Caldeirão da Bolsa

Fisco: Veículos abatidos renascem devido a erro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 21/1/2008 21:11

Random, acontecer acontece em todo lado. Só que a frequência por cá tende a ser algo mais que um random walk, diria mesmo que existe um padrão estatistico.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por acintra » 21/1/2008 18:59

RandomWalk Escreveu:"

Esta mania de dizer que em Portugal tudo é mau causa-me imensa urticária..... :evil:


Caro amigo,
não leu outros posts anteriores em que defendo com unhas e dentes o nosso País.

Neste tópico o que menciono é as leis que estão a sair à pressa sem serem revistas porquem entende dos assuntos. Dou como exemplo:

- Novo imposto de selo em que paga no mês e ano de matricula, mas esqueceram-se que existem cerca de 500.000 transacções de viaturas usadas sem pensarem num registo provisório para os stands enquanto o carro está para venda. (Já está em fase preliminar a alteração)

- Seguros dos carros que após o cancelamento do proprietário, se não existir um novo seguro em 30 dias os documentos são aprrendidos. Esqueceram-se de novo de quem comercializa automóveis ou então estavam á espera que fizessem seguros para cada viatura imobilizada nos parques. (Está em estudo uma alteração á lei dos seguros)

- Os restaurantes que queiram passar a fumadores, tem de fazer alterações na ventilação e extracção de fumos nas salas. Apesar de estar avisado á um ano que iria acontecer, ainda não existe nenhum aparelho indicado ou legalizado. Ou seja esta lei diz para montar os aparelhos mas ninguem sabe quais são os legais ou ilegais.

Estas é as que me lembro para já, mas á muitas mais...por isso digo que isto é Portugal.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3155
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

por RandomWalk » 21/1/2008 15:33

Não está em causa que os erros que se cometem, devam ser corrigidos e reduzidos ao mínimo. Sendo certo que mesmo que fossemos os melhores poderiamos ainda assim não ser bons. Aliás, com os males dos outros posso eu bem. O problema é quando pessoalizamos e teimamos na autoflagelação.... que, paradoxalmente, no caso do nacional bota-baixismo denota uma certa arrogância de quem por aí envereda.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 199
Registado: 16/1/2008 20:09
Localização: Porto

A mim

por Iniciado » 21/1/2008 12:03

A mim causa me urticária é o espirito dois em um (shampoo e amaciador).
Como quem diz ,a gente só faz porcaria mas os outros tambem....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 580
Registado: 22/12/2005 15:42
Localização: Ourèm

por RandomWalk » 21/1/2008 11:59

"Isto é Portugal...até pareçe que não conheçem Portugal."

Não se esqueçam do que se passou no R.U..... um CD com os dados de todos os contribuintes eclipsou-se! :shock:

Pelos vistos há pior que portugal... e logo quem!

Esta mania de dizer que em Portugal tudo é mau causa-me imensa urticária..... :evil:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 199
Registado: 16/1/2008 20:09
Localização: Porto

por acintra » 20/1/2008 19:36

Isto é Portugal...até pareçe que não conheçem Portugal.
As leis para os novos impostos para automóveis e de circulação (vulgo selo) foram redigidas por todos aqueles que não conhecem o mercado automovél.
A exuberançia e obstinação da ASAE vem de 1 pessoa desiquilibrada que acha que mais de 50% dos restaurantes devem fechar por falta de condições. A outra metade deve fechar porque não cumpre os requisitos para ser restaurante de fumadores.

As leis são para fazer e cumprir, não para atirar para o ar e obrigar!
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3155
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

E o burro era ele ?

por pinamiranda » 20/1/2008 15:09

E backups ? Não há backups ?

E responsabilidades ? Não há responsabilidades ?

Estamos bem entregues, estamos ...

Bons negócios,

pm
/* Escrever 100 vezes: O objectivo na Bolsa deve ser ganhar dinheiro, mesmo que seja apenas um cêntimo! */
http://paisperfeito.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 175
Registado: 29/11/2007 11:59
Localização: Porto

Fisco: Veículos abatidos renascem devido a erro

por Pata-Hari » 20/1/2008 11:11

Portugal no seu melhor, ehhehe. Porquê que isto já só me dá vontade de rir? Enquanto não me der para meter as mãos à cabeça e começar a correr aos gritos, pode ser que não seja mau demais :D

Fisco: Veículos abatidos renascem devido a erro na cópia da base de dados
Confusão no Imposto Automóvel
















Tiago Sousa Dias

O fim do selo do carro e a introdução do Imposto Único de Circulação está a ter um início complicado
A confusão está instalada no Imposto Automóvel (IA) – agora denominado Imposto Único de Circulação (IUC). Tudo por causa de um erro da Direcção-Geral de Informática Tributária e Aduaneira (DGITA) na cópia das bases de dados onde está registada a propriedade dos veículos.







Tudo começou em Junho do ano passado, quando o então director-geral dos Impostos, Paulo de Macedo, enviou um e-mail a todos os contribuintes alertando-os para a nova tributação automóvel que ia entrar em vigor no dia 1 de Janeiro de 2008 e pedindo que confirmassem a propriedade dos automóveis que estavam na base de dados da então Direcção-Geral de Viação. Aquele responsável disponibilizou no endereço electrónico das Finanças (www.e-financas.gov.pt) o número de viaturas e os respectivos proprietários. Durante seis meses o Fisco teve oportunidade de limpar a base de dados importada da DGV, de acordo com as indicações que ia recebendo dos contribuintes.

Segundo apurou o CM, esse trabalho terá sido em vão, uma vez que a DGITA, entidade que tem a responsabilidade de gerir as bases de dados, copiou os ficheiros originais que estavam na DGV, em vez de aproveitar a listagem corrigida que já estava pronta na Direcção-Geral das Contribuições e Impostos (DGCI). Em consequência deste erro, os veículos que foram abatidos pelos proprietários surgem de novo nos ficheiros da DGCI. Quem deu baixa do carro terá de o fazer de novo, sob pena de ter de pagar o IUC.

A DGITA convocou para esta semana uma reunião para analisar este assunto.

CERTIDÕES DE DÍVIDA SUSPENSAS

Face aos problemas detectados na transição entre o Imposto Municipal sobre Veículos e o Imposto Único de Circulação (IUC), as Finanças decidiram não emitir certidões de dívida por falta de pagamento do imposto, apurou o CM. São várias as questões que têm surgido em relação à mudança da fiscalidade automóvel, nomeadamente a possibilidade de as autoridades policiais poderem autuar automobilistas que não tenham pago o selo do carro em 2007. Com a mudança de filosofia que passou a tributar a propriedade em vez da utilização do veículo, não existem bases legais (desde 1 de Janeiro de 2008) para que a polícia possa multar quem não pagou o selo do carro em 2007. Para complicar a questão, as repartições de Finanças já não vendem selos, porque estes deixaram de existir a partir do dia 1 de Janeiro.

BARCOS PAGAM ATÉ DIA 31

Os proprietários de barcos de recreio e de aeronaves têm de pagar o novo imposto até ao final do mês de Janeiro. Esta alteração nos prazos de pagamento vai apanhar de surpresa muitos proprietários de barcos e aeronaves, que se preparavam para liquidar o imposto nos meses de Junho ou Julho, tal como acontecia com o Imposto Municipal sobre Veículos.

Os barcos de recreio pagam o imposto segundo a tonelagem que possuem e a potência dos seus motores. As aeronaves pagam tendo em atenção o peso máximo autorizado à descolagem.

SAIBA MAIS

2,8milhões de carros-fantasma (sem condições de circulação) constavam nos ficheiros do Instituto para a Mobilidade no início de 2008.

17 dos vinte modelos de carros mais vendidos em Portugal vão pagar menos de impostos em 2008, segundo a ANECRA.

MULTAS

A não comunicação ao IMTT da transferência da proprie-dade do carro dá direito a multa entre 120 e 600 euros.

REGULARIZAÇÃO

A mudança dos registos incor-rectos no Instituto da Mobili-dade custa dez euros/registo.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Cem pt, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, jprgodinho, m-m, malakas, Manchini888, Mavericks7, MR32, navaldoc, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, portwine1, psandrade, SerCyc, Shimazaki_2, StockRider!, yggy, zulu404 e 165 visitantes