Sonae Indústria...
Boas!
Eu tambem fiz isso, embora so tenha reentrado uma vez, mas na minha opinião os investidores estao muito pessimistas com esta acção. Eu vou esperar pelo fundo e por uma inversão. Pode ser já amanhã, mas ontem os states tambem fecharam verdes e ela hoje caiu 7.3%.
So volto a entrar nela quando inverter e isso vai ser regra em todas, nunca tentar achar o fundo sem ele realmente acontecer.
Abraço e bons negocios
Eu tambem fiz isso, embora so tenha reentrado uma vez, mas na minha opinião os investidores estao muito pessimistas com esta acção. Eu vou esperar pelo fundo e por uma inversão. Pode ser já amanhã, mas ontem os states tambem fecharam verdes e ela hoje caiu 7.3%.
So volto a entrar nela quando inverter e isso vai ser regra em todas, nunca tentar achar o fundo sem ele realmente acontecer.
Abraço e bons negocios
- Registado: 25/6/2007 11:05
PaSeHenriques Escreveu:pois parece-me que uma coisa que vale “10” não pode estar sistematicamente a ser vendida ao desbarato.
Uma nota importante a reter é de que a Sonae Ind. vale o que o mercado definir e não aquilo que eu, tu ou um analista experiente acharmos.
Neste momento a Sonae Ind. vale 5,18€!
Isto não invalida que tenhas feito uma análise (fundamental) e que consideres um potencial de subida para este papel até aos 10€ no longo prazo.
Se assim for o caso, então tens de adoptar a tua estratégia a essa visão e postura.
No entanto, ao colocares esses stops, eles quebram, compras de novo, quebram e voltas a comprar. Demonstras uma postura contraditória com o longo prazo. Já se disse aqui que quem aposta no longo prazo nem devia acompanhar a bolsa diariamente.
Espero ter ajudado.
Um abraço e boa sorte!
ps- não tenho posição na Sonae Ind!
Antes de mais, quero enviar um abraço a todos os participantes do Caldeirão e também um cumprimento especial aos moderadores, especialmente ao Ulisses Pereira (o Idéiafix está aí para também beber um pouca da tua poção
...).
Nestes últimos 10/12 meses tenho seguido quase diariamente o que de muito se escreve no Caldeirão de Bolsa. Tento sobretudo aprender com as diversas intervenções dos participantes mais experientes deste fórum, nomeadamente com os moderadores (Ulisses à cabeça).
Já ganhei algum dinheiro ao longo deste tempo (Galp, Ren, BCP, Portucel, Cofina), mas neste momento, e sobretudo com a minha aposta forte na SONI, estou a perder bastante dinheiro (mais de 30% do investimento inicial, já incluindo mais valias) e as perspectivas talvez não sejam muito animadoras num futuro próximo
.
Tenho entrado nesta acção e saído (por força dos Stop’s) várias vezes, comprando sempre de seguida alguns cêntimos mais abaixo, mas vou sucessivamente acumulando perdas.
A minha questão é a seguinte:
Será que quando sair da acção no próximo Stop (o que, a continuar assim, deve acontecer talvez já amanhã…) devo recomprar novamente mais abaixo ou esperar calmamente até que existam sinais claros de reviravolta? Devo confessar que tenho alguma dificuldade em “Tirar as mãos do teclado”, pois parece-me que uma coisa que vale “10” não pode estar sistematicamente a ser vendida ao desbarato.
Obrigado pelas respostas e conselhos.
Akele abraço.
(Ulisses desculpa o “k”, espero que não te importes que eu o use nas despedidas
)

Nestes últimos 10/12 meses tenho seguido quase diariamente o que de muito se escreve no Caldeirão de Bolsa. Tento sobretudo aprender com as diversas intervenções dos participantes mais experientes deste fórum, nomeadamente com os moderadores (Ulisses à cabeça).
Já ganhei algum dinheiro ao longo deste tempo (Galp, Ren, BCP, Portucel, Cofina), mas neste momento, e sobretudo com a minha aposta forte na SONI, estou a perder bastante dinheiro (mais de 30% do investimento inicial, já incluindo mais valias) e as perspectivas talvez não sejam muito animadoras num futuro próximo

Tenho entrado nesta acção e saído (por força dos Stop’s) várias vezes, comprando sempre de seguida alguns cêntimos mais abaixo, mas vou sucessivamente acumulando perdas.
A minha questão é a seguinte:
Será que quando sair da acção no próximo Stop (o que, a continuar assim, deve acontecer talvez já amanhã…) devo recomprar novamente mais abaixo ou esperar calmamente até que existam sinais claros de reviravolta? Devo confessar que tenho alguma dificuldade em “Tirar as mãos do teclado”, pois parece-me que uma coisa que vale “10” não pode estar sistematicamente a ser vendida ao desbarato.
Obrigado pelas respostas e conselhos.
Akele abraço.
(Ulisses desculpa o “k”, espero que não te importes que eu o use nas despedidas

Acho que pode ser visto assim:
- a AF poder-te-á indicar que mercado, sector, empresa onde investir, numa optica de longo prazo, porque deve-se analisar os seus valores(evolução) no tempo; o comprar "o quê" e comprar "como" pode ser respondido pela AF.
- a AT penso que acima de tudo, poderá ajudar a determinar qual o momento apropriado para se investir; o comprar "quando" pode ser respondido pela AT;
Eu penso que se uma pessoa investiu num longo prazo numa determinada empresa, e esta teve uma evolução positiva, dando bons ganhos no longo prazo, mas a partir de determinado momento, parou de crescer, podendo ter começado uma marcha de retrocesso na sua cotação, então fará sentido realizar os lucros e partir para nova "aventura"...
Portanto convem estar a par das cotações, mesmo no longo prazo, para poder tirar a melhor rentabilidade possivel nos investimentos.
Penso eu...
Abraço e bons negocios
- a AF poder-te-á indicar que mercado, sector, empresa onde investir, numa optica de longo prazo, porque deve-se analisar os seus valores(evolução) no tempo; o comprar "o quê" e comprar "como" pode ser respondido pela AF.
- a AT penso que acima de tudo, poderá ajudar a determinar qual o momento apropriado para se investir; o comprar "quando" pode ser respondido pela AT;
Eu penso que se uma pessoa investiu num longo prazo numa determinada empresa, e esta teve uma evolução positiva, dando bons ganhos no longo prazo, mas a partir de determinado momento, parou de crescer, podendo ter começado uma marcha de retrocesso na sua cotação, então fará sentido realizar os lucros e partir para nova "aventura"...
Portanto convem estar a par das cotações, mesmo no longo prazo, para poder tirar a melhor rentabilidade possivel nos investimentos.
Penso eu...
Abraço e bons negocios
- Registado: 21/12/2007 2:07
Eu devo ser muito burro porque não percebo uma coisa(de muitas):
Quando alguém investe baseado em AF por certo não está à espera que a cotação suba de um momento para o outro, longo o investimento será baseado em fundamentais e resultados que poderão demorar anos a reflectir-se na totalidade na cotação da acção. Para estas pessoas, de que lhes serve estar sempre em cima das cotações? Sinceramente, não percebo isso e gostaria que me explicassem...
Abraço
JP
Quando alguém investe baseado em AF por certo não está à espera que a cotação suba de um momento para o outro, longo o investimento será baseado em fundamentais e resultados que poderão demorar anos a reflectir-se na totalidade na cotação da acção. Para estas pessoas, de que lhes serve estar sempre em cima das cotações? Sinceramente, não percebo isso e gostaria que me explicassem...
Abraço
JP
A minha singela opinião, porque ainda sou muito novo nestas lides, é que quando se consegue identificar uma oportunidade de investimento, como parece ser a SONI, pelos seus racios economico-financeiros, pela sua evolução de resultados, ou seja por toda aquela informação fundamental que nos é facultada, só falta saber, realmente, quando comprar. Qual o momento? Penso que aqui residirá a questão em torno da SONI. E nada melhor que a AT para nos indicar o possivel melhor momento de entrada.
Mas, é como digo, sou novo nisto, ando a ler muito, a aprender, especialmente analise tecnica, e neste momento tambem não entraria no titulo enquanto não desse provas de possivel subida.
A Bolsa é um jogo e como tal tem o seu risco.
Abraço e bons negocios.
Mas, é como digo, sou novo nisto, ando a ler muito, a aprender, especialmente analise tecnica, e neste momento tambem não entraria no titulo enquanto não desse provas de possivel subida.
A Bolsa é um jogo e como tal tem o seu risco.
Abraço e bons negocios.
- Registado: 21/12/2007 2:07
cest, também é por isso que defendo que é muito difícil aos pequenos investidores tomarem as suas decisões com base na Análise Fundamental. Porquê? Porque sabem sempre as notícias e os relatórios depois de alguns. Na análise técnica, preço e volume chegam à mesma hora aos grandes e pequenos investidores.
Quando sai uma boa notícia a nível fundamental e o pequeno investidor vai comprar, o grande investidor já lhe está a vender as acções que comprou há uns dias atrás.
A AT não explica porque é que a acção vinha a subir uns dias antes. Mas identifica isso. Para que é que precisamos dos porquês?
Um abraço,
Ulisses
Quando sai uma boa notícia a nível fundamental e o pequeno investidor vai comprar, o grande investidor já lhe está a vender as acções que comprou há uns dias atrás.
A AT não explica porque é que a acção vinha a subir uns dias antes. Mas identifica isso. Para que é que precisamos dos porquês?
Um abraço,
Ulisses
Urukai, de forma alguma foi maçador, é sempre um prazer trocar ideias de forma construtiva, mas já agora e para finalizar, estou perfeitamente de acordo que na realidade o que conta é a análise técnica exceptuando quando se fala no longo prazo mas não será esta por vezes fruto dos fundamentos que são do conhecimento só de alguns priveligiados? Não faremos nós a análise fundamental com os poucos fundamentos que nos chegam ou que nos querem fazer chegar? Um abraço e bons negócios.
asilva Escreveu:Mas a verdae é que não deixa de ser muito estranho esta queda violenta, sobretudo numa acção com bons fundamentais, começo a achar que alguem sabe demais...
asilva Escreveu:Mas a verdae é que não deixa de ser muito estranho esta queda violenta, sobretudo numa acção com bons fundamentais, começo a achar que alguem sabe demais...
asilva, repetir várias vezes a mesma coisa não a vão tornar uma realidade!

Cest, até podes ter razão mas a visão e postura que tenho dos mercados no curto prazo não encaixa em análise fundamental ou levantamento de hipóteses sobre a postura dos outros investidores (pequenos ou grandes).
A minha postura de curto prazo no mercado (e isto devo-o aos ensinamentos do Ulisses) depende quase exclusivamente da Análise técnica. Não tenho posição na Sonae Ind mas se tivesse e se seguisse o meu sistema tinha saído em Novembro sem grandes perdas e a partir daí, quando o mercado desse sinais de inversão entraria de novo, muito mais abaixo e com a possibilidade de mais valias no curto prazo.
As excepções que vejo na utilização da AF no curto prazo prendem-se com a saída de rumores/notícias bombásticas que se traduzem em rápidas alterações da cotação num curto prazo de tempo, exemplo: Descoberta de Petroil pela Galp.
Esse tipo de suposições e hipóteses que levantas são para mim ruído de fundo que não posso considerar correndo o risco de destruir a abordagem técnica no curto prazo (espero não ter sido maçador).
Um abraço, boa sorte e bons negócios.
Caro asilva,
Não nos podemos esquecer que o sentimento em relação à acção também tem importância.
Neste momento, podemos dizer que o sentimento não é positivo, pelo menos para a maioria das pessoas e como tal a cotação da respectiva acção acaba por mostrar esse sentimento.
As jogadas dos grandes podem ser muitas vezes boas, mas nem sempre têm os efeitos desejados.
imagine-se como um grande investidor que faz uma venda de parte da sua posição para que a cotação caia até um determinado nivel para depois comprar e entretanto o sentimento fica tão mau, que todos desatam a vender ao desbarato.
Todos sabem deixar correr os lucros, mas são poucos que sabem deixar correr os prejuizos.
Cumprimentos
Não nos podemos esquecer que o sentimento em relação à acção também tem importância.
Neste momento, podemos dizer que o sentimento não é positivo, pelo menos para a maioria das pessoas e como tal a cotação da respectiva acção acaba por mostrar esse sentimento.
As jogadas dos grandes podem ser muitas vezes boas, mas nem sempre têm os efeitos desejados.
imagine-se como um grande investidor que faz uma venda de parte da sua posição para que a cotação caia até um determinado nivel para depois comprar e entretanto o sentimento fica tão mau, que todos desatam a vender ao desbarato.
Todos sabem deixar correr os lucros, mas são poucos que sabem deixar correr os prejuizos.
Cumprimentos
- Registado: 20/10/2006 17:19
Urukai, relativamente a seguir a tendencia é verdade, penso que depois de tantos avisos o que está a acontecer agora é que depois de todos(os pequenos investidores) seguirem a tal tendencia e terem ficado de fora quem as tiver não vai comprar e vender a eles próprios, o capital que já foi movimentado é alucinante, daí eu acreditar que em breve provavelmente hoje ainda ou amanhã vai começar a subir. Neste momento alguem tem uma quantidade alucinante de titulos na mão. Se reparar bem, quando começar a subir, a primeira subida é efectuada com pouco volume, o que vai posteriormente levar á euforia e consequente negociação mas a um preço mais elevado, a partir daí a subida é lenta mas sustentada. É a minha opinião.
De qualquer forma, ainda acredito que possa haver hoje ainda um verdadeiro golpe de teatro, o volume é muito elevado e a variação de preços é brutal, mais cedo ou mais tarde quando acabar todo este panico causado pelas descargas que efectuam sempre que o titulo está a subir, acaba por estabilizar. Acredito que deve estar perto do tão desejado fundo. Mas atenção que é só a opinião de uma pessoa que não tem formação específica para analisar a situação. Tambem acredito que quando bater no fundo possa dar um salto relativamente grande no primeiro dia e depois começa a acumular, coisa que por norma será um processo moroso, que vai dar dinheiro a quem as anda a fazer cair. A subida vai ser lenta mas sustentada, é assim que por norma acontece creio eu.
Pois é.
Até podem sair noicias negativas, mas não nos podemos esquecer dos excelentes resultados que tem apresentado, podendo é sair noticias muito positivas e ser uma jogada de por a cotação cá em baixo e começar a comprar em saldos devido ao sentimento negativo que se vive.
Cumprimentos
Até podem sair noicias negativas, mas não nos podemos esquecer dos excelentes resultados que tem apresentado, podendo é sair noticias muito positivas e ser uma jogada de por a cotação cá em baixo e começar a comprar em saldos devido ao sentimento negativo que se vive.
Cumprimentos
- Registado: 20/10/2006 17:19
Cest vê pelo lado positivo, quando sair essa alegada notícia má o mercado já a descontou completamente na cotação e a partir daí a Sonae Ind já pode voltar a subir.
Em termos técnicos desde de Setembro que a coisa está tremida e em Novembro deu sinais claros de queda(pelo menos no meu entender), e quando assim é, há que seguir a tendência.
Em termos técnicos desde de Setembro que a coisa está tremida e em Novembro deu sinais claros de queda(pelo menos no meu entender), e quando assim é, há que seguir a tendência.
O incrível no meio disto tudo é que nem uma noticiazinha, nada, a unica noticia que eu vi nos ultimos dias foi: "sonae ind dispara 8% com recuperação tecnica". Pois é, sempre que cai e não são quedas de 1% nem 2% nem 3%, são trambolhões que podiam e deviam levar a comunicação social a averiguar o que se passa. Depois disto, ainda há quem diga que não há manipulação de mercados, alguem tem duvidas que mais cedo ou mais tarde vai ter de sair algo cá para fora que muita gente infelizmente já sabe?
mibusiness Escreveu:Ulisses
Se por acaso um negocio de curto prazo correr mal, e se a empresa tiver bom crescimento futuro, não vejo problemas em aguardar ( passando o curto para medio ou longo). Agora se opta por um trade curto em funçao apenas de AT e se as boas perspectivas tecnicas nao se confirmarem aí já é um erro não vender a perder.
O racioncínio é lógico e até pode fazer sentido.
O problema é que somos seres emotivos e não robots.
Eu, por exemplo, apliquei essa táctica de acreditar nos fundamentais e nas boas notícias e mudei a minha postura de curto prazo para longo prazo quando estava a perder e todos os dias ia ver a cotação e nem imaginas o que isso me desgastou quando ela continou no médio prazo a descer.
Para além de que quando temos uma carteira com posições de curto prazo, a tomada de uma decisão dessas afecta negativamente a liquidez da carteira.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 96 visitantes