Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 21/1/2008 13:57

Soueu, muita da análise técnica (sobretudo para os "chartistas") é feito da sensibilidade em relação aos suportes e resistências. O PSI fazer um "lower low", quebrando o mínimo de 2007 é mais um claro sinal de fraqueza.

Neste momento, os ursos dominam em todos os horizontes temporais. É importante vermos como fecha hoje o nosso mercado, mas dado o fecho do mercado norte-americano não estou a ver os mercados europeus, sozinhos, a conseguirem inverter no dia de hoje sem um estímulo exterior. E a Ásia só abre logo à noite.

O próximo suporte apenas se encontra nos 10300 pontos. Continuo a afirmar que o risco de se abrirem posições longas sem demonstrações claras de força é demasiado elevado.

Mas continuo a ver pessoas a apanhar as facas em quedas, tal como nas últimas semanas. Recordo que mais vale entrar tarde e com segurança do que continuarem em acções "kamikaze", tentando adivinharem fundos.

Os gráficos penso que são esclarecedores.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (23.71 KiB) Visualizado 6014 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (29.76 KiB) Visualizado 6007 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (23.73 KiB) Visualizado 6015 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Porquê os 11400 ?

por souEu » 21/1/2008 12:24

Ulisses (e quem mais queira ajudar um leigo como eu): importa-se de explicar quais as razões que o levaram (e muito acertadamente) a considerar os 11400 como o "grande suporte" do PSI20 - ou, mais genéricamente, quais as bases para hierarquizar os suportes (resistências)? Tem a ver com o número de máximos e mínimos relativos ocorridos nessa zona, não é ? Muito obrigado.

Registado: 21/11/2002 1:34

por artista_ » 21/1/2008 11:32

Eu sinceramente não percebo muito qual é a necessidade de identificar se ainda estamos em bull ou já estamos em bear, para que é que isso interessa?!

O mais importante é que já há muito tempo que os mercados estão com tendência clara de queda e agora será necessário esperar por sinais de inversão, aconteçam eles onde acontecerem, nos 11.000 nos 8.000 ou nos 2.000... sobretudo no último cado, estou a exagerar claro, mas é apenas para explicar o que penso...

Bons negócios para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Açor3 » 21/1/2008 10:17

Em Bull de certeza que não.... :mrgreen: :mrgreen:
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Resina » 21/1/2008 10:16

Ulisses podemos afirmar que entramos em Bull Market, se o psi20 fechar por estes níveis?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Pintas25 » 19/1/2008 19:04

Bem pelo gráfico qque apresentas a tua análise parece-me bastante correcta.

Do meu ponto de vista a maior decisão vai situar-se com evidência no grande suporte que todos têm referido como sendo importamtissimo e do qual eu comungo da mesma opinião que será nos 11400

Se quebrar com significância essa linha poderá com muita força vir ao encontro da Fibonacci 38,2 e da LtaLP o que se situará lagures pelos 10200 caso não pare por ai poderemos ter um cenário bem mais negro a descer até aos 50 de Fibonacci o que coincidirá mais ou menos com um pequeno fundo formado entre Abril e Junho de 2006 por volta dos 9800.

Registado: 7/1/2008 18:02

por shakal » 18/1/2008 23:44

Boa Noite,

Sou membro recente deste fórum, apesar de já o acompanhar há bastante tempo e tentarei, em seguida, abordar o PSI20 à luz do meu ver e conhecimento ainda bastante reduzido, mas espero, sobretudo, despertar algumas críticas e sugestões. Iniciei-me no mundo da bolsa há muito pouco tempo, principalmente, na vertente da análise técnica.

Concordo com os posts mais recentes. O PSI tem pela frente um teste importantíssimo - o suporte ao nível dos 11400pts. Mas analisando o índice num espaço temporal mais alargado e atendendo à conjuntura económica actual, não rejeitaria uma queda para além desse nível. Acredito que terá como suporte final, o suporte de longo prazo criado desde 2003 (ver figura). Aliando este suporte à análise Fibonacci somos remetidos para níveis a rondar os 10500pts. Além disto, os restantes indicadores (MACD) não se apresentam muito favoráveis.

Caso o índice se aguente por aqueles níveis e resvalar acredito na formação de um triângulo (ver figura) e, em inícios de 2009, a partida para novos máximos. Seria um cenário interessante e saudável.
Uma quebra do suporte de longo prazo já traria consquências bem piores...

Concluida a minha breve análise resta-me colocar umas dúvidas:

- No gráfico, em anexo, está desenhado um padrão H&S. A análise é correcta? Ou foram ignorados alguns pressupostos relativos a esta formação?
- Caso se venha a concretizar a formação do triângulo, poderemos falar sequer de Bear Market?
- Precipito-me na análise referida?
Anexos
psi20_1.JPG
PSI20-SuporteLP/Fibonacci/H&S
psi20_1.JPG (119.48 KiB) Visualizado 7208 vezes

Registado: 16/1/2008 9:47

por majomo » 18/1/2008 19:23

Ulisses Pereira Escreveu:O domínio dos ursos no longo prazo assume-se com uma quebra, em fecho, do suporte do PSI nos 11400 pontos. Mas um fecho a 11380 é absolutamente inconclusivo. Eu vejo os suportes e resistências não como pontos isolados, mas como zonas. Qual a percentagem abaixo daquele valor? É difícil dar respostas concretas, até porque essa observação deve ser feita em conjugação com outros factores. Mas um fecho 2% abaixo do suporte dificilmente deixará de ser considerada a quebra do último bastião dos touros.

Um abraço,
Ulisses

Excelente...
G. Abraço!

:P
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por TP1 » 18/1/2008 19:22

A minha Mãe só queria resgatar o ppa em 2008 por questões fiscais. Disse-lhe para o fazer no dia 2 de Janeiro. Adiou. O ppa está uma porcaria, claro. Pedi-lhe para ler os posts do Ulisses, agora, se quebrados os 11400 pontos, no mesmo segundo o ppa é resgatado.
Obrigado Ulisses!

Registado: 30/11/2007 21:13

por Ulisses Pereira » 18/1/2008 19:08

O domínio dos ursos no longo prazo assume-se com uma quebra, em fecho, do suporte do PSI nos 11400 pontos. Mas um fecho a 11380 é absolutamente inconclusivo. Eu vejo os suportes e resistências não como pontos isolados, mas como zonas. Qual a percentagem abaixo daquele valor? É difícil dar respostas concretas, até porque essa observação deve ser feita em conjugação com outros factores. Mas um fecho 2% abaixo do suporte dificilmente deixará de ser considerada a quebra do último bastião dos touros.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por majomo » 18/1/2008 18:34

Ulisses Pereira Escreveu:Majomo, a quebra do suporte dos 12550 pontos foi um claro sinal de venda. No entanto, para quem não vendeu nesta altura e se mantém no mercado talvez seja a hora de esperar para ver se o forte suporte dos 11400 resiste.

Repara que vender perto do mais forte suporte do PSI não faz muito sentido. Mesmo que o índice fraqueje e quebre o suporte, é preferível vender uns 2% mais abaixo do que está actualmente mas fazê-lo com a convicção de um fortíssimo sinal de fraqueza do mercado no longo prazo.

Um abraço,
Ulisses

Obrigado Ulisses,

foi precisamente na altura dos 12500 que lhe reforcei a ideia de vender, mas enfim... o dinheiro não lhe faz falta! :) :) :evil: :evil:

Agora também acho que acabe por ver a reacção, mas para ti,
um sinal de fraqueza seria o psi fechar abaixo dos 11400 no final da sessão?
É que hoje ao aproximar-se dos 11400 houve uma boa reacção, pena que no final tenha havido aquele sell-off...

Mas, por exemplo um fecho de 11380, já é uma quebra? Qual o limite abaixo dos 11400 que os consideras quebrado ou são mesmo exactamente os 11400?

G. Abraço... :)
-Devo usar STOP's

por Ulisses Pereira » 18/1/2008 18:24

Majomo, a quebra do suporte dos 12550 pontos foi um claro sinal de venda. No entanto, para quem não vendeu nesta altura e se mantém no mercado talvez seja a hora de esperar para ver se o forte suporte dos 11400 resiste.

Repara que vender perto do mais forte suporte do PSI não faz muito sentido. Mesmo que o índice fraqueje e quebre o suporte, é preferível vender uns 2% mais abaixo do que está actualmente mas fazê-lo com a convicção de um fortíssimo sinal de fraqueza do mercado no longo prazo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Pintas25 » 18/1/2008 18:19

Bem não me parece que já tenhamos chegado ao fundo pelo menos a ver pela tereia que está a dar nos states, como o Ulisses já referiu aqui parece que para já o suporte dos 11400 se está a aguentar. Vamos rezar para que não o quebre pois depois disso so lhe vejo fundo.... bem deixa ver melhor o fundo....... pois é não vejo :x :x

Registado: 7/1/2008 18:02

por majomo » 18/1/2008 18:13

Ulisses,

como aqui há dias te falei(mesmo que não te lembres, a questão mantém-se... :) ),
o meu irmão tem um fundo de acções nacionais, que como tu bem dizes é o indicado para quem quer ter as rentabilidades do psi...

Nestas últimas semanas tenho-lhe dito para resgatar o fundo, mesmo com perdas(deixou-as arrastar), contudo, ele nada faz e agora é que começa mais seriamente a pensar em sair. :!:

Ora, a minha questão é, tendo em vista a zona de suporte actual do psi, achas mais conveniente esperar para ver se há um ressalto nestes valores e sair um pouco mais acima.

Ou se pelo contrário, o risco é demasiado e se os 11400 ficaram para trás, o caminho é bem mais cá em baixo.

Custa-me vê-lo perder dinheiro, ainda para mais porque fui eu que o incentivei a entrar neste mundo há uns bons meses atrás, antes do início destas quedas... :oops: :oops:

:)
-Devo usar STOP's

por AlanTejano » 18/1/2008 16:33

Será a altura certa para entrar? Estamos no bottom?

:shock:

Registado: 29/11/2007 11:50

por MozHawk » 18/1/2008 16:25

Portanto agora nada como fechar aquele gap... :mrgreen:

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Ulisses Pereira » 18/1/2008 16:10

Deixo os gráficos actualizados com a reacção do PSI junto àquele que considerei (e continuo a considerar) o grande suporte do índice português e que marca a fronteira entre o "Bull" e o "Bear Market".

Tecnicamente, o PSI tem estado perfeito...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (27.47 KiB) Visualizado 7965 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (23.5 KiB) Visualizado 7970 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (23.59 KiB) Visualizado 7964 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por karlitos » 16/1/2008 16:46

e ja temos intraday abaixo dos 1370 e isso ressentiu-se logo nos mercados ca fora.

Registado: 27/6/2007 21:00

por Enslaved » 16/1/2008 16:42

Penso que o patamar dos 1370 será muito importante se nesta semana não quebrar possivelmente haverá um rebound, mas se quebrar poderá haver um precipitar de vendas não é assim Ulisses? :roll:

P.S. Finalmente liquido e só vou entrar com sinais claros de reversão.

Registado: 28/2/2007 18:24

por Resina » 16/1/2008 16:37

0@0 Escreveu:Mau, mas ainda acreditam em recuperações? :?

Se vender as Galp a estes valores, quem foi comprando desde a privatização, como eu tinha feito, ainda tira um bom lucro. 8-)

Não se preocupem que elas ainda vão cá estar daqui a dois tres meses e se calhar a um preço mais em conta, ou talvez não.

Até aos 6€ é lucro... Quem tem desde a Opv pode bem vender a qualquer preço...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Ulisses Pereira » 16/1/2008 16:35

Majomo, só em fecho podemos concluir das rupturas de suportes/resistências, até porque é frequente haver falsas rupturas "intradays". E, mesmo depois do fecho, uma quebra marginal dessas zonas de suporte não são conclusivas porque não devemos ver os suportes/resistênticas como pontos isolados mas sim como zonas.

Em relação aos 1370/1380 pontos no S&P são um suporte. É assim que os vejo 8-)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Laaz Rockit » 16/1/2008 16:35

Enslaved Escreveu:Eu já estou tão maluco, tão maluco .... que vejo nicks diferentes com o mesmo avatal :shock: :shock: :lol: :lol: .

Isto a seguir ao almoço é díficil. Eu também já cortei em 4 copitos. :mrgreen: :mrgreen:
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por Enslaved » 16/1/2008 16:26

Eu já estou tão maluco, tão maluco .... que vejo nicks diferentes com o mesmo avatal :shock: :shock: :lol: :lol: .

Registado: 28/2/2007 18:24

por majomo » 16/1/2008 16:23

Ulisses, quando é que consideras os 11400 quebrados, num intraday ou num fecho da sessão?

Qual a tua opinião sobre os 1370 do SP?
-Devo usar STOP's

por _x_ » 16/1/2008 16:22

Mau, mas ainda acreditam em recuperações? :?

Se vender as Galp a estes valores, quem foi comprando desde a privatização, como eu tinha feito, ainda tira um bom lucro. 8-)

Não se preocupem que elas ainda vão cá estar daqui a dois tres meses e se calhar a um preço mais em conta, ou talvez não.

Registado: 9/1/2008 17:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, Bar38, Bing [Bot], fatura.pt, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, tami e 103 visitantes