Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por iurp » 20/2/2008 10:12

UBS avalia acções do aumento de capital entre 1,00 € e 1,10 €.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por Nyk » 20/2/2008 7:53

BCP é o menos eficiente entre os maiores bancos privados portugueses
O BCP é a instituição financeira menos eficiente da banca privada portuguesa, é o que apresenta o menor retorno dos capitais próprios e foi o único a apresentar uma quebra nos resultados líquidos de 2007. O que "pesou" no aumento dos lucros dos quatro maiores bancos privados nacionais, que ficou pelos 5%.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

O BCP é a instituição financeira menos eficiente da banca privada portuguesa, é o que apresenta o menor retorno dos capitais próprios e foi o único a apresentar uma quebra nos resultados líquidos de 2007. O que "pesou" no aumento dos lucros dos quatro maiores bancos privados nacionais, que ficou pelos 5%.

O banco agora liderado por Santos Ferreira enfrentou, em 2007, uma crise interna, em torno da "luta pelo poder", o que desviou as atenções da equipa de gestão do negócio, com reflexos negativos nos números apresentados ontem. Apesar de registar uma melhoria em termos homólogos, o BCP foi o banco que conseguiu o menor produto bancário face aos custos, ao apresentar um rácio de eficiência de 57,3%, bastante acima dos 44,5% do Totta.

Em termos de rentabilidade dos capitais próprios, o maior banco privado nacional voltou a apresentar a pior performance, ao revelar um "return on equity" (ROE) de 13,7%, um registo inferior ao BPI, Totta e o BES. Este último apresentou uma melhoria face aos 14,7% registados no ano anterior.

O BES, além de ter apresentado melhorias nos rácios, provou estar a atravessar um momento de crescimento sustentado, ao obter o maior resultado líquido no exercício de 2007, reportando um aumento de 44%, para um valor recorde de 607,1 milhões de euros, o que levou o banco a superar, pela primeira vez (em termos anuais), os resultados do maior banco privado nacional.

O BCP, que foi o último a apresentar as contas de 2007, foi também o único a registar uma redução nos lucros, de cerca de 28% face ao período homólogo, para um total de 563 milhões de euros. Esta descida estagnou o crescimento do resultado líquido dos três maiores bancos (BCP, BES e BPI). Com a contribuição do Totta, os bancos privado ganharam mais 5% do que em 2006.

Os lucros do sector financeiro privado nacional ascenderam a 2.035 milhões, valor que compara com os 1.934 milhões de euros obtidos em 2006. Para este aumento contribuiu, além do BES, o crescimento registado pelo BPI e pelo Totta, este último com um resultado superior a 500 milhões.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Silverwolf » 20/2/2008 1:46

tb me parece que temos aqui em mãos uma acção bastante arriscada e que pode disparar a qq momento para qq dos lados... volatilidade vai continuar a ser a palavra de ordem do bcp.

Não concordo com o que foi dito anteriormente de subir caso subam os futuros do S&P e viceversa pq isto aqui é uma história mto especifica... se for para cair, então cai e bem mm com S&P a subir 2%...

há aqui quem refira 1,60 isso é uma queda de uns 15%... epa é mto arriscado tar dentro mas cada um sabe de sim...

O ponto chave é: o desconto é 20%? ok mas sobre que preço? é que não vai ser sobre o de ontem... cuidado com isso, se chegarmos à data e a acção tiver a 1,60 então como vai ser caulculado o desconto? sobre uma média dos últimos dias? última semana? n faço ideia, mas qt mais descer já, mais barato vai ficar o preço do aumento de capital...

por isso axo ke quem as tem, amanhã vai despachar naquela de antecipação...

Registado: 15/1/2008 17:43

por Capitão Nemo » 20/2/2008 1:45

BCP terá que aumentar capital em mais de 20% para garantir encaixe de 1,3 mil milhões
O Banco Comercial Português (BCP) vai ser obrigado a aumentar o seu capital em mais de 20%, para garantir o encaixe de 1,3 mil milhões de euros pretendido pelo banco, com vista a resolver os problemas de falta de liquidez e financiar o programa de expansão da instituição.

--------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Abreu
pabreu@mediafin.pt

O Banco Comercial Português (BCP) vai ser obrigado a aumentar o seu capital em mais de 20%, para garantir o encaixe de 1,3 mil milhões de euros pretendido pelo banco, com vista a resolver os problemas de falta de liquidez e financiar o programa de expansão da instituição.

Carlos Santos Ferreira, presidente do BCP, anunciou ontem que a instituição vai realizar um aumento de capital de 1,3 mil milhões de euros, admitindo um desconto de 10 a 20% na venda das acções.

Caso o banco decida avançar com o desconto mínimo de 10%, face ao preço de fecho de ontem das acções, nos 1,87 euros, o BCP terá que vender mais de 772 milhões de títulos a 1,68 euros, que equivalem a 21,4% do capital actual. Se Carlos Santos Ferreira optar pelos 20%, então o BCP terá que alienar 869 milhões de acções, representativas de 24,1% do capital, a 1,50 euros cada uma. Actualmente o maior banco privado português conta com 3.611 mil milhões de papéis dispersos em bolsa.

A operação vai realizar-se já em Março e deverá estar concluída em Maio, com a admissão das acções à cotação em bolsa. O aumento de capital, que foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Supervisão e pelo Conselho Superior, será subscrito pelos accionistas e está já garantido pela Merrill Lynch e pela Morgan Stanley.

Então se o preço actual do BCP não está baixo, se não estou enganado o último PT era de 1,80, e com o momento actual das bolsas é de esperar que a cotação entre rapidamente entre 1,50 € e 1,68 €.

Posso pensar assim?
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

por Vencer na Bolsa » 20/2/2008 0:17

"Esperado" era: 1.000.000.000€
Pedem um esforço 30% mais alto que o esperado - 1.300.000.000€.
Parece-me um grande esforço.

O "discurso" não me agradou, explicar todas as razões aqui seria extenso.
Parece-me que iremos assistir a uma queda do preço, auxiliado pela AT diria que pelo menos até 1,60€-1,65€.
Considero que a melhor situação será ficar de fora aguardando por uma eventual oportunidade ou seja timing de entrada.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por iurp » 19/2/2008 23:52

Não acredito que algum grande investidor entre a este preço, assim como não acredito que os grandes investidores que estão dentro aumentem a sua posição a este valor. Há aqui 30 % a mais de aumento de capital que não estava descontado.E tenho dificuldades em acreditar que todas as posições estratégicas vão na totalidade ao aumento de capital, já que é um esforço financeiro muito forte e algumas poderão não estar em condições para isso. É que os empréstimos feitos pela "casa" poderão ter-se acabado ou pelo menos poderão ser mais caros. Há também as posições financeiras que poderão vender mais um pouco de forma a realizar mais valias e recomprar mais em baixo. Muito me admiraria que o caminho não fosse para baixo, com a cotação a situar-se entre o 1,30-1,50. Mas o mercado o dirá.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

1,70

por mpfreitas » 19/2/2008 23:42

Penso que a grande resistencia ,,..estra nos 1,70..como (salvo erro o Ulisses opinou..)ou mesmo 1,66 como postou GAB em 12/2..

eu vou entrar ..mas amanha ..AMIGOPS tem de ser às 07,30h

bn

Registado: 18/5/2007 22:03

por Evv » 19/2/2008 23:27

Cada vez me convenço mais que não há certezas em bolsa:
- hoje pensava que o banif ia subir bem
-há uma semana atrá pensava que o bcp ia abrir em gap down com as noticias do offshore dos 300 milhões, não se falava outra coisa na radio e na tv

Estou convicto que se vai passar o mesmo filme que assistimos em 2003 no ultimo aumento de capital, a acção bate no fundo , na altura 1.23 para depois ter uma recuperação sustentada!

Para o bem para o mal , já temos a público todas as más noticias sobre o bcp e a cartilha de soluções propostas pela actual administração, penso estarmos no fundo, mau, mau era continuar a guerra que se assistiu no passado e não haver soluções!

Registado: 28/10/2007 7:43

por nov71 » 19/2/2008 23:24

Pollito Escreveu:a resposta é ambigua:

1-pode descer se acharem que a conferência não deu o que esperavam

2-pode subir por já estar tudo descontado e o caminho traçado para o crescimento sustentado do banco

eu inclino-me pela 2ª mas é a minha opinião.

Eu digo:

1- Se o dax e os futuros dos states estiverem a subir...sobe

2- se o dax e o os futuros dos states estiverem a descer...desce.

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

por Pollito » 19/2/2008 23:16

BAC Escreveu:
rosario Escreveu:Com estes novos acontecimentos teremos uma nova quebra no BCP amanhã?

Assim parece.

O MM também pensa assim

Os call desceram

Os Puts Subiram

Bem o que vai contar é o mercado.Sinceramente tenho dúvidas da flutuação mais centimo menos centimo mas com tanta gente à espera que desça não me admirava que lhes saísse o tiro pela culatra.Veremos o que se passa.Acho que o bancpo está pelo menos num bom caminho e com boa estratégia.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por BAC » 19/2/2008 23:08

rosario Escreveu:Com estes novos acontecimentos teremos uma nova quebra no BCP amanhã?

Assim parece.

O MM também pensa assim

Os call desceram

Os Puts Subiram
Wiki:
"Bolsa, espécie de sacola onde objetos variados são guardados"

Registado: 22/6/2007 16:45

por Pollito » 19/2/2008 23:04

a resposta é ambigua:

1-pode descer se acharem que a conferência não deu o que esperavam

2-pode subir por já estar tudo descontado e o caminho traçado para o crescimento sustentado do banco

eu inclino-me pela 2ª mas é a minha opinião.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por SMALL2007 » 19/2/2008 23:01

Pela pequena amostra, vê-se que o BCP tem tentáculos por todo o lado, e afecta a economia portuguesa no seu todo. Malandros há muitos, e no BCP não serão os maiores de todos.

Claro que a situação é complicada, mas não é suficiente para rebentar com o banco.
Ainda iremos todos comprar acções do BCP, assim que a situação melhore e possa de facto existir uma OPA, quem sabe desta vez "não amigável". Até lá...pode cair bastante, ou talvez exista um short-squezze só para aquecer corações. Haja um especulador enorme com vontade, e assim acontecerá.

Mas acho que o 1º objectivo de rebentar com o Berardo, por exemplo, pode ser conseguido. Não se esqueçam que estes accionistas já viram o BCP a 1.25, e não foi por isso que se atiraram da ponte.
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por rosario » 19/2/2008 22:56

Com estes novos acontecimentos teremos uma nova quebra no BCP amanhã?

Registado: 27/9/2007 14:33

por jm4330 » 19/2/2008 22:43

Não posso rir-me desta situação, porque tenho acções da Teixeira Duarte.
Acções do BCP, só a preço de chuva ( < € 1,00).
Lamento, esta situação no BCP, mas recordo-me de ser cliente desta Instituição, este Banco trata os seus clientes de forma descriminada, factor que desprezo.
BN

Registado: 31/12/2007 18:58

por jony_cash » 19/2/2008 22:42

4 eu também :cry:

Registado: 31/8/2007 20:30

por dvck » 19/2/2008 22:39

Pata-Hari Escreveu:também eu, small. Já me lixei!

E vão 3 que se lixaram :evil:

Registado: 16/11/2007 18:38

por jony_cash » 19/2/2008 22:36

A cotação do BPI amanhã também deverá descer ou não?

por maverick » 19/2/2008 22:16

SMALL2007 Escreveu:
O AC vai ser assim na imprensa:
Olhem: acabei de ser obrigado a dizer que vos andei a roubar durante anos e anos, mas dêem-me cá mais 20% que eu prometo que depois de pagar as reformas douradas dos anteriores ladrões, isto ainda vai acabar por compensá-los um dia. Juro que vou fazer o meu melhor. Além disso, esses malandros ainda têm acções, e convém que a cotação suba um dia. Com sorte, até esses vão ao aumento.

É fantástico.

É triste isso... mas verdade. Como é possível reformas dessas para pessoas incompetentes e que provocaram prejuízos aos accionistas?
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por Pata-Hari » 19/2/2008 22:02

também eu, small. Já me lixei!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por SMALL2007 » 19/2/2008 21:47

"O novo CEO admitiu que aplicará um desconto entre 10 a 20% ao preço do aumento de capital. As acções fecharam hoje nos 1,87 euros, pelo que tendo em conta este preço, as acções poderão ser vendidas aos accionistas a um preço em torno dos 1,50 euros."

Vamos ver é se quando chegar a altura, ainda estarão a desconto nos 1.50.

Se não se cuidam ainda ficam as acções todas do BCP cheias de crude. O que nem era mau de todo, nesta fase.

O AC vai ser assim na imprensa:
Olhem: acabei de ser obrigado a dizer que vos andei a roubar durante anos e anos, mas dêem-me cá mais 20% que eu prometo que depois de pagar as reformas douradas dos anteriores ladrões, isto ainda vai acabar por compensá-los um dia. Juro que vou fazer o meu melhor. Além disso, esses malandros ainda têm acções, e convém que a cotação suba um dia. Com sorte, até esses vão ao aumento.

É fantástico.

Eu a rir-me, e tenho acções do BPI compradas há pouco tempo.
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por Nyk » 19/2/2008 20:55

Santos Ferreira vê reforço da CGD no BCP com bons olhos
O presidente do maior banco privado português, Carlos Santos Ferreira, quando questionado pelos jornalistas relativamente ao reforço da posição da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no BCP, considerou que todos os accionistas são bem vindos.

Tiago Figueiredo Silva

“Todos os accionistas são bem vindos, tanto os que querem reforçar no banco como aqueles que pretende entrar”, afirmou Santos Ferreira.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Nyk » 19/2/2008 20:27

Aumento de capital votado de forma unânime
O responsável pelo maior banco privado português afirmou hoje, após a divulgação de resultados, que na reunião do Conselho Superior a votação foi unânime, no entanto, Santos Ferreira não quis considerar se essa unanimidade se traduz num acompanhamento dos accionistas do órgão ao aumento de capital.

Tiago Figueiredo Silva

“O único facto é que na reunião do Conselho Superior a votação foi por unanimidade, se isso se traduz no acompanhamento do Conselho de Administração não sei, e seria abuso da minha parte se dissesse que sim”, afirmou Carlos Santos Ferreira em conferência de imprensa.

“Se as decisões unânimes representam algo de duradouro, e não de momentâneo, então existe paz accionista”, acrescentou.

por jony_cash » 19/2/2008 20:11

Tenho de tirar o chapéu aos antigos administradores pensava que já tinha visto tudo mas estes ainda são melhores que o Jerome Kerviel depois de toda a borrada off-shores etc.. que fizeram ainda saem com bruta reformas e "eu é que sou burro"? :mrgreen: :mrgreen:
"Fonix" :mrgreen: :mrgreen:

BCP "Já mais" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por Nyk » 19/2/2008 19:31

Desconto do aumento de capital deverá ser entre 10 e 20%
Quanto questionado relativamente ao desconto do aumento de capital anunciado pelo banco, Santos Ferreira afirmou que as condições do mesmo "serão fixadas num momento próximo", mas mesmo assim, o presidente do banco adiantou que o montante em causa dependerá da cotação e que se prevê que seja entre 10% e 20%.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, latbal, Mar58, MR32, PAULOJOAO, PMP69 e 235 visitantes