50 milhões de Euros para o galheiro
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Keyser Soze Escreveu:por causa das coisas, os próximos equipamentos militares a adquirir, não saiem do chão:Novos carros de combate para o Exército
Defesa assina hoje os contratos
Portugal adquire 37 novos carros de combate Leopard 2A6 para substituir os M60.
Luísa Meireles
9:55 | Terça-feira, 29 de Jan de 2008
O Ministério da Defesa concretiza hoje a transferência de 37 Carros de Combate Leopard 2A6 provenientes da Holanda para o Exército Português. O contrato, assinado hoje nas instalações daquele Ministério, é celebrado com o Director Geral da agência da NATO, NAMSA (NATO Maintenance and Supply Agency), o qual, em seguida, assina com o Estado holandês o correspondente contrato de transferência.
A aquisição destes veículos representa, segundo uma nota do Ministério da Defesa, "um significativo esforço do Estado Português tendo em vista o reequipamento e modernização das Forças Armadas, com o objectivo de garantir um Exército moderno, adequadamente sustentado, capaz de se adaptar e actuar perante as novas modalidades de conflitos que ameaçam o mundo moderno".
Os carros de combate Leopard 2A6 são veículos com equipamentos de elevada sofisticação tecnológica, blindagem de terceira geração e maior mobilidade e autonomia e capacidade de fogo que os M60, os carros que estão actualmente ao serviço do Exército. Os primeiros oito carros deverão ser entregues ainda este ano e os restantes 29 em 2009.
Será que vendem os M60A3TTS? Queria compra um para ir para o trabalho, para o meu boss ter algum respeito por mim!!!

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Para mais tarde recordar:
João Pereira, tenente-coronel, é o mais experiente piloto português de F-16 e ontem viveu o pior dia da sua carreira militar: teve de se ejectar e despenhar o avião, ao detectar uma avaria que impedia aterrar em segurança. Mas antes orientou o caça – que estava num voo experimental após ter sido modernizado – para longe das povoações. Evitou que o avião se despenhasse na aldeia de Pilado.
A manobra temerária do tenente-coronel Pereira ia-lhe custando a vida. Só se ejectou quando conseguiu ‘apontar’ o avião para o pinhal, de forma a evitar mortes de civis. Ejectou-se quando estava a perigosos 350 metros do solo. O avião caiu num pinhal próximo da Base Aérea de Monte Real (BA-5) e o piloto aterrou de pára-quedas num vale a Sul da base, indo a pé até uma estrada próxima. A Força Aérea já nomeou uma comissão de inquérito para apurar as causas do acidente.
O desastre aconteceu às 13h40, na fase terminal do ensaio e quando o piloto regressava à base o F-16 (que estava desarmado) deixou de “obedecer”. Já durante o voo de 45 minutos foram notados “pequenos indícios” de que algo não estava bem, mas só na “fase final de aproximação à pista” se tornou “intolerável” controlar o avião, disse o tenente-coronel Vítor Lopes, segundo comandante da BA-5, explicando que o F-16 “começou a fazer um movimento irregular, ondulatório”.
O piloto, ao aperceber-se de que não iria conseguir aterrar em segurança e que seguia rumo a uma aldeia, orientou o F-16 para um pinhal – evitando que se despenhasse numa povoação –, colocou-o na potência máxima e ejectou-se quando se encontrava a 350 metros do solo.
O avião caiu num pinhal a Sudoeste da BA-5. A cadeira ejectável foi parar à ponta Sul da pista principal e o piloto aterrou de pára-quedas num vale próximo, a um quilómetro da cadeira. A aeronave – um bilugar com a matrícula 15140 – fazia o primeiro voo depois de ter sido submetida a uma grande operação de modernização e iria equipar a esquadra 301, a única actualizada com MLU. O voo destinava-se a avaliar se estava em condições de ser entregue para voo operacional.
“O piloto está bem, foi observado de imediato pelos médicos da BA-5 e durante a tarde acompanhou, de helicóptero, os militares encarregues de fotografar a zona onde o avião caiu. Ao final da tarde seguiu para o Hospital da Força Aérea, para fazer exames médicos mais completos.
“Assim que aterrou telefonou-me e deslocou-se pelos seus meios até à estrada, onde o fomos buscar”, contou o tenente-coronel Vítor Lopes.
"VI-O FAZER PIRUETAS E UM PONTO NEGRO SUBIR"
Eram horas de almoço e Manuel Duarte, que mora na Garcia, estava a preparar a refeição quando espreitou pela janela e viu o avião a descrever uma curva lenta, antes de iniciar a aterragem, o que não é habitual. Logo a seguir despenhou-se.
No café Fonseca, na Serra de Porto de Urso, foi o barulho – “muito” – causado pelo avião quando estava a subir que despertou a atenção de Carlos Gomes. “Ouvi um pequeno estrondo, que era o piloto a ejectar-se e depois vi o avião desgovernado”, contou, adiantando que se tratou de uma queda “a pique”.
Depois só viu o “fumo negro” que se elevava do pinhal e já não conseguiu observar os destroços de perto por o acesso ter sido vedado pelos militares. A queda do avião também foi vista da A17. Ricardo Nunes seguia numa das viaturas de manutenção da via quando reparou num avião “a fazer piruetas” e num “ponto negro a subir”.
Em Casal dos Claros, a queda do F-16 também não passou despercebida. João Cardoso viu o avião descolar e fazer “uma picada de 90 graus, com uma velocidade incrível”. No regresso, notou que, ao aproximar-se da pista, “balançava”, mas pensou que era um exercício.
O que lhe despertou mais a curiosidade foi o facto de ser verde florescente, quando costumam ser cinzentos. Tal é explicado por o F-16 ter acabado de sair da modernização e ter apenas a pintura primária (verde).
Alguns populares criticaram o “barulho” causado pela Base. Nuno Duarte mora em Outeiro da Fonte, uma das povoações mais próximas, e conta que, quando os aviões descolam de Sul para Norte “a casa estremece toda”. O comando da Base garante que apenas ocorrem “instantes pontuais de ruído elevado”.
PERFIL
O tenente-coronel João Pereira (na foto ainda com as divisas de major) é o comandante da esquadra 301, Jaguares. Tem três mil horas de voo – duas mil em F-16, o que faz dele o piloto mais experiente. É ele quem experimenta e ensaia os caças antes de serem entregues para voo operacional.
JÁ MORRERAM 89 PILOTOS E TRIPULANTES
A Força Aérea Portuguesa perdeu desde que foi criada, em 1952, um total de 89 pilotos e tripulantes em desastres com aeronaves. A maior parte faleceu em território nacional. Na Guiné, Moçambique e Angola perderam a vida 20 militares. O maior acidente aconteceu a 1 de Julho de 1955, na Serra do Carvalho, entre Poiares e Coimbra, quando se despenharam oito aviões F-84 dos 12 que voavam em formação – faleceram oito pilotos. Havia sol e boa visibilidade – apenas com algumas nuvens baixas – mas o nevoeiro foi apontado como causa do acidente, porque tapava parte da serra contra a qual se despenharam os aviões. Em Poiares, o monumento ‘Voo dos Anjos’ assinala a tragédia.
ERA UM DOS MAIS CAROS NA FROTA
O F-16 bilugar que se despenhou chegou à Força Aérea (FAP) em 1999 – comprado aos Estados Unidos no programa Peace Atlantis II – 25 caças custaram 220 milhões de euros – esteve encaixotado até o ano passado. Tinha acabado de ser modernizado para o padrão MLU (fazendo dele um dos mais caros – valeria mais de 20 milhões de euros), processo que Cavaco Silva recentemente assistiu em Monte Real. A FAP fica assim com apenas sete F-16 (três bilugares e quatro monolugares) MLU (modernização que permite, entre outros, o lançamento de bombas inteligentes e o combate nocturno). Dois outros MLU estarão prontos em Fevereiro. A FAP tem ainda 19 F-16 (na esquadra 201) do programa Peace Atlantis I.
ENTERROU-SE NA AREIA DO PINHAL
Ao despenhar-se, o F-16 pilotado pelo tenente-coronel João Pereira, ficou “parcialmente enterrado” e causou um pequeno incêndio que foi de imediato controlado pelos Bombeiros da BA-5. Antes de cair, danificou dois pinheiros e derrubou outro. O acesso à zona foi vedado, por haver material tóxico e para preservar os destroços, já que a posição em que se encontram ajudará a esclarecer as causas do acidente.
NOTAS
ÚNICO CASO MORTAL
O acidente com o F-16 às 11h49 de 8 de Março de 2002 foi único mortal com este tipo de aeronave da FAP, que veio substituir os aviões A7P Corsair, também protagonistas de algumas tragédias.
FAZIA TREINO ACROBÁTICO
O capitão piloto-aviador Jorge Moura estava na fase final de treino acrobático - a fazer um voo invertido - quando embateu nos postes das ajudas de sinalização de aproximação à pista e se despenhou.
REGISTADOS 17 ACIDENTES
A Base Aérea de Monte Real registou 17 acidentes com meios aéreos desde 1985. A maioria (15) envolveu aviões A7P Corsair e alguns causaram vítimas. Os outros dois envolveram F-16.
QUARTO INCIDENTE
Este foi o quarto incidente conhecido com um F-16 português, mas apenas o segundo em que a aeronave ficou completamente destruída
COLISÃO EM BEJA
O primeiro deu-se em 1996 num festival aéreo em Beja. O F-16 colidiu no ar com um avião britânico. Aterrou danificado mas o inglês ejectou-se e despenhou-se
PROBLEMAS NO BÁLTICO
Em 2002 ocorreu o único acidente mortal (ver caixa). Já no final de 2007, no Báltico, um F-16 teve problemas no ar com o trem de aterragem
F-16
MOTOR
Pratt-Whitney F100-PW-220
DIMENSÕES
Envergadura: 9,45 m
Comprimento: 15,03 m
Altura: 5,09 m
PERFORMANCES
Velocidade máxima: MACH 2.05
Raio de acção: 3 800 km
Tecto de serviço: 15 240 m
Peso vazio: 7 390 kg
Peso máx- descolagem: 16 057 kg
Combustível: 3250 kg + 3052 kg
CADEIRA EJECTÁVEL
A cadeira é accionada por um foguete que garante uma velocidade gradual e evita lesões graves na coluna do piloto. A canóplia de vidro do cockpit solta-se no momento da ejecção. No ar, a cadeira desprende-se automaticamente do piloto e o pára-quedas abre-se
OUTRAS AERONAVES DA FORÇA AÉREA
EH 101
- Helicóptero de busca e salvamento e transporte táctico
P3
- Avião de controlo marítimo e guerra anti-submarina
CASA C212 AVIOCAR
- Transporte aéreo e busca e salvamento, vigilância e instrução
HERCULES C130
- Transporte aéreo de busca e salvamento, vigilância e instrução
ALOUETTE III
- Transporte aéreo de busca e salvamento e instrução
ALPHA JET
- Instrução e jacto
http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... al=9&p=200
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

por causa das coisas, os próximos equipamentos militares a adquirir, não saiem do chão:
Novos carros de combate para o Exército
Defesa assina hoje os contratos
Portugal adquire 37 novos carros de combate Leopard 2A6 para substituir os M60.
Luísa Meireles
9:55 | Terça-feira, 29 de Jan de 2008
O Ministério da Defesa concretiza hoje a transferência de 37 Carros de Combate Leopard 2A6 provenientes da Holanda para o Exército Português. O contrato, assinado hoje nas instalações daquele Ministério, é celebrado com o Director Geral da agência da NATO, NAMSA (NATO Maintenance and Supply Agency), o qual, em seguida, assina com o Estado holandês o correspondente contrato de transferência.
A aquisição destes veículos representa, segundo uma nota do Ministério da Defesa, "um significativo esforço do Estado Português tendo em vista o reequipamento e modernização das Forças Armadas, com o objectivo de garantir um Exército moderno, adequadamente sustentado, capaz de se adaptar e actuar perante as novas modalidades de conflitos que ameaçam o mundo moderno".
Os carros de combate Leopard 2A6 são veículos com equipamentos de elevada sofisticação tecnológica, blindagem de terceira geração e maior mobilidade e autonomia e capacidade de fogo que os M60, os carros que estão actualmente ao serviço do Exército. Os primeiros oito carros deverão ser entregues ainda este ano e os restantes 29 em 2009.
Mais um para o Clube
The Ejection Tie Club was founded by Sir James Martin CBE DSc CEng FIMechE FRAeS.
The primary objective of the Club is to provide a distinctive tie to be worn with civilian clothing and thus to provide a visible sign of the members' common bond. The design of the tie incorporates the warning sign to be found on all aircraft equipped with an ejection seat.
Life membership of the Martin-Baker Tie Club is confined solely to persons who have ejected from an aircraft in an emergency using a Martin-Baker designed ejection seat, and thereby saved their life.
Podemos observar que realmente este F16 não era assim tão caro, especialmente a versão tuga, muito mais economica que a Americana..............depois da nisto............para quem não tem asas abusam de ca*****
Abraço
Shevet

Abraço
Shevet
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- F16 Versão Tuga.bmp (504.9 KiB) Visualizado 1689 vezes
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool
O 50 Cent, looooooool
Keyzer ... não exageremos !!!
Atenção que o avião não custava 50 Milhões como tens no titulo !!
...são só 20 Milhões...
E sendo assim, acho que não há problema.
Se fossem 50 Milhões , bom... 50 Milhões , são 50 Milhões ... isso era muito. Agora, 20 Milhões ...um gajo vái ao McDonalds e não come um hamburguer por menos de isso .Por isso , não exageres .
Segue em baixo aimagem dos F-16 Portuguêses de 20 Milhões de Euros sedeados na Base Aerea de Monte Real ...
Um abraço ,
The Mechanic
Atenção que o avião não custava 50 Milhões como tens no titulo !!
...são só 20 Milhões...
E sendo assim, acho que não há problema.
Se fossem 50 Milhões , bom... 50 Milhões , são 50 Milhões ... isso era muito. Agora, 20 Milhões ...um gajo vái ao McDonalds e não come um hamburguer por menos de isso .Por isso , não exageres .
Segue em baixo aimagem dos F-16 Portuguêses de 20 Milhões de Euros sedeados na Base Aerea de Monte Real ...
Um abraço ,
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" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Não sei onde viu o Keyser... eu vi aqui.
Defesa: Caça F-16 da Força Aérea despenha-se junto a Monte Real, não há registo de mortos (ACTUALIZADA)
28 de Janeiro de 2008, 14:28
Lisboa, 28 Jan (Lusa) - Um caça F-16 da Força Aérea Portuguesa despenhou-se hoje perto da base de Monte Real, Leiria, mas o piloto ejectou-se, não havendo até ao momento registo de mortos, disse à Lusa fonte militar.
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o avião F-16 estacionado Base Aérea de Monte Real despenhou-se ao início da tarde próximo da povoação de Pilado, no concelho da Marinha Grande, nos terrenos limítrofes à base aérea.
Uma fonte do Governo Civil de Leiria disse à Lusa que o avião ficou completamente destruído e confirmou que o piloto sobreviveu ao incidente.
Contactada pela agência Lusa uma fonte oficial da Força Aérea remeteu para mais tarde quaisquer informações sobre o caso.
NVI/ARP/JLG.
Lusa/Fim
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Navete Escreveu:Desculpa KEYSER...
tens por exemplo em
http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291
- Mensagens: 43
- Registado: 23/12/2007 13:12
50 milhões de Euros para o galheiro
F-16 da Força Area despenhou-se
Piloto ejectou-se
Piloto ejectou-se
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