Ineficiência da CGD
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A situação parece-me bastante simples. Se o cliente tem razão como parece o caso e manifestou vontade de resgatar o dinheiro e foram dados entraves pela instituição bancária eu faria várias coisas. A primeira era expôr o meu ponto de vsita a quem me atendesse. Provavelmente seria mal sucedido e pediria então para falar com o gerente do balcão. Com este teria uma atitude cortês numa fase inicial mas no caso de me quererem tapar os olhos ameaçaria com uma queixa por escrito ao Banco de Portugal. Seria óptimo se pudesse levar comprovativos do que fez e alguma legislação e regras relativas aos PPA. É muito mais intimidatório um cliente que faz pressão referindo alguns aspectos da Lei.
Quanto à CGD, há cerca de 2 semanas tive também problemas para levantar o dinheiro que tinha na conta poupança habitação. Alguns funcionários descreveram-me o que deveria fazer enquanto outros me diziam autênticos disparates após validarem a situação com a gerente do balcão. Passado alguns dias voltei lá com vontade de me irritar. "Exigi" que me fosse entregue o dinheiro. Na altura o funcionário pediu para que eu fosse falar com a gerente do balcão expondo o meu ponto de vista. Afinal, parece que foi preciso que me irritasse para que me fosse dado o dinheiro a que tinha direito. Nem foi preciso falar com a gerente porque ela acedeu à minha exigência. Foi só preciso irritar-me um pouco...
Quanto à CGD, há cerca de 2 semanas tive também problemas para levantar o dinheiro que tinha na conta poupança habitação. Alguns funcionários descreveram-me o que deveria fazer enquanto outros me diziam autênticos disparates após validarem a situação com a gerente do balcão. Passado alguns dias voltei lá com vontade de me irritar. "Exigi" que me fosse entregue o dinheiro. Na altura o funcionário pediu para que eu fosse falar com a gerente do balcão expondo o meu ponto de vista. Afinal, parece que foi preciso que me irritasse para que me fosse dado o dinheiro a que tinha direito. Nem foi preciso falar com a gerente porque ela acedeu à minha exigência. Foi só preciso irritar-me um pouco...
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- Registado: 4/7/2006 19:54
- Localização: Odivelas
Tive situaçao idêntica, mas menos grave!
Comprei casa e tinha lá a minha poupança habitação, que me deu juros ridículos enquanto lá esteve...
Resumindo, quando fui fazer o registo provisório, tinha direito a um desconto nos registos uma vez que tinha poupança habitação, mas era necessário uma declaração da CGD. Visto não ter pedido o crédito para comprar casa lá, arranjaram mil e uma desculpas para me atrasar a entrega da declaração e mesmo para me entregar o dinheiro!
Apenas quando me fartei da situação e tive de levantar a voz à senhora que me estava a atender é que a situação foi resolvida!
A verdade é que com isto a CGD ganhou uma pessoa que lhe faz publicidade gratuita, sempre que pode! (como é este caso...)
E mais, fechei lá a minha conta e da minha namorada, e tirei todas as poupanças!
Para ser sincero, não sei se irá ver o dinheiro que perdeu com os atrasos provocados pelas burocracias da CGD, mas desejo-lhe a melhor sorte...
Alexandre Belo
(Resta dizer que não tive o tal desconto nos registos, pois obtive a dita declaração atrasada!)
Comprei casa e tinha lá a minha poupança habitação, que me deu juros ridículos enquanto lá esteve...
Resumindo, quando fui fazer o registo provisório, tinha direito a um desconto nos registos uma vez que tinha poupança habitação, mas era necessário uma declaração da CGD. Visto não ter pedido o crédito para comprar casa lá, arranjaram mil e uma desculpas para me atrasar a entrega da declaração e mesmo para me entregar o dinheiro!
Apenas quando me fartei da situação e tive de levantar a voz à senhora que me estava a atender é que a situação foi resolvida!
A verdade é que com isto a CGD ganhou uma pessoa que lhe faz publicidade gratuita, sempre que pode! (como é este caso...)
E mais, fechei lá a minha conta e da minha namorada, e tirei todas as poupanças!
Para ser sincero, não sei se irá ver o dinheiro que perdeu com os atrasos provocados pelas burocracias da CGD, mas desejo-lhe a melhor sorte...
Alexandre Belo
(Resta dizer que não tive o tal desconto nos registos, pois obtive a dita declaração atrasada!)
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- Registado: 6/9/2005 9:33
MozHawk Escreveu:E eu reclamo a quem que estive todo o dia de 6ª feira sem internet por causa da Movinet? Todo o dia com o sistema em baixo? E aquilo a cair... vi no EuroNews lol. E olha que a menos-valia potencial é bem maior do que a tua...
Um abraço,
MozHawk
o problema MozHwak é que nesses casos os ISP's nao asseguram o serviço para esses casos...
ja em relaçao a questao do banco eu reclamava a todos e batia o pé para que a caixa entrasse com esse € se realmente tens forma de comprovar tudo o que disseste nao largava a questao.
E aliás, eu tenho um PPA noutro banco e eles até me aconselham a tratar de tudo por carta enviada para a sociedade gestora.
Eu perguntei à funcionária se caso quisesse suspender entregas, aumentar o valor das entregas e resgatar o PPA o que deveria fazer e ela respondeu que o melhor era enviar uma carta, se possivel registada, a fazer o pedido.
Portanto, creio que tu agiste de boa fé, e a CDG para evitar que tu fizesses o resgate, impediu-te de toda a maneira e feitio de o fazeres.
Um colega meu foi impedido de levantar a poupança habitação. Ele disse que queria levantar o dinheiro, e disse que sabia que havia penalização, mas mesmo assim um funcionario disse que não resgatava fora das condições previstas.
Entretanto ele foi a outra agencia e demorou 2 minutos para levantar a conta-habitação.
Eu perguntei à funcionária se caso quisesse suspender entregas, aumentar o valor das entregas e resgatar o PPA o que deveria fazer e ela respondeu que o melhor era enviar uma carta, se possivel registada, a fazer o pedido.
Portanto, creio que tu agiste de boa fé, e a CDG para evitar que tu fizesses o resgate, impediu-te de toda a maneira e feitio de o fazeres.
Um colega meu foi impedido de levantar a poupança habitação. Ele disse que queria levantar o dinheiro, e disse que sabia que havia penalização, mas mesmo assim um funcionario disse que não resgatava fora das condições previstas.
Entretanto ele foi a outra agencia e demorou 2 minutos para levantar a conta-habitação.
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- Registado: 15/10/2007 23:22
Eu quando fui abrir conta para subscrever fundos tambem estava a ver que me ia chatear.
A certa altura a empregada disse que eu não tinha os dados actualizados...e começou a colocar problemas.
Eu virei-me para ela e disse: esqueça, não tenho tempo nem os documentos, prefiro ir a outro lado.
Então lá fez ela o "grande favor" de me abrir conta de fundos.
Mas isso do PPA está mal explicado, isso não é razão para impedir o resgate, eles normalmente têm ordens para evitar que as pessoas resgatem esse tipo de produtos.
A certa altura a empregada disse que eu não tinha os dados actualizados...e começou a colocar problemas.
Eu virei-me para ela e disse: esqueça, não tenho tempo nem os documentos, prefiro ir a outro lado.
Então lá fez ela o "grande favor" de me abrir conta de fundos.
Mas isso do PPA está mal explicado, isso não é razão para impedir o resgate, eles normalmente têm ordens para evitar que as pessoas resgatem esse tipo de produtos.
- Mensagens: 166
- Registado: 15/10/2007 23:22
Esqueci-me de dizer que na minha opinião a ordem devia ter sido executada no próprio dia 2 (assumindo que foi recebida nessa data) com data-valor do dia útil seguinte.
O Cliente é alheio à actualização da base de dados e eles bem podiam ter feito isso por telefone!
O Cliente é alheio à actualização da base de dados e eles bem podiam ter feito isso por telefone!
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- Registado: 7/12/2007 14:39
Olá,
Nesses casos, é de pedir logo o livro de reclamações.
Parece que o próprio funcionário assumiu o erro pelo que o Banco deve responder pelo sucedido.
Se a Agência empatar muito, recomendo uma cartinha para a Administração.
Falhando tudo isso, tens as entidades que indicas.
Se estiveres documentado, o caso terá boas perspectivas de ser resolvido a teu favor.
Abraços
Nesses casos, é de pedir logo o livro de reclamações.
Parece que o próprio funcionário assumiu o erro pelo que o Banco deve responder pelo sucedido.
Se a Agência empatar muito, recomendo uma cartinha para a Administração.
Falhando tudo isso, tens as entidades que indicas.
Se estiveres documentado, o caso terá boas perspectivas de ser resolvido a teu favor.
Abraços
- Mensagens: 5
- Registado: 7/12/2007 14:39
Ineficiência da CGD
Gostava que algum colega do Forum me desse uma dica sobre se vale a pena ou não protestar e junto de quem, perante a seguinte situação:
Em 28/12/07, perante a iminente descida dos mercados (pelo menos eu previa), resolvi solicitar por escrito o resgate de um PPA que detinha na CGD há já nove anos. No dia anterior a minha mulher tinha resgatado o dela, tendo gasto quase duas horas na fila da agência, razão pela qual, após me ter inteirado de que era possível, resolvi dar a ordem pelo correio.
A ordem foi recebida na agência, porque no dia 2/1/08 recebi um telefonema de um funcionário para me informar que não podia executar a ordem, pois faltava actualizar alguns elementos da minha identificação na base de dados da CGD. A desculpa é que os computadores não passam do mesmo ponto enquanto a base não estiver actualizada. Faltavam coisas tão importantes como a data do BI e uma prova de que exerço uma profissão. O meu ordenado é depositado todos os meses noutra conta de que também sou titular ! E sou (era...) cliente há mais de dezasete anos !
E os mercados a descerem...
Perante esta situação, a minha mulher, porque tem mais tempo livre do que eu, deslocou-se a outra agência da CGD com menos movimento, no dia 4/1/08 (6ª feira)onde conseguiu actualizar a base de dados. Porém o funcionário também não podia executar a ordem de resgate do PPA, pois precisava da minha assinatura que estava na posse do colega da primeira agência. O mais que podia fazer e fez, foi enviar os documentos por correio interno para a oura agência para que o colega executasse a ordem.
E os mercados a descerem...
Na minha ingenuidade, acreditei que o tal colega, no dia útil seguinte, executasse a ordem. Como sei que os resgates levam alguns dias a cair na conta à ordem, esperei até ao 3º dia útil seguinte e nada. Foi preciso telefonar para a primeira agência e depois de alguma confusão o funcionário que me tinha contactado incialmente reconheceu que tinha confundido o meu pedido de resgate com o que a minha mulher já tinha efectuado para o PPA dela, pelo que não havia outra alternativa senão efectuar a ordem nesse momento, com a cotação do dia seguinte, pois são essas as regras de resgate.
Entretanto os mercados desceram mais um dia... e devo ter perdido cerca de 2000€
No meu entender, a ordem devia ser executada no dia em que o documento escrito deu entrada na CGD, isto é no dia 2/1/08, com as cotações do dia 3. Os problemas burocráticos têm de certeza outras formas de ser resolvidos.
A minha questão é a seguinte: Devo reclamar:
- junto da CGD
- junto do Banco de Portugal, entidade supervisora
- junto da CMVM
- junto de todas
Agradecimentos antecipados pela vossa atenção
Em 28/12/07, perante a iminente descida dos mercados (pelo menos eu previa), resolvi solicitar por escrito o resgate de um PPA que detinha na CGD há já nove anos. No dia anterior a minha mulher tinha resgatado o dela, tendo gasto quase duas horas na fila da agência, razão pela qual, após me ter inteirado de que era possível, resolvi dar a ordem pelo correio.
A ordem foi recebida na agência, porque no dia 2/1/08 recebi um telefonema de um funcionário para me informar que não podia executar a ordem, pois faltava actualizar alguns elementos da minha identificação na base de dados da CGD. A desculpa é que os computadores não passam do mesmo ponto enquanto a base não estiver actualizada. Faltavam coisas tão importantes como a data do BI e uma prova de que exerço uma profissão. O meu ordenado é depositado todos os meses noutra conta de que também sou titular ! E sou (era...) cliente há mais de dezasete anos !
E os mercados a descerem...
Perante esta situação, a minha mulher, porque tem mais tempo livre do que eu, deslocou-se a outra agência da CGD com menos movimento, no dia 4/1/08 (6ª feira)onde conseguiu actualizar a base de dados. Porém o funcionário também não podia executar a ordem de resgate do PPA, pois precisava da minha assinatura que estava na posse do colega da primeira agência. O mais que podia fazer e fez, foi enviar os documentos por correio interno para a oura agência para que o colega executasse a ordem.
E os mercados a descerem...
Na minha ingenuidade, acreditei que o tal colega, no dia útil seguinte, executasse a ordem. Como sei que os resgates levam alguns dias a cair na conta à ordem, esperei até ao 3º dia útil seguinte e nada. Foi preciso telefonar para a primeira agência e depois de alguma confusão o funcionário que me tinha contactado incialmente reconheceu que tinha confundido o meu pedido de resgate com o que a minha mulher já tinha efectuado para o PPA dela, pelo que não havia outra alternativa senão efectuar a ordem nesse momento, com a cotação do dia seguinte, pois são essas as regras de resgate.
Entretanto os mercados desceram mais um dia... e devo ter perdido cerca de 2000€
No meu entender, a ordem devia ser executada no dia em que o documento escrito deu entrada na CGD, isto é no dia 2/1/08, com as cotações do dia 3. Os problemas burocráticos têm de certeza outras formas de ser resolvidos.
A minha questão é a seguinte: Devo reclamar:
- junto da CGD
- junto do Banco de Portugal, entidade supervisora
- junto da CMVM
- junto de todas
Agradecimentos antecipados pela vossa atenção
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