Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 6/2/2008 0:07

Não podes deixar uma imagem dessas linhas? Ficava mais fácil...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por rsacramento » 6/2/2008 0:04

Ulisses Pereira Escreveu:Cimpor

Ao contrário da generalidade das acções da Bolsa portuguesa, a Cimpor começou a viver o seu momento de euforia a partir de Abril de 2000, numa altura em que os mercados mundiais iniciavam uma das maiores correcções de que há memória. Contudo, o início da luta pelo controlo da empresa, fez com que os grandes grupos interessados no controlo da Cimpor exercessem uma enorme pressão de compra, que fez a acção ganhar 150% no período de um ano. Este valor é ainda mais significativo se tomarmos em linha de conta que, durante o mesmo período, o PSI perdeu cerca de 30%.

O auge desse movimento de alta foi atingido em Abril de 2001, escassos dias após uma Assembleia Geral de contornos decisivos quanto ao posicionamento estratégico dos diferentes grupos no controlo da Cimpor. A partir daí, a queda foi rápida e, passado algum tempo, construiu uma base durante cerca de um ano que lhe permitiu construir os alicerces para o início do seu “Bull Market”.

No Verão deste ano, a Cimpor estabeleceu um novo máximo histórico mas acabou por perder força e, depois de quebrar a Linha de Tendência descendente de longo prazo, a acção colocou em causa o “Bull Market” em que se encontrava.

Em termos de curto e médio prazo, a acção tem estado a lateralizar, num equilíbrio de forças entre ursos e touros. A grande barreira à subida da Cimpor tem sido a resistência horizontal na zona entre os 6,36 e os 6,4 euros. Até que essa resistência seja quebrada, não creio que a relação rentabilidade/risco seja atractiva para uma entrada no papel. Caso essa resistência seja quebrada, o caminho fica aberto para mais 10% de subida. Mas, até lá, há que ir esperando por esse sinal. Para quê a pressa?

Ulisses
antes de ver o teu gráfico, eu fiz o estudo da cimpor e, ao procurar um LTA, parti de início de 2006, passando por meados de julho; contudo esta minha linha tem menos pontos de contacto do que a tua; mas ao fazer o gráfico semanal, surpreendi-me pois subdividi a LTA em três: LTA, seguida de curta lateralização, nova LTA e queda após pico, enquanto que a tua é mais conservadora (se é que posso expressar-me assim), embora a meus olhos deixe um significativo rally muito acima da tua LTA
Gostaria que pudesses comentar estas minhas observaçóes
obrigado antecipadamente

Registado: 29/11/2007 12:50

por Jiboia Cega » 5/2/2008 18:54

Ulisses,

Até às notícas das 14h30 estávamos no bom caminho para manter o PSI acima dos 11400, pois seria mais um bom fecho, mas tudo se desmoronou...

Hoje assumi as perdas que estragaram dois anos de lucros (esta cabeça não tem mesmo juízo :wall: ) e fechei a última posição que detinha aproveitando este abençoado rebround.

Só volto a entrar com claros sinais de melhoria...

Abraço
Jibóia

Registado: 21/3/2006 10:46

por Ulisses Pereira » 5/2/2008 18:45

Aproveito e deixo a actualização dos gráficos do PSI, mantendo o pessimismo que venho manifestando desde a quebra do primeiro suporte nos 12600 pontos.

Só uma ruptura consistente, em alta, da resistência horizontal (antigo suporte) na zona dos 11400/11750 pontos me fará vestir a pele de touro. Para já, continuo no meio do clã dos ursos e pessimista. Não terei quaisquer problemas em despir um fato e vestir outro porque, afinal de contas, é mesmo essa a vida de um "trader". Mas há umas semanas largas que o fato de urso me assenta melhor.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (26.83 KiB) Visualizado 5722 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (25.48 KiB) Visualizado 5716 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (22.18 KiB) Visualizado 5708 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 5/2/2008 18:21

A EDP está como a grande maioria das acções do PSI. Caiu forte, recuperou até à sua resistência e voltou à sua tendência descendente.

Continuo de braço dado com os ursos até que a acção mostre força e quebre, consistentemente, a resistência horizontal na zona dos 4,35/4,4 euros. Até que essa demonstração de força aconteça, mantenho o meu pessimismo sobre a acção.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.GIF
forum-edp1.GIF (28.32 KiB) Visualizado 5824 vezes
forum-edp2.GIF
forum-edp2.GIF (25.71 KiB) Visualizado 5805 vezes
forum-edp3.GIF
forum-edp3.GIF (23.27 KiB) Visualizado 5786 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Branc0 » 5/2/2008 17:55

Então mas ninguém liga nenhuma à EDP? Ulisses não queres dizer nada sobre este titulo... é que eu molhei o pezinho hoje (estava de calças curtas).

Presumo que vás dizer que continua num espaço de ursos mas é sempre bom confirmar. Já agora onde vês o fim deste periodo bearish? 4.4 ou 4.6? Ou outro valor? :)
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por vitorigus » 5/2/2008 14:02

Ulisses, a sinceridade e clareza acima de tudo (analise sobre a sonae); muito bom contributo didáctico.

Registado: 9/8/2005 11:17

por Ulisses Pereira » 5/2/2008 1:59

Eu não uso indicadores nas minhas análises. Mas cada um usa o seu método.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por callmevasco » 5/2/2008 1:57

Ulisses

Então muito obrigado pelo seu comentário à Sonae.

Só fico com uma questão e se me permite vou colocá-la:

Na realidade actual os indicadores de acomulação estão nos mínimos de sempre e os indicadores de Macd, stoch e Rsi dão sinais de compra.
Tendo em conta esta aparente divergência, num mercado tão fragilizado por notícias de crise, o Ulisses acha possível este ressalto ganhar uma dimensão que o possa projectar mais acima ? Nestas alturas os indicadores que refiro fazem sentido nas suas interpretações ?

Desculpe o abuso.

Registado: 4/2/2008 19:19

por Ulisses Pereira » 4/2/2008 23:55

Olá Callmevasco. Trata-me por tu porque fica mais fácil e reduz formalismos neste fórum descontraído. ;)

Acha que recentes valorizações da Sonae Com e Sona Indústria poderão ter reflexo na casa mãe neste curto prazo?

No caso da Sonae.com, as quedas foram muito mais violentas do que na casa mãe, como é habitual. Por isso, o ressalto também tende a ser mais violento aí.

Quanto á minha opinião técnica sobre a Sonae SGPS, ela é bastante simples. Estamos a assistir a um ressalto na acção que tinha registado quedas muito violentas. Contudo, enquanto a acção não conseguir quebrar o limite superior da resistência nos 1,48 euros, os ursos continuam a dominar o médio/longo prazo da Sonae SGPS e, na minha opinião, estas subidas de aproximação à resistência podem ser boas oportunidades para quem ainda está no papel, sair.

Eu sei que dizer isto não é popular mas é a minha opinião e sempre tentei ter esta postura sincera no Caldeirão. Então e se a acção continuar a subir e mostrar força, quebrando essa zona de resistência? Aí mudarei de opinião e alguns irão apelidar-me de incoerente. Mas tenho definido claramente os cenários e o que fazer perante os sinais que vamos observando. E ser fiel à nossa visão e aos cenários estabelecidos é o primeiro passo rumo ao sucesso. Mesmo quando erramos, porque rapidamente reconhecemo-lo.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-sonae1.GIF
forum-sonae1.GIF (27.94 KiB) Visualizado 6538 vezes
forum-sonae2.GIF
forum-sonae2.GIF (24.56 KiB) Visualizado 6524 vezes
forum-sonae3.GIF
forum-sonae3.GIF (18.15 KiB) Visualizado 6535 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Sonae SGPG

por callmevasco » 4/2/2008 19:28

Sr.Ulisses

Tenho consultado este fórum de há algum tempo a esta parte embora este seja de facto o meu primeiro post. Gostaria, se lhe fosse possível, que fizesse um update à sua avaliação da Sonae SGPS, pois tem sido uma das mais esquecidas neste fórum.

A cotação tem subido alguma coisa desde dia 19 ou 20 de Janeiro, na semana passada o volume foi muito baixo, mas na 6ªfeira e hoje as coisas melhoraram, tendo hoje crescido algo.
Noto que alguns indicadores dão sinal de compra, mas o Stoch parece querer começar a inverter, muito embora a acomulação ande nos mínimo de sempre.

Por outro lado esta recuperação foi ainda muito curta, face às perdas enormes que o ano de 2008 já lhe trouxe.
Acha que recentes valorizações da Sonae Com e Sona Indústria poderão ter reflexo na casa mãe neste curto prazo?

Desde já obrigado pela atenção que o Sr. ou outro utilizador possa dispensar.

PS: tenho uma posição na Sonae nos 1,265

Registado: 4/2/2008 19:19

Re: ser

por luislobs. » 4/2/2008 18:03

luislobs. Escreveu:Ulisses peço desculpa, mas consideras os 11400 resistencia ou suporte?Pergunto porque devido á pouca consistencia ou poucas sessoes abaixo do suporte, nao poderemos chamar falsa-rotura?

.

sc Nuno diz:

Homi, se negoceia ABAIXO de 11400, só pode ser resistencia, não é? Oferece resistencia à subida. Se negociasse ACIMA de 11400 era suporte, porque suportava a descida abaixo destes valores.

Para aqueles que vêm já dizer que eu não percebo nada disto, informo que estes conceitos são de construção civil - resistencias e suportes. O senso comum faz-me perceber como os aplicar à analise tecnica, não fui eu que tirei nenhum doutoramento durante a noite.»

PS;
Eu nao fiz uma pergunta idiota pois nao??

Afinal a quebra dos 11400 nao se pode chamar falsa rotura?

Pra mim se consideramos falsa rotura nunca deixa de ser SUPORTE, sequer podemos chamar de resistencia.

Consistencia, volume e espaço temporal...

.

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por majomo » 4/2/2008 16:51

Obrigado.
Bom Carnaval...
:)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Ulisses Pereira » 4/2/2008 16:37

Quanto à resistência dos 11400 pontos do PSI, não a considero quebrada. Está a negociar ligeiramente acima com fraco volume, pelo que é manifestamente insuficiente para podermos afirmar que foi quebrada.

Quanto à Cimpor, mantém o seu ressalto mas enquanto não quebrar a zona de resistência entre os 5,8 e os 5,95 euros qualquer entrada longa me parece com uma relação rentabilidade/risco desfavorável, sobretudo se tivermos em linha de conta que a tendência dominante é descendente.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-cimpor1.GIF
forum-cimpor1.GIF (26.53 KiB) Visualizado 7152 vezes
forum-cimpor2.GIF
forum-cimpor2.GIF (23.98 KiB) Visualizado 7128 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por majomo » 4/2/2008 16:28

Viva Ulisses,

com a quebra (não sei se a consideras...) dos 11400, achas um bom momento para entrar longo em alguma acção? Ou ainda é cedo?

Qual a tua análise à cimpor?

Cumps.
-Devo usar STOP's

por Ulisses Pereira » 4/2/2008 14:46

rufa, os 4,65 euros podiam ser uma resistência de muito curto prazo, mas nada de muito relevante tecnicamente.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: SONI

por rufa » 4/2/2008 9:37

rufa Escreveu:Ulisses na SONI podemos entender os 4,65 como um suporte?? Algum tempo atrás lia este valor como uma resistência :? Será que por ter quebrado este valor no fecho(ainda tocou nos 4,78 com um volume penso eu apreciável 1186994 com 5638222€) vamos assistir a uma subida consistente ou foi apenas um ressalto técnico :( E caso seja uma subida qual será a próxima resistência??

Cumps all

4,91 :shock:

Registado: 29/11/2007 12:52

SONI

por rufa » 2/2/2008 12:41

Ulisses na SONI podemos entender os 4,65 como um suporte?? Algum tempo atrás lia este valor como uma resistência :? Será que por ter quebrado este valor no fecho(ainda tocou nos 4,78 com um volume penso eu apreciável 1186994 com 5638222€) vamos assistir a uma subida consistente ou foi apenas um ressalto técnico :( E caso seja uma subida qual será a próxima resistência??

Cumps all

Registado: 29/11/2007 12:52

por Ulisses Pereira » 1/2/2008 17:03

Majomo, há uma ténue resistência ali na casa dos 16,85/16,9 mas a única resistência forte é a zona do máximo histórico.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por majomo » 1/2/2008 16:41

Ulisses Pereira Escreveu:portugal, eu não disse que a resistência foi quebrada. Longe disso.

Majomo, estás a perguntar relativamente à Galp?

Um abraço,
Ulisses

Pois... :oops:

Perguntava da GALP...

Achas que uma entrada nela compensa o risco/rentabilidade?
Daí eu perguntar possíveis resistências. :)
-Devo usar STOP's

por Ulisses Pereira » 1/2/2008 16:36

portugal, eu não disse que a resistência foi quebrada. Longe disso.

Majomo, estás a perguntar relativamente à Galp?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Fibonacci » 1/2/2008 16:35

Calma,

Transaccionar acima de uma resistência não quer dizer que a quebrou... não é logo "compra, compra".
É preciso mostrar consistência na quebra. Ainda nada está definido, na minha opinião.

O mesmo se aplica aos níveis em que transaccionam os índices mundiais mais relevantes.

Pelo "boneco" do Ulisses, parece-me que o próximo nível que poderá oferecer resistência no PSI20 são os 11.750 pontos.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por portugalp » 1/2/2008 16:26

Mesmo sem o peso pesado BCP foi ultrapassada a resistência. Imaginem se este desse o seu contributo!

Registado: 29/11/2007 12:11

por majomo » 1/2/2008 16:25

Ulisses Pereira Escreveu:Telegraficamente... Galp muito bem com a confirmação da ruptura da resistência. O PSI aqui na sua zona de resistência na zona dos 11400 pontos. Não creio que, qualquer que seja o fecho de hoje, se possa concluir algo em relação a esta resistência do PSI.

Um abraço,
Ulisses

Que valores encontras agora como possíveis resistências?
-Devo usar STOP's

por Ulisses Pereira » 1/2/2008 16:10

Telegraficamente... Galp muito bem com a confirmação da ruptura da resistência. O PSI aqui na sua zona de resistência na zona dos 11400 pontos. Não creio que, qualquer que seja o fecho de hoje, se possa concluir algo em relação a esta resistência do PSI.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], icemetal, LMMV, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 149 visitantes