Off Topic - Paineis Solares para aquecimento de águas
8 mensagens
|Página 1 de 1
Painéis solares (energie)
Pois, caro Luis, eu tenho um painel solar que funciona até mesmo de noite. Se ao deitar-me gastar a água toda, embora nunca tenha experimentado, creio que no dia seguinte ao levantar-me já teria água quente. Só tenho para aquecimento de água. Mas creio que o mesmo sistema pode ser instalado para aquecimento da habitação. Não sei explicar, mas a explicação corriqueira que me deram, é que este painel funciona ao contrário dos frigoríficos. Enquanto este fazem frio, aquele faz calor. Mas que aquece sempre, até nestes dias de frio, isso é verdade.
Cumprimentos.
Ferreira
Cumprimentos.
Ferreira
- Registado: 16/8/2003 20:23
etcetras Escreveu:Boas....
Vocês vão desculpar o meu conhecimento sobre o assunto. Mas é possível a uma pessoa que viva num prédio instalar esses equipamentos estando eles no telhado?![]()
![]()
Porque, pelo que fiz numa simulação eu teria o equipamento pago em 3 anos....
![]()
Somos tantos cá em casa....e ainda por cima tomamos banho todos os dias.....xiça....![]()
![]()
![]()
Abraço![/b]
Os painéis solares termodinamicos não necessitam de ser instalados no telhado, podes instalá-lo na parede da varanda, jáque não necessitam de luz solar directa para aquecer a água.
Um abraço
- Registado: 22/12/2007 22:55
Boas....
Vocês vão desculpar o meu conhecimento sobre o assunto. Mas é possível a uma pessoa que viva num prédio instalar esses equipamentos estando eles no telhado?
Porque, pelo que fiz numa simulação eu teria o equipamento pago em 3 anos....
Somos tantos cá em casa....e ainda por cima tomamos banho todos os dias.....xiça....
Abraço![/b]
Vocês vão desculpar o meu conhecimento sobre o assunto. Mas é possível a uma pessoa que viva num prédio instalar esses equipamentos estando eles no telhado?

Somos tantos cá em casa....e ainda por cima tomamos banho todos os dias.....xiça....

Abraço![/b]
- Registado: 3/4/2007 14:21
Re: Off Topic - Paineis Solares para aquecimento de águas
Luisribas Escreveu:Boas tardes!!
Não obstante já ter andado a pesquisar pela net, e já ter inclusivé lido alguma coisa sobre o respectivo desempenho e investimento vs retorno, gostaria de saber se algum dos forenses me pode ajudar/dar umas dicas!!
Estava a pensar instalar na minha casa um painel solar para aquecimento de águas.
Os paineis que penso instalar são de tubo em vácuo (acho que é assim que se diz!), que parece que são os mais avançados (são tão avançados que para eles o PSI ja passou novamente os 12300 pontos).
Estou á espera do orçamento de uma empresa, de nome Enfoque (www.enfoque.pt.
Queria saber se me conseguem dizer, por experiência própria ou não, se é um investimento rentável.
Com as alterações ao OE 2008, já pode ser deduzido em termos mais benéficos que anteriormente, e como sou um moço que até se preocupa q.b com essas coisas...
Aguardo as vossas opiniões!!
Olá Luis,
Em vez de procurares só energia solar, procura também energia solar termodinâmica, já que esta dá-te água quente quer esteje frio, calor, sol, chuva e até com temperaturas abaixo de zero.
A empresa é Portuguesa com representação muito importante em mercados como o Canadá e EUA, chama-se Energie.
Procura no google paineis solares termodinamicos e terás o modo de funcionamento do sistema, eu não tenho mas conheço que quem tem está satisfeito.
Um abraço.
- Registado: 22/12/2007 22:55
Os de tubo de Vacuo sao de facto os melhores.
O sistema pode pagar-se a si mesmo em 3-5 anos. Deve associar a maior area de paineis a 1 ou mesmo 2 depositos de inercia com uma capacidade generosa. O isolamento da tubagem deve ser a melhor possivel; o sistema deve ser ligado a um esquentador "solar" que funciona com diferenciais de temperatura ou seja, debita a agua a uma temperatura determinada (por ex. 42C) mas ajusta a combustao aa temperatura de entrada para cobrir apenas a diferenca se necessario.
O ideal ee combinar o sistema de paineis com outros ja existentes para climatizacao e/ou aguas sanitarias. Para isso ee necessario que o projecto seja bem desenhado e executado. Boa sorte !
O ideal ee combinar o sistema de paineis com outros ja existentes para climatizacao e/ou aguas sanitarias. Para isso ee necessario que o projecto seja bem desenhado e executado. Boa sorte !

- Registado: 22/4/2003 23:12
O meu sogro tem 2 e vai colocar mais 2 pois em vez da familia reduzir está a aumentar cada vez mais!!!
Ele só diz bem daquilo, no entanto como é muito engenhocas além dos paineis tem esquentador para quando não tem gasoleo para a caldeira, só preciso fechar uma torneira para umas valvulas começar a funcionar!!! Tem 3 sistemas de aquecimento + recuperador de calor!!!
Segundo o que ele diz e o que tenho visto, raramente é preciso usar outra coisa que não os paineis, no entanto para quem toma sempre banho de amnhã não tem àgua "muito" quente. À noite está sempre quente, e dá para a familia toda excepto nos dias em que não se vê um pingo de sol.
Quanto à poupança ele não fez contas nenhumas pelo que sei mas a garrafa do gáz quase que "aprodece" lá sem ser mudada!!!

Ele só diz bem daquilo, no entanto como é muito engenhocas além dos paineis tem esquentador para quando não tem gasoleo para a caldeira, só preciso fechar uma torneira para umas valvulas começar a funcionar!!! Tem 3 sistemas de aquecimento + recuperador de calor!!!
Segundo o que ele diz e o que tenho visto, raramente é preciso usar outra coisa que não os paineis, no entanto para quem toma sempre banho de amnhã não tem àgua "muito" quente. À noite está sempre quente, e dá para a familia toda excepto nos dias em que não se vê um pingo de sol.
Quanto à poupança ele não fez contas nenhumas pelo que sei mas a garrafa do gáz quase que "aprodece" lá sem ser mudada!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Off Topic - Paineis Solares para aquecimento de águas
Boas tardes!!
Não obstante já ter andado a pesquisar pela net, e já ter inclusivé lido alguma coisa sobre o respectivo desempenho e investimento vs retorno, gostaria de saber se algum dos forenses me pode ajudar/dar umas dicas!!
Estava a pensar instalar na minha casa um painel solar para aquecimento de águas.
Os paineis que penso instalar são de tubo em vácuo (acho que é assim que se diz!), que parece que são os mais avançados (são tão avançados que para eles o PSI ja passou novamente os 12300 pontos).
Queria saber se me conseguem dizer, por experiência própria ou não, se é um investimento rentável.
Com as alterações ao OE 2008, já pode ser deduzido em termos mais benéficos que anteriormente, e como sou um moço que até se preocupa q.b com essas coisas...

Onde é que anda o touro????
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Cem pt, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Hawk66, jprgodinho, m-m, malakas, Manchini888, Mavericks7, MR32, navaldoc, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, portwine1, psandrade, SerCyc, Shimazaki_2, StockRider!, yggy, zulu404 e 132 visitantes