Cálculo da taxa de juro nos depósitos a prazo.
9 mensagens
|Página 1 de 1
Henrique Escreveu:Pinto, se calhar o DP não é a 6 meses mas a 181 dias.
Nos casos que eu conheço, os prazos dos DP são sempre estabelecidos em dias e não em meses.
O melhor é verificar se é assim ou não.
Na altura o produto foi-me vendido por semestral e não por dias - mesmo que assim fosse, o tempo dacapitalização dos juros coincide com o semestral e não com 181 dias. Apesar disso, os juros capitalizam e eu não toco neste dinheiro à 8, 9 anos.
- Registado: 5/12/2007 22:29
Pata-Hari Escreveu:Pinto, para mim, a fórmula que faz sentido é capital*(1+taxa)^(180/360) ou 182/365 conforme a base das taxas. Ora calcula lá para ver se bate certo com os números que tens.
Não, não é esta a fórmula. A fórmula é a que apresentei. Quando apliquei o dinheiro disseram-me que era semestral. Ao verificar nas cadernetas o valor do juro não batia certo, por isso dirigi-me ao balcão da CGD. O próprio caixa depois de tirar dúvidas com uma colega, apresentou-me a fórmula "milagrosa" mencionada.
Ele próprio não sabia a fórmula de cálculo daquele valor. estranho esta forma de cálculo de juros semestrais. Os 181 dias a dividir pelos 365 não faz sentido. Eu estava com pouco tempo, mas para a próxima exigo tirara isto a limpo com o gerente...
Sim, ee uma questao antiga... pensava estar resolvida.
Poderaa ser 180/360 (ou mesmo 181/360), ou 183/365.
Agora 360/183... parece que os tipos da CGD estao a pedir regulacao...
Agora 360/183... parece que os tipos da CGD estao a pedir regulacao...

- Registado: 22/4/2003 23:12
Cálculo da taxa de juro nos depósitos a prazo.
tenho um depósito na CDG. Depois de fazer as contas do dinheiro recebido de juros, e peensando em contas mal feitas, resolvi pedir explicações no balcão da caixa sobre a forma como são calculados os juros.
Num dépósito a prazo de seis meses, utilizam a seguinte fórmula: Juros = c*n*i/(365). Até aqui tudo bem. O n significa o tempo e o i a taxa. No entanto, eles no tempo (meio ano) utilizam 181 dias e dividem pelos 365 dias normalmente.
Alguém sabe porque é que utilizam os 181 dias? Se ainda fosse 180 dias, poderia justificar-se pelo ano comercial, assim não. Nem o próprio funcionário me soube explicar a razão destes 181 dias. Neste caso, a taxa de juro apresentada nunca será real, pois esta será sempre menor...
Num dépósito a prazo de seis meses, utilizam a seguinte fórmula: Juros = c*n*i/(365). Até aqui tudo bem. O n significa o tempo e o i a taxa. No entanto, eles no tempo (meio ano) utilizam 181 dias e dividem pelos 365 dias normalmente.
Alguém sabe porque é que utilizam os 181 dias? Se ainda fosse 180 dias, poderia justificar-se pelo ano comercial, assim não. Nem o próprio funcionário me soube explicar a razão destes 181 dias. Neste caso, a taxa de juro apresentada nunca será real, pois esta será sempre menor...
9 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Apramg, Bing [Bot], karaya75, m-m, malakas, Mavericks7, MiamiBlue, MR32, O Magriço, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Purificaçao, SerCyc, StockRider!, yggy e 82 visitantes