Faz sentido investir em titulos sem direito a dividendos?
2 mensagens
|Página 1 de 1
Espanador,
Cada investidor tem a sua própria idea relativamente investir em empresas que distribuem dividendo (pouco ou muito) ou nenhum dividendo.
Na teoria (Mundo perfeito, Modigliani-Miller), a distribuição não afecta o valor da empresa nem o valor do accionista:
empresa A vale 420M€, existem 10Mio de acções, log o preço correcto da acção será 42€.
Ele decide de distribuir 20 Mio€ em dividendos.
Logo Valor final = 420-20=400Mio€
Preço cum dividendo era de 42€
Preço ex-dividendo será de 40€.
Os 2€ por acções podem ser reinvestidos pelo accionista.
Agora, isto seria num Mundo perfeito, no qual a empresa poderia ainda se endividar ou elevar o capital através de novas emissões, mantendo o valor para o accionista.
Há contudo considerações estratégicas e contabilisticas que têm de ser levadas em consideração:
1 - Dividendo paga imposto: O accionista que deveria receber os 2€ da empresa A vai na realidade receber 2€-IRS(-imposto selo)=16€ (penso eu que em PT a coisa anda por volta dos 20% de retenção). O Teixeira Santos agradece...
Ou seja, tu que tinhas titulos a 42€, verás os mesmos baixar para 40€ e o teu valor realmente recebido será de 1.6€...
2 - Estratégia de investimento da empresa: A empresa pode querer reter (reservar) o cash para investimentos futuros, para os quais não terá de emitir acções/obrigações/crédito.
Isto quer dizer que podes encontrar empresas com PER elevado que não estão necessáriamente caras. Deves analisar estas empresas em relações aos multiplos do mercado. Pode querer dizer apenas se trata de uma empresa em expansão ou de um sector em rápido desenvolvimento.
Pessoalmente, eu prefiro investir em empresas sem direito a dividendo devido a:
1 - retenção de imposto
2 - Investimento de longo prazo (esperança de crescimento organico da empresa).
Desculpa a sintese mas estou de saída....
Abraços
P
Cada investidor tem a sua própria idea relativamente investir em empresas que distribuem dividendo (pouco ou muito) ou nenhum dividendo.
Na teoria (Mundo perfeito, Modigliani-Miller), a distribuição não afecta o valor da empresa nem o valor do accionista:
empresa A vale 420M€, existem 10Mio de acções, log o preço correcto da acção será 42€.
Ele decide de distribuir 20 Mio€ em dividendos.
Logo Valor final = 420-20=400Mio€
Preço cum dividendo era de 42€
Preço ex-dividendo será de 40€.
Os 2€ por acções podem ser reinvestidos pelo accionista.
Agora, isto seria num Mundo perfeito, no qual a empresa poderia ainda se endividar ou elevar o capital através de novas emissões, mantendo o valor para o accionista.
Há contudo considerações estratégicas e contabilisticas que têm de ser levadas em consideração:
1 - Dividendo paga imposto: O accionista que deveria receber os 2€ da empresa A vai na realidade receber 2€-IRS(-imposto selo)=16€ (penso eu que em PT a coisa anda por volta dos 20% de retenção). O Teixeira Santos agradece...
Ou seja, tu que tinhas titulos a 42€, verás os mesmos baixar para 40€ e o teu valor realmente recebido será de 1.6€...
2 - Estratégia de investimento da empresa: A empresa pode querer reter (reservar) o cash para investimentos futuros, para os quais não terá de emitir acções/obrigações/crédito.
Isto quer dizer que podes encontrar empresas com PER elevado que não estão necessáriamente caras. Deves analisar estas empresas em relações aos multiplos do mercado. Pode querer dizer apenas se trata de uma empresa em expansão ou de um sector em rápido desenvolvimento.
Pessoalmente, eu prefiro investir em empresas sem direito a dividendo devido a:
1 - retenção de imposto
2 - Investimento de longo prazo (esperança de crescimento organico da empresa).
Desculpa a sintese mas estou de saída....
Abraços
P
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
Faz sentido investir em titulos sem direito a dividendos?
Algum dos ilustres poderá discutir este assunto de Valor do titulo investido VS dividendo.
Abraços
Abraços
2 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Cem pt, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Hawk66, jprgodinho, m-m, malakas, Manchini888, Mavericks7, MR32, navaldoc, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, portwine1, psandrade, SerCyc, Shimazaki_2, StockRider!, yggy, zulu404 e 140 visitantes