Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

JMT cp - para Marco António

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fernando dos Aidos » 22/11/2002 2:39

Não há dúvida... os dois gráficos permitem leituras diferentes...

É fundamental estar atento às diversas possibilidades. Às vezes fico enquistado na minha opinião e demoro muito tempo a perceber os sinais que o mercado me dá... Gostei de ver o seu gráfico/ler os seus comentários. Mostraram-me um ponto de vista diferente.

Um abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por MarcoAntonio » 22/11/2002 2:26

Eheheh... Não há maneira de chegarmos a acordo... lol

E juro que não é cisma minha... :mrgreen:

Eu coloco-lhe de seguida a «minha versão»... O canal que pode ver descendente já se encontrava no gráfico (pode vê-lo por exemplo já no anterior que coloquei ao início da tarde, salvo erro, limitei-me a assinar com setas os pontos de contacto e o <i>break-out</i>.

A minha perspectiva é esta: a JMT fez um duplo-topo na sequência de uma subida fulgurosa e então entrou em queda naquela canal descendente. Pelo meio funcionaram alguns S/R horizontais temporaria/esporadicamente... O canal é bastante largo, ainda assim.

Os valores em questão são suficientes para eu colocar de parte um gráfico em escala linear (a distorção introduzida já é relevante e da ordem dos 40/60%). Por via das dúvidas uso sempre o logarítmico (não traz qq desvantagem na minha perspectiva, como sabe).

Como notará as linhas são claramente mais consistentes (e como já sublinhei várias vezes é precisamente o que tende a acontecer com os gráficos em escala logarítmica por motivos óbvios e que já antes apresentei: sucintamente, se o título mantiver UMA MESMA tendência, a recta (LT) vai acompanhar o título na escala logarítmica enquanto que na escala linear «vai fugir» do título - logo, são mais difíceis de encontrar em escala linear (e tendem a ser mais pobres de significado porque na realidade representam uma tendência em aceleração. Por isso, é de todo natural que se encontra rectas mais consistentes (e nomeadamente canais) em gráficos com escala logarítmica.

Ainda outra questão, eu não disse que não dava muito valor à linha de suporte, o que eu disse é que em tendência descendente as linhas de resistência tendem a ser mais fiáveis e consistentes e em tendência ascendente tende a acontecer o inverso (no entanto, nem sempre é assim... e qnd existe um canal - nem sempre existe - obviamente que as duas linhas são importantes). Além disso, as rectas referidas atrás em cada uma das circunstâncias têm a vantagem acrescida de permitir detectar inversões (mas não quer dizer que eu não dê valor às outras).
Anexos
jmt-20021121a.gif
jmt-20021121a.gif (19.08 KiB) Visualizado 1094 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

JMT cp - para Marco António

por Fernando dos Aidos » 22/11/2002 1:59

Caro Marco António,

Já há algum tempo que não abro o gráfico de curto prazo da Jerónimo Martins (escala linear). Fi-lo agora e verifiquei que uma recta, que era apenas uma tentativa de recta relevante, paralela a uma recta suporte descendente (já sei que não dá muito valor a estas) parece estar a ganhar consistência. Era isto que eu lhe tinha querido dizer no outro post (da PT)... penso que uma recta tem mais hipóteses de ser relevante se for paralela a outra que o é. (Espero não estar a ser confuso...)

Não pretendo reacender a polémica, mas apenas tentar mostrar com mais clareza o meu ponto de vista... além disso, esta observação, aliada à da recta de longo prazo que "discutimos" (deixa cá usar as aspas :-) )no outro post, faz-me olhar com apreensão para a JMT.

Um abraço

Fernando dos Aidos
Anexos
jmt.png
jmt.png (8.91 KiB) Visualizado 1112 vezes

Registado: 5/11/2002 2:26

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, Jonas74, latbal, nbms2012, OCTAMA, PAULOJOAO e 69 visitantes