Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - novo tópico para novo Ano

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

?

por Jack » 16/1/2008 19:53

Sou só eu que acho que esses comentários não foram a razão da queda de hoje?

- No artigo diz que estes comentários foram feitos numa entrevista de ontem.

- Se olharem para o gráfico, está desenhada uma linha de tendência descendente desde que ontem foi frustrado o ataque aos máximos, tendo o mercado inclusivé feito o test a essa linha antes de começar a cair.

Eu admito que sou suspeito (por ter posição short e esperar quedas dado que ontem recebemos péssimas notícias para o dolar e os máximos não foram quebrados, pelo contrário, já tivemos ontem uma pequena queda) mas parece-me que estes comentários não foram o catalisador do que hoje aconteceu, mas sim o que se passou ontem e hoje ao falhar quebrar a linha.

Que dizem?

Registado: 2/10/2005 12:32

por nunofaustino » 16/1/2008 19:41

Máximo Drawdown = Topo - Fundo

Pretende medir a perda máxima que poderá advir de um trade...

Um abr e bons trades.
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por kpt » 16/1/2008 19:35

nunofaustino Escreveu:aquilo que estou a tentar explicar é a ideia de Máximo Drawdown http://en.wikipedia.org/wiki/Drawdown_(economics)
http://www.investopedia.com/terms/d/drawdown.asp
http://www.turtletrader.com/drawdown.html

é algo importante para medir o risco de uma estratégia, e por isso, importante para calcular a alavancagem adequada ao investimento...

Um abr
Nuno

Correcto, mas a calcular a percentagem de ganhos ou perdas diárias será "sempre" sobre o capital investido e não sobre o capital investido + variações positivas diárias. Quanto a mim não lógica ser doutra forma que não esta...

Registado: 11/5/2007 23:19

por nunofaustino » 16/1/2008 19:25

aquilo que estou a tentar explicar é a ideia de Máximo Drawdown http://en.wikipedia.org/wiki/Drawdown_(economics)
http://www.investopedia.com/terms/d/drawdown.asp
http://www.turtletrader.com/drawdown.html

é algo importante para medir o risco de uma estratégia, e por isso, importante para calcular a alavancagem adequada ao investimento...

Um abr
Nuno

por kpt » 16/1/2008 19:06

nunofaustino Escreveu:
kpt Escreveu:Supondo que investes 100€, em 2 ou 3 horas consegues valorizar 30%, ou seja, passa para 130€ mas ao fim de mais 2 horas ficaste com 85€. A desvalorização do capital investido foi de 15%. Logicamente que a desvalorização daquilo que já tinha valorizado até ao valor final dá 45%, mas sobre o capital é de 15%...

Imagina que o movimento tinha ocorrido qdo começaste a negociar... terias passado de 100 tinhas alterado alguma coisa? Imagino que não.

Isso significa que o Drawdown da tua conta foi de 35% (de 130 para 85, são 35%). Este é um aspecto importante para o MM pois permite-te calcular qual a alavancagem que podes/deves utilizar para o risco que queres correr.

Por exemplo, se o teu DD é de 5% e assumes uma perda máxima de 25%, podes alavancar 5x. Se o DD for de 20%, então só deverás alavancar 1.25x para teres os mesmos 25%.

Um abr
Nuno

Apesar de tudo isso que dizes possa estar correctissimo o saldo final do dia é de -15%. Se comprares hoje uma acção a 1€, durante o dia esteve a 1,10€ e fechou a 0,95€. Quanto é que estás a perder de capital investido? 5% e não 15% certo? Para mim o capital investido é o capital inicial com que se abre posições, sem contar logicamente com variações.

Por essa ordem de ideias o inverso faria com que eu tivesse mais ganhos do que na realidade tive, ou seja:
Comprava a tal acção a 1€, durante a sessão chegou a estar a 0,95€ e fechou nos 1,10€. O resultado final do dia seria 15%, em vez dos 10%. Para mim não tem qualquer lógica essa "abordagem"...

Acho que ambos estamos a tentar falar da mesma coisa mas não estamos a perceber o que é que cada um de nós quer realmente dizer... ;)

por nunofaustino » 16/1/2008 19:00

kpt Escreveu:Supondo que investes 100€, em 2 ou 3 horas consegues valorizar 30%, ou seja, passa para 130€ mas ao fim de mais 2 horas ficaste com 85€. A desvalorização do capital investido foi de 15%. Logicamente que a desvalorização daquilo que já tinha valorizado até ao valor final dá 45%, mas sobre o capital é de 15%...

Imagina que o movimento tinha ocorrido qdo começaste a negociar... terias passado de 100 tinhas alterado alguma coisa? Imagino que não.

Isso significa que o Drawdown da tua conta foi de 35% (de 130 para 85, são 35%). Este é um aspecto importante para o MM pois permite-te calcular qual a alavancagem que podes/deves utilizar para o risco que queres correr.

Por exemplo, se o teu DD é de 5% e assumes uma perda máxima de 25%, podes alavancar 5x. Se o DD for de 20%, então só deverás alavancar 1.25x para teres os mesmos 25%.

Um abr
Nuno

por kpt » 16/1/2008 18:30

nunofaustino Escreveu:se estavas +30 e passaste a -15.6, então "perdeste" 35% do valor investido... estando geralemnet alavancado mais de 100x, é normal serem rebentadas as contas, pois uma movimentação de 1% representa 100% da tua carteira...

Provavelmente esses 100% não são a tua carteira, certo? Corresponde apenas a uma % da tua carteira, não?

Um abr
Nuno

Nuno eu perdi 15,6% do capital investido e não 50%. Porque os 30% que estavam a ganhar não foram investidos, não conta como capital investido. No mesmo dia estive a ganhar 30% e acabei a perder 15% do capital investido... No final qual o resultado? Perdi 15% do capital investido, pois os 30% eram possíveis ganhos e não foram sequer investidos... Logicamente que a minha carteira não é toda em forex, é só uma pequena parte ;)

EDIT:

Supondo que investes 100€, em 2 ou 3 horas consegues valorizar 30%, ou seja, passa para 130€ mas ao fim de mais 2 horas ficaste com 85€. A desvalorização do capital investido foi de 15%. Logicamente que a desvalorização daquilo que já tinha valorizado até ao valor final dá 45%, mas sobre o capital é de 15%...

por nunofaustino » 16/1/2008 18:27

se estavas +30 e passaste a -15.6, então "perdeste" 35% do valor investido... estando geralemnet alavancado mais de 100x, é normal serem rebentadas as contas, pois uma movimentação de 1% representa 100% da tua carteira...

Provavelmente esses 100% não são a tua carteira, certo? Corresponde apenas a uma % da tua carteira, não?

Um abr
Nuno

por Crómio » 16/1/2008 18:25

Sim, alavancagem, falta de estratégia (principalmente de saída), e desejo de vingança.

Mesmo reconhecendo isso, continuo a falhar, menos mas a falhar.

Engraçado é que em simulação, shortei Galp e Nasdaq100, isso achei arriscado e não fiz na "real", a estupidez do cross já fiz porque, porque, porque... sou burro.

Bem, não querendo estragar este tópico deixo uma sugestão/pedido:

Tenho visto algumas vezes por aqui, referirem-se aos pares/crosses por alcunhas.
Há aí alguém que queira enriquecer a minha coltura jeral e poste aqui uma tabela com os equivalentes que existirem.

Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por kpt » 16/1/2008 18:15

nunofaustino Escreveu:
Crómio Escreveu:Nuno,

Os 50% são o somatório das brincadeiras do artista em 4 meses...

Um abraço

Então é mesmo melhor repensares a estratégia no global (poderia ser só uma questão de alavancagem). Mas o comentário tb se dirige para o kpt que perdeu 50% do valor investido naqueles minutos...

Um abr
Nuno

Não perdi 50% do valor investido, mas sim 15,6%. Estando alavancado 100xs é mais que normal variações destas, quer sejam positivas ou negativas...

por nunofaustino » 16/1/2008 18:10

Crómio Escreveu:Nuno,

Um abraço

Então é mesmo melhor repensares a estratégia no global (poderia ser só uma questão de alavancagem). Mas o comentário tb se dirige para o kpt que perdeu 50% do valor investido naqueles minutos...

Um abr
Nuno

por Crómio » 16/1/2008 18:02

Nuno,

Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por nunofaustino » 16/1/2008 17:59

Crómio Escreveu:Boas,

Levei agora com um estalo tão grande que ainda me estão os ouvidos a zumbir. :x

A vela vermelha que saíu do monitor abaixo, a do EUR/USD, certamente não a vou esquecer tão cedo, estive 2h e meia fora do PC e acontece-me uma destas...

Simplesmente assassina, sem stops expus o ventre à besta (burro).

Há males que vêem por bem, mas quando um gajo insiste em ser burro, só tem é de saltar antes de abrir falência.

Com esta fico reduzido a menos de 50% do capital investido em 4 meses. E não vou reforçar mais a conta. Nem pensar.

Vou é de férias, estudar muuuito, antes de me atrever outra vez.

Desculpem não acrescentar nada de valioso mas tinha que desabafar...

Continuem com este excelente tópico, e bons trades.

Um abraço

É sempre complicado qdo isto acontece a nós ou a alguém que "conhecemos"... força neste momento mais complicado... mas...

se uma variação de 1.5% te provoca rombos de 50% na carteira, a alavancagem n era demasiada (cerca de 30x, ou com 1.000€ controlar 30.000€)? Risk e Money management...

Fica para pensarem e comentarem...

Um abr
Nuno

por Camisa Roxa » 16/1/2008 17:57

pois, andar sem stops no forex e ainda por cima alavancando, não pode ser...

a 1ª coisa que faço logo depois de entrar numa posição é colocar o STOP LOSS e o STOP PROFIT
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por karlitos » 16/1/2008 17:54

força nisso.

situaçoes destas acontecem.

eu hoje acordei a ver o BCP a cair 13%... sorte foi ter deixado um stop ontem nao fosse o caso dar para o torto... e deu mesmo.

mas estamos cá na mesma (um pouco mais descapitalizados é certo) mas melhores dias virao.

abraço

Registado: 27/6/2007 21:00

por Thunder » 16/1/2008 17:52

Força Crómio :!:

Fico triste que tenha-te acontecido tal coisa. realmente como disse o kpt este tipo de declarações é um bocado "suspeita"... mas enfim :roll:

Espero que fiques bem e que continues a pelo menos seguir o mercado e a fazer-nos companhia :wink:

Grande abraço
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por kpt » 16/1/2008 17:51

Crómio: És uma das pessoas bastante afectadas a que me referia, não pôs stop e tudo voou completamente... No entanto, tenho que dizer que não usar stops em forex é de assassínio. Essa regra deverias tê-la em mente sempre que abres uma posição em forex.

Eu estava a ter um dia bom com uma valorização de 30% do capital investido(rendibilidade dos trades de hoje) e passei de um momento para o outro para uma situação diária de -15,6%... Não estava com stops no sistema porque estava a vigiar a coisa mas agi com stop manual.

Crómio, não desmoralizes pois estas situações só nos acrescentam experiência e valor...

por Crómio » 16/1/2008 17:45

Boas,

Levei agora com um estalo tão grande que ainda me estão os ouvidos a zumbir. :x

A vela vermelha que saíu do monitor abaixo, a do EUR/USD, certamente não a vou esquecer tão cedo, estive 2h e meia fora do PC e acontece-me uma destas...

Simplesmente assassina, sem stops expus o ventre à besta (burro).

Há males que vêem por bem, mas quando um gajo insiste em ser burro, só tem é de saltar antes de abrir falência.

Com esta fico reduzido a menos de 50% do capital investido em 4 meses. E não vou reforçar mais a conta. Nem pensar.

Vou é de férias, estudar muuuito, antes de me atrever outra vez.

Desculpem não acrescentar nada de valioso mas tinha que desabafar...

Continuem com este excelente tópico, e bons trades.

Um abraço

William Bernstein

por kpt » 16/1/2008 17:44

Branc0, lembraste do teu short de ontem? :mrgreen: Isto dos mercados tem que se lhe diga, vai lá vai, neste caso a barraca abanou mesmo

por kpt » 16/1/2008 17:41

Duplo topo onde? A anterior resistência não foi atingida e em termos diários também não houve duplos topos...

Posta um gráfico com a tua análise...

por mr. share » 16/1/2008 17:38

mr. share Escreveu:pareçe formar um duplo topo!!

será o começo da recuperação do dolar?

e que tal um put eur/usd?

que me dizem?

Registado: 29/11/2007 10:48

por Resina » 16/1/2008 17:37

Negoceia abaixo dos 1,47 dólares
Declarações de membro do BCE penalizam euro
O euro seguia a desvalorizar depois de um membro do concelho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) ter dito que os riscos para o crescimento económico na Europa aumentaram. A moeda única perdia 1,18% negociando abaixo dos 1,47 dólares pela primeira vez em quatro sessões.
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

O euro seguia a desvalorizar depois de um membro do concelho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) ter dito que os riscos para o crescimento económico na Europa aumentaram. A moeda única perdia 1,18% negociando abaixo dos 1,47 dólares pela primeira vez em quatro sessões.

O euro [Cot] descia 1,18% para os 1,4630 dólares, negociando abaixo dos 1,47 dólares pela primeira vez nas últimas quatro sessões.

Yves Mersch, membro do conselho de governadores do BCE, disse a instituição tem que ser cautelosa porque os riscos para o crescimento económico europeu aumentaram.

"Temos certamente riscos de abrandamento para a actividade económica", disse Mersch numa entrevista à Bloomberg.

"Vai haver uma moderação do crescimento dentro da Europa", avançou ainda o responsável acrescentando que não pode excluir a hipótese de, em Março, o BCE revêr em baixa a previsão de 2% para o crescimento económico na Zona Euro.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por mr. share » 16/1/2008 17:37

pareçe formar um duplo topo!!

será o começo da recuperação do dolar?

e que tal um put eur/usd?

Registado: 29/11/2007 10:48

por kpt » 16/1/2008 17:18

Não o li mas pelo título parece que foi esse sim

O sacana deve ter aberto posições e mandou estes bitaites.. :evil: :evil: :evil:

Devia ser proibido uma pessoa numa organização destas com esta influência mandar bitaites sem que esteja previsto...

EDIT: Já se sabe, quem tem mais rapidamente acesso à informação é quem ganha e nestes casos não é como nas acções que é 3% ou 6%.. isto mexe com percentagens de 100%, no caso de hoje no forex quem tinha uma posição e por acaso não tinha stop perdeu todo o seu capital em menos de nada com uma brincadeira destas... Estas situações deviam ser alvo de cuidados redobrados pois embora quem esteja no mercado sabe que corre riscos, este tipo de "influência" no mercado sem que ninguém esteja à espera torna-se muito grave, pois a difusão de informação não é igual para todos os intervenientes, muito menos quando estes nem foram avisados que iria haver uma intervenção do género. Desculpem o desabafo mas estas situações parecem-me realmente estúpidas...

por Thunder » 16/1/2008 17:13

"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Cem pt, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, macau5m, Mr.Warrior, Nietz19, O Magriço, Phil2014, PIKAS, PMP69, TTM62 e 100 visitantes