Caldeirão da Bolsa

Comprar carro a gasolina ou gasóleo... O que escolher?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Já agora..

por frigas » 15/1/2008 14:02

pedrom Escreveu:
frigas Escreveu:
pedrom Escreveu:
frigas Escreveu:...tenha a minha Navara 2.5 dci CD LE de 2006 (cinz.escura), com 29500 Kms à venda ...quem estiver interessado apite.

Cumpts

pi pi :mrgreen:

Quanto queres pela lata?

Tenho uma oferta de 25750€€ :cry: :cry: ,mas ainda vens a tempo.

Não é o meu tipo de carro, no entanto de 2006 2.5 dci CD LE há 15 modelos diferentes ou é a mais simples de todas? Se alguém tiver interessado convém referires isso.

Pedrom CD LE é o modelo (para quem conhece,sabe o equipamento!!)
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

por The Mechanic » 15/1/2008 14:02

Eu tenho uma bicicleta que anda a alcool , porque me disseram que bêbado tenho mais força.Será que lhe posso meter GPL ?

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Cali » 15/1/2008 13:33

Como curiosidade, vejam lá como é que estes sapateiros assassinaram este carro : :lol:

http://www.autohoje.com/index.php?option=com_content&task=view&id=71890&Itemid=72
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

Re: Agora não sei...

por curvedair » 15/1/2008 13:28

curvedair Escreveu:
Iniciado Escreveu:O GPL possui maior poder calorifico que a gasolina

O GPL não possui maior poder calorífico que a gasolina, nem lhe chega perto...

Ooops! O poder calorifico do GPL, butano ou propano é superior ao da gasolina.

O rendimento de motores de gasolina é que é geralmente superior a motores de GPL.

O que são coisas diferentes. agradeço a atenção Iniciado.

Registado: 19/4/2007 0:49

por pedrom » 15/1/2008 13:14

Cali Escreveu:
curvedair Escreveu:

O GPL tem 100 octanas. Os sistemas GPL mais avançados(de injecção liquida), ainda não aprovados e comercializados em Portugal, mas já usados em alguns países europeus, funcionam como sistema de tunning! O carro tem mais potencia a GPL do que a gasolina. :wink:

Tunning e mais potência é a receita ideal para a malta!!! Assim o GPL vai ter muito adeptos!!!

- O meu carro anda mais do que o teu!!!
- Mas é por pouco tempo!!!
- Porquê? Vai mudar de motor?
- Não vou po-lo a GPL!!!
- Estou lixado vou ter que por o meu também para não ficar atrás!!!
- Onde é que vais alterar o teu?
- Vou a um instalador licenciado e tu?
- Vou a um sapateiro que aprendeu com o pai!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

por Cali » 15/1/2008 13:08

curvedair Escreveu:

O GPL tem 100 octanas. Os sistemas GPL mais avançados(de injecção liquida), ainda não aprovados e comercializados em Portugal, mas já usados em alguns países europeus, funcionam como sistema de tunning! O carro tem mais potencia a GPL do que a gasolina. :wink:

PS - a mistura Propano/Butano do GPL influencía a sua octanagem, ou seja, maior quantidade de propano = mais octanas, menor quantidade = menos octanas. As 100 octanas é um valor aproximado. Com 100% de propano, terá cerca de 110 octanas.
Editado pela última vez por Visitante em 15/1/2008 13:27, num total de 1 vez.

- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

por Cali » 15/1/2008 13:03

curvedair Escreveu:
Cali Escreveu:... levar ao tal desgaste anormal das sedes das valvulas. Contudo, existem metodos de lubrificação directa de valvulas para contornar esse problema.

Eu gostava de saber mais sobre esses métodos de lubrificação directa de válvulas quando se usa combustível GPL.

Pode começar por aqui, e depois é procurar mais informação dentro do 'Autogas':

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=22&t=5744

Curvedair

por Iniciado » 15/1/2008 12:53

Curvedair
Informe se melhor,faça uma busca por exemplo...e verá que tenho razão.

Registado: 22/12/2005 15:42

por pedrom » 15/1/2008 12:39

Iniciado Escreveu:Agora não sei...mas nos cinco primeiros anos de comercialização dos adaptadores de GPL a motores a gasolina,houve grandes barracas (motores que desafinavam,guias de valvulas empenadas,etc),daí a imagem negativa que a maioria tem deste combustivel,talvez derivado a essa imagem os veiculos com adaptador a GPL ainda hoje são bastante "castigados" no mercado de usados, a maioria dos stands evita adquiri los,ou entao só a preços de saldos.
O GPL possui maior poder calorifico que a gasolina,daí motores multivalvulas (12/16 etc) e com cabeça de motor em aluminio eram os que davam mais chatices.
Cumprimentos

No inicio e pelo que sei, alguns instaladores (sapateiros) metiam tudo a gaz sem olhar ao tipo de veiculo que era e como estava a nivel de motor, na tentativa de recuperar o investimento.

Por outro lado no inicio tentou-se descredibizar o mercado do gaz pois se as margens agora são reduzidas, na altura ainda o eram mais, ou seja não interessava a ninguém que a tecnologia vinga-se. Logo qualquer problema que o carro tinha se tivesse GPL instalado o culpado era sempre o GPL.

Ainda me lembro de um colega meu que tinha um citroen zx a gpl e que um dia estrada abaixo e depois de uma paragem o carro não pegava. Chega lé um sapateiro que tinha uma sapataria ali perto e arranjou logo solução: abriu o capot, olhou lá para dentro, "dê ai à chave", e nada então disse este carro é a gaz? É. Pois... pois... então é melhor começar a pensar noutro e chamar o reboque.

O meu colega em desespero ligou para o instalador (que por sorte também era electricista) explicou a situação e não valendo a pena contar todos os pormenores, o problema era apenas de um fusivel!!!!

por curvedair » 15/1/2008 12:29

por curvedair » 15/1/2008 12:24

Cali Escreveu:... levar ao tal desgaste anormal das sedes das valvulas. Contudo, existem metodos de lubrificação directa de valvulas para contornar esse problema.

Eu gostava de saber mais sobre esses métodos de lubrificação directa de válvulas quando se usa combustível GPL.

por acintra » 15/1/2008 12:21

nunofaustino Escreveu:
acintra Escreveu:
nunofaustino Escreveu:hum... e em termos de revenda... quanto é que vale um golf 1.9TDI e um golf 1.6FSI (por exemplo) após 5 anos ou 100.000Kms?

Um abr
Nuno

Neste momento e visto que o Golf Serie V só existe desde 2004 os valores são os seguintes:

Golf 1.6 FSI cerca de 12.500€
Golf 1.9 TDI cerca de 17.500€

estes valores são para revenda, caso vendam a um particular podem pedir mais cerca de 2.500€ em cada modelo.

Ou seja, uma boa parte da diferença entre o preço de compra e de venda dos dois carros é recuperado na revenda do mesmo... é algo que este tipo de estudos se esquece de ter em conta...

um abr
Nuno

Claro, mas as pessoas gostam é de chegar á bomba e achar que gastam menos, de que o carro a diesel gasta muito menos...Neste momento os motores diesel estão muito evoluidos para poderem dar perfomances idênticas aos gasolina, mas claro que isso traduz-se num aumento do consumo.
Comprar carro novo já começa a compensar ser a gasolina, se for um usado de alta cilindrada nem se discute.
A diferença entre um BMW 530D e um 530I com 3 anos chega aos 15.000€, gostava de saber quem é que recupera este valor em gasóleo, quando os preços dos combustiveis estão quase iguais e a manutenção diesel é muito mais cara.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

Agora não sei...

por Iniciado » 15/1/2008 12:18

Agora não sei...mas nos cinco primeiros anos de comercialização dos adaptadores de GPL a motores a gasolina,houve grandes barracas (motores que desafinavam,guias de valvulas empenadas,etc),daí a imagem negativa que a maioria tem deste combustivel,talvez derivado a essa imagem os veiculos com adaptador a GPL ainda hoje são bastante "castigados" no mercado de usados, a maioria dos stands evita adquiri los,ou entao só a preços de saldos.
O GPL possui maior poder calorifico que a gasolina,daí motores multivalvulas (12/16 etc) e com cabeça de motor em aluminio eram os que davam mais chatices.
Cumprimentos

Registado: 22/12/2005 15:42

por curvedair » 15/1/2008 12:12

alexbelo Escreveu:O meu pai tem um Seat Ibiza 1.9D comercial 2 lugares com 536.000
Km!!! (E não, não pus um zero a mais...)
Historial de problemas do carro:
Os pneus gastam-se quando andamos! Tirando isso é o único problema! :mrgreen: :mrgreen:

Mais de meio milhão de quilómetros e o unico problema é o consumo de pneus?...

Não se desgastou mais nada?... Por exemplo uns rolamentos, amortecedores, embraiagem, velas de aquecimento, óleo de travões (para não falar no óleo do motor), pastilhas de travões, bateria.

Falo nisto porque a vida útil de muitas peças e componentes mecânicos que constituem um veículo automóvel é muito inferior a essa quilometragem.

por curvedair » 15/1/2008 11:58

rpmt Escreveu:Depois não é qualquer motor que suporta a explosão da combustão na camara do piston começando primeiramente a originar o esticar do comprimento das válvulas sendo a sua afinação constante dificil de permanecer

Gostava de saber o que é a câmara do pistão.

Gostava de saber também mais sobre esse fenómeno do esticar do comprimento das válvulas, se é que existe.

por pedrom » 15/1/2008 11:35

Bernese Escreveu:isto já parece um sbording-benfica tal a agressividade :?

Isto é que pode dar origem a agressividade uma vez que neste forum a falar de futebol ninguem se entende!!!!

Se bem que só tem o p virardo ao contrario!!!

por nunofaustino » 15/1/2008 11:32

acintra Escreveu:
nunofaustino Escreveu:hum... e em termos de revenda... quanto é que vale um golf 1.9TDI e um golf 1.6FSI (por exemplo) após 5 anos ou 100.000Kms?

Um abr
Nuno

Neste momento e visto que o Golf Serie V só existe desde 2004 os valores são os seguintes:

Golf 1.6 FSI cerca de 12.500€
Golf 1.9 TDI cerca de 17.500€

estes valores são para revenda, caso vendam a um particular podem pedir mais cerca de 2.500€ em cada modelo.

Ou seja, uma boa parte da diferença entre o preço de compra e de venda dos dois carros é recuperado na revenda do mesmo... é algo que este tipo de estudos se esquece de ter em conta...

um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Bernese » 15/1/2008 9:56

isto já parece um sbording-benfica tal a agressividade :?

bom entre outros tenho um 190d com ac,vidros electricos, tecto de abrir e tudo o que se possa imaginar,930 mil kilometros 800 mil nas minhas mãos e problemas zero tirando uns sinoblocos quando tinha 500 mil 8-) consumo baixo e sempre a rolar tipo rolex.aliás problemas eu só mesmo com opel que é um cancro nas minhas mãos, seja ele qual for :?
A Consciencia Nao Nos Impede De Cometer Um Pecado...apenas De Goza.lo Em Paz....

Registado: 4/10/2006 20:16

por pedrom » 15/1/2008 1:38

Já agora um pouco de informação:

O que é o GPL-Auto?
GPL Auto ou Autogás é um combustível automóvel amigo do ambiente, económico e seguro, constituído por gás propano. Actualmente circulam em Portugal cerca de 40.000 automóveis a GPL-Auto e mais de 3 milhões na Europa. (tadinhos dos europeus meteram estes carros toods a gaz, logo devem ter muito sapateiros)

Quanto posso poupar com GPL-Auto?
O preço do GPL-Auto é de 0,63 €/litro. Mesmo tendo em conta um pequeno aumento do consumo com GPL-Auto, irá poupar mais de 50% comparativamente com a gasolina. Adicionalmente, irá ainda poupar na manutenção do motor. (evita ir tanta vez ao sapateiro)

E é seguro?
Sim. Um automóvel a GPL-Auto é tão seguro como qualquer outro veículo, desde que tenha sido convertido por um instalador credenciado pela DGGE.

O meu carro pode usar GPL-Auto?
Os motores a GPL-Auto são derivados dos motores a gasolina. Em princípio, qualquer automóvel a gasolina pode ser facilmente convertido para GPL-Auto. Os veículos a gasóleo não são economicamente convertíveis.

O que devo fazer para converter o meu carro?
Se o seu carro é a gasolina, bastará dirigir-se a um instalador credenciado pela Direcção Geral de Geologia e Energia, combinar a conversão e começar a poupar. Consulte a lista de instaladores no site da DGGE (http://www.dgge.pt/) (vejam aqui a lista de todos os sapateiros)

por pedrom » 15/1/2008 1:25

Cali Escreveu:
O motivo pelo qual as marcas não promovem mais o GPL de origem, é porque não lhes dá lucro. O 'sistema' de promoção, vendas, manutenção e abastecimento está montado para os outros combustiveis. Mas ... tudo depende da lei da oferta e da procura. Em Itália há muito mais marcas a promover GPL de origem do que cá. Melhor ainda, durante muito tempo (não sei se ainda é assim) existiam incentivos fiscais á instalação de sistemas GPL noutros paises europeus, por motivos ambientais. O custo da instalação era dedutivel por completo no IRS. Mas isso é nos outros países. Nós por cá, continuamos a ter mentalidades muito pequeninas nos lugares de governação.

Aqui é que está o problema!!! Até as bombas não tem qualquer interesse em meter o deposito de gaz pois as margens são menores!!!

Quanto ao perigo, não se tem ouvido falar que andar por ai carros a explodir, aliás eu nunca ouvi falar de nenhum que tenha explodido, já nos outros combustiveis de vez em quando lá vai mais um!!!

por rpmt » 15/1/2008 1:16

Saxo 1.5 ou o 106 tem o mesmo motor
não dá chatices.

Registado: 14/11/2006 17:47

por phneutral » 15/1/2008 1:16

Subscrevo tudo o que aqui foi dito pelo Cali.

Ele sabe mesmo do que está a falar e tudo o que foi aqui dito está reportado nesse forum do autogaz. Até os problemas de válvulas.

Salvo erro eram alguns motores do civic que sofriam desse problema do desgaste prematuro das válvulas. Resolvido, tal como o Cali disse pelos métodos de lubrificação directa das mesmas (FlashLube). Não sei se há actualmente algum carro a padecer desse problema.

Tenho um citroen BX que já me deu todos os problemas que possam imaginar ter num carro. No entanto, se há coisa que nunca mexi e que nunca deu qualquer tipo de problema, foi o sistema de GPL. Certinho que nem um relógio.

O meu carro tem 260000km e tem o GPL instalado desde os 70000KM.

Actualmente 6,3€ por cada 100 KM. Vai valendo a pena ;)

A instalação de um kit GPL auto paga-se no máximo em 30000KM

Cumps
PH
"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros."

http://elliottmarketwaves.blogspot.com/

Registado: 11/12/2004 4:46

por Cali » 15/1/2008 1:16

rpmt Escreveu:Acham muito seguro? quem é que vos contou essa historia
o vendedor, tem que vender o seu produto senão fecha a loja não vai dizer que o produto não presta, pelo contrário é o melhor mas, as escolas que dão formação nessas e noutras areas tem um conhecimento muito mais aprofundado do que o conhecimento comum.
Por isso muito poucas marcas equipam as suas viaturas de fabrica para o gaz, e procurando outros sistemas

Eu faço a pergunta ao contrário: quem é que lhe vendeu a si a história de que não é seguro? Porque eu falo por experiencia propria de vários anos e dezenas de milhares de kms ao volante de uma máquina japonesa, unica, e supostamente de motor frágil: trata-se do mais pequeno V6 alguma vez fabricado, e pertence a um Mazda MX-3 1.8. Até agora nunca explodiu, nem ardeu espontaneamente, nem tive que trocar valvulas, nem o rai-que-o-parta. Quando eu disse na Mazda que ia meter o carro a GPL, deitaram as mãos á cabeça. Agora, passados estes anos, olham para dentro do capot, e perguntam: "então? Isto resulta mesmo, não é? Quem diria ...!".

O motivo pelo qual as marcas não promovem mais o GPL de origem, é porque não lhes dá lucro. O 'sistema' de promoção, vendas, manutenção e abastecimento está montado para os outros combustiveis. Mas ... tudo depende da lei da oferta e da procura. Em Itália há muito mais marcas a promover GPL de origem do que cá. Melhor ainda, durante muito tempo (não sei se ainda é assim) existiam incentivos fiscais á instalação de sistemas GPL noutros paises europeus, por motivos ambientais. O custo da instalação era dedutivel por completo no IRS. Mas isso é nos outros países. Nós por cá, continuamos a ter mentalidades muito pequeninas nos lugares de governação.

por tonirai » 15/1/2008 1:10

fiódor Escreveu:
rpmt Escreveu:Citroen Saxo 1.5 Diesel é um bom motor

É do melhor. Tenho um há 10 anos e é sempre a rolar, é só meter gota.
Comprei outro carro mas não vendi o Saxo é muito económico e fiável.

Cumps

Idem. Tenho cá em casa um 106 1.5D com 10 anos e 200000 km feitos por mim (comprado novo).
Único problema que tive foi partir uma embraiagem aos 160000 km. Manutenção toda feita em casa por mim (não, não sou mecânico).
Como quase só faço AE, VCIs, ICs e afins, sempre a médias de 100 a 130 km/h, passo sempre os 1100 km por depósito (50 l)! :mrgreen:

Registado: 19/4/2007 18:26

por rpmt » 15/1/2008 1:02

Acham muito seguro? quem é que vos contou essa historia
o vendedor, tem que vender o seu produto senão fecha a loja não vai dizer que o produto não presta, pelo contrário é o melhor mas,as escolas que dão formação nessas e noutras areas tem um conhecimento muito mais aprofundado do que o conhecimento comum.
Por isso muito poucas marcas equipam as suas viaturas de fabrica para o gaz, e procurando outros sistemas

Registado: 14/11/2006 17:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], iniciado1, navaldoc, PAULOJOAO, Phil2014 e 99 visitantes