Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CFDs

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CFDs Gobulling

por Branc0 » 23/1/2008 11:25

tonirai Escreveu:Eu estou há 1 mês a testar a conta demo da Gobulling.
Mas recentemente ouvi aqui versões diferentes sobre se se paga ou não comissões, para além do spread :?
Na versão demo, no campo custo, está sempre a zero.

Alguém pode confirmar se na versão real existe comissão para negociar CFDs de índices (especificamente do DAX)?

Obrigado.

CFDs de indices só pagas o spread. Tenho negociado o DJI e o SP500 sem problemas.

Atenção aos juros.

Atenção também pelo menos ao FX que na demo não tens comissões e os spreads são mais pequenos. Na pratica essas condições estão apenas disponiveis em contas com mais de 25k de capital.

Reduzires o capital inicial na conta de demo não faz com que os custos que apareçam sejam reais.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

CFDs Gobulling

por tonirai » 23/1/2008 10:52

Eu estou há 1 mês a testar a conta demo da Gobulling.
Mas recentemente ouvi aqui versões diferentes sobre se se paga ou não comissões, para além do spread :?
Na versão demo, no campo custo, está sempre a zero.

Alguém pode confirmar se na versão real existe comissão para negociar CFDs de índices (especificamente do DAX)?

Obrigado.

Registado: 19/4/2007 18:26

por pedroseq » 23/1/2008 9:27

Para imi os cfd, é optimo, pois com 2.000€ que é o que pede o banco best para iniciar a pessoa já faz bons trades, visto que 2.000€ corresponde a investimentos de 20.000€ e ainda mais, posso investir e ganhar tanto o mercado a cair como a subir. Quando faço um negocio de 500€ é como estivesse a fazer 5000.00€ e ainda me sobra outros 1500€ para investir

Registado: 29/11/2007 11:52

Re: CFDs

por Lief » 23/1/2008 5:06

Nos CFd's o que tens que saber é o que sabes exactamente acerca das acções. Já que funciona com o subjacente. Relativamente à alavangem será definida segundo os niveis de risco da acção, sendo a maxima 10 vezes. Portanto, de entrares numa posição de 100 unidades cuja cotação é de 10. O valor de exposiçao no mercado é de 100*10. Portanto em caso de perda ou ganho essas serão sobre as tuas 100 unidades.

Exemplo:
Um CFD de acções com uma margem exigida de 10% e um colateral de EUR 100,000 dando–te acesso até EUR 1 Milhão disponivel para negociar no mercado.

Imaginemos que compras CFDs para EUR 400,000 usando 40% (10% * EUR 400,000 / EUR 100,000) da tua margem de colateral disponivel. Neste ponto tens até EUR 600,000 disponíveis para investir noutros activos.

Se o mercado evoluir de acordo com a estratégia definida e o valor das acções dos teus CFDs subir 2% e fechar a tua posição, ganhas EUR 8,000.

Se o valor de mercado da tua posição de CFDs cai para EUR 320,000, a tua Margem Disponivel cai para EUR 20,000 (EUR 100,000 – a perda (EUR 400,000 – 320,000)) e só cobre agora 6.25% do teu investimento (EUR 20,000 * 100 / EUR 320,000) – acabaste de exceder a tua margem. Depois ai eles dizem-te uma das seguintes coisas:
Transferir fundos adicionais de pelo menos EUR 12,000 para cobrir as novas êxigencias de margem de EUR 32,000. transferindo EUR 12,000 a Margem Disponível voltará a ser 10% da tua posição (10% de EUR 320,000) mas se a posição de CFDs cair ainda mais voltará a estar a exceder a margem.
Ou entao dizem para reduzir a posição.

O stop da conta na LJC é aos 200%,
na Orey é aos 150% depois vão avisando..nos 110%, 125%. Claro, se te ligarem aos 150%..esquece! Na Orey pagas abaixo de 0.9% de spread...e claro..curtos por tempo indeterminado!

Em posições longas fazem-nos pagar e nas curtas recebemos!

davidmoliv Escreveu:Boa noite companheiros do Caldeirão.

Tenho andado a estudar o funcionamento dos CFDs e um dos passos seguintes será fazer download da demo do Gobulling ou do BestTradingPro e fazer uns trades virtuais durante uns tempos a ver se consigo encaixar e mecanizar o meu plano de trading à negociação com CFDs.

Fui encontrando alguma informação e exemplos de como negociar CFDs mas estes apenas tentam mostrar o lado bom da coisa quando o trade corre a nosso favor ou apenas referindo a importância do uso de stops quando corre mal e mostrando como se contabilizam os ganhos ou a perdas.
No entanto ainda não consegui dissipar algumas dúvidas relativamente à negociação com margem.

Será que alguma alma caridosa :) consegue dar uma breve explicação, de preferência com um exemplo concreto, sobre o que acontece à margem ao longo de um trade que vai contra a nossa posição: o valor da margem vai variando? até onde se pode prolongar a perda sem comprometer a margem? somos avisados? em que momento? quando é que a posição pode ser encerrada automaticamente? e aí o que perdemos é apenas o valor da margem?

Desde já obrigado pelas possíveis respostas.

Registado: 31/5/2007 14:05

por michael » 21/1/2008 20:03

maverick Escreveu:
michael Escreveu:Para alavancagem em posições longas podes utilizar conta margem ou credibolsas... Ao menos tens o activo subjacente e recebes dividendos, direitos, podes votar nas assembleias e és TU que escolhes a alavancagem e podes tanto ter 10x para ALTRI como para EDP...

Onde podes fazer isso?

Podes fazer no BCP (não sei como) e BiG (conta margem), pelo menos. Informa-te junto ao teu intermediário financeiro. Cumps,
M.

Registado: 28/12/2006 1:38

por manicospic » 15/1/2008 13:23

O melhor que tens a fazer é ires lá pessoalmente escusas de pagar a autenticação de documentos (e olha que pagas bem por isso) e fazem-te tudo lá na hora, apenas tens de levar os documentos que te pedem, Bi, comprovativo de morada (até pode ser a carta de condução), acho que o último recibo de ordenado caso estejas a trabalhar e nº contribuinte e acho que é só.

É o melhor que tens a fazer.

Se não te der jeito, nos ctt eles fazem-te a autenticação de documentos, acho que cada autenticação ficava na ordem dos 15/17€ (para não dizer que acho que eram 30€ cada autenticação), estás a ver, 2 documentos ainda pagas no minimo 30€, caso sejam mesmo os 15€ que disse pois até acho que serão os 30€.

Registado: 16/10/2006 18:03

por maverick » 15/1/2008 1:26

Já agora uma outra questão... queria abrir uma conta no pro bulling (para possivelmente negociar CFD's) e pede o seguinte:

"Enviar, por correio registado, a ficha de cliente preenchida e assinada, cópias autenticadas de documentos de identificação, nº de contribuinte e de comprovativos de profissão e morada do/s titular/es da conta."

Qual a melhor opção (de autênticação) em termos económicos e de tempo para fazer o que pedem?
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por maverick » 14/1/2008 3:24

michael Escreveu:Para alavancagem em posições longas podes utilizar conta margem ou credibolsas... Ao menos tens o activo subjacente e recebes dividendos, direitos, podes votar nas assembleias e és TU que escolhes a alavancagem e podes tanto ter 10x para ALTRI como para EDP...

Onde podes fazer isso?
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por michael » 12/1/2008 22:35

empirico Escreveu:Eu utilizo os CFD's para assumir em exclusivo posições curtas, aproveitando estas ocasiões para alavancar um pouco o capital.

Para posições longas opto pelas acções e já não pago juros embora perca o efeito da alavancagem.

Os CFD's devem ser vistos como mais um instrumento de investimento útil e que poderá ser adapatado ao estilo de cada investidor. Pode mesmo servir para cobrir posições longas.

Imaginem que o Investidor A têm em carteira 1.000 acções da EDP e num determinado momento receia que essas acções podem desvalorizar, assume a Venda de 1.000 CFD's da EDP e neutraliza as mais/menos- valias do título, quando a tempestade passar fecha os CFD's e mantêm as acções.

Para alavancagem em posições longas podes utilizar conta margem ou credibolsas... Ao menos tens o activo subjacente e recebes dividendos, direitos, podes votar nas assembleias e és TU que escolhes a alavancagem e podes tanto ter 10x para ALTRI como para EDP...

por davidmoliv » 12/1/2008 22:34

Obrigado a todos pelas respostas.
Como disse a minha dúvida era apenas em relação à margem depositada e se seria o limite de perda. Pelo que percebo agora, o limite é o que tiver na conta e para manter a posição aberta tenho de continuar a poder garantir a margem definida.
Consegui entretanto encontrar este exemplo (em attach).

Compreendo todos os riscos inerentes mas as vantagens que me atraem não são a alavancagem mas antes a possibilidade de poder manter posições curtas enquanto me apetecer e não estar apenas limitado ao intraday.
A minha ideia é até diminuir o valor das posições abertas para que com a alavancagem continuem a ser do tamanho das que mantenho com acções normais.

Não sei se conhecem este site mas foi esta abordagem que me chamou à atenção:
http://oinvestidorinseguro.blogspot.com/2007/12/ora-vamos-l-reactivar-isto.html

Cumprimentos.
Anexos
margemCFDs.jpg
margemCFDs.jpg (116.96 KiB) Visualizado 2295 vezes

Registado: 20/9/2007 20:15

por empirico » 12/1/2008 22:32

Eu utilizo os CFD's para assumir em exclusivo posições curtas, aproveitando estas ocasiões para alavancar um pouco o capital.

Para posições longas opto pelas acções e já não pago juros embora perca o efeito da alavancagem.

Os CFD's devem ser vistos como mais um instrumento de investimento útil e que poderá ser adapatado ao estilo de cada investidor. Pode mesmo servir para cobrir posições longas.

Imaginem que o Investidor A têm em carteira 1.000 acções da EDP e num determinado momento receia que essas acções podem desvalorizar, assume a Venda de 1.000 CFD's da EDP e neutraliza as mais/menos- valias do título, quando a tempestade passar fecha os CFD's e mantêm as acções.

Registado: 5/11/2002 0:16

por michael » 12/1/2008 22:24

marcolopes Escreveu:
michael Escreveu:Não gosto de CFDs por causa do spread e dos juros. Spread de quase 1%, junto com alavancagem faz com que um mau timing seja difícil de digerir (descer antes de começar a subir caso estejas longo). Para além disso sinto que sou roubado porque pago juros sobre 100% do capital incluindo do dinheiro que eu ponho como margem. A taxa do juro é acrescida dum spread enorme quando estás longo e tens que pagar, e subtraida do mesmo spread quando estás curto e recebes. E a alavancagem é uma coisa tramada... imagina que estavas curto em PT e às 21:00 é anunciada uma OPA com um prémio de 30% face à cotação actual... Overnight perdes 300%.

Agora imagina que estavas LONGO em PT... Os CFD's são tramados, tal como as acções são tramadas! Nesse aspecto não concordo contigo.

Agora, quanto aos juros. SIM... CONCORDO plenamente. Nas posições longas a coisa é "pesada". Temos a possibilidade de estar do "lado errado" e estamos a pagar juros...

Aqui fica o resumo:

Comissões e outros custos de financiamento

A realização de operações sobre CFD implica o pagamento de uma comissão com um limite máximo de 0,3%.

A cada momento o investidor terá disponível um bid e um ask (com um determinado spread - o spread entre o bid e o ask é, em média, 0,2%) contra os quais poderá, de imediato, realizar as suas operações, não suportando, para além da comissão, qualquer custo adicional, no caso de assumir posições curtas (vendedoras).

Quando forem assumidas posições longas (compradoras) o investidor suporta um custo de financiamento, o qual é obtido pela aplicação da taxa de mercado (acrescida de um spread) ao valor total da operação (quantidade x preço) durante o período de tomada de posição.

O custo de financiamento, para as diferentes moedas de negociação, é calculado através da aplicação das seguintes taxas:

Todos os Câmbios LIBOR O/N + 3%

Quando forem assumidas posições curtas (vendedoras) o investidor será creditado por um valor, o qual será obtido pela aplicação da taxa de mercado (deduzida de um spread) ao valor total da operação (quantidade x preço) durante o período de tomada de posição.

Nestes casos serão aplicadas as seguintes taxas:

Todos os Câmbios LIBID O/N – 2.5%
---

Espero ter ajudado.

Bons negócios!

São opiniões. Mas o que é verdade é que existe um enviezamento de aversão à perda. Estatisticamente é acima de 2:1, isto é, para a população em geral, é preferivel deixar de ganhar 10 € a perder 5 €. Pessoalmente prefiro deixar de duplicar o meu capital num shot (200%) a falir e ficar a dever metade (-150%), e está é a minha opinião final.
Quanto aos juros acho isso dos CFDs pouco ético e cada vez menos ético quanto menor a alavancagem. Se for de 10x tens 90% de capital emprestado e pagas juro por 100% (incluindo os teus 10%)... é mau. Mas é pior quando a alavancagem é de 2x e pagas juros sobre 100% quando apenas te emprestaram 50%... Ridículo.

por marcolopes » 12/1/2008 22:09

michael Escreveu:Não gosto de CFDs por causa do spread e dos juros. Spread de quase 1%, junto com alavancagem faz com que um mau timing seja difícil de digerir (descer antes de começar a subir caso estejas longo). Para além disso sinto que sou roubado porque pago juros sobre 100% do capital incluindo do dinheiro que eu ponho como margem. A taxa do juro é acrescida dum spread enorme quando estás longo e tens que pagar, e subtraida do mesmo spread quando estás curto e recebes. E a alavancagem é uma coisa tramada... imagina que estavas curto em PT e às 21:00 é anunciada uma OPA com um prémio de 30% face à cotação actual... Overnight perdes 300%.

Agora imagina que estavas LONGO em PT... Os CFD's são tramados, tal como as acções são tramadas! Nesse aspecto não concordo contigo.

Agora, quanto aos juros. SIM... CONCORDO plenamente. Nas posições longas a coisa é "pesada". Temos a possibilidade de estar do "lado errado" e estamos a pagar juros...

Aqui fica o resumo:

Comissões e outros custos de financiamento

A realização de operações sobre CFD implica o pagamento de uma comissão com um limite máximo de 0,3%.

A cada momento o investidor terá disponível um bid e um ask (com um determinado spread - o spread entre o bid e o ask é, em média, 0,2%) contra os quais poderá, de imediato, realizar as suas operações, não suportando, para além da comissão, qualquer custo adicional, no caso de assumir posições curtas (vendedoras).

Quando forem assumidas posições longas (compradoras) o investidor suporta um custo de financiamento, o qual é obtido pela aplicação da taxa de mercado (acrescida de um spread) ao valor total da operação (quantidade x preço) durante o período de tomada de posição.

O custo de financiamento, para as diferentes moedas de negociação, é calculado através da aplicação das seguintes taxas:

Todos os Câmbios LIBOR O/N + 3%

Quando forem assumidas posições curtas (vendedoras) o investidor será creditado por um valor, o qual será obtido pela aplicação da taxa de mercado (deduzida de um spread) ao valor total da operação (quantidade x preço) durante o período de tomada de posição.

Nestes casos serão aplicadas as seguintes taxas:

Todos os Câmbios LIBID O/N – 2.5%
---

Espero ter ajudado.

Bons negócios!
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por manicospic » 12/1/2008 21:39

Branco não entendi bem...

Uma coisa, se eu fizer uma compra de 500€ em cfd's da apple, visto estes serem alavancados 10x estou na realidade a jogar com 5000€, quer seja a ganhar ou a perder certo?

Ou seja, se a acção subir 1% ganharei 50€, se cair 1% perderei 50€, acho que será isto!!??

No exemplo em concreto que eu dei só perderia a totalidade do meu capital caso a acção desvaloriza-se 10%, o que faria os 500€ que são a totalidade do MEU capital, correcto?

Já agora o trade de cfd's é apenas intraday ou pode-se manter a posição em aberto durante tempo indeterminado?

Se sim a esta última hipótese irão-se pagar juros da posição dos cfd's em aberto?

Pelos vistos o david é que abriu o tópico com umas dúvidas e agora ainda mais estou eu a pôr!!

:lol: :lol:

por michael » 12/1/2008 21:38

Não gosto de CFDs por causa do spread e dos juros. Spread de quase 1%, junto com alavancagem faz com que um mau timing seja difícil de digerir (descer antes de começar a subir caso estejas longo). Para além disso sinto que sou roubado porque pago juros sobre 100% do capital incluindo do dinheiro que eu ponho como margem. A taxa do juro é acrescida dum spread enorme quando estás longo e tens que pagar, e subtraida do mesmo spread quando estás curto e recebes. E a alavancagem é uma coisa tramada... imagina que estavas curto em PT e às 21:00 é anunciada uma OPA com um prémio de 30% face à cotação actual... Overnight perdes 300%.

por Branc0 » 12/1/2008 21:17

No caso da LJC o pior que te pode acontecer é perderes o dinheiro que tens na conta. Imaginando que tens uma conta de 10 mil EUR e que queres entrar curto na Portucel (não é uma recomendação, apenas um exemplo).

Primeiro que tudo apesar de usares a margem és livre de escolheres o tamanho da tua posição.

Imaginemos portanto que entravas com uma posição de 2 mil que tem um custo de aproximadamente 4200 Eur. A LJC leva-te em margem para este titulo 630 Eur.

Tens portanto aberta uma posição de 4200 Eur mas tens ainda disponíveis para negociar 9270 Eur se quiseres abrir outras posições.

Agora supondo que queres arriscar neste negócio um máximo de 5% da tua conta, ou seja, 500 Eur. Isto implicaria colocares um stop cerca de 25 cêntimos acima do preço de entrada (cuidado com os gaps que podem abrir acima do teu stop) e se chegar a esse preço a plataforma fecha por ti o trade.

Se não usares stop loss a LJC fecha-te o trade quando perderes os 10k Eur. Ou seja se a PTI subir 5 Eur neste caso concreto (não tendo tu quaisquer outras posições abertas).

Só te aconselho a não ficares maravilhado com as margens. Por exemplo com 10 mil euros poderias teoricamente abrir uma posição de 31 mil acções (10k em margem, aproximadamente 65k reais) Repara que neste caso para perderes todo o teu capital basta a acção valorizar 32 cêntimos.

A margem é uma coisa muito util mas é também muito fácil dislumbrarmo-nos com ela e abusarmos dela... se abusarmos, mais cedo ou mais tarde vai correr mal.

Boa sorte e gere bem o risco a que te expões.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por davidmoliv » 12/1/2008 21:15

Obrigado manicospic,

Eu compreendi todo o funcionamento dos CFDs e na verdade são alavancados consoante a margem definida, i.e. a correctora define a margem a aplicar a cada activo e por exº no caso de uma margem de 10% é como dizes tem uma alavancagem de 10x mas podem ter margens por exº de 20% e nesse caso a alavancagem será de 5x.

Em todo o caso as minhas dúvidas dizem apenas respeito ao comportamento da margem no decorrer do trade.

por manicospic » 12/1/2008 21:09

Nunca negociei cfd's.

Pelo que sei os cfd's negoceiam-se exactamente como as acções, simplesmente o cfd é alavancado, no caso da gobulling são alavancados 10x, não sei se será assim para todas as correctoras.

CFDs

por davidmoliv » 12/1/2008 21:02

Boa noite companheiros do Caldeirão.

Tenho andado a estudar o funcionamento dos CFDs e um dos passos seguintes será fazer download da demo do Gobulling ou do BestTradingPro e fazer uns trades virtuais durante uns tempos a ver se consigo encaixar e mecanizar o meu plano de trading à negociação com CFDs.

Fui encontrando alguma informação e exemplos de como negociar CFDs mas estes apenas tentam mostrar o lado bom da coisa quando o trade corre a nosso favor ou apenas referindo a importância do uso de stops quando corre mal e mostrando como se contabilizam os ganhos ou a perdas.
No entanto ainda não consegui dissipar algumas dúvidas relativamente à negociação com margem.

Será que alguma alma caridosa :) consegue dar uma breve explicação, de preferência com um exemplo concreto, sobre o que acontece à margem ao longo de um trade que vai contra a nossa posição: o valor da margem vai variando? até onde se pode prolongar a perda sem comprometer a margem? somos avisados? em que momento? quando é que a posição pode ser encerrada automaticamente? e aí o que perdemos é apenas o valor da margem?

Desde já obrigado pelas possíveis respostas.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], iniciado1, Mar58, Tosta mista e 99 visitantes