Caldeirão da Bolsa

Suécia: sempre na vanguarda

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MozHawk » 27/1/2008 23:05

Caro Keyzer,

Em 1992 já as francesas faziam topless nas piscinas públicas...

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por TP1 » 27/1/2008 22:32

Devia ser obrigatório... :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

por michael » 27/1/2008 22:27

Acho muito bem e a ver se em breve contagiam tambem Portugal.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 332
Registado: 28/12/2006 1:38
Localização: Lisboa

Suécia: sempre na vanguarda

por Keyser Soze » 27/1/2008 22:20

'Peitos à Mostra'
Movimento pró-topless nas piscinas públicas da Suécia

Um grupo de suecas iniciou uma campanha para assegurar às mulheres o direito de fazer topless nas piscinas públicas do país. O movimento já tem um blogue e uma página no site de relacionamentos Facebook.

Maria Luiza Rolim
12:00 | Domingo, 27 de Jan de 2008

Quase cinco décadas depois de as mulheres europeias terem queimado os soutiens num arrebatamento de carácter feminista, está a decorrer na Suécia uma campanha para que seja permitido o topless nas piscinas públicas do país.

O movimento 'Bara Bröst' (algo como 'Peitos à Mostra') já contagiou as dinamarquesas e norueguesas - também proibida de tirar a parte superior dos biquinis nos recintos públicos - que pretendem iniciar uma campanha semelhante nos seus países.
"Peitos não fazem parte da genitália"

Tudo começou a 5 de Novembro passado, quando duas jovens foram expulsas de uma piscina na cidade de Uppasala, a norte de Estocolmo, por terem tirado a parte superior do seus biquinis. As suecas sentiram-se discriminadas e apresentaram queixa à polícia.

A reacção das raparigas transformou o veto em escândalo, e levantou uma onda de solidariedade na Suécia pró-peitos ao léu. Outras mulheres uniram-se à causa. Juntas, criaram um blogue, baptizado de 'Bara Bröst', bem como uma página no site de relacionamentos Facebook, que já conta com 360 membros.
No 'Manifesto!' publicado no blogue - há uma versão em inglês - lê-se que o 'Bara Bröst' não tem qualquer conotação política ou religiosa. As bloguistas defendem que "as mulheres possam fazer topless em todos os lugares nos quais os homens podem ficar sem camisas". E, também, "que os peitos não sejam considerados parte da genitália feminina". Exigem, ainda, que as regras discriminatórias sejam abolidas das piscinas públicas, e que os políticos actuem no âmbito desta questão.

O que a comunidade 'Bara Bröst' almeja é "uma sociedade equitativa, que permita às mulheres fazer topless nos locais onde é normal que os homens o façam; onde os corpos das mulheres não sejam sexualizados; onde ninguém se sinta um objecto; e onde as mulheres não sejam discriminadas".
Na sequência da campanha, os responsáveis por duas das piscinas na Suécia decidiram autorizar as mulheres a tirarem o soutien, ou a parte de cima dos biquinis, desde que as outras pessoas presentes no local não se sintam incomodadas. Caso alguém reclame, elas são obrigadas a vestir-se novamente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3299
Registado: 8/2/2006 17:32


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho, karaya75, m-m, malakas, Manchini888, Mavericks7, MR32, O Magriço, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, StockRider!, yggy e 81 visitantes