Off-Topic Contabilidade
20 mensagens
|Página 1 de 1

P.S. É dificil responder ao Valete pq uma empresa não se aprende a gerir em dois dias, leva alguns anos.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
pedrom Escreveu:O balanço não, porque não se essas coisa, mas dar uma vista de olhos pelas pastas de compras de uma empresa às vezes dá é vontade de chorar!!!!
Pois eu sei...que não. Mas analisar balanços destas empresas, por exemplo, para crédito bancário é engraçado. Principalmente quando os sócios tb são clientes e muitas vezes avalistas...
- Registado: 28/6/2004 14:25
ftomas Escreveu:pedrom Escreveu:Então quando se trabalha com empresas de gestão familiar "nem te digo nem te conto"
Já me chegou a aparecer facturas da "makro", por exemplo, com leite prós miúdos
mas há coisas bem piores:?
a análise de um balanço de algumas dessas empresas é só rir
O balanço não, porque não se essas coisa, mas dar uma vista de olhos pelas pastas de compras de uma empresa às vezes dá é vontade de chorar!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
pedrom Escreveu:Então quando se trabalha com empresas de gestão familiar "nem te digo nem te conto"
Já me chegou a aparecer facturas da "makro", por exemplo, com leite prós miúdos

mas há coisas bem piores:?
a análise de um balanço de algumas dessas empresas é só rir

- Registado: 28/6/2004 14:25
Na minha opinião, e o meu modo de trabalho é ser sensivel e analisar a realidade em questão, pois se um bem está em nome da empresa mas não é "utilizado" a 100%, eu tenho que considerar as despesas desse bem pois se as mesmas estão documentadas para mim é o suficiente. Se me procurares se eu concordo, se calhar não mas tenho forma de contornar isso porque infelizmente os gestores tomam decisões sem recorrer primeiro a aconselhamento prévio e depois o TOC que se safe.
Então quando se trabalha com empresas de gestão familiar "nem te digo nem te conto"
Então quando se trabalha com empresas de gestão familiar "nem te digo nem te conto"
Quanto ao “Reconhecimento dos elementos das DF” (parágrafos 80 a 96)
define-se reconhecimento como o processo de incorporar no balanço e na
demonstração dos resultados um item que satisfaça a definição de um elemento e
satisfaça dois critérios de reconhecimento: probabilidade de benefícios
económicos futuros (parágrafo 83) e fiabilidade da mensuração (parágrafos 84 a
86).
Neste capítulo são ainda apresentados os critérios de reconhecimento de activos,
de passivos, de rendimentos e de gastos (parágrafos 87 a 96);
Pois, mas ando sempre no mesmo.
Que os critérios de reconhecimetno sao a probabilidade de beneficios economicos futuros e a fiabilidade da mensuraçao; nao há dúvida. Qual a definiçao dos elementos também nao... A pergunta é apenas se os PCGA sao princípios de reconhecimento.
define-se reconhecimento como o processo de incorporar no balanço e na demonstração dos resultados um item que satisfaça a definição de um elemento e satisfaça dois critérios de reconhecimento:
Mas por exemplo, só podes incorpora um activo se os benefícios ecónomicos fluirem para a empresa. Esse é um dos critérios de reconhecimento do activo: "probabilidade de benefícios económicos "
Mas isso assenta também no príncipio da substância sobre a forma.
Por exemplo:
Tens um carro na empresa, comprada a pronto com dinheiro da empresa, mas quem o usa é a mulher do gerente para actividades que nao tem nada a ver com a empresa, entao nao pode ser reconhecido como um activo porque nao faz fluir beneficios económicos para a empresa, isto porque legalmente apesar de ser da empresa a realidade economica e a sua substância nao permitem que seja contabilizado como activo.
De outro lado, tens um contracto de leasing que é um passivo e tens um carro que nao é teu mas sim da Financeira. No entanto o carro pode ser um activo se for utilizado na actividade e gerar influxos economicos para a empresa.
Imagina ainda que tens a sede da tua empresa que na escritura nao é da empresa mas sim de terceiro, mas na verdade pode ser um activo na medida em que gera influxos economicos para a empresa. Correcto? Ou seja, nao sera bem o edificio mas sim a titularidade de um contracto de aluguer que podes controlar...
Logo, só podes reconhecer se tiver de acordo com o principio a substancia sobre a forma. Logo é um principio de reconhecimento.
Cordiais cumprimentos,
V.
Add Augusta Per Angusta
V.
Add Augusta Per Angusta
V. Escreveu:Nao ajudou muito, pois nao responde a questao se os PCGA sao principios de reconhecimento dos elementos das DF's.
Embora aqui parece quere que, por exemplo, a substância sobre a forma o é, sendo esta um PCGA.Nos “Elementos das DF” (parágrafos 47 a 49) e relativamente à “posição
financeira” (parágrafos 49 a 51) são apresentados os conceitos relacionados com
a sua mensuração: activo, passivo e capital próprio, i.e., as massas patrimoniais
do balanço e releva-se, mais uma vez, a característica da “substância sobre a
forma”, apresentando, como exemplo, a locação financeira (parágrafo 51);
Vê aqui então:
http://www.gesbanha.pt/contab/norm_cont ... t_conc.htm
Nao ajudou muito, pois nao responde a questao se os PCGA sao principios de reconhecimento dos elementos das DF's.
Embora aqui parece quere que, por exemplo, a substância sobre a forma o é, sendo esta um PCGA.
Embora aqui parece quere que, por exemplo, a substância sobre a forma o é, sendo esta um PCGA.
Nos “Elementos das DF” (parágrafos 47 a 49) e relativamente à “posição
financeira” (parágrafos 49 a 51) são apresentados os conceitos relacionados com
a sua mensuração: activo, passivo e capital próprio, i.e., as massas patrimoniais
do balanço e releva-se, mais uma vez, a característica da “substância sobre a
forma”, apresentando, como exemplo, a locação financeira (parágrafo 51);
Cordiais cumprimentos,
V.
Add Augusta Per Angusta
V.
Add Augusta Per Angusta
V. Escreveu:pedrom Escreveu:Valete Escreveu:De facto não vou criar uma empresa, apenas vou ajudar um amigo. O meu objectivo seria saber um pouco mais de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa. Mas já constatei que isso não é tão linear assim e varia de empresa para empresa. De qualquer forma já encontrei alguns artigos na net. Bom site scorpio.
Obrigado a todos.
Se precisares de alguma coisa (dúvida) diz que eu sou TOC, mas tens que saber concretamente o que queres saber para te poder ajudar.
Se és TOC diz-me uma coisa (fundamentado se possivel com o normativo):
O Regime do Acréscimo, Continuidade, Compreensibilidade, Relevância (materialidade), Fiabilidade (Rep. Fidedigna, substância sobre a forma, Neutralidade, Prudência, Plenitude); Comparabilidade podem ser considerados como princípios associados ao reconhecimento dos elementos das demonstrações financeiras?
Penso que está aqui o que queres:
http://www.jmmsroc.pt/downloads/ao_estudos/216.pdf
pedrom Escreveu:Valete Escreveu:De facto não vou criar uma empresa, apenas vou ajudar um amigo. O meu objectivo seria saber um pouco mais de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa. Mas já constatei que isso não é tão linear assim e varia de empresa para empresa. De qualquer forma já encontrei alguns artigos na net. Bom site scorpio.
Obrigado a todos.
Se precisares de alguma coisa (dúvida) diz que eu sou TOC, mas tens que saber concretamente o que queres saber para te poder ajudar.
Se és TOC diz-me uma coisa (fundamentado se possivel com o normativo):
O Regime do Acréscimo, Continuidade, Compreensibilidade, Relevância (materialidade), Fiabilidade (Rep. Fidedigna, substância sobre a forma, Neutralidade, Prudência, Plenitude); Comparabilidade podem ser considerados como princípios associados ao reconhecimento dos elementos das demonstrações financeiras?
Cordiais cumprimentos,
V.
Add Augusta Per Angusta
V.
Add Augusta Per Angusta
Valete Escreveu:De facto não vou criar uma empresa, apenas vou ajudar um amigo. O meu objectivo seria saber um pouco mais de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa. Mas já constatei que isso não é tão linear assim e varia de empresa para empresa. De qualquer forma já encontrei alguns artigos na net. Bom site scorpio.
Obrigado a todos.
De facto não vou criar uma empresa, apenas vou ajudar um amigo. O meu objectivo seria saber um pouco mais de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa. Mas já constatei que isso não é tão linear assim e varia de empresa para empresa. De qualquer forma já encontrei alguns artigos na net. Bom site scorpio.
Obrigado a todos.
Obrigado a todos.
In God we trust, all others bring data.
Valete Escreveu:Para ser sincero, nem sei bem. Provavelmente algo que tenha ver com entradas e saidas de caixa, processamento de salários e pagamentos a fornecedores ou de clientes. Sei que existem programas informáticos que tratam disso, contudo necessitava de encontar algum site onde pudesse ter uma ideia geral de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa.
Obrigado.
Se vais criar uma empresa, terás sempre que indicar um TOC aquando da inscrição nas finanças. Podes desde já contactar um e esclareceres as tuas dúvidas.
'O dinheiro é de quem o poupa, não de quem o gasta'
Valete Escreveu:Para ser sincero, nem sei bem. Provavelmente algo que tenha ver com entradas e saidas de caixa, processamento de salários e pagamentos a fornecedores ou de clientes. Sei que existem programas informáticos que tratam disso, contudo necessitava de encontar algum site onde pudesse ter uma ideia geral de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa.
Obrigado.
É muito dificil explicar-te o que quer que seja, pois nem tu sabes bem o que queres saber.
Para que é que precisas da contabilidade? É para uma empresa que vais criar?
Valete,
experimenta aqui,
http://www.juliobattisti.com.br/tutoria ... 9&ast=0050
mas é brasileiro, pelo que ao nível fiscal, devem haver diferenças. Mas foi o melhor que encontrei numa busca rápida.
Cumps e boa sorte.
experimenta aqui,
http://www.juliobattisti.com.br/tutoria ... 9&ast=0050
mas é brasileiro, pelo que ao nível fiscal, devem haver diferenças. Mas foi o melhor que encontrei numa busca rápida.
Cumps e boa sorte.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Para ser sincero, nem sei bem. Provavelmente algo que tenha ver com entradas e saidas de caixa, processamento de salários e pagamentos a fornecedores ou de clientes. Sei que existem programas informáticos que tratam disso, contudo necessitava de encontar algum site onde pudesse ter uma ideia geral de como funciona a contabilidade diária de uma pequena empresa.
Obrigado.
Obrigado.
Re: Off-Topic Contabilidade
Valete Escreveu:Bom dia.
Precisava de ter umas noções de como funciona a contabilidade de uma empresa de prestação de serviços.
Se alguém souber de algum site ou algo que dê para apreender em 2 dias, agradecia.
Abraço
Precisas de saber exactamente o quê?
Off-Topic Contabilidade
Bom dia.
Precisava de ter umas noções de como funciona a contabilidade de uma empresa de prestação de serviços.
Se alguém souber de algum site ou algo que dê para apreender em 2 dias
, agradecia.
Abraço
Se alguém souber de algum site ou algo que dê para apreender em 2 dias

Abraço
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, BenjaminMartins, cmsbarros, Google [Bot], Goya777, icemetal, Kooc, LACSIM, m-m, malakas, Manchini888, Mavericks7, MR32, navaldoc, nunorpsilva, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, portwine1, SerCyc, Shimazaki_2, StockRider!, VALHALLA, yggy e 113 visitantes