Caldeirão da Bolsa

Comprar carro a gasolina ou gasóleo... O que escolher?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pinto80 » 16/1/2008 10:05

tonirai Escreveu:
pinto80 Escreveu:
Já agora consumos médios do saxo 1.5d e do 106 diesel, alguém sabe?

Já te dei o meu exemplo mais acima:
106 1.5D, 10 anos, 200000 kms feitos por mim, manutenção feita por mim.
Ando sempre sozinho, e 95% da distância percorrida são AEs, VCIs, ICs e afins, a médias de 100 a 130 km/h (tenho pé leve e condução suave).

Com 50 litros nunca faço menos de 1100 kms. Dá mais ou menos 4,6 l/100.

Noto que mesmo andando mais depressa, o consumo pouco aumenta (vai aos 5,5 litros no máximo, andando sempre entre 120 e 170 km/h).
So noto um pouco mais que isso se andar mais em cidade, ou mais carregado.

Faço as médias enchendo o depósito até à tampa... para saber exactamente os litros que gastei para os kms que o contador marca.

Espero que ajude.
Cumprimentos.

Médias fabulosas que fazes com o teu 106. Atendendo ao tipo de condução, ainda mais é de realçar. Não andas propriamente na poupa.

Cumprimentos

Registado: 5/12/2007 22:29

por tonirai » 16/1/2008 2:34

pinto80 Escreveu:

Já te dei o meu exemplo mais acima:
106 1.5D, 10 anos, 200000 kms feitos por mim, manutenção feita por mim.
Ando sempre sozinho, e 95% da distância percorrida são AEs, VCIs, ICs e afins, a médias de 100 a 130 km/h (tenho pé leve e condução suave).

Com 50 litros nunca faço menos de 1100 kms. Dá mais ou menos 4,6 l/100.

Noto que mesmo andando mais depressa, o consumo pouco aumenta (vai aos 5,5 litros no máximo, andando sempre entre 120 e 170 km/h).
So noto um pouco mais que isso se andar mais em cidade, ou mais carregado.

Faço as médias enchendo o depósito até à tampa... para saber exactamente os litros que gastei para os kms que o contador marca.

Espero que ajude.
Cumprimentos.

Registado: 19/4/2007 18:26

por carf2007 » 15/1/2008 21:22

sim para quem ñ passa dos 40kmh é bom, de resto bom bom é isto:

http://www.teslamotors.com/index.php

É bonito e rápido, mas não passa de um brinquedo para adultos. Por exemplo, para ir do porto a lisboa e voltar, tenho que pedir a alguem (em lisboa) que me deixe carregar as baterias durante quase 4 horas !!

É bom para ir e voltar do emprego ( se não for muito longe ), e passear aos fins de semana ( tambem por perto ), mas de resto, obriga-nos a andar de Comboio, ou ter um segundo carro, e aí lá se vai o objectivo, POUPAR.

Registado: 9/3/2007 23:32

por Cali » 15/1/2008 17:47

The Mechanic Escreveu:Cali
Eu prefiro comprar um bom carro usado, em optimo estado, por 10.000 euros, meter-lhe um GPL, e economizar 100 ou 150€ por mês em combustivel,

Telefone dos CTT !!! Quanto gastas em gasolina por mês !? ... tens um carro amarelo com uma cena por cima que umas vezes diz "livre" outras "ocupado" !?

do que andar condicionado á procura dos descontos nos 'frescos', e nos Feirões, etc, ou almoçar o tal croquete e a malga de sopa. Mas isso, sou eu, e não quer dizer que eu seja melhor ou pior que ninguem. Tenho as minhas 'nóias', mai'nada. Mas uma coisa te digo: fico banzado com o nivel de alguns automoveis que vejo nos parques de estacionamento do Lidl, sabendo que os donos estão lá dentro a esmifrar centimos no que comem, para poderem alimentar a prestação e o consumo do bólide. Enfim... conheci alguem que preferia comer todos os dias o 'croquete e a sopa', para ao fim do mês poder comprar o perfume XPTO de 80€. Isso a mim, dá-me vómitos. Mas ainda bem que somos todos diferentes!

Ai o cataaano ! Discordamos , pá !
Fica sabendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra . O ultimo patrão que tive, tinha dinheiro pra caraças e ia ao Lidl, no jantar de Natal da empresa não se coibiu de mandar embrulhar o resto da carne ( bom lombo!)com a justificação : " é pro jantar . A carne é tão boa ! é uma pena mandarem pro lixo..." , quando a maior parte dos pés rapados acha que é uma vergonha trazer comida do Restaurante ou quando muito, mandam embrulhar " para o cão " .

É no poupar que está o ganho, amigo Cali !
Não esperava esse tipo de pensamento de ti , pá ! Saiu-te o Euromilhões ou quê !?

Um abraço ,

The Mechanic

Não me entendeste, pá... e por isso, lamento. E deixo de conversar sobre isto, porque não me estou a fazer entender. Não, não me saiu o Euromilhões, mas apenas por piada eu mandaria embrulhar o resto do almoço para levar para casa, para o jantar, se de facto não tenho necessidade de o fazer. E podes crer que já soube o que significava 'precisar', noutros tempos. E talvez por isso mesmo, agora tal ideia não me passe pela cabeça, Mech.
E estamos a desvirtuar a ideia inicial, e a culpa foi minha, reconheço. :(

Sobre consumos: basta-me fazer 1500 kms por mês, que ao preço a que está a gasolina versus Gpl, passo de cerca de 200€ por mês, para cerca de 100€.

PS - porque tambem acho que 'no poupar é que está o ganho' é que lancei esta ...campanha pelo GPL. Acho muito mais razoavel dar 'palha' a comer ao carro, e permitir-me a mim comer o lombo, do que fazer ao contrário.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por The Mechanic » 15/1/2008 17:28

Cali
Eu prefiro comprar um bom carro usado, em optimo estado, por 10.000 euros, meter-lhe um GPL, e economizar 100 ou 150€ por mês em combustivel,

Telefone dos CTT !!! Quanto gastas em gasolina por mês !? ... tens um carro amarelo com uma cena por cima que umas vezes diz "livre" outras "ocupado" !?

do que andar condicionado á procura dos descontos nos 'frescos', e nos Feirões, etc, ou almoçar o tal croquete e a malga de sopa. Mas isso, sou eu, e não quer dizer que eu seja melhor ou pior que ninguem. Tenho as minhas 'nóias', mai'nada. Mas uma coisa te digo: fico banzado com o nivel de alguns automoveis que vejo nos parques de estacionamento do Lidl, sabendo que os donos estão lá dentro a esmifrar centimos no que comem, para poderem alimentar a prestação e o consumo do bólide. Enfim... conheci alguem que preferia comer todos os dias o 'croquete e a sopa', para ao fim do mês poder comprar o perfume XPTO de 80€. Isso a mim, dá-me vómitos. Mas ainda bem que somos todos diferentes!

Ai o cataaano ! Discordamos , pá !
Fica sabendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra . O ultimo patrão que tive, tinha dinheiro pra caraças e ia ao Lidl, no jantar de Natal da empresa não se coibiu de mandar embrulhar o resto da carne ( bom lombo!)com a justificação : " é pro jantar . A carne é tão boa ! é uma pena mandarem pro lixo..." , quando a maior parte dos pés rapados acha que é uma vergonha trazer comida do Restaurante ou quando muito, mandam embrulhar " para o cão " .

É no poupar que está o ganho, amigo Cali !
Não esperava esse tipo de pensamento de ti , pá ! Saiu-te o Euromilhões ou quê !?

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por curvedair » 15/1/2008 17:12

scpnuno Escreveu:e não me caem os parentes na lama...

Penso que a expressão é cair em prantos na lama... No entanto, ver parentes na lama não deixa de ser um horror!... Ou divertido! Dependendo, é claro, dos parentes!...

Registado: 19/4/2007 0:49

por Cali » 15/1/2008 17:11

scpnuno Escreveu:
Cali Escreveu:! Mas depois compra-se tudo no Lidl e no Dia...:roll: :lol:

Aindaque não tenha muito a ver com o tema (mas este já se perdeu aí na profundidade do GPL) posso saber o que é que Sua Senhoria, D. Cali III tem contra o Lidl? Eu compro lá muita coisa e não me caem os parentes na lama... olha pra eles, é só lojas gourmet(sei lá como é que isto se escreve) do El Corte Ingles...

A Lidl, o Pingo Doce (nos produtos de marca própria) e outros afins permitem uma poupança consideravel. E nem tudo o que é barato (ou mais barato) é mau.

Abraços

Incorrecto, cara amiga: D. Cali I ! É que não houve nenhum antes. Sou o original. 8-)
O Lidl foi um um bom exemplo, apenas. Nada contra (embora não faça lá compras). As 'lojas gourmet' que a amiga refere são o equivalente aos 'meus' TDI's. E contudo... quase todos fazem questão de os ter.
Por outro lado, se o Lidl e o Pingo Doce permitem uma poupança considerável, o GPL idem aspas. Contudo, ir ao Lidl não parece mal, mas ter um carro a GPL parece. E pronto... cada um faz como quer. Eu prefiro comprar um bom carro usado, em optimo estado, por 10.000 euros, meter-lhe um GPL, e economizar 100 ou 150€ por mês em combustivel, do que andar condicionado á procura dos descontos nos 'frescos', e nos Feirões, etc, ou almoçar o tal croquete e a malga de sopa. Mas isso, sou eu, e não quer dizer que eu seja melhor ou pior que ninguem. Tenho as minhas 'nóias', mai'nada. Mas uma coisa te digo: fico banzado com o nivel de alguns automoveis que vejo nos parques de estacionamento do Lidl, sabendo que os donos estão lá dentro a esmifrar centimos no que comem, para poderem alimentar a prestação e o consumo do bólide. Enfim... conheci alguem que preferia comer todos os dias o 'croquete e a sopa', para ao fim do mês poder comprar o perfume XPTO de 80€. Isso a mim, dá-me vómitos. Mas ainda bem que somos todos diferentes! :)

- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

por pedrom » 15/1/2008 16:50

Mais uma coisa que antigamente se passava agora não sei como é, a compra de um kit GPL em segunda mão. Eu tive quase negociado um kit destes por 150 euros, mas quando falei com a oficina que fazia a reconversão eles disseram que não faziam isso pois a responsabilidade era deles e em questões de segurança não facilitavam. Até me disseram o nome de um que fazia se eu lá quisesse ir, no entanto resolvi meter tudo novo.

Ainda sou do tempo em que se fazia a conversão do carro por 119 contos já com a papelada toda incluida!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

por pedrom » 15/1/2008 16:45

MarcoAntonio Escreveu:
Cali Escreveu: É que custa-me perceber como é que num país de gente de fracos recursos financeiros, e com os preços dos combustiveis dos mais caros do mundo (senão em termos absolutos, pelos menos em termos relativos), simplesmente se olha de lado e se menospreza por puro desconhecimento uma alternativa perfeitamente viável e que permite economizar 50% ou mais.

Pela mesma razão que as pessoas vão fazer compras nos centros comerciais, mesmo sabendo que é mais caro: comodidade/conforto/liberdade, etc.

O GPL trás uma série de limitações. Poderá argumentar-se que são pequenas mas no seu conjunto as pessoas ditam a sua escolha e na generalidade a escolha é "não". Desde as limitações de bombas, passando pelas de estacionamento, passando pelo custo de instalação/modificação do automóvel (já sei que é recuperável e as pessoas também sabem, contudo é um valor com que têm de avançar e este é apenas um factor em vários)... até o facto de ter de andar com um selo atrás esteticamente aberrante.

Também ainda há que somar algum medo, desconhecimento, etc mas esse é apenas um factor parcial também.

Enfim, as pessoas somam isto tudo e na maioria preferem não colocar. Da mesma forma que quando vão comprar umas calças vão ao centro comercial apesar de saber que é mais caro: é mais caro mas não têm de procurar estacionamento a não sei quantas centenas de metros da loja, não se tem de apanhar com sol/chuva na testa, etc, etc. E constata-se que as pessoas pagam isso. Até a estética pagam...

Concordo perfeitamente e acho o GPL comparado com o BCP: Tem a imagem descredebilizada. :mrgreen:

Tenho um focus 1600 a gasolina que teve dia marcado para a mudança, mas uma mudança subita de emprego da minha esposa ditou a não conversão (mais por ela), no entanto até me custa quando sou eu a ir à bomba e ter de lhe meter 70 euros de gasolina, sabendo que na bomba ao lado metia cerca de 30 euros!!! No entanto como só se enche 1/2 vezes por mês e normalmente não sou que vou à bomba até me esqueço!!!

por pinto80 » 15/1/2008 16:28

Sim depende do pé que carrega o acelarador e claro da condução!!!

Claro que sim, mas existem consumos médios: e quando falo em consumos médios não falo em andar por aí a acelarar.

por scpnuno » 15/1/2008 16:25

Cali Escreveu:! Mas depois compra-se tudo no Lidl e no Dia...:roll: :lol:

Aindaque não tenha muito a ver com o tema (mas este já se perdeu aí na profundidade do GPL) posso saber o que é que Sua Senhoria, D. Cali III tem contra o Lidl? Eu compro lá muita coisa e não me caem os parentes na lama... olha pra eles, é só lojas gourmet(sei lá como é que isto se escreve) do El Corte Ingles...

A Lidl, o Pingo Doce (nos produtos de marca própria) e outros afins permitem uma poupança consideravel. E nem tudo o que é barato (ou mais barato) é mau.

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Bernese » 15/1/2008 16:22

karlitos Escreveu:
pinto80 Escreveu:Já vi que vocês numa guerra acesa entre os defensores do GPL e os contra-GPL. Voltando ao tema e respeitando algumas opiniões, os modelos 106 (peugeuT), saxo poderão ser bons economizadores de combustível (para carros a diesel). o Opel corsa B será uma boa aquisição?

Quantos a médias consumidas será que podem dar valores. Tenho um colega com uma corsa B 1700cc, que diz que faz pelo menos 400 Kmm, com 20 euros eque dará uma média á volta dos 4.3L/100Km. Acham credivel?

o 1.7d, assim como o 1.5d e o 1.7Dti sao carros muito economicos.

fazem 5Litros/100 mesmo com um andamento um pouco mais acelerado.

depende da sorte nas minhas mãos nenhum deles faz 50 mil sem mudar a junta da cabeça. depende da zona se for no interior mais vale meter-lhe outro radiador. e antes que digam que sou acelera(que ñ sou) só me acontece isso com opel seja qual for o motor izuzu, fiat ...
A Consciencia Nao Nos Impede De Cometer Um Pecado...apenas De Goza.lo Em Paz....

Registado: 4/10/2006 20:16

por MarcoAntonio » 15/1/2008 16:17

Cali Escreveu: É que custa-me perceber como é que num país de gente de fracos recursos financeiros, e com os preços dos combustiveis dos mais caros do mundo (senão em termos absolutos, pelos menos em termos relativos), simplesmente se olha de lado e se menospreza por puro desconhecimento uma alternativa perfeitamente viável e que permite economizar 50% ou mais.

Pela mesma razão que as pessoas vão fazer compras nos centros comerciais, mesmo sabendo que é mais caro: comodidade/conforto/liberdade, etc.

O GPL trás uma série de limitações. Poderá argumentar-se que são pequenas mas no seu conjunto as pessoas ditam a sua escolha e na generalidade a escolha é "não". Desde as limitações de bombas, passando pelas de estacionamento, passando pelo custo de instalação/modificação do automóvel (já sei que é recuperável e as pessoas também sabem, contudo é um valor com que têm de avançar e este é apenas um factor em vários)... até o facto de ter de andar com um selo atrás esteticamente aberrante.

Também ainda há que somar algum medo, desconhecimento, etc mas esse é apenas um factor parcial também.

Enfim, as pessoas somam isto tudo e na maioria preferem não colocar. Da mesma forma que quando vão comprar umas calças vão ao centro comercial apesar de saber que é mais caro: é mais caro mas não têm de procurar estacionamento a não sei quantas centenas de metros da loja, não se tem de apanhar com sol/chuva na testa, etc, etc. E constata-se que as pessoas pagam isso. Até a estética pagam...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pedrom » 15/1/2008 16:16

The Mechanic Escreveu:Eu tenho uma bicicleta que anda a alcool , porque me disseram que bêbado tenho mais força.Será que lhe posso meter GPL ?

Um abraço ,

The Mechanic

Eu já tenho uma bicicleta a gaz há muito tempo, mas para ela andar bem tenho que comer uma feijoada no dia antes!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por pedrom » 15/1/2008 16:13

pinto80 Escreveu:Caros amigos

Não levem a mal, foi apenas uma brincadeira. também considero importante haver este tipo de discussões e esclarecimentos sobre o GPL. tal como vocês já ouvi do melhor e do pior quanto ao desempenho e segurança do GPL.

Agradeço as vossas intervenções.

Já agora, pedrom, achas normal este carro (corsa 1700, de 96) consumir média de 4.3 L/100Km. também sei que a mulher desse meu amigo é que costuma conduzir mais a carrinha e elas, normalmente, são mais suaves a conduzir.

Sim depende do pé que carrega o acelarador e claro da condução!!!

por TP1 » 15/1/2008 16:08

Cali Escreveu:
pinto80 Escreveu:Já vi que vocês numa guerra acesa entre os defensores do GPL e os contra-GPL.

Epá, porque raio hão-de ver isto como uma guerra? Para mim, não passou de uma sessão de esclarecimento! É que custa-me perceber como é que num país de gente de fracos recursos financeiros, e com os preços dos combustiveis dos mais caros do mundo (senão em termos absolutos, pelos menos em termos relativos), simplesmente se olha de lado e se menospreza por puro desconhecimento uma alternativa perfeitamente viável e que permite economizar 50% ou mais. Somos um bando de pelintras, mas queremos é TDIs de luxo, que é 'pró stile' ! Mas depois compra-se tudo no Lidl e no Dia, e almoça-se um croquete e uma sopa... :roll: :lol:

Muito bem!!
Para não dizer que os livros dos miudos são muito caros....

Registado: 30/11/2007 21:13

por nunofaustino » 15/1/2008 16:08

The Mechanic Escreveu:Eu tenho uma bicicleta que anda a alcool , porque me disseram que bêbado tenho mais força.Será que lhe posso meter GPL ?

Um abraço ,

The Mechanic

Por via das dúvidas, aproveita e mete um catalisador por causa dos gases que o motor liberta de vez em qdo... :mrgreen: :mrgreen:

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por pinto80 » 15/1/2008 16:06

Caros amigos

Não levem a mal, foi apenas uma brincadeira. também considero importante haver este tipo de discussões e esclarecimentos sobre o GPL. tal como vocês já ouvi do melhor e do pior quanto ao desempenho e segurança do GPL.

Agradeço as vossas intervenções.

Já agora, pedrom, achas normal este carro (corsa 1700, de 96) consumir média de 4.3 L/100Km. também sei que a mulher desse meu amigo é que costuma conduzir mais a carrinha e elas, normalmente, são mais suaves a conduzir.

por karlitos » 15/1/2008 16:04

pinto80 Escreveu:Já vi que vocês numa guerra acesa entre os defensores do GPL e os contra-GPL. Voltando ao tema e respeitando algumas opiniões, os modelos 106 (peugeuT), saxo poderão ser bons economizadores de combustível (para carros a diesel). o Opel corsa B será uma boa aquisição?

Quantos a médias consumidas será que podem dar valores. Tenho um colega com uma corsa B 1700cc, que diz que faz pelo menos 400 Kmm, com 20 euros eque dará uma média á volta dos 4.3L/100Km. Acham credivel?

o 1.7d, assim como o 1.5d e o 1.7Dti sao carros muito economicos.

fazem 5Litros/100 mesmo com um andamento um pouco mais acelerado.

Registado: 27/6/2007 21:00

por Cali » 15/1/2008 15:59

pinto80 Escreveu:Já vi que vocês numa guerra acesa entre os defensores do GPL e os contra-GPL.

Epá, porque raio hão-de ver isto como uma guerra? Para mim, não passou de uma sessão de esclarecimento! É que custa-me perceber como é que num país de gente de fracos recursos financeiros, e com os preços dos combustiveis dos mais caros do mundo (senão em termos absolutos, pelos menos em termos relativos), simplesmente se olha de lado e se menospreza por puro desconhecimento uma alternativa perfeitamente viável e que permite economizar 50% ou mais. Somos um bando de pelintras, mas queremos é TDIs de luxo, que é 'pró stile' ! Mas depois compra-se tudo no Lidl e no Dia, e almoça-se um croquete e uma sopa... :roll: :lol:

por pedrom » 15/1/2008 15:58

Não é uma guerra é uma discussão como tantas outras neste fórum!!! Guerra é quando se perde o respeito pelos outros!!!

Relativamente a essa média é bem possível desde que não tenha botas da tropa, porque é o pé que mais conta para as médias e não tanto os carros.

Só para te dar uma ideia eu tenho um toyota comecial D4D 2000cc com turbo e faço médias de 4.7/5.1 quando uso pantufas, 6.5/7.5 quando uso sapatinhas e já fiz 12.9/13.2 com as botas da tropa!!!

Atenção que estas médias não é andar 5 km e fazer a média, isto são médias feitas com milhares de km, excepto a última que foi uma ida/vinda ao algarve (cerca 350 km x 2) em que tive que atestar 2 vezes!!!

por pinto80 » 15/1/2008 15:39

Já vi que vocês numa guerra acesa entre os defensores do GPL e os contra-GPL. Voltando ao tema e respeitando algumas opiniões, os modelos 106 (peugeuT), saxo poderão ser bons economizadores de combustível (para carros a diesel). o Opel corsa B será uma boa aquisição?

Re: É a das mais equipadas..

por pedrom » 15/1/2008 14:11

frigas Escreveu:...sensores estacionamente,cruise control, sensores luz e chuva,jll,ac aut (dual zone),full box com vidros fumados.

Não está cara, pelo menos pela avaliação feita pela seguradora +/- 28.000,00

É a das mais equipadas..

por frigas » 15/1/2008 14:06

...sensores estacionamente,cruise control, sensores luz e chuva,jll,ac aut (dual zone),full box com vidros fumados.
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

por acintra » 15/1/2008 14:06

Um abraço ,

The Mechanic

Porreiro pá...Consomes o que é nacional em vez de produtos importados. Porreiro pá...
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], iniciado1, navaldoc, PAULOJOAO, Phil2014 e 80 visitantes