Caldeirão da Bolsa

Off-Topic Contabilidade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por charles » 18/1/2008 1:31

:mrgreen: é só rir , tipicamente o retrato das tais empresas familiares, entra tudo para as despesas, até comida para o piriquito, camionetes de cafe sem sequer a empresa ter máquina de café, lol, eu sei de uma empresa de um amigo meu que até as mobilias novas pra casa entraram atraves da empresa como mobiliario de escritorio, é uma pouca vergonha, claro o TOC não tem culpa nenhuma limita-se a enquadrar as despesas, mas sobre isto sempre tive uma duvida que limite têm estas despesas nos abatimentos, nas varias rubricas, até aqui acompanho e estou muito por dentro do funcionamento global de uma empresa pequena ou media, mas a parte dotrabalho do TOC já me escapa.

P.S. É dificil responder ao Valete pq uma empresa não se aprende a gerir em dois dias, leva alguns anos.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por ftomas » 18/1/2008 0:01

pedrom Escreveu:O balanço não, porque não se essas coisa, mas dar uma vista de olhos pelas pastas de compras de uma empresa às vezes dá é vontade de chorar!!!!

Pois eu sei...que não. Mas analisar balanços destas empresas, por exemplo, para crédito bancário é engraçado. Principalmente quando os sócios tb são clientes e muitas vezes avalistas...

Registado: 28/6/2004 14:25

por pedrom » 17/1/2008 23:47

ftomas Escreveu:
pedrom Escreveu:Então quando se trabalha com empresas de gestão familiar "nem te digo nem te conto"

Já me chegou a aparecer facturas da "makro", por exemplo, com leite prós miúdos :lol:
mas há coisas bem piores:?
a análise de um balanço de algumas dessas empresas é só rir :roll:

O balanço não, porque não se essas coisa, mas dar uma vista de olhos pelas pastas de compras de uma empresa às vezes dá é vontade de chorar!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por ftomas » 17/1/2008 23:36

pedrom Escreveu:Então quando se trabalha com empresas de gestão familiar "nem te digo nem te conto"

Já me chegou a aparecer facturas da "makro", por exemplo, com leite prós miúdos :lol:
mas há coisas bem piores:?
a análise de um balanço de algumas dessas empresas é só rir :roll:

Registado: 28/6/2004 14:25

por pedrom » 17/1/2008 20:20

Na minha opinião, e o meu modo de trabalho é ser sensivel e analisar a realidade em questão, pois se um bem está em nome da empresa mas não é "utilizado" a 100%, eu tenho que considerar as despesas desse bem pois se as mesmas estão documentadas para mim é o suficiente. Se me procurares se eu concordo, se calhar não mas tenho forma de contornar isso porque infelizmente os gestores tomam decisões sem recorrer primeiro a aconselhamento prévio e depois o TOC que se safe.

Então quando se trabalha com empresas de gestão familiar "nem te digo nem te conto"

por V. » 17/1/2008 19:18

Quanto ao “Reconhecimento dos elementos das DF” (parágrafos 80 a 96)
define-se reconhecimento como o processo de incorporar no balanço e na
demonstração dos resultados um item que satisfaça a definição de um elemento e
satisfaça dois critérios de reconhecimento: probabilidade de benefícios
económicos futuros (parágrafo 83) e fiabilidade da mensuração (parágrafos 84 a
86).
Neste capítulo são ainda apresentados os critérios de reconhecimento de activos,
de passivos, de rendimentos e de gastos (parágrafos 87 a 96);

Pois, mas ando sempre no mesmo.

Que os critérios de reconhecimetno sao a probabilidade de beneficios economicos futuros e a fiabilidade da mensuraçao; nao há dúvida. Qual a definiçao dos elementos também nao... A pergunta é apenas se os PCGA sao princípios de reconhecimento.

define-se reconhecimento como o processo de incorporar no balanço e na demonstração dos resultados um item que satisfaça a definição de um elemento e satisfaça dois critérios de reconhecimento:

Mas por exemplo, só podes incorpora um activo se os benefícios ecónomicos fluirem para a empresa. Esse é um dos critérios de reconhecimento do activo: "probabilidade de benefícios económicos "

Mas isso assenta também no príncipio da substância sobre a forma.

Por exemplo:

Tens um carro na empresa, comprada a pronto com dinheiro da empresa, mas quem o usa é a mulher do gerente para actividades que nao tem nada a ver com a empresa, entao nao pode ser reconhecido como um activo porque nao faz fluir beneficios económicos para a empresa, isto porque legalmente apesar de ser da empresa a realidade economica e a sua substância nao permitem que seja contabilizado como activo.

De outro lado, tens um contracto de leasing que é um passivo e tens um carro que nao é teu mas sim da Financeira. No entanto o carro pode ser um activo se for utilizado na actividade e gerar influxos economicos para a empresa.

Imagina ainda que tens a sede da tua empresa que na escritura nao é da empresa mas sim de terceiro, mas na verdade pode ser um activo na medida em que gera influxos economicos para a empresa. Correcto? Ou seja, nao sera bem o edificio mas sim a titularidade de um contracto de aluguer que podes controlar...

Logo, só podes reconhecer se tiver de acordo com o principio a substancia sobre a forma. Logo é um principio de reconhecimento.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

Registado: 3/12/2007 11:13

por pedrom » 17/1/2008 18:52

por pedrom » 17/1/2008 18:51

V. Escreveu:Nao ajudou muito, pois nao responde a questao se os PCGA sao principios de reconhecimento dos elementos das DF's.

Embora aqui parece quere que, por exemplo, a substância sobre a forma o é, sendo esta um PCGA.
Nos “Elementos das DF” (parágrafos 47 a 49) e relativamente à “posição
financeira” (parágrafos 49 a 51) são apresentados os conceitos relacionados com
a sua mensuração: activo, passivo e capital próprio, i.e., as massas patrimoniais
do balanço e releva-se, mais uma vez, a característica da “substância sobre a
forma”, apresentando, como exemplo, a locação financeira (parágrafo 51);

Vê aqui então:
http://www.gesbanha.pt/contab/norm_cont ... t_conc.htm

por V. » 17/1/2008 18:41

Nao ajudou muito, pois nao responde a questao se os PCGA sao principios de reconhecimento dos elementos das DF's.

Embora aqui parece quere que, por exemplo, a substância sobre a forma o é, sendo esta um PCGA.
Nos “Elementos das DF” (parágrafos 47 a 49) e relativamente à “posição
financeira” (parágrafos 49 a 51) são apresentados os conceitos relacionados com
a sua mensuração: activo, passivo e capital próprio, i.e., as massas patrimoniais
do balanço e releva-se, mais uma vez, a característica da “substância sobre a
forma”, apresentando, como exemplo, a locação financeira (parágrafo 51);
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por pedrom » 17/1/2008 18:28

V. Escreveu:
pedrom Escreveu:
Valete Escreveu:De facto não vou criar uma empresa, apenas vou ajudar um amigo. O meu objectivo seria saber um pouco mais de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa. Mas já constatei que isso não é tão linear assim e varia de empresa para empresa. De qualquer forma já encontrei alguns artigos na net. Bom site scorpio.

Obrigado a todos.

Se precisares de alguma coisa (dúvida) diz que eu sou TOC, mas tens que saber concretamente o que queres saber para te poder ajudar.

Se és TOC diz-me uma coisa (fundamentado se possivel com o normativo):

O Regime do Acréscimo, Continuidade, Compreensibilidade, Relevância (materialidade), Fiabilidade (Rep. Fidedigna, substância sobre a forma, Neutralidade, Prudência, Plenitude); Comparabilidade podem ser considerados como princípios associados ao reconhecimento dos elementos das demonstrações financeiras?

Penso que está aqui o que queres:

http://www.jmmsroc.pt/downloads/ao_estudos/216.pdf

por V. » 17/1/2008 16:54

pedrom Escreveu:
Valete Escreveu:De facto não vou criar uma empresa, apenas vou ajudar um amigo. O meu objectivo seria saber um pouco mais de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa. Mas já constatei que isso não é tão linear assim e varia de empresa para empresa. De qualquer forma já encontrei alguns artigos na net. Bom site scorpio.

Obrigado a todos.

Se precisares de alguma coisa (dúvida) diz que eu sou TOC, mas tens que saber concretamente o que queres saber para te poder ajudar.

Se és TOC diz-me uma coisa (fundamentado se possivel com o normativo):

O Regime do Acréscimo, Continuidade, Compreensibilidade, Relevância (materialidade), Fiabilidade (Rep. Fidedigna, substância sobre a forma, Neutralidade, Prudência, Plenitude); Comparabilidade podem ser considerados como princípios associados ao reconhecimento dos elementos das demonstrações financeiras?
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por pedrom » 17/1/2008 16:40

Obrigado a todos.

por Valete » 17/1/2008 16:26

De facto não vou criar uma empresa, apenas vou ajudar um amigo. O meu objectivo seria saber um pouco mais de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa. Mas já constatei que isso não é tão linear assim e varia de empresa para empresa. De qualquer forma já encontrei alguns artigos na net. Bom site scorpio.

Obrigado a todos.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Lis » 17/1/2008 16:00

Valete Escreveu:Para ser sincero, nem sei bem. Provavelmente algo que tenha ver com entradas e saidas de caixa, processamento de salários e pagamentos a fornecedores ou de clientes. Sei que existem programas informáticos que tratam disso, contudo necessitava de encontar algum site onde pudesse ter uma ideia geral de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa.

Obrigado.

Se vais criar uma empresa, terás sempre que indicar um TOC aquando da inscrição nas finanças. Podes desde já contactar um e esclareceres as tuas dúvidas.
'O dinheiro é de quem o poupa, não de quem o gasta'

Registado: 28/5/2007 9:33

por pedrom » 17/1/2008 15:54

Valete Escreveu:Para ser sincero, nem sei bem. Provavelmente algo que tenha ver com entradas e saidas de caixa, processamento de salários e pagamentos a fornecedores ou de clientes. Sei que existem programas informáticos que tratam disso, contudo necessitava de encontar algum site onde pudesse ter uma ideia geral de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa.

Obrigado.

É muito dificil explicar-te o que quer que seja, pois nem tu sabes bem o que queres saber.

Para que é que precisas da contabilidade? É para uma empresa que vais criar?

por aramis1971 » 17/1/2008 14:19

Que tal contratar um toc ? :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 2:04

por Scorpio » 17/1/2008 13:58

Valete,

experimenta aqui,

http://www.juliobattisti.com.br/tutoria ... 9&ast=0050

mas é brasileiro, pelo que ao nível fiscal, devem haver diferenças. Mas foi o melhor que encontrei numa busca rápida.

Cumps e boa sorte.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por Valete » 17/1/2008 13:53

Para ser sincero, nem sei bem. Provavelmente algo que tenha ver com entradas e saidas de caixa, processamento de salários e pagamentos a fornecedores ou de clientes. Sei que existem programas informáticos que tratam disso, contudo necessitava de encontar algum site onde pudesse ter uma ideia geral de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa.

Obrigado.

Re: Off-Topic Contabilidade

por pedrom » 17/1/2008 13:47

Valete Escreveu:Bom dia.

Precisava de ter umas noções de como funciona a contabilidade de uma empresa de prestação de serviços.
Se alguém souber de algum site ou algo que dê para apreender em 2 dias :lol: , agradecia.

Abraço

Precisas de saber exactamente o quê?

Off-Topic Contabilidade

por Valete » 17/1/2008 13:20

Bom dia.

Precisava de ter umas noções de como funciona a contabilidade de uma empresa de prestação de serviços.
Se alguém souber de algum site ou algo que dê para apreender em 2 dias :lol: , agradecia.

Abraço

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Google [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, Masterchief, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Shift72, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 97 visitantes