Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 11/1/2008 10:02

Boas,
Já não tenho Sonae Sgps, mas hoje fiz questão de passar algum tempo a olhar para os cofs. Eu acho um absurdo este Sell Off... Será que isto não tem fim... Todos os dias são no minimo 4%...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Antonio Vieira » 11/1/2008 9:59

Bom dia, alguem sabe qual o factor de correção das acções da sonae? É que vi um gap recente no gráfico e deduzo k se tenha passado alguma coisa. Obrigado desde já

Registado: 26/4/2003 21:51

por iurp » 11/1/2008 9:42

Resina Escreveu:
iurp Escreveu:Cuidado com a caça aos patos. Fizeram o mesmo na Soni.

Abraço

Explica lá isso melhor. É muito relativo o que dizes...
Abraço

Pois é relativo. Mas andam sempre a ver se apanham compradores desprevenidos ou "destemidos" para os encurralarem. E quando sentirem isso vendem mais abaixo. Esta história desta queda um dia vai ser contada contada.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por Resina » 11/1/2008 9:31

iurp Escreveu:Cuidado com a caça aos patos. Fizeram o mesmo na Soni.

Abraço

Explica lá isso melhor. É muito relativo o que dizes...
Abraço

por iurp » 11/1/2008 9:17

Cuidado com a caça aos patos. Fizeram o mesmo na Soni.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por Nyk » 11/1/2008 8:47

Sonae perde duas vezes o valor da Sonae Capital
Os últimos dias não têm sido nada fáceis para o mercado português e, em especial, para as empresas do grupo de Belmiro Azevedo.

--------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Abreu
pabreu@mediafin.pt

Os últimos dias não têm sido nada fáceis para o mercado português e, em especial, para as empresas do grupo de Belmiro Azevedo.

Sonae Indústria, Sonae SGPS, Sonaecom e a recente Sonae Capital estão a ser os títulos mais penalizados na queda dos mercados e não param de perder valor. Em 2008, a Sonae SGPS já desvalorizou duas vezes o valor da Sonae Capital. Descontando já os 0,26 euros com o destaque dos direitos da Sonae Capital, ao preço de fecho das acções em 2007, a Sonae SGPS perdeu 740 milhões de euros este ano.

Na sessão de ontem, os direitos da Sonae Capital terminaram a negociar nos 0,18 euros, o que avalia a "holding" em 360 milhões de euros, menos de metade dos 740 milhões de euros a que cinco casas de investimento avaliaram a companhia.

O período de grande volatilidade que está a afectar os mercados financeiros, a crise do sector imobiliário e os receios de recessão económica nos Estados Unidos são os factores que estão a penalizar os títulos do grupo Sonae. O maior desinteresse por títulos de pequena e média capitalização está também a contribuir para o mau desempenho das acções.

"As pequenas capitalizações estarão a ficar desinteressantes, os investidores estão numa fase de arranjar portfólios e olharão pouco para elas", adianta António Seladas, responsável pela área de 'research' do Millennium bcp.

De acordo com os analistas, as "small caps" estão a ser preteridas face às grandes empresas, devido ao período de forte instabilidade que domina os mercados, que seguem na expectativa de divulgação de resultados nos Estados Unidos.

"Na próxima semana já temos um conjunto de números nos EUA que poderão trazer alguma confiança", salienta João Lampreia, analista do BIG, que refere que os títulos apenas poderão inverter a tendência negativa nos próximos dias, caso haja um sentimento positivo nas restantes praças.

Na sessão de ontem, as acções do grupo Sonae voltaram a destacar-se pela negativa, com a Sonae Indústria a registar um mínimo histórico nos 5,18 euros, ao tombar 7,33%, seguida pela casa-mãe, que caiu 5,59%. Por seu turno, a Sonaecom recuou 4,26% para 2,91 euros.

Sonae SGPS e Sonae Indústria são mesmo as que mais perderam em 2008 no PSI-20, com a Sonae Indústria a liderar as desvalorizações, recuando 22,11% em apenas sete dias. A Sonae SGPS acumula uma descida de 21,51%.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Cables » 11/1/2008 0:52

Lordeilheu Escreveu:Sou muito básico nisto, mas tenho SGPS e queria saber se o mau banco (caixainvest) vai "dar-me" as acçõs q tenho dierito depois dessa tal fusão/ou o q lhe chamam, ou então tenho de pedir esses direitos? gostava de saber.... agradecia a ajuda.
Bons negóciso para vocês experts :)

Não é fusão mas sim
CISÃO: separação; divisão

Por cada 8 Sonae SGPS levas 1 Sonae Capital, mas como o valor das que te são "dadas" já foi descontado no valor da Sonae SGPS, podes concluir que ninguém dá nada ninguém.
Não há almoços grátis :mrgreen:
Depois manda o mercado, as leis da oferta e da procura, que determinam os preços. :shock:

Registado: 1/1/2008 12:48

Re: Conversão Automática

por GGT » 11/1/2008 0:13

Iurp:

Obrigado pelo esclarecimento.O que eu queria dizer, era 8 direitos da sc = 1 acção sc

obg

iurp Escreveu:
GGT Escreveu:Alguém me sabe explicar se a conversão dos direitos da sonae capital em acções é automática, ou se tenho de informar o meu banco de alguma coisa? No santander, sabem menso que eu...

No fim de janeiro quando a capital cotar em bolsa, quantas acções vou receber por cada da sgps ? 1 acção sgps = 1 acção Capital?

Obrigado

Deves andar por fora há uns tempos. E olha que na bolsa é perigoso.

Não precisas de fazer nada no teu banco e,...cada 8 direitos valem uma acção.O que significa que cada cada 8 direitos que vendas um tick abaixo estás a vender uma acção 8 ticks abaixo ou...8 cêntimos. Dá-me a impressão que há gente que ainda não percebeu.

Abraço
A vida é um carrocel e a Bolsa a Feira Popular

Registado: 25/10/2006 23:18

por DCGOMES » 10/1/2008 17:42

Já foi respondido tantas vezes atrás.
É só ler um pouco.
"Na vida nada é garantido, apenas podemos cotrolar a nossa conduta, não a dos outros."

Registado: 21/5/2004 9:39

por Lordeilheu » 10/1/2008 17:26

Sou muito básico nisto, mas tenho SGPS e queria saber se o mau banco (caixainvest) vai "dar-me" as acçõs q tenho dierito depois dessa tal fusão/ou o q lhe chamam, ou então tenho de pedir esses direitos? gostava de saber.... agradecia a ajuda.
Bons negóciso para vocês experts :)

Registado: 29/11/2007 9:49

por mandachuva » 10/1/2008 16:49

Estas quedas muito fortes a pique penso que terão um rebound também rápido que poderá chegar aos 1,5/ 1,6 € (abaixo dos 1,67 pós spin-off) mesmo com os ursos a dominar no medio prazo. Digo isto baseado nas últimas duas quedas parecidas. Na queda após o falhanço da opa vendi com stop abaixo dos 1,5 mesmo no fundo do movimento e não entrei no rebound. Estes valores não justificam uma saída, pelo menos antes de um rebound. Senão a que chamam a isto um crash na Sonae? as últimas velas até assustam. Tou dentro.

Registado: 2/5/2006 14:21

por vasco » 10/1/2008 16:49

Viva,

razões para um lado e para o outro, mas quem a tem é o mercado... :roll:

Ulisses,
Em relação à zona de suporte que referias ontem, penso já estar claramente quebrada, não?

obrigado e um abraço
vasco

Registado: 8/11/2002 17:27

por Resina » 10/1/2008 16:36

USA Boy Escreveu:Está tudo explicado a negrito. :)

Sorry, já percebi...
Mas isto cala muito que andam por ai a dizer que o Belmiro é isto e é aquilo....

por USA Boy » 10/1/2008 16:31

Está tudo explicado a negrito. :)

Registado: 29/11/2007 14:05

por Resina » 10/1/2008 16:27

USA Boy Escreveu:Só um exemplo e um recordar, que até pode servir de consolo a todos os que estão longos na sonae sgps, como o idiota do USA Boy. :mrgreen: :oops:

2007-11-15 17:30
Sonae vende 6,64% do seu capital social ao BPI
A empresa liderada por Paulo Azevedo anunciou ter vendido 132.856.072 acções próprias ao Banco BPI, tendo o negócio trazido um encaixe de 273,683 milhões de euros para a Sonae. As acções da empresa foram vendidas ao preço unitário de 2,06 euros.

Susana Teodoro

As duas empresas confirmaram o negócio em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), sendo que esta operação faz com que a Sonae passe a deter, através de participadas, 193.183 acções próprias, que reflectem 0,01% do respectivo capital social.

O comunicado da Sonae indica que o objectivo da venda é permitir à empresa "simplificar a sua estrutura de participações através da alienação de uma reserva de investimento; monetizar as acções próprias, permitindo reduzir o seu nível de endividamento e, desta forma, reforçar a solidez financeira do seu balanço e financiar a estratégia de crescimento dos seus negócios e novas oportunidades de investimento".

O banco liderado por Fernado Ulrich avança ainda que o BPI "celebrou com a Sonae Investments, BV um contrato de equity swap com liquidação meramente financeira (Cash settled Share Swap Transaction), mediante o qual convencionou a repercussão periódica sobre esta última dos montantes correspondentes à valorização ou desvalorização das acções da Sonae SGPS". Este último foi celebrado por um prazo máximo de três anos.

Num outro comunicado, a Sonae SGPS diz que a sua subsidiária Sonae Investments celebrou com uma instituição financeira um contrato de "cash settled equity swap" sobre as 132,8 milhões de acções da empresa.

Esta instituição é o BPI que, apesar de ter comprado a tranche, celebrou o contrato "com vista à cobertura do risco económico inerente às acções adquiridas".

Na prática, o BPI passa a ser o dono das acções, mas a exposição ao sobe e desce dos títulos e aos dividendos continua a ser da Sonae SGPS, por um período de três anos.

No final destes três anos, a Sonae SGPS não terá direito, nem a obrigação, de adquirir essas acções ao BPI.

As acções da Sonae SGPS fecharam inalteradas nos 2,07 euros, com mais de 135 milhões de títulos transaccionados.
[/b]

Isso quer dizer que apesar da Sonae as ter despachado, o risco é de quem? Quem o assume? A Sonae?

por Metralha626 » 10/1/2008 16:24

Considerar que

1- SonaeCapital gere empreendimento de Tróia;

2 - Cotação de SonaeSGPS define valor, de forma directamente proporcional, da SonaeCapital;

3 - Afinal temos Aeroporto em Alcochete, que até Tróia é um "pulinho"...=> positivo para SC

Resultado: se estivéssemos em movimento bull, este papel estava a fazer um figurão...
"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."

Registado: 29/12/2007 0:10

por USA Boy » 10/1/2008 16:21

Só um exemplo e um recordar, que até pode servir de consolo a todos os que estão longos na sonae sgps, como o idiota do USA Boy. :mrgreen: :oops:

2007-11-15 17:30
Sonae vende 6,64% do seu capital social ao BPI
A empresa liderada por Paulo Azevedo anunciou ter vendido 132.856.072 acções próprias ao Banco BPI, tendo o negócio trazido um encaixe de 273,683 milhões de euros para a Sonae. As acções da empresa foram vendidas ao preço unitário de 2,06 euros.

Susana Teodoro

As duas empresas confirmaram o negócio em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), sendo que esta operação faz com que a Sonae passe a deter, através de participadas, 193.183 acções próprias, que reflectem 0,01% do respectivo capital social.

O comunicado da Sonae indica que o objectivo da venda é permitir à empresa "simplificar a sua estrutura de participações através da alienação de uma reserva de investimento; monetizar as acções próprias, permitindo reduzir o seu nível de endividamento e, desta forma, reforçar a solidez financeira do seu balanço e financiar a estratégia de crescimento dos seus negócios e novas oportunidades de investimento".

O banco liderado por Fernado Ulrich avança ainda que o BPI "celebrou com a Sonae Investments, BV um contrato de equity swap com liquidação meramente financeira (Cash settled Share Swap Transaction), mediante o qual convencionou a repercussão periódica sobre esta última dos montantes correspondentes à valorização ou desvalorização das acções da Sonae SGPS". Este último foi celebrado por um prazo máximo de três anos.

Num outro comunicado, a Sonae SGPS diz que a sua subsidiária Sonae Investments celebrou com uma instituição financeira um contrato de "cash settled equity swap" sobre as 132,8 milhões de acções da empresa.

Esta instituição é o BPI que, apesar de ter comprado a tranche, celebrou o contrato "com vista à cobertura do risco económico inerente às acções adquiridas".

Na prática, o BPI passa a ser o dono das acções, mas a exposição ao sobe e desce dos títulos e aos dividendos continua a ser da Sonae SGPS, por um período de três anos.

No final destes três anos, a Sonae SGPS não terá direito, nem a obrigação, de adquirir essas acções ao BPI.

As acções da Sonae SGPS fecharam inalteradas nos 2,07 euros, com mais de 135 milhões de títulos transaccionados.
[/b]

Registado: 29/11/2007 14:05

por Resina » 10/1/2008 16:09

Ulisses Pereira Escreveu:É possível, sim. Jaimek, ninguém tem uma bola de cristal. E achares que os investidores de longo prazo vendem sempre lá em cima é uma ilusão. Sobretudo porque, neste caso, os "stops" são bem largos.

Um abraço,
Ulisses

Posso ser um pequeno investidor, mas numa cotada fui de longo prazo, e no entanto acabei por vender bem abaixo do máximo...
Exactamente como o Jaimek referiu... mas isso é o meu caso...
Abraço

por Quico » 10/1/2008 16:08

Jaimek Escreveu:Alguém me dá uma única razão pela qual a Sonae.sgps (e basicamente todo o restante grupo Sonae) está a ter quedas grandes consecutivas ?

E não vale a explicação que são consequências da situação geral dos mercado.

Caro jaimek:

Faz-me impressão grande parte das pessoas achar que o preço de uma acção na bolsa é decretado por um conselho de sábios que se reune e decide a que preço se deve transaccionar a empresa X. Isto não é uma economia planificada. Os preços são feitos por transacções entre pessoas e as pessoas são espertas, burras, estão contentes, assustadas, desesperadas, etc.
Não há razões, há transacções!
Quem não perceber isto (e a mim custou-me caro perceber) não percebe nada de bolsa!

Um abraço.
Editado pela última vez por Quico em 10/1/2008 16:10, num total de 1 vez.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Ulisses Pereira » 10/1/2008 16:07

É possível, sim. Jaimek, ninguém tem uma bola de cristal. E achares que os investidores de longo prazo vendem sempre lá em cima é uma ilusão. Sobretudo porque, neste caso, os "stops" são bem largos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Jaimek » 10/1/2008 16:02

mnfv Escreveu:Eu diria que são os investidores de longo prazo a recolherem as suas mais-valias do bull market antes que seja tarde. Não?

Esses já teriam vendido bastante acima do preço actual.

Registado: 21/9/2007 16:30

por MNFV » 10/1/2008 15:47

Se repararem no gráfico intraday parece haver umas descargas ciclicas de grandes quantidades que descambam o preço.

Eu diria que são os investidores de longo prazo a recolherem as suas mais-valias do bull market antes que seja tarde. Não?

Registado: 28/12/2007 17:02

por Ulisses Pereira » 10/1/2008 15:46

Jaimek, além das condições do mercado há vendas fortíssimas no papel. Podem arranjar 1001 argumentos para justificar essas vendas mas são pura especulação.

Mas fica descansado que no final da sessão, os jornaistas e analistas arranjam umas justificações bonitas para que todos achem que ficam a perceber as quedas...

De que é que isso serve para ganhar dinheiro em Bolsa? Nada.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Jaimek » 10/1/2008 15:41

Alguém me dá uma única razão pela qual a Sonae.sgps (e basicamente todo o restante grupo Sonae) está a ter quedas grandes consecutivas ?

E não vale a explicação que são consequências da situação geral dos mercado.

Registado: 21/9/2007 16:30

por Resina » 10/1/2008 15:27

Pisga-te...
Foi o que eu fiz...
Já chega de perdas...
Só volto quando estiver em condições...
Acho que o suporte nos 1.38 já berrou...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], trilhos2006 e 252 visitantes