Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por majomo » 1/2/2008 15:55

Ulisses,

qual o teu comentário ao aproximar dos 11400 e ao comportamento da Galp?
:)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Bocciardi » 31/1/2008 15:27

Concordo a 100% com a JM mas näo a Sonae SGPS...

Acho que a Brisa, PTM têm se aguentado também...

Mas nada como o Ulisses para vos confirmar isso.

Registado: 17/1/2008 17:15

por vitorigus » 31/1/2008 15:24

Ulisses, creio haver uma fortissma correlaçao entre a tua análise e os acenos afirmativos. Isto nao está fácil. Diria mais umas coisas mas nao quero errar. (À bom português ideologicamente colonizado).

Registado: 9/8/2005 11:17

por Branc0 » 31/1/2008 15:24

Penso que o caso da JMT está ligado ao seu crescimento na Europa de Leste e nada tem a ver com a realidade portuguesa.

A SON, tal como disse o Ulisses, tem descido como as outras.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por scpnuno » 31/1/2008 15:17

pjota_CALD Escreveu:A Jerónimo Martins e a Sonae SGPS aparentemente estão a resistir ao vendaval. Quererá isto dizer o quê? Que os investidores internacionais estão a segurar estes "bons" papéis? Serão estas duas acções a ter em conta para reiniciar a escalada bull após batermos no fundo bear?

Na minha opinião quer dizer uma coisa muito simples:

Com a crise, as pessoas podem deixar de tercdinheiro para por nos bancos. Podem até deixar de pagar o que devem aos bancos (cai a banca). Podem deixar de abastecer os carros (cai a Galp). Podem deixar de ter telefone, televisao, internet, podem reduzir em práticamente tudo. Mas têm que comer, não é?

Isto é uma analise do mais basico, mas que não será de descartar
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 31/1/2008 15:15

pjota, não podes tomar alguns dias como exemplos para retirares ilações. No caso da JM, sem dúvida que ela tem aguentado bem o vendaval, como podes ver no gráfico. Aliás, tal como escrevi no início do ano, enquanto a zona de suporte entre os 4,55 e os 4,6 euros se mantiver inviolada, a JM continua sob o domínio dos touros e os investidores com razõespara sorrir.

Mas no caso da Sonae, com uma queda de cerca de 25% no último mês, penso que não poderemos dizer o mesmo. Aliás, o gráfico da Sonae - com excepção de um ou outro dia - não é muito diferente do PSI.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-jm1.GIF
forum-jm1.GIF (26.8 KiB) Visualizado 6418 vezes
forum-jm2.GIF
forum-jm2.GIF (20.19 KiB) Visualizado 6403 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pjota_CALD » 31/1/2008 15:05

A Jerónimo Martins e a Sonae SGPS aparentemente estão a resistir ao vendaval. Quererá isto dizer o quê? Que os investidores internacionais estão a segurar estes "bons" papéis? Serão estas duas acções a ter em conta para reiniciar a escalada bull após batermos no fundo bear?
A independência faz-se pagar bem caro.

Registado: 22/12/2006 11:29

por Bocciardi » 31/1/2008 14:48

Obrigado Ulisses.

Nada como a experiência para falar.

E sim, entende-se o que queres dizer com o teu ultimo post:

Queria apenas fazer um esclarecimento face a algumas Mensagens Privadas que recebi. Quando eu digo que, com o PSI abaixo dos 11400 pontos não aconselho qualquer pposição em acções portuguesas, estou a generalizar. Normalmente, há sempre uma ou outra acção que consegue escapar ao domínio dos ursos. Mas, tirando uma ou outra excepção, a generalidade dos títulos da nossa praça são arrastados pelo vendaval dos mercados. E enquanto o PSI estiver abaixo dos 11400 pontos, entrar no mercado português é como tentar surfar do lado errado da onda.

Um abraço,
Ulisses

Reparamos que algumas acçöes têm-se aguentado bem com variaçöes dentro campos definidos.

Uma vez mais obrigado, ja se aprendeu alguma coisa hoje!

Ciao

por Ulisses Pereira » 31/1/2008 14:36

Queria apenas fazer um esclarecimento face a algumas Mensagens Privadas que recebi. Quando eu digo que, com o PSI abaixo dos 11400 pontos não aconselho qualquer pposição em acções portuguesas, estou a generalizar. Normalmente, há sempre uma ou outra acção que consegue escapar ao domínio dos ursos. Mas, tirando uma ou outra excepção, a generalidade dos títulos da nossa praça são arrastados pelo vendaval dos mercados. E enquanto o PSI estiver abaixo dos 11400 pontos, entrar no mercado português é como tentar surfar do lado errado da onda.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 31/1/2008 13:28

Bocciardi, eu tento não tirar muitas ilações das reacções imediatas às decisões sobre taxas. Quantas vezes essas reacções de horas ou dias são completamente contrariadas nas semanas seguintes?

A minha opinião sobre as decisões das taxas é muito discordante do que diz a maioria dos analistas e dos livros. Sempre que a FED subia as taxas e por tolo o lado se lia que isso era muito mau para o mercado eu fui sempre dizendo: "O perigo vai ser quando cortarem as taxas". Bem sei que os cortes de taxas são um estímulo à economia, mas são um claro sinal de fraqueza da mesma. A história dos últimos 8 anos de Bolsa tem sido coerente com isto. Mas a Imprensa prefere vender as subidas de taxas como o caos do mercado e os cortes de taxas como a salvação...

Por cá, o que posso eu dizer? O PSI abaixo da resistência dos 11400 pontos está no território dos ursos. Enquanto não mostrar força quebrando essa resistência, acho desaconselhavel qualquer entrada longa. Para quê arriscar?

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (27.19 KiB) Visualizado 6730 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (23.06 KiB) Visualizado 6709 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (19.59 KiB) Visualizado 6716 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Bocciardi » 31/1/2008 10:41

Entäo o que é que vocês dizem a esta queda de hoje.

Pontos essenciais a reter:
- Fed a baixar 0.5 até aos 3%
- Bolsas Americanas a reagirem positivamente ao FED mas a fecharem a vermelho
- Bolsas Asiaticas a fecharem em alta com bons resultados

Et Voila

Alguma sugestäo, opiniäo ou valorizaçäo ao tema?

Abraço

por pjota_CALD » 30/1/2008 10:28

Hoje os ursos voltaram ao ataque. Quer-me parecer que a tendência é claramente Bear e que ainda vai levar muito tempo a quebrar a resistência dos 11.400 pontos. Assumi as perdas e agora estou out à espera do Momento para a inversão da tendência. Não sei é se vou conseguir dar por ele. :evil:
A independência faz-se pagar bem caro.

Registado: 22/12/2006 11:29

Re: ser

por artista_ » 29/1/2008 18:39

luislobs. Escreveu:Ulisses peço desculpa, mas consideras os 11400 resistencia ou suporte?Pergunto porque devido á pouca consistencia ou poucas sessoes abaixo do suporte, nao poderemos chamar falsa-rotura?

.

Poucas?! não me parece que sejam poucas... ainda assim para que eventualmente se possa pensar que se tratou de uma falsa rotura será necessário que o índice volte para cima dos 11400 pontos e que aí se consiga manter...

Um abraço e bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por RobinW » 29/1/2008 18:31

Hoje até foi um dia com tudo no verde. No entanto, as notícias do FMI vieram trazer de volta o clima favorável aos ursos. Penso que amanhã, ainda por cima em dia de FED, vai haver volatilidade...

PS - não consegui entrar hoje, apesar de ter andado a namorar a GALP e o JM. Acho que ainda são traumas dos 11.000 que perdi na 2ª feira negra.

Abraço

Registado: 30/11/2007 21:12

por tm1950 » 29/1/2008 17:52

Parece-me chegada a altura do Grande Chefe “Ulisses Pena Fácil” desenterrar o machado da paz.

Reunir os seus pares.

Fazer as pinturas de guerra.

Montar em pêlo o seu cavalo malhado.

E, à frente da sua cavalaria, empunhando o seu machado, encorajar o seu exército:

VAMOS A ELES ! ! !

FORÇA MEUS BRAVOS ! ! !

Registado: 29/11/2007 13:54

por Festeiro » 29/1/2008 15:44

Cá para mim vamos fechar os gaps e retomar a viagem para sul...
Boa sorte.
As palavras levam à exaltação, os números à meditação.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Ulisses Pereira » 29/1/2008 14:10

Obrigado pela ajuda, SCPNuno. :)

Beijos e abraços,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: ser

por scpnuno » 29/1/2008 13:58

luislobs. Escreveu:Ulisses peço desculpa, mas consideras os 11400 resistencia ou suporte?Pergunto porque devido á pouca consistencia ou poucas sessoes abaixo do suporte, nao poderemos chamar falsa-rotura?

.

Homi, se negoceia ABAIXO de 11400, só pode ser resistencia, não é? Oferece resistencia à subida. Se negociasse ACIMA de 11400 era suporte, porque suportava a descida abaixo destes valores.

Para aqueles que vêm já dizer que eu não percebo nada disto, informo que estes conceitos são de construção civil - resistencias e suportes. O senso comum faz-me perceber como os aplicar à analise tecnica, não fui eu que tirei nenhum doutoramento durante a noite.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

ser

por luislobs. » 29/1/2008 13:54

Ulisses peço desculpa, mas consideras os 11400 resistencia ou suporte?Pergunto porque devido á pouca consistencia ou poucas sessoes abaixo do suporte, nao poderemos chamar falsa-rotura?

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por TP1 » 29/1/2008 13:51

Apetece-me pegar numa bandeira com um touro desenhado e, começar a gritar: " touros " " touros "
:lol:

Passe a falte de sumo do post... :oops:

Registado: 30/11/2007 21:13

por Ulisses Pereira » 29/1/2008 13:42

Aí está o PSI a brilhar naquele que aparenta ser um clássico movimento de "reteste" ao suporte quebrado que passa agora a ser a nova resistência - 11400 pontos.

Será muito interessante verificar a guerra entre ursos e touros que se deverá travar junto a esta resistência. Um movimento acima dos 11750 pontos será um sinal claro de que a resistência dos 11400 pontos foi quebrada e de que os touros podem voltar a respirar de alívio. Mas, até lá, a bola ainda está do lado dos ursos. Jogam em casa.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (26.59 KiB) Visualizado 8009 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (22.53 KiB) Visualizado 7990 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por fjp330 » 28/1/2008 21:33

Sr. Ulisses, obrigado pela sua resposta

Registado: 25/1/2008 17:55

por Adam hedge » 28/1/2008 15:20

boa tarde caro Ulisses muito obrigado pelos novos gráficos.

abraço
JM.matias
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Ulisses Pereira » 28/1/2008 15:06

Obrigado pela ajuda, Enslaved ;)

Jm Matias, no início do ano escrevi:

Não há nenhum sinal que este poderoso “Bull Market” que vive a Jerónimo Martins tenha chegado ao fim. Só ponderarei esse cenário caso a acção quebre o suporte na zona dos 4 euros. (...)

Em termos de curto e médio prazo, só a quebra da zona de suporte entre os 4,5 e os 4,6 euros colocaria os ursos no comando da situação. Até que isso aconteça, as correcções são oportunidades para os touros que se perderam pelo caminho voltar a apanhar o comboio.

Apesar das quedas violentas dos mercados, a JM continua sem quebrar esses 2 suportes.

Deixo os gráficos actualizados.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-jm1.GIF
forum-jm1.GIF (21.75 KiB) Visualizado 5999 vezes
forum-jm2.GIF
forum-jm2.GIF (25 KiB) Visualizado 5990 vezes
forum-jm3.GIF
forum-jm3.GIF (25.54 KiB) Visualizado 5954 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Festeiro » 28/1/2008 15:05

Ulisses, referia-me ao que tens na pg. 1 e que se inicia em 1992. Deixa lá, fica para outro dia.
Obrigado.
As palavras levam à exaltação, os números à meditação.

Registado: 29/11/2007 3:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 133 visitantes