Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Calma, colegas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 21/1/2008 17:07

mnfv Escreveu:Ulisses,

peço desculpa pela ignorância, mas na bolsa portuguesa não são permitidos apenas os shorts intraday?

Em acções, de facto só é acessível/praticável intraday.

Mas tens outros instrumentos, mnfv: warrants, cfd's, futuros, etc...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 21/1/2008 17:08, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MNFV » 21/1/2008 17:05

Ulisses,

peço desculpa pela ignorância, mas na bolsa portuguesa não são permitidos apenas os shorts intraday?

Registado: 28/12/2007 17:02

por MarcoAntonio » 21/1/2008 17:03

djpirra Escreveu:É boa aposta fazer reforços de modo a diminuir a média de investimento e facilitar assim a recuperação da carteira em menos tempo?

A estratégia de baixar o preço médio é muito má. Eu chamo-lhe a estratégia do enterranço porque é nisso que vai resultar muitas vezes: enterras o teu capital num mercado em queda e passas a perder mais dinheiro cada dia que passa... baixar o preço médio em si não tem interesse nenhum, o que interessa é estar do lado do mercado ou pelo menos não estar contra ele.

Eu ainda há dias falei disso num outro tópico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 3&start=25

O preço médio baixar é só um artifício matemático: o que estás de facto a fazer é a aumentar a tua exposição no mercado, estás a insistir/reforçar que ele vai subir e se estiveres errado passarás a perder ainda mais.

Quando finalmente o mercado inverte, tu estás a perder muito dinheiro (não interessa o preço médio, o que interessa é o $ que estás a perder). E mais, provavelmente já não tens capital disponível para investir... no momento certo.

E já agora aproveito porque está relacionado com isto: o preço a que compramos as acções não interessa!

O que interessa é para onde o mercado vai. Contudo as pessoas deixam-se influencia de uma forma muito significativa pelo preço a que compraram. Imaginem este cenário:

> Investidor A comprou a 10. A acção vai a 20 e depois desata a cair e neste momento está a 15...

Este investidor vê as quedas e vende com facilidade.

> Investidor B comprou a 20. A acção desata a cair e neste momento está a 15...

Este investidor tem extrema dificuldade em vender.

A acção é a mesma, fez o mesmo percurso e no futuro acontecerá o mesmo nas mãos de A ou B. Contudo, só porque compraram a preço diferente um tem dificuldade em vender e o outro não.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 21/1/2008 17:00

Há tendências de queda de médio e longo prazo. Não é preciso estarem a dedicar-se a tempo inteiro aos mercados para que se possa ganhar dinheiro com as quedas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MNFV » 21/1/2008 16:59

Ulisses,

Este conselho é bom para quem possa passar o dia atento ao mercado que coincide com o horário laboral da maioria dos amadores. Não dá para todos..

Ulisses Pereira Escreveu: :arrow: Tenham acesso a instrumentos financeiros que vos permitem ganhar dinheiro com as quedas e com as subidas. Isso vai abrir-vos horizontes e não ficarem completamente sem reacção quando os mercados caem. Lembrem-se que estas semanas podem estar a ser as melhores semanas do ano para alguns...
Ulisses

por Ulisses Pereira » 21/1/2008 16:56

Se o nosso fundamento para um determinado papel se mantiver inalterado porque não trasforma-lo para longo termo? Quais os pressupostos para não ser aconselhavel transformar um investimento de curto/medio prazo para longo prazo? Apenas vejo o cenário de os ideiais do investimento/papel mudarem.
Caso contrario nao vejo razoes para aceitar perdas substanciais ou será que existem?

Na minha opinião, é um erro fazer um "trade" de curto prazo, com base nos fundamentais de uma empresa. No curto prazo, não são os fundamentais da empresa que movem uma acção: É o "momentum" do mercado, o sentimento, as emoções, as questões técnicas, etc...

Ou seja, se alguém compra uma acção hoje para vender daqui a 3 ou 4 dias porque a empresa tem bons fundamentais, está a cometer um erro.

Se alguém compra uma acção, pelos mesmos motivos, mas para vender daqui a uns meses/anos, então está a ser racional e as quedas não devem fazer alterar a sua estratégia, caso os fundamentais não se tenham deteriorado.

Mas o que eu me estava a referir não era a nenhum destes cenários. O que eu me refiro é aquilo a que assisto afectar milhares de investidores:

Compram uma acção porque acham que vai subir nos próximos dias. Ou seja, entram num "trade" de curto prazo para ganhar rapidamente. E quando o mercado se move na direcção contrária, em vez de assumirem que erraram, fecharem a posição e voltarem a procurar novas oportunidades, o que é que fazem' Enterrama cabeça na areia como a avestruz, não assumem que erraram (aparecem com aquele discurso de "ainda não perdi nada porque só se perde quando se vende) e dizem: "Ah... como a empresa tem bons fundamentais isto fica para uma posição de longo prazo". Erro crasso. Porque não foi isso que os levou a abrir a posição de curto prazo. E se foi isso foi o erro descrito por mim inicialmente.

São tantos, mas tantos os casos de investidores que, pela incapacidade de assumirem um erro que lhes custaria 4 ou 5% acaba depois por andarem anos a carregar essa fuga a custar-lhes 40 ou 50%...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por MNFV » 21/1/2008 16:56

Se a tendência do curto prazo é de descida pq não vender a posição e ir buscar ao fundo o mesmo número de acções mais barato?

Por comodismo? Para não assumir erros?

Mais vale X numa conta a prazo de 3% até voltarem as subidas consistentes ao mercado do que X menos as perdas resultantes de manter a posição nesse momento.

djpirra Escreveu:Se o nosso fundamento para um determinado papel se mantiver inalterado porque não trasforma-lo para longo termo? Quais os pressupostos para não ser aconselhavel transformar um investimento de curto/medio prazo para longo prazo? Apenas vejo o cenário de os ideiais do investimento/papel mudarem.
Caso contrario nao vejo razoes para aceitar perdas substanciais ou será que existem?

Esta mês vai sem duvida decidir muita coisa mas penso que até final de 2008 estaremos novamente em mare de subida embora bastante mais lenta.

por pvg80713 » 21/1/2008 16:35

bolas.
bolas bolas !
um tópico abero pela Nuno do melhor clube do mundo.
com videos super divertidos o do sr que trabalha em mecanica foi... digamos... engraçado !
em que o Ulisses dá conselhos uteis a toda a gente, para o resto da sua vida... quer seja bear quer seja bull market....

o que falta ???

não sei ! para mim nada. parabens

Registado: 19/4/2005 11:11

Re: Calma, colegas

por RUCKY » 21/1/2008 16:23

Eu sou dos que não entrando em pânico, estou preocupado. Contudo a sua serenidade, transmite isso mesmo SERENIDADE. Obrigado, pois a sua posição é POSITIVA E CONSTRUTIVA.
Já agora gostaria de saber como posso ter cotações em tempo real, e não com pelo menos quinze minutos passados?.

Parabens.
Rucky

scpnuno Escreveu:Peço desculpa por mais um topico

Mas vejo a proliferação de topicos com "já vai em 5%" e "sell off"

Como diria o Ulisses,hoje em dia todos temos acesso a cotações em tempo real. Todos estamos a ver as bolsas a cair, a percentagem em que caem e a velociade da queda. Não adianta "noticiar" esses factos.

Vamos tentar que o caldeirão hoje, ao menos neta altura, sejaum canto de paz onde as pessoas encontrem alento e não mais uma fonte de stress.

Está tudo a cair, é um facto,mas não uma novidade. Desde o ano passado que se vem falando nessa possibilidade, que os sinais surgiram, que os avisos foram feitos. Agora, ha que haver calma.
Por favor, vamos tentar sem agressões ou mau humor "dar a mão" aqueles que por qualquer motivo (que agora não interessa) estão dentro e pedem ajuda. Tentar que os muitos colegas que nunca tinham vivido um momento destes o encarem como parte da vida dos mercados - de vez em quando, acontece. Faz parte. E vamos tentar sentir-mo-nos bem aqui nonosso cantinho, porque para nos sentirmosmal, olhamos para os mercados.

Um abraço muito amigo a todos. Calma, nada de precipitações, decisões desesperadas, crises de nervos. Calma, estamos todos aqui para nos ajudar uns aos outros. No que eu puder ajudar, disponham

Registado: 29/11/2007 12:52

por djpirra » 21/1/2008 15:18

Se o nosso fundamento para um determinado papel se mantiver inalterado porque não trasforma-lo para longo termo? Quais os pressupostos para não ser aconselhavel transformar um investimento de curto/medio prazo para longo prazo? Apenas vejo o cenário de os ideiais do investimento/papel mudarem.

Esta mês vai sem duvida decidir muita coisa mas penso que até final de 2008 estaremos novamente em mare de subida embora bastante mais lenta.

Registado: 29/11/2007 2:56

por atomez » 21/1/2008 14:46

Ulisses Pereira Escreveu:Lembrem-se que estas semanas podem estar a ser as melhores semanas do ano para alguns...

Pois... já se está a ver quem é um deles! :roll:
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Sulla » 21/1/2008 14:30

Bem dito excelentíssimo Druida. Acho que aprendi isso há pouco tempo mas ainda deu para mudar de filosofias. Comecei a respeitar o nosso amigo (The Trend) e em menos de uma semana tou com lucros superiores a 10%. Também não é difícil, é quase só shortar à sorte..com dias destes.
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Ulisses Pereira » 21/1/2008 14:12

Quem quiser evoluir, retirará enormes lições das últimas semanas. Quem não quiser evoluir, continuará a dizer que a culpa é dos outros.

Recordo algumas regras que vim relembrando nas últimas semanas:

:arrow: Quando compram uma acção, definam sempre "stops".

:arrow: Nunca transformem um "trade" de curto prazo num investimento de longo prazo, pelo simples facto da acção ter caido.

:arrow: Baixar o preço médio é meio caminho andado para tornar a situação ainda mais complicada.

:arrow: Tenham acesso a instrumentos financeiros que vos permitem ganhar dinheiro com as quedas e com as subidas. Isso vai abrir-vos horizontes e não ficarem completamente sem reacção quando os mercados caem. Lembrem-se que estas semanas podem estar a ser as melhores semanas do ano para alguns...

:arrow: A culpa de estarem a perder dinheiro não é dos manipuladores, dos States ou dos analistas. A culpa é vossa que avaliaram mal o "timing" de entrada e a saída. Só isso vos vai permitir perceber onde erraram e corrigirem isso no futuro. Se atirarem a culpa para os outros, nunca darão o passo em frente necessário para a evolução.

:arrow: Por muito dinheiro que se perca, há sempre coisas muito mais importantes que os mercados. It`s just money.

Um abraço a todos e os parabéns à SCPnuno pela abertura deste tópico.
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por djpirra » 21/1/2008 13:40

Mas isso é tendo em conta que accoes que recuperam sao todas menos aquelas que detens certo? Penso que a recuperação irá dar-se na maioria das acções pois estes valores na minha opinião não teem significado logico a não ser demonstração de panico e espectativa.
Posso dizer que tenho REN, TDU e MOTA e isso deve facilitar os comentarios e opiniões.

Abraços

por Enslaved » 21/1/2008 13:21

djpirra Escreveu:É boa aposta fazer reforços de modo a diminuir a média de investimento e facilitar assim a recuperação da carteira em menos tempo?

Penso que isto é um das piores estratégia que se pode ter. Ao reforçar a carteira não estás a admitir que erraste no teu trade e ao mesmo tempo estás a descapitalizar a tua carteira, fazendo que depois não tenhas dinheiro para investir em acções que comecem a recuperar :roll:. O meu último trade foi com a EDP e contra a minha estratégia fiz isso e claro arrependi-me :wink: .

Registado: 28/2/2007 18:24

por pedrom » 21/1/2008 13:15

djpirra Escreveu:Encontro-me na mesma situação e ja levo um rombo de igual tamanho... 29,6% da carteira ja voou. As perdas são tantas que tenho medo de aceitar as mesmas e vender. Quanto tempo poderá o mercado recuperar desta situação? É boa aposta fazer reforços de modo a diminuir a média de investimento e facilitar assim a recuperação da carteira em menos tempo? Quais as melhores vantagens e desvantagens face as estas possibilidades e quais os metodos adoptados pelos que já passaram algo deste genero?
Para mim isto é tudo "panico" e sem sentido algum... Não existem AT's, ou outras analises que façam sentido e tudo parece ruir como um baralho de cartas sujeito a ventos de 100km/h...

Abraços e desculpem o desabafo! LOL :roll:

Cada um tem que avaliar a sua situação e ver o que aqueles que já passaram por situações idênticas fizeram ou aconselham a fazer.

Da minha experiência digo-te, vale mais perder uns euros da recuperação do que perde-los na recessão.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Shevet » 21/1/2008 13:14

Foste mais rapido que eu Mec.

Não se metam em chanaxes nem nada parecido, mais vale seguir os concelhos do antigo PAPA.

Imagem

Vão ver que isso passa.

Abraço
Shevet
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

Registado: 14/2/2006 15:32

por Quico » 21/1/2008 13:13

The Mechanic Escreveu:Este é pro Quico , que se está sempre a repetir... parece este gajo

Deve ser do napalm que já me está a subir aos neurónios. Será que faz danos irreversíveis?... :-k
Veremos nos meus próximos gráficos. :mrgreen:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por urukai » 21/1/2008 13:12

Investir mais quando a tendência é de queda ACENTUADA é sempre uma má decisão.

Não vale a pena tentar adivinhar fundos pois corre-se o risco de se encontrar um poço sem FUNDO!

Abraços
Editado pela última vez por urukai em 21/1/2008 13:15, num total de 1 vez.

Registado: 11/5/2007 14:09

por The Mechanic » 21/1/2008 13:09

Este é pro Quico , que se está sempre a repetir... parece este gajo ( colocar som ) ...

<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/1xKd2DBekN0&rel=1"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/1xKd2DBekN0&rel=1" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>

Isto sim é um gajo "cool" ( e vái ficando cada vez mais "cool" :) ) que não entraria em pânico num dia como hoje...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por pedrom » 21/1/2008 13:09

The Mechanic Escreveu:É O CRASH !!!!!!!!

Imagem

QUAL CALMA , QUAL QUÊ !!!!!!!!!!

Não entrem nessa ...
"Calma" e "vamos ajudar" e " temos de ser solidários" ...!?!?!?!

NADA !!!
Não liguem à scpnuno , que ela é Carmelita !!

Aproveitem o momento !
Tirem partido do gozo que uns belos momentos de panico vos podem causar . Gritem ! Descabelem-se ! Insultem toda a gente no Caldeirão! Se alguem vier pedir ajuda , chamem-lhes" entalados","Patos", "agarradinhos" , digam " eu não disse ...?! ", " ...eu já tou fora há muito tempo..." e outras coisas que, resumindo , querem dizer " corram aí à toa, suas galinhas tontas que não sabem investir como eu !!! Eu sim !! Sou um campeão ... " .Peguem num charuto e vão fumar pra dentro da ASAE , fazendo belos circulos e mandando-os ***** em sinais de fumo ! Ponham-se a correr por entre os carros numa gasolineira qualquer com uma tocha na mão enquanto gritam "QUEM QUER A GRANDE !?!? QUEM QUER A GRANDE !?!?" .Vão à janela e cuspam pra cima de quem passa lá em baixo ! Se alguem protestar , atirem-lhe uma cadeira ou uma secretária ( principalmente se a secretária for alguem chamado D.Lurdes e tiver 300 kilos ) !
CURTAM O PÂNICO !!
...ele pode nunca mais voltar e a partir daqui ser sempre a chatice do Bull !!!

Um abraço,

The Mechanic

ps-- ...reinação à parte , isto hoje está como eu não via há muito anos !Se somar-mos ao resto de Janeiro , temos aqui um pequeno crash...
Não há como chamar-lhe outra coisa .
Talvez já não hajam crashes como antigamente , de 20%-30% num dia ,mas isto parece ser cada vez mais sério...

No meio de tanta desgraça um gajo tem que se rir contigo!!!!

Eu já comecei a cuspir pela janela e lá em baixo começaram a reclamar, de seguida comecei a mandar cadeiras para quem estava a reclamar mas entretanto ia a passar paquistanês abriu o casaco e mostrou aquele dinamite todo e eu calei-me, voltei para dentro e fechei a janela.

Ainda consegui ouvir o gajo a reclamar mas mal se percebia:

serg frc vxcb vsd vou para o edifio da bolsa de valores edsaf esrt sdf mas se não te calas carrego no botão já aqui fdgsdgdsfhr ert ettghfg

Alguém consegue decifrar o que ele queria dizer?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por scpnuno » 21/1/2008 13:09

Não!!!

A ideia não é essa!

Não é dizer "eu bem avisei", "deviam ter feito" ou "já se previa"

O facto é que houve quem não ouviu os avisos, quem não fez stops ou não acreditou nas previsões. E esses agora não precisam de condenações ou de "eu bem te disse" (detesto esta frase) - precisam de amizade, apoio, ajuda.

É para isso que estamos aqui. Combinado?
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por djpirra » 21/1/2008 13:07

Encontro-me na mesma situação e ja levo um rombo de igual tamanho... 29,6% da carteira ja voou. As perdas são tantas que tenho medo de aceitar as mesmas e vender. Quanto tempo poderá o mercado recuperar desta situação? É boa aposta fazer reforços de modo a diminuir a média de investimento e facilitar assim a recuperação da carteira em menos tempo? Quais as melhores vantagens e desvantagens face as estas possibilidades e quais os metodos adoptados pelos que já passaram algo deste genero?
Para mim isto é tudo "panico" e sem sentido algum... Não existem AT's, ou outras analises que façam sentido e tudo parece ruir como um baralho de cartas sujeito a ventos de 100km/h...

Abraços e desculpem o desabafo! LOL :roll:

por atomez » 21/1/2008 13:06

Pronto, já tem nome - segunda-feira negra

Teoria da conspiração: isto é obra dos malandros dos américas que provocam esta cena toda num dia que têm as bolsas fechadas para amanhã virem por aí comprar tudo em saldos!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

Empresa cotada à prova de crash...

por Rotschild » 21/1/2008 13:05

Acções do SLB sobem mais de 1%!!!

Registado: 21/1/2008 12:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], VALHALLA, zulu404 e 232 visitantes