DIA D - Corta ou não corta a taxa?
Bom a brincar a brincar os três reis magos americanos hoje ainda vão fechar no verde uns 2 a 2,5% ou 3 (o NASDAQ quando sobe sobe bem mais que os outros).
Está tudo no vermelho ma pouco 0,3 0,2% que é isso? nada!
Os investidores estão na defensiva... é normal.
OS europeus fecharam bem menos vermelhos do que chegaram a estar. O DAX então chegou a estar verde, e depois de estar a perder 1% perdeu apenas 0,25%, e anda farto de piscar o olho aos 7000.
75% dos analistas aposta na redução de 0,5 e alem disso o FED sabe que uma virgula fora do sitio projectaria os mercados para o lodo!
Está tudo no vermelho ma pouco 0,3 0,2% que é isso? nada!
Os investidores estão na defensiva... é normal.
OS europeus fecharam bem menos vermelhos do que chegaram a estar. O DAX então chegou a estar verde, e depois de estar a perder 1% perdeu apenas 0,25%, e anda farto de piscar o olho aos 7000.
75% dos analistas aposta na redução de 0,5 e alem disso o FED sabe que uma virgula fora do sitio projectaria os mercados para o lodo!
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam 

- Registado: 16/11/2006 12:47
carcanhol Escreveu:Que grande tourada! Olé!
Num minuto os futuros disparam com o anuncio dos nºs do emprego, 5 minutos depois caem a pique com os nºs do crescimento económico.
E os surfistas batem palmas....é com cada vaga...
Parece um tsunami!!! Mas acho que a onda grande ai está para vir e essa até os surfistas tem medo dela!!!
Com tanta desconfiança, da próxima vez que a terra tremer é tudo a disparar!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Se a FED nao cortar as taxas como se espera e que é muito provavel.. nao quer dizer que a Economia está melhor como ja vi dizerem aqui apenas quer dizer que estao preocupados com a inflação que é um risco cada vez mais presente nos EUA e tambem que nao quer mandar o Dolar pelo cano abaixo.. pouco já ele vale entao com cortes destes de potencial 1,25% em pouco mais de uma semana é a mesma coisa que dizer "BYE BYE MY DEAR DOLLAR".
- Registado: 6/1/2007 15:05
Que grande tourada! Olé!
Num minuto os futuros disparam com o anuncio dos nºs do emprego, 5 minutos depois caem a pique com os nºs do crescimento económico.

"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam 

Ok saiu a noticia que faltava, GDP +0.6 menos do que o esperado (+1.2) tudo aponta assim para uma descida de 0.5 nas taxas, por outro lado aumentam os temores de uma recessão. De qualquer forma, penso que se eventualmente se confirmar a descida de 0,5 as bolsas vão subir. É possível que durante a tarde de hoje isso aconteça mas com uma volatilidade imprópria para cardíacos. No final da decisão ái sim, tudo se vai defenir.Bn.
Pois é, depois de uma manhã de negociação na europa a perspectiva parece ser esta:
Se taxas não baixarem os mercados vão cair porque a economia precisa de mais estimulos.
se baixarem 0.25 os mercados caem porque não é suficiente.
se baixar 0.5 os mercados caem porque é o assumir que a situação é mais grave do que se pensava.
Mais concrectamente quando tem de descer desce e acabou, nem interessa porquê.
Para mim os States, quando abrirem, a volatilidade vai imperar, vai ficar impróprio para cardíacos.Cerca das 07H15 vai haver com certeza um golpe de teatro, para o bem ou para o mal. Bn a todos.
Se taxas não baixarem os mercados vão cair porque a economia precisa de mais estimulos.
se baixarem 0.25 os mercados caem porque não é suficiente.
se baixar 0.5 os mercados caem porque é o assumir que a situação é mais grave do que se pensava.
Mais concrectamente quando tem de descer desce e acabou, nem interessa porquê.
Para mim os States, quando abrirem, a volatilidade vai imperar, vai ficar impróprio para cardíacos.Cerca das 07H15 vai haver com certeza um golpe de teatro, para o bem ou para o mal. Bn a todos.
Como já disse no tópico fx, há razões para crer num corte, mais por causa da fraqueza sistémica da esfera financeira do que pela própria Economia real.
Mas há o problema do contágio, que já ocorre.
Depois de um corte de emergência de 0.75%, há razões para acreditar em 0.25%, sobretudo porque não ocorrendo nada, daria azo a uma decepção.
Claro que os cortes de taxas não resolvem o peoblema do imediato, e até considero que se apaga o fogo com o fogo, como já tenho dito.
Mas as coisas são o que são e por isso há que acreditar em novo corte, de 0.25%, sendo que não seria admiração mesmo os 0.50%.
Abraço
djovarius
Mas há o problema do contágio, que já ocorre.
Depois de um corte de emergência de 0.75%, há razões para acreditar em 0.25%, sobretudo porque não ocorrendo nada, daria azo a uma decepção.
Claro que os cortes de taxas não resolvem o peoblema do imediato, e até considero que se apaga o fogo com o fogo, como já tenho dito.
Mas as coisas são o que são e por isso há que acreditar em novo corte, de 0.25%, sendo que não seria admiração mesmo os 0.50%.
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
n sei...por isso estou fora...ha mais ou menos duas semanas Bernake quando foi ao Senado deu entender que n se responsabilizava pelo dinheiro dos investidores e que tinha avisado ja alguns meses que a situação n era boa ...o mercado reagiu mal porque estava á espera ja nessa altura de um corte surpresa , eu depreendi que poderia haver corte nas tx , mas somente no dia 30 (hoje)...depois passado uns dias houve o tal mini-crash na europa e nos indices asiaticos em que os futuros dos EU perdiam perto dos 5 % e como medida de correcção o fed cortou logo 75 pontos.
Eu pergunto, se nao houvesse aquel mini crash qual seria a intenção do fed de cortar a tx no dia 30 quantos pontos?
Será que iria cortar os 75p...se sim...pq faze-lo de novo passado uma semana?
Porque n cortar tudo logo a semana passada...
Agora com os mercados mais estaveis ...e depois de ser conhecida a historia no Societe Generale S.A., será que a Fed n vai continuar a politica que tinha em mente antes do panico ?
Não sei... por isso...estou fora
Mas dando um palpite talvez 25p...
Eu pergunto, se nao houvesse aquel mini crash qual seria a intenção do fed de cortar a tx no dia 30 quantos pontos?
Será que iria cortar os 75p...se sim...pq faze-lo de novo passado uma semana?
Porque n cortar tudo logo a semana passada...
Agora com os mercados mais estaveis ...e depois de ser conhecida a historia no Societe Generale S.A., será que a Fed n vai continuar a politica que tinha em mente antes do panico ?
Não sei... por isso...estou fora
Mas dando um palpite talvez 25p...
finance.yahoo.com Escreveu:Federal Reserve Expected to Cut Rate
Wednesday January 30, 6:31 am ET
By Martin Crutsinger, AP Economics Writer
Federal Reserve Expected to Cut a Key Interest Rate for a Fifth Time
WASHINGTON (AP) -- The Federal Reserve is likely to follow its bold action last week to battle an economic downturn with further interest rate reductions, although analysts are split on just what size the future cuts will be.
Some believe the Fed will settle into a series of quarter-point moves, especially if upcoming economic reports show the economy is slowing but not toppling into an actual recession.
That would mean the Fed will cut its federal funds rate, the interest that banks charge each other, by a quarter point at the conclusion of Wednesday's meeting. It would be the fifth rate cut since last September.
Last week, the Fed announced a surprise three-quarter-point cut which drove the funds rate down to 3.5 percent. It was the largest reduction in this rate in more than two decades and the first change in the funds rate between meetings since the immediate aftermath of the September 2001 terrorist attacks.
Federal Reserve Chairman Ben Bernanke and his colleagues held an emergency videoconference call on Jan. 21 after a turbulent day on world markets when investors grew increasingly worried about what a recession in the United States would do to the prospects for global growth.
Many analysts believed the Fed would quickly follow last week's aggressive move with a cut of at least a half-point at its first regular meeting of the new year. While some economists are still looking for a half-point cut, other economists are arguing that the Fed is likely to produce only a quarter-point reduction, especially in light of some better-than-expected recent economic data.
The most surprising report came Tuesday with news that orders to U.S. factories for big-ticket durable goods jumped 5.2 percent in December, the biggest increase in five months, and demand in a key series that tracks business investment shot up at the fastest pace since last March.
That unexpected strength may be a signal that the current slowdown will not be as severe as first believed although analysts cautioned that it would be a mistake to read too much into one report.
Also being closely watched is the broadest measure of economic health, the gross domestic product. Many analysts believe the GDP slowed to an anemic rate of around 1 percent in the October-December quarter and could fall into negative territory in the current January-March period. One definition of a recession is two consecutive quarters of falling GDP. A Commerce Department report on fourth-quarter GDP was due out Wednesday several hours prior to the Fed's expected announcement on its interest rate decision.
Worried about the possibility of a downturn, the House on Tuesday overwhelmingly approved a $146 billion economic stimulus bill. Passage in the Senate could be slowed by an effort to expand the measure.
Whatever the Fed does Thursday, analysts said that further rate cuts are likely until the central bank is sure that the economy is back on sound footing. Bernanke pledged in a speech on Jan. 10 to take decisive action to combat a slowdown. Many economists believe the funds rate could fall to 2.5 percent before the Fed stops easing.
"It is clear that the Fed has moved into a crisis-fighting posture," said David Jones, chief economist at DMJ Advisors.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
scpnuno Escreveu:Sem querer deitar agua fria noentusiasmo, pergunto:
Ninguém põe a hipotese de que a taxa não seja alterada?
Pelo que eu percebi, quando do corte de 75 pontos, o que foi dito foi que o anuncio foi antecipado. Ora, se foi antecipado, é porque não há outro.
Pessoalmente, não estou a apostar em lado nenhum, mas se tivesse que apostar, era capaz de dizer que não vai haver alteração. Até podem dizer que alterarão a qualquer momento se virem necessidade disso...
Estou a ver "toda a gente" a contar com o ovo no "coiso e tal" da galinha e pode vir para aí uma desilusão de todo o tamanho
Quanto a empresas portuguesas, beneficiadas directamente pela taxa de juro nos states, honestamente, não vejo nenhuma.
Também sou desta opinião, acho que era muita fruta haver já um novo corte de taxas tendo em conta a amplitude do último. A meu ver isso só indiciaria uma coisa, que provavelmente a situação já é grave em termos económicos e a recessão é efectiva.
Quanto às empresas portuguesas, penso que só beneficiariam se tivessem negócios e empréstimos nos States.
Pelo que eu percebi, quando do corte de 75 pontos, o que foi dito foi que o anuncio foi antecipado. Ora, se foi antecipado, é porque não há outro.
Pessoalmente, não estou a apostar em lado nenhum, mas se tivesse que apostar, era capaz de dizer que não vai haver alteração. Até podem dizer que alterarão a qualquer momento se virem necessidade disso...
Estou a ver "toda a gente" a contar com o ovo no "coiso e tal" da galinha e pode vir para aí uma desilusão de todo o tamanho
Quanto a empresas portuguesas, beneficiadas directamente pela taxa de juro nos states, honestamente, não vejo nenhuma.
I´m with you...
O que o FED queria, parar a crise nas américas, já o conseguiu com o anterior corte de 0,75.
Se agora mantiver, é certo que no curto prazo haverá baixa, mas depois pode voltar a subir porque isto afinal não está assim tão mal!
Abraços
(...)
Já me passou essa ideia pela cabeça, mas acho que o tio BB vai apostar num meio termo e irá cortar 0,25%, dando, por um lado, qualquer coisa ao mercado que não faça incendiar um sell-off monumental; e ao mesmo tempo não agravando as perspectivas económicas ja de si fragilizadas, mandando ainda mais o USD pelo cano.
Agora como é que o mercado irá reagir, é a chamada 'million dollar question'.

Cumps.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Acrescento que os futuros estão nestemomento no seu ponto mais favorável da manhã (estão quase neutros, quase....falta o quase) e os indices não recuperaram esta subida.
Eu que estou sempre a realçar o facto de o DAX andar sempre colado ao futuros dos EUA, tenho de reconhecer que hoje, na queda acompanharam mas agora na subida não...infelizmente.
Os dos DOW e S&P estão perto da linha de água (+ ou -o,15%).
Alguem sabe a que horas o americano vai falar?
Eu que estou sempre a realçar o facto de o DAX andar sempre colado ao futuros dos EUA, tenho de reconhecer que hoje, na queda acompanharam mas agora na subida não...infelizmente.
Os dos DOW e S&P estão perto da linha de água (+ ou -o,15%).
Alguem sabe a que horas o americano vai falar?

Sem querer deitar agua fria noentusiasmo, pergunto:
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Re: quais?
gfrmartins Escreveu:Boas,
Quais serão as empresas portuguesas que mais podem reagir a surpresas na variação da tx de juro pelo FED?
cumprimentos
Talvez a SONI seja das grandes beneficiadas!?
quais?
Boas,
Quais serão as empresas portuguesas que mais podem reagir a surpresas na variação da tx de juro pelo FED?
cumprimentos
cumprimentos
O corte de juros será bom para a economias e as bolsas também, mas não acredito que seja hoje.
Há poucos dias o FED, cortou 0.75%, e um novo corte iria indicar que a economia esta muito mal e estão a todo custo, a remediar uma situação que se podia ter previsto previamente.
Há poucos dias o FED, cortou 0.75%, e um novo corte iria indicar que a economia esta muito mal e estão a todo custo, a remediar uma situação que se podia ter previsto previamente.
- Registado: 6/1/2006 1:17
Muito bem Carcanhol...
Mas sou afavor de uma redução nas taxas. De momento é um balão de oxigénio para a económia, balão esse que nunca poderá ser por si só unico factor para melhorar a economia. As empresas tambem tem que saber aproveitar esse balão.
Em Novembro penso que as descidas foram devido a expectativas superiores, que o FED não cedeu.
piu!
Mas sou afavor de uma redução nas taxas. De momento é um balão de oxigénio para a económia, balão esse que nunca poderá ser por si só unico factor para melhorar a economia. As empresas tambem tem que saber aproveitar esse balão.
Em Novembro penso que as descidas foram devido a expectativas superiores, que o FED não cedeu.

fiódor Escreveu: " O que é óbvio para todos obviamente está errado". O mercado gosta de pregar umas partidas...
Realmente...a sessão de ontem nas bolsas americanas em breve (dentro de algumas horas) vai revelar-se uma boa armadilha. De resto que me lembre em dias de comunicados do FED os mercados dão sempre uma cambalhota com corte ou sem corte. parece que estou ainda a ver uma sessão em Novembro? o homem a acabar de falar e o mercado a cair a pique uns 2% sem apelo nem agravo.
No meio de tantas análizes exaustiva e ponderadas, ninguém comentou o facto de no S&P que tem um gráfico certinho e que serve de guia para a maioria dos analistas, se ter interrompido a "down trend" iniciada sexta feira descontrolando assim o ciclos 3,4 dias de subida e 3,4 dias de descida.
Estranho não?
A descida foi interrompida mas de certo não tarda!
Os mercados europeus que pela manhã chegaram quase á linha de águade momento já anularam os ganhos do dia de ontem o francês o inglês e o alemão.
E os futuros já reduziram novamente a queda para metade. o S&P DE -0,60 PARA -0,30.
Os americanos fazem a... e nós é que pagamos as favas. É justo.

Por norma as previsões não costumam falhar(74% a 0.5 e 26% a 0.25) e como tal tudo indica que a FED deverá cortar meio ponto, no entanto, é necessário ver ainda os dados que saem hoje às 13H30. Relativamente à reacção dos mercados, eu creio que dado estes estarem a descontar relativamente às previsões, tudo o que for abaixo disso levará a que os mesmos caiam, a confirmar-se o corte de o.5 poderá levar a uma forte subida pelo menos até à saida de novos dados nos EUA. Na minha opinião, tem havido uma enorme especulação relativamente a uma possível recessão e a FED viu-se pressionada pelos mercados a reduzir de emergencia na semana passada as taxas em 0.75 o que quanto a mim pode dar origem a que a inflação dispare.É preciso tambem ter a noção de que os efeitos dos actuais cortes só começarão a fazer-se notar cerca de 12 meses depois. A economia não está tão mal como se apregoa, todo este alarido não passou de pura especulação com os habituais fins lucrativos que todos nós conhecemos. Assim sendo, com mais ou menos dificuldade os mercados acabarão por estabilizar e à medida que os sinais de melhorias na economia se começarem a fazer sentir, tudo voltará ao normal, ou seja, à tendencia de subida. Bn.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Apramg, karaya75, m-m, malakas, Mavericks7, MiamiBlue, MR32, O Magriço, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Purificaçao, SerCyc, StockRider!, yggy e 77 visitantes