despesas não deveriam estar incluídas na TAEG?

por Bulls Bunny » 19/2/2008 14:07

Tb não sei como funcionam estes empréstimos, nunca fiz (nem conto fazer), apenas usei as imgs pq tinham a informação toda resumida.

Mas a ideia q fico é q deve ser taxa fixa p garantir a prestação. Na 1ª img realmente os valores são redondos, já na 2ª nem por isso, daí achar q deveria bater certo.

Aproveito p agradecer a tua ajuda, não só nesta questão mas tb no geral, na maioria dos tópicos nem participo, pq tens sido um verdadeiro Professor aqui no Caldeirão :) .

Abraço.

por nunofaustino » 19/2/2008 13:58

penso que os valores apresentados poderão ser diferentes dos calculados pela folha disponibilizada pelo Fibo devido às despesas extra (abertura do processo, seguros, ...).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Google Adsense [Bot], karaya75, latbal, m-m, macau5m, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Pmart 1 e 212 visitantes