Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por urukai » 11/1/2008 16:09

Nessa altura scpnuno,

irei armar-me em trovador medieval e cantar os feitos heróicos do Sporting e à laia de cantigas de mal-dizer cantar as desgraças do benfica...

Se isto não te animar, nada mais o fará!

Registado: 11/5/2007 14:09

por vasco » 11/1/2008 16:07

scpnuno Escreveu:
pedrom Escreveu:Dá vontade de dizer: "dá-lhe falâncio"

P.S. Um dia, espero que longiquo, eu vou precisar que alguem me deite a mão, me segure, me anime, me agarre a tampa ... espero que não se esqueçam de mim nessa altura.

SCPzinha!
nós passávamos lá sem ti!
:wink:

vasco

Registado: 8/11/2002 17:27

por scpnuno » 11/1/2008 16:04

pedrom Escreveu:Dá vontade de dizer: "dá-lhe falâncio"

Ó ulisses por este andar o PSI geral à noite está aqui todo devorado!!! (Todo menos a PAD :mrgreen: )

Antigamente fazias referência às acções onde os teus clientes detinham posições e deixas-te de colocar ou a "malta" está liquida e foi de férias?

Com o trabalho que nós / Caldeirão lhe damos, ele nem sabe se ainda tem clientes, quanto mais a posição em que eles estão...

Além diosso o Ulisses não é pessoa de se andar a meter na vida privada de cada um e nas posições que tomam perante...humm.. os mercados.

Abraços

P.S. Um dia, espero que longiquo, eu vou precisar que alguem me deite a mão, me segure, me anime, me agarre a tampa ... espero que não se esqueçam de mim nessa altura.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Mariachi » 11/1/2008 16:00

Boas

Só espero que depois deste trabalho de louvar por parte do Ulisses não haja mais tópicos de lamentações como se tem verificado por ai.
Acho que agora so cai quem quer, pois a "papinha" está toda aqui.
Mais uma vez deixo aqui a minha palavra de agradecimento ao Ulisses.

Um abraço e bons negocios

Registado: 25/6/2007 11:05

por pedrom » 11/1/2008 16:00

Dá vontade de dizer: "dá-lhe falâncio"

Ó ulisses por este andar o PSI geral à noite está aqui todo devorado!!! (Todo menos a PAD :mrgreen: )

Antigamente fazias referência às acções onde os teus clientes detinham posições e deixas-te de colocar ou a "malta" está liquida e foi de férias?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 15:56

PT

Escrevi:

Talvez pudesse tentar identificar uns suportes, resistências e linhas de tendência no gráfico mas, sinceramente, não o consigo fazer neste momento. A acção parece-me errática e parece que os investidores ainda estão a tentar perceber o que vale a PT neste momento e a reencontrar o seu caminho.

Infelizmente, continuo a leste da PT 8-)

Mas dá sempre para actualizar os gráficos :)
Anexos
forum-pt1.GIF
forum-pt1.GIF (30.22 KiB) Visualizado 6985 vezes
forum-pt2.GIF
forum-pt2.GIF (19.53 KiB) Visualizado 6983 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 15:51

Mota

Escrevi:

Confesso que esta é uma pergunta muito difícil de responder. Mas, olhando detalhadamente para o gráfico numa perspectiva de longo prazo, caso a acção quebre o suporte na zona dos 4,95 euros poderemos estar perante uma decisiva vitória dos ursos em todos os horizontes temporais. Para mim, é essa a fronteira entre o “Bull” e o “Bear Market” na Mota.

Em termos de curto e médio prazo, a situação é bem diferente. A tendência é claramente descendente e os ursos têm o controlo da situação. Enquanto não for quebrada, em alta, a Linha de Tendência descendente de médio prazo, desaconselham-se quaisquer entradas longas na acção.

Além da LT descendente não ter sido quebrada, o decisivo suporte nos 4,95 euros foi mesmo quebrado, com as consequências que se vêem no gráfico.

Os ursos passaram a dominar a acção em todos os horizontes temporais. Game over, touros.
Anexos
forum-mota1.GIF
forum-mota1.GIF (27.8 KiB) Visualizado 7041 vezes
forum-mota2.GIF
forum-mota2.GIF (20.36 KiB) Visualizado 7042 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por scpnuno » 11/1/2008 15:49

Olhem lá, eu não tenho nada contra o Miguel. Pelo contrário, o Nuno do meu nick é Nuno Miguel (nunca mais me esqueço do nome do Ulisses)

Eu só estou a tentar "protege-lo" deste bando de investidores esfaimados de graficos ( ver as cotaçoes a cair não chega, têm que confirmar nos gráficos) que estão capazes de sugar o Ulisses até á medula, deixando apenas um esqueletinho exausto e vazio, com os ossitos dos dedos perdidos no teclado, quando acabarem de lhe "espremer" tudo o que querem.
(ei pá, isto foi tão bonito que nem digo mais nada)

Ulisses, vai beber um copo de leite (hei-de acertar nalguma coisa que ele goste)
Podes não chegar á Lua

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 15:46

Jerónimo Martins

Escrevi:

Em termos de curto e médio prazo, só a quebra da zona de suporte entre os 4,5 e os 4,6 euros colocaria os ursos no comando da situação. Até que isso aconteça, as correcções são oportunidades para os touros que se perderam pelo caminho voltar a apanhar o comboio.

A JM começou, finalmente, a corrigir. Mas os touros só perderão o controlo da situação caso o suporte da zona 4,5/4,6 seja quebrado.
Anexos
forum-jm.GIF
forum-jm.GIF (22.46 KiB) Visualizado 7125 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por vasco » 11/1/2008 15:44

scpnuno Escreveu:Ulisses Manuel!

Isto não é um pedido, é uma "ordem"!

Tu vais parar 5 minutos, vais fumar um cigarro, beber um café, trocar o penso de nicotina ou lá o que seja que fazes para aliviar o stress.

Não podes estar assim a analisar graficos de empreitada como se o mundo fosse acabar hoje. E se tu "estoiras" então é que ficamos para aqui á cabeçada.

Calma, ok? a gente espera um bocadinho, tu respiras fundo e voltas.

Credo, que este forum hoje bem precisava de uma dose reforçada de xanax ou lexotan

Mas o pessoal nunca está satisfeito! ou é porque o "Miguel" não posta gráficos ou é porque está com o gás todo :)
"Deixe-no trabalhar", lá diria o "poeta".

De uma forma mais séria, obrigado Ulisses Miguel, Marta Hari e Marco António pela vossa dedicação, paciência e mão forte no leme nestes dias de borrasca!

um abraço
vasco

ps - ainda nem ninguém se lembrou que numa altura como a que estamos e o Caldeirão não crasha! grande máquina.
(deve ser a unica coisa do nosso mercado a não crashar... :mrgreen: )
Editado pela última vez por vasco em 11/1/2008 15:46, num total de 1 vez.

Registado: 8/11/2002 17:27

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 15:40

Impresa

Escrevi:

Em todos os horizontes temporais, a tendência é claramente descendente. Até que a linha de tendência de médio prazo não seja quebrada em alta, os ursos continuam a mostrar a sua força e qualquer entrada continua a ter uma péssima relação rentabilidade/risco.

Ao longo dos últimos 6 meses em que a acção perdeu quase metade do seu valor em Bolsa, estou certo que muitos foram aqueles que estiveram tentados em comprar a acção. Mas a verdade é que todos os ressaltos têm esbarrado na força daquela linha de tendência e essas subidas não têm passado de ser meros ressaltos. Para quê contrariar a força do mercado? Eu só voltarei a tê-la debaixo do meu raio de acção para posições longas quando essa linha for quebrada. Mesmo sabendo que, pelo meio terá alguns ressaltos e a acção está a ficar tão “sobrevendida” que não faltará muito para esse movimento.

Nada a acrescentar... Apenas actualizo os gráficos.
Anexos
forum-impresa.GIF
forum-impresa.GIF (21.93 KiB) Visualizado 7170 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 15:36

Galp

É, no entanto, importante sublinhar que há que proteger os ganhos. As tendências não duram para sempre e há que nos defender dessas situações. Como? Por exemplo, através da colocação de um “stop” abaixo do novo suporte da acção (antiga resistência) dos 15,4. Se a acção fraquejar, a posição é fechada e as mais valias vão para a conta.

A Galp, a menina bonita dos últimos meses da Bolsa portuguesa, tem sido arrastada pela corrente de quedas dos últimos tempos e corrigido.

Apesar de algumas ameaças "intradays", a acção tem aguentado o seu suporte na zona dos 15,4 euros. Por agora, permanece sob comando dos touros em todos os horizontes temporais. Mas um fecho 2 ou 3 % abaixo deste suporte alteraria o cenário de curto prazo.
Anexos
forum-galp1.GIF
forum-galp1.GIF (18.56 KiB) Visualizado 7205 vezes
forum-galp2.GIF
forum-galp2.GIF (20.29 KiB) Visualizado 7204 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 15:29

EDP

Escrevi:

Em termos de curto prazo, depois de ter quebrado a resistência na casa dos 3,35 euros, a acção voou e estabeleceu um novo máximo histórico. Depois disso seguiu-se uma retracção que temos que considerar como normal e que não retira os touros do comando da acção. Apenas uma quebra do suporte dos 3,35 euros colocaria os ursos no poder, em termos de curto prazo. Mas, para já, o reinado dos touros prossegue, mesmo que muitos pequenos investidores já tenham ficado pelo caminho…

O grande desafio da EDP é a linha de tendência descendente de curto prazo que tem marcado o ritmo das quedas do papel nos últimos 2 meses. Quem quer entrar no papel, deve esperar pela ruptura em alta dessa linha que seria um sinal de força encorajador para os touros. Aí acende-se uma nova luz…

A EDP luta contra todo o mercado. A quebra da LT descendente de curto prazo, colocou os touros no comando da situação e, apesar das quedas violentas da Bolsa portuguesa nos últimos dias, a EDP tem conseguido um bom desempenho.

Os touros dominam em todos os horizontes temporais e só uma vinda abaixo da zona entre os 4,3/4,35 alterá essa minha opinião.
Anexos
forum-edp1.GIF
forum-edp1.GIF (28.72 KiB) Visualizado 7292 vezes
forum-edp2.GIF
forum-edp2.GIF (21.82 KiB) Visualizado 7292 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por prozac123 » 11/1/2008 15:27

Aceita a sugestão da simpatica SCP e faz Ulisses , uma pausa para um kit kat.

Registado: 24/12/2007 10:06

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 15:20

SCPNuno, sou Ulisses Miguel ;)

Beijos,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 15:16

Cimpor

Escrevi:

No Verão deste ano, a Cimpor estabeleceu um novo máximo histórico mas acabou por perder força e, depois de quebrar a Linha de Tendência descendente de longo prazo, a acção colocou em causa o “Bull Market” em que se encontrava.

Em termos de curto e médio prazo, a acção tem estado a lateralizar, num equilíbrio de forças entre ursos e touros. A grande barreira à subida da Cimpor tem sido a resistência horizontal na zona entre os 6,36 e os 6,4 euros. Até que essa resistência seja quebrada, não creio que a relação rentabilidade/risco seja atractiva para uma entrada no papel. Caso essa resistência seja quebrada, o caminho fica aberto para mais 10% de subida. Mas, até lá, há que ir esperando por esse sinal. Para quê a pressa?

Além de não ter conseguido quebrar essa tal resistência, quebrou o suporte horizontal. Se a isto juntarmos a já referida quebra há alguns meses da LT ascendente de longo prazo, podemos concluir que os ursos dominam em todos os horizontes temporais.
Anexos
forum-cimpor1.GIF
forum-cimpor1.GIF (27.53 KiB) Visualizado 7432 vezes
forum-cimpor2.GIF
forum-cimpor2.GIF (21.33 KiB) Visualizado 7412 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por scpnuno » 11/1/2008 15:13

Ulisses Manuel!

Isto não é um pedido, é uma "ordem"!

Tu vais parar 5 minutos, vais fumar um cigarro, beber um café, trocar o penso de nicotina ou lá o que seja que fazes para aliviar o stress.

Não podes estar assim a analisar graficos de empreitada como se o mundo fosse acabar hoje. E se tu "estoiras" então é que ficamos para aqui á cabeçada.

Calma, ok? a gente espera um bocadinho, tu respiras fundo e voltas.

Credo, que este forum hoje bem precisava de uma dose reforçada de xanax ou lexotan
Podes não chegar á Lua

por artista_ » 11/1/2008 15:08

Relativamente ao BPI, quando o vi quebrar os 5.70, vir um pouco a baixo e voltar a testar esse nivel não o conseguindo quebrar em alta, vi logo que tecnicamente estava em dificuldades mas também pensava que talvez não viesse cá abaixo, nem aos 4.6, mas final...

Um abraço e bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 15:03

Brisa

Escrevi:

Com uma tendência ascendente de longo prazo tão poderosa a proteger os touros, acredito que a maior probabilidade é de estarmos perante um reagrupar dos touros antes do assalto final ao máximo histórico, essa poderosa resistência na casa dos 10,45 euros. Contudo, em termos de rentabilidade/risco talvez só compensa entrar no papel em caso de ruptura dessa resistência.

Nada a acrescentar. A Brisa segurou-se bem neste terramoto. Deixo os gráficos actualizados.
Anexos
forum-brisa1.GIF
forum-brisa1.GIF (27.78 KiB) Visualizado 7511 vezes
forum-brisa2.GIF
forum-brisa2.GIF (25.71 KiB) Visualizado 7497 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 14:46

BPI

Escrevi:

Neste momento, recomendaria entrar no BPI? Não. Dada a subida vertiginosa que ocorreu quando do lançamento da OPA do BCP, o BPI não conseguiu criar suportes fiáveis, pelo que o único suporte relevante que encontro se situa na zona dos 4,6 euros.

Confesso que não esperava que atingisse este valor com esta velocidade :shock: . Autêntica queda livre do BPI.

O suporte dos 4,6 não era particularmente forte, embora fosse o único passo intermédio até ao forte suporte dos 3,82 euros. Um ressalto até pode estar no horizonte ( e acredito que sim), mas será uma vez mais uma excelente oportunidade de venda.
Anexos
forum-bpi1.GIF
forum-bpi1.GIF (26.73 KiB) Visualizado 7646 vezes
forum-bpi2.GIF
forum-bpi2.GIF (21.94 KiB) Visualizado 7649 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 14:35

BES

Escrevi:

Tecnicamente, acredito que a zona chave desta acção é o suporte situado entre os 14,8 e os 15 euros. É fundamental que esta zona aguente para que os touros se mantenham no comando da situação em termos de longo prazo. Uma quebra dessa zona colocaria, na minha opinião, em causa o actual “Bull Market” do BES.

Não há muito a dizer. Houve a confirmação do suporte quebrado e o BES ficou completamente dominado pelos ursos. Está a ter uma belíssima recuperação hoje no "intraday", tentando iniciar aqui um pequeno ressalto. Terá sucesso? Vamos ver. Mas até que a acção volte acima dos 15 euros, qualquer ressalto é um mero respirar dos touros no mundo dos ursos.
Anexos
forum-bes1.GIF
forum-bes1.GIF (23.27 KiB) Visualizado 7739 vezes
forum-bes2.GIF
forum-bes2.GIF (19.61 KiB) Visualizado 7730 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 14:22

BCP

Escrevi:

Em termos de curto prazo, a acção encontra-se perto da sua forte zona de suporte entre os 2,77 e os 2,93 euros que tem sustido as quedas nos últimos tempos. Contudo, sublinho que o grande teste desta acção vai ser a sua Linha de Tendência Ascendente de longo prazo. Abaixo desta linha que actualmente se situa na zona dos 2,6 euros, a situação técnica deteriora-se ainda mais e abre espaço para quedas ainda mais acentuadas.

A tendência de longo prazo continua ascendente, mas a acção não se encontra muito longe da sua Linha de Tendência Ascendente de longo prazo que marca a fronteira entre o “Bull” e o “Bear Market”. Será esta linha que os touros têm que defender com unhas e dentes se não quiserem ver o seu reinado dos últimos anos chegar ao fim.

O BCP está praticamente em cima dessa linha de ferro que é a Linha de Tendência ascendente de longo prazo. Não deixa de ser curioso que nos últimos dias de verdadeira sangria no mercado nacional, o BCP não tenha caido com a violência das outras acções, nomeadamente as suas congéneres da Banca.

Não há muito a dizer: Estamos numa zona crítica para aquilatar do final ou não do "Bull Market" no BCP. Para já, os touros vão fazendo um trabalho notável na defesa desta linha em circunstâncias de mercado muito difíceis.
Anexos
forum-bcp1.GIF
forum-bcp1.GIF (29.31 KiB) Visualizado 7823 vezes
forum-bcp2.GIF
forum-bcp2.GIF (18.03 KiB) Visualizado 7813 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 14:15

Altri

Escrevi:

Em jeito de confissão, gostaria de dizer que não acredito que a Altri valha o preço a que está cotada. Mas também nunca foi isso que me fez negociar já que sou, sobretudo, um analista técnico. Mas não tenciono entrar longo no papel. Apenas negociarei Altri se quebrar esse tal suporte decisivo nos 5 euros porque, face à total ausência de suportes a partir daí, poderemos ter uma oportunidade fantástica do lado curto.

O suporte dos 5 euros foram quebrados e aconteceu o esperado: O afundar de um papel sem suportes à vista. Naturalmente que, face a quedas tão violentas, podem acontecer ressaltos fortes pelo meio, mas acredito que mais cedo ou mais tarde a acção irá testar o seu suporte nos 3,75 euros.

De qualquer das formas, só se os touros conseguissem levar a acção para cima dos 5 euros voltariam a dar seguranças a entradas.
Anexos
forum-altri1.GIF
forum-altri1.GIF (23.87 KiB) Visualizado 6903 vezes
forum-altri2.GIF
forum-altri2.GIF (22.12 KiB) Visualizado 6908 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 14:04

PSI
Tinha escrito há uma semana atrás:

Mas creio que a zona mais importante para o mercado português se situa, grosso modo, entre os 12554 e os 12732 pontos. Uma quebra consistente (não basta uma tupruta marginal ou de apenas uma sessão para a considerarmos consistente), em baixa, dessa zona poderá ser um dos mais fortes sinais de inversão do mercado, pelo menos no curto/médio prazo. Claro que para falarmos em sinais claros de início de "Bear Market", em termos de longo prazo, já teríamos que estar a referirmo-nos à zona de suporte nos 11400 pontos. Mas isso já é uma história que ficará para contar noutra altura.

O mercado quebrou mesmo aquele primeiro suporte dos 12550 pontos (Segunda e Terça ainda tentou resistir) e despenhou-se. Os ursos dominam o curto e médio prazo, claramente. Naturalmente que uma reacção dos touros se fará sentir (há um ténue suporte que pode dar o mote ali entre os 11750 e os 11800) ,as enquanto não recuperar a zona dos 12550 pontos, qualquer ressalto deve ser visto como uma boa oportunidade de venda em termos de curto prazo.

No longo prazo, mantenho o que disse: A zona do fortíssimo suporte dos 11400 pontos marca a fronteira entre o Bull Market e o Bear Market.
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (25.07 KiB) Visualizado 6934 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (22.85 KiB) Visualizado 6933 vezes
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 11/1/2008 14:23, num total de 1 vez.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Paionense » 11/1/2008 14:02

Obrigadissimo, Ulisses!

Há pessoal aqui à deriva!

Eu inclusive :D

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26