Caldeirão da Bolsa

Comprar carro a gasolina ou gasóleo... O que escolher?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cali » 15/1/2008 0:58

rpmt Escreveu:Acho que não leu bem o que escrevi
Eu ja disse anteriormente que as valvulas tem que ser diferentes
Quando vem de fabrica eles já sabem que a explosão a gaz não é a mesma da gasolina, o motor ja vem preparado para suportar a combustão do gaz,e alem disso a centralina ja vem programada para o gaz ou gasolina.
Mas aquilo que se falava anteriormente era a transformação de um motor a gasolina para gaz o que é diferente.
E mantenho o que digo o gaz é para estar quieto.
Tem duvidas, eu é que não percebo nada?
Fale com outros, daqueles que mexem neles e vai ver quantos acham que o gaz e bom?

O amigo quanto mais fala, mais se enterra:

- As válvulas não tem que ser diferentes. Existem alguns modelos e tipos de motor mais sensiveis, e aos quais não é recomendada a instalação GPL. São poucos, e são conhecidos.

- a centralina (com raras excepções) não é um problema, desde que se saiba o que se está a fazer

- A combustão do gás é muito mais limpa, e prolonga a vida do oleo e do motor. O unico potencial problema é que a combustão provoca temperaturas ligeiramente mais elevadas, o que aliado a conduções feitas 'no limite' (elevadas rotações) durante muito tempo seguido pode, em alguns casos, levar ao tal desgaste anormal das sedes das valvulas. Contudo, existem metodos de lubrificação directa de valvulas para contornar esse problema.

- Se tenho duvidas? Eu não! Nenhumas! Agora o mesmo não se pode dizer de si...

- Falo com os outros? Quais 'outros' ? Daqueles que mexem neles? 'Neles', quê? Os que mexem nos sistemas GPL , se forem bons sapateiros, sabem o que fazem. Os que são mecanicos e não percebem um boi do assunto GPL, não têm voto na matéria.

Sabe quando é que o GPL era um problema ? Quando o pessoal andava com a botija de gás na mala do carro, ou quando surgiram os primeiros sistemas aspirados, que provocavam rateres brutais, e escavacavam os colectores todos. Mas isso foi há 15 anos ou mais...

Sabe quando é que um carro dá o berro depois de estar a GPL? Quando já tem o motor todo assassinado enquanto andou a gasolina. Como a combustão da gasolina gera impurezas (carvão), esse carvão vai-se depositando nas folgas e fissuras, tapa-as e ... aquilo anda. Quando o carro começa a andar a gás, ao longo do tempo vai sendo eliminada essa sujidade, e os 'podres' ficam a descoberto. Aí sim, começam os problemas. Nada como um bom teste de compressão antes de pensar em instalar um sistema GPL, não vá o diabo tecê-las...
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por pedrom » 15/1/2008 0:48

rpmt Escreveu:Acho que não leu bem o que escrevi
Quando vem de fabrica eles já sabem que a explosão a gaz não é a mesma da gasolina, o motor ja vem preparado para suportar a combustão do gaz,e alem disso a centralina ja vem programada para o gaz ou gasolina.
Mas aquilo que se falava anteriormente era a transformação de um motor a gasolina para gaz o que é diferente.
Fale com outros, daqueles que mexem neles e vai ver quantos acham que o gaz e bom?

Todos os 3 instaladores que conheço dizem bem do gáz e das instalações.

Registado: 29/7/2004 19:55

por pedrom » 15/1/2008 0:46

rpmt Escreveu:Azar não ! falo daquilo que sei
E por causa daquilo que sei não os quero, e com respeito aos sapateiros,alguns até seguravam os depositos com esticadores quando faziam as montagens.
Pois é com respeito aos Japoneses a carros que precisam de afinar as valvulas a cada 5000 Km.

Afinar cada 5.000 km? valia mais comprar um estacionamento no instalador!!!!

Já estou a ver porque não gostas de carros a gaz, foste a um sapateiro que não tinha parafusos e meteu atacadores (devidamente certificados) a segurar o depósito!!!

por pedrom » 15/1/2008 0:41

rpmt Escreveu:Até os representantes os querem ver longe

Quais representantes?

por pedrom » 15/1/2008 0:40

rpmt Escreveu:Cada vai onde quiser, e transforma o carro que quiser
Carros japoneses não se dão bem com o gaz , e baixas cilindradas tambem não

Tenho (estão lá em casa) 2 clios a gaz!!! E olha que um tem mais de 13 anos a gáz e o outro deve ter 5 anos.

Problemas: em 13 anos 3 vezes fazer afinação o outro em 5 anos 2 vezes.

Qual alta cilidrada qual quê?!?!?

Destes ver pessoas a falar do que não sabe!!!!

por rpmt » 15/1/2008 0:40

Acho que não leu bem o que escrevi

Registado: 14/11/2006 17:47

por Cali » 15/1/2008 0:37

rpmt Escreveu:Azar não ! falo daquilo que sei
E por causa daquilo que sei não os quero, e com respeito aos sapateiros,alguns até seguravam os depositos com esticadores quando faziam as montagens.
Pois é com respeito aos Japoneses a carros que precisam de afinar as valvulas a cada 5000 Km.

Errado. O amigo fala daquilo que não sabe. E se teve alguma má experiencia com algum 'sapateiro', foi porque não soube escolher, e alem disso não soube fazer valer os seus direitos, á posteriori.
É claro que quem quer instalar mais barato, vai ao sapateiro, não pede factura para não pagar o IVA, e depois... fica sem garantia, e sem qualquer prova formal contra o 'sapateiro'.
Agora... os sapateiros que são bons profissionais, são credenciados pela DGGE, e quando fazem porcaria (coisa que acontece aos melhores...) assumem.
O material instalado é suposto ser novo, vir de marcas multinacionais consagradas, e ter garantia!
Existem milhões de carros a GPL pela Europa fora, especialmente na Holanda, Itália e Polónia. Acha que eles andam todos a soprar peças do motor pelo tubo de escape?
O problema das valvulas é residual, sobejamente conhecido e fácilmente evitável.
Quanto ás afinações a cada 5.000 kms... nem comento. :roll:

- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

por alexbelo » 15/1/2008 0:34

Estar a considerar comprar um carro até 3000€ que consuma pouco, talvez, ou muito provavelmente irá trazer problemas de manutenção... Ou seja, provavelmente irá poupar no combustível e perder na manutenção!
Se vai ser mesmo assim? Não sei!!

Exemplo:

O meu pai tem um Seat Ibiza 1.9D comercial 2 lugares com 536.000
Km!!! (E não, não pus um zero a mais...)
Historial de problemas do carro:
Os pneus gastam-se quando andamos! Tirando isso é o único problema! :mrgreen: :mrgreen:

Comprei para mim um Civic de 93 1.5 LSI (Gasolina) por 2000€ o ano passado, que apesar de ser a gasolina e ter na altura 185000Km comprei! Está uma maravilha e eu cada vez mais discordo com as vozes que dizem: "Carro a gasolina é para fazer 100.000km e pouco mais..."

Neste momento na família estão:
Alfa Romeu 156 1.8 (Gasolina) - 225.000 Km
Civic 1.5 LSI (Gasolina) - 210.000 Km
Seat Ibiza 1.9D (Gasoleo) - 536.000 Km

Desde que se trate bem o material (e se tenha sorte...) as coisas duram! Mas contra as desvalorizações do mercado não há nada a fazer...

Não sou contra comprar carros antigos, usados, muito usados, desvalorizados! Sou sim contra compra carros novos! É o pior investimento que uma pessoa pode fazer...
Mas se o Toyota velhinho anda bem, para quê sequer considerar comprar outro?! Investe no GPL e pronto...

E sim, não tenho, mas sou a favor do GPL!
E contra os centros comerciais que não têm estacionamento para GPL... :evil:

Alexandre Belo

Registado: 6/9/2005 9:33

por Cali » 15/1/2008 0:28

rpmt Escreveu:Até os representantes os querem ver longe

Pois é. Pudera! Eles olham para aquilo estilo burro a olhar para palácio! Mas ...não são todos iguais. Sabia que existem várias marcas a disponibilizar modelos a GPL de origem? Não acredita? Olhe aqui : (e ... azar dos Cabrais... é japonês!) :lol:

http://www.subaru.pt/novidades/noticiafull.asp?codigo=31
http://www.subaru.pt/novo/news2007n000001.html
Editado pela última vez por Visitante em 15/1/2008 0:42, num total de 1 vez.

por rpmt » 15/1/2008 0:26

Azar não ! falo daquilo que sei

por Cali » 15/1/2008 0:17

rpmt Escreveu:Cada vai onde quiser, e transforma o carro que quiser

Se cada um vai onde quiser, e transforma o carro que quiser, sem se informar devidamente antes, é parvo. Há sempre pormenores e factores a ter em conta, e isso acontece em tudo na vida. Ninguem com dois dedos de testa, se mete de cabeça em algo que desconhece sem se informar e documentar devidamente antes.

Você tem azar, caraças ... então não é que eu tenho um carro japonês a GPL há vários anos, e aquilo parece um relógio suiço? :lol:

por rpmt » 15/1/2008 0:14

Até os representantes os querem ver longe

por rpmt » 15/1/2008 0:13

Cada vai onde quiser, e transforma o carro que quiser

por Cali » 15/1/2008 0:03

rpmt Escreveu:Transformar um motor para gaz começa logo por teres confiança em quem te faz o trabalho, não é qualquer um.
(conhecia um tipo que para os transformar pagavas bem mas o trabalho parecia de fabrica, acho que alguns de fabrica nem vêm assim, já não trabalha em Portugal.
As revisões não podem ser feitas por qualquer um (se não ainda leva com qualquer coisa pela proa.tem que ser um gajo que saiba o que faz.
E sapateiros á muitos

O caro amigo começa mal, e por isso começa tambem já a 'levar nas orelhas' :

- estamos a discutir uma tecnologia, ou ... sapateiros? Por outras palavras, quando precisa de um sapateiro vai ao primeiro que lhe aparece, ou pede referencias a alguem? Quando precisa de um médico a sério, bate a todas as portas até encontrar um, ou vai directamente a algum que lhe foi recomendado?
Por outras palavras, se você quiser fazer um tuning ao seu carro, e meter-lhe um chip de potencia, e aquilo der porcaria porque o sapateiro que escolheu para a instalação não era dos melhores, a culpa é ... do chip?

Continue, que eu estou a gostar...

por acintra » 15/1/2008 0:01

TP1 Escreveu:
srosa Escreveu:
TP1 Escreveu:Qual a vossa opinião do Alfa 159? Continua a ser uma marca problemática, ou já melhoraram?

Na minha opiniao é uma excelente opção. Não vejo razão nenhuma para ser problemática. carros italianos são e serão sp bons? :lol:

Adoro Alfas, principalmente o 159 e o 8C :roll: , mas sempre ouvi dizer muito mal da marca, devido aos probs que davam...

O 159 é um excelente carro, mas tens de estar preparado para uma viatura italiana. Vai fazer barulhos parasitas primeiro que os outros carros, vai desvalorizar muito mais como usado do que os outros, mas é sempre um Alfa. Elegante e atraente.
A Alfa Romeo cometeu um erro trágico com a massificação através do 33, vendeu muito mas como quase todos davam problemas (principalmente porque os condutores não sabiam conduzir - é sempre prego a fundo ou rotação muito alta) e por uma preparação desastrosa provocou uma má imagem muito dificil de apagar, apesar de neste momento terem carros fantásticos.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por pedrom » 15/1/2008 0:00

rpmt Escreveu:
As revisões não podem ser feitas por qualquer um (se não ainda leva com qualquer coisa pela proa.tem que ser um gajo que saiba o que faz.
E sapateiros á muitos

Os sapateiros não fazem revisões a carros!!!

Não percebi essa das coisas pela proa, o que querias dizer com isso?

por pedrom » 14/1/2008 23:58

rpmt Escreveu:Transformar um motor para gaz começa logo por teres confiança em quem te faz o trabalho, não é qualquer um.
(conhecia um tipo que para os transformar pagavas bem mas o trabalho parecia de fabrica, acho que alguns de fabrica nem vêm assim, já não trabalha em Portugal.
E sapateiros á muitos

Um automóvel a GPL Auto é tão seguro como qualquer outro veículo desde que tenha sido convertido por um instalador credenciado pela DGGE

por fiódor » 14/1/2008 23:52

rpmt Escreveu:Citroen Saxo 1.5 Diesel é um bom motor

É do melhor. Tenho um há 10 anos e é sempre a rolar, é só meter gota.
Comprei outro carro mas não vendi o Saxo é muito económico e fiável.

Cumps
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

por rpmt » 14/1/2008 23:51

Transformar um motor para gaz começa logo por teres confiança em quem te faz o trabalho,bem como pelo nível da qualidade do material aplicado que deve ser sempre de 1º não é qualquer material.Seguidamente a capacidade do instalador e do seu conhecimento muitas vezes é o principal factor que condiciona a segurança bem como os problemas que a medio e a longo prazo vão surgir na gestão electronica do motor e consequentemente surgem problemas levando a que a centralina tenha que ser programada e isto acarreta conhecimentos tecnicos que não é do conhecimento comum assim sendo em muitos casos os motores nunca mais voltam a ter um funcionamento estável a gaz ou gasolina.
E sapateiros á muitos
Depois não é qualquer motor que suporta a explosão da combustão na camara do piston começando primeiramente a originar o esticar do comprimento das válvulas sendo a sua afinação constante dificil de permanecer, podendo virem estas a partir devido ao esforço que são submitidas constantemente para as quais não foram fabricadas
Carros japoneses não é aconselhavel faze-lo
E nem com baixas cilindradas
Editado pela última vez por rpmt em 15/1/2008 0:06, num total de 2 vezes.

por TP1 » 14/1/2008 23:47

srosa Escreveu:
TP1 Escreveu:Qual a vossa opinião do Alfa 159? Continua a ser uma marca problemática, ou já melhoraram?

Na minha opiniao é uma excelente opção. Não vejo razão nenhuma para ser problemática. carros italianos são e serão sp bons? :lol:

Adoro Alfas, principalmente o 159 e o 8C :roll: , mas sempre ouvi dizer muito mal da marca, devido aos probs que davam...

Registado: 30/11/2007 21:13

por pedrom » 14/1/2008 23:41

rpmt Escreveu:Realmente o Gaz é barato mas como diz o meu irmão o Gaz é muito bom, mas é para estar quieto.

Porque?

por pedrom » 14/1/2008 23:40

pinto80 Escreveu:Toyota Starlet de 98. Nunca tive problemas nele..

Toyota nunca dá problemas!!!

Se achas que o carro está em bom estado e aguenta mais uns kms em cima o meu conselho é meteres a gaz o mais rápido possível. O teu gasto mensal diminui para metade.

Com cerca de 111km/dia (30 dias) ou 40000 Km/ano e um consumo médio de 7.70 Lts/100 Km (com o diferencial de consumo para GPL Auto já incluido), a sua poupança potencial poderá ser de 1979.6 €/ano.
Tendo um investimento de conversão de 1500 €, recuperará o seu investimento em apenas 0 ano(s) e 10 meses
Editado pela última vez por Visitante em 14/1/2008 23:44, num total de 1 vez.

por Resina » 14/1/2008 23:40

Cali Escreveu:
rpmt Escreveu:Realmente o Gaz é barato mas como diz o meu irmão o Gaz é muito bom, mas é para estar quieto.

Se há coisa que me tira 'do sério', são argumentos idiotas de quem não percebe rigorosamente nada do que está a dizer, e que tudo o que pensa que sabe foi 'emprenhado' pelos ouvidos, por alguem ainda mais ignorante.
Caro amigo, estou disposto a discutir consigo e com o seu irmão tudo o que quiser acerca do 'bicho papão' chamado GPL.

Já tive um carro a Gás quando a tecnologia era nova no mercado. Já lá vão 13 anos. Nunca tive razão de queixa, e hoje em dia está muito melhor. Infelizmente ou felizmente passei para o gasoleo.
Mas só tenho a dizer duas coisas:
-Mais limpa e mais barata. O que se pode querer!?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Cali » 14/1/2008 23:36

Se há coisa que me tira 'do sério', são argumentos idiotas de quem não percebe rigorosamente nada do que está a dizer, e que tudo o que pensa que sabe foi 'emprenhado' pelos ouvidos, por alguem ainda mais ignorante.
Caro amigo, estou disposto a discutir consigo e com o seu irmão tudo o que quiser acerca do 'bicho papão' chamado GPL. Alinha?

por srosa » 14/1/2008 23:35

Registado: 19/10/2005 15:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmsbarros, Google [Bot], latbal, nbms2012, Ugly bull e 115 visitantes