Sonae na corrida para gerir o Aeroporto Sá Carneiro
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a 25ª Base vai para Birmingham (2 voos semanais para o Porto)
Birmingham Becomes Ryanair's 25th Base
$700M INVESTMENT TO DELIVER 5M PAX P.A. AND 5,000 JOBS
Ryanair, Europe’s largest low fares airline today (Tuesday, 15th January 2008) announced its 25th European base in Birmingham with an initial two Boeing 737-800 aircraft ($140m investment) which will deliver 20 new routes from Birmingham to Denmark (1), France (5), Italy (5), Norway (1), Poland (3), Portugal (1), Slovakia (1), Spain (2) and Sweden (1). This will be followed by a further 8 Boeing 737-800 aircraft ($560m investment) which will deliver 5 million passengers annually, a visitor spend of £400m p.a. and sustain 5,000 jobs in the West Midlands.
Aeroporto Porto tem já negociadas 10 novas rotas directas
O presidente da Associação de Turismo Norte de Portugal (ADETURN), Jorge Osório, anunciou hoje que para este ano está já negociado o arranque de 10 novas rotas directas a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
«A nossa estratégia para 2008 passará pela consolidação de mercados e pela aposta em Espanha», frisou o responsável.
Jorge Osório e o vice-presidente da companhia aérea de baixo custo Ryanair, Eddie Wilson, assinaram hoje no Porto um acordo de promoção turística válido até 2009.
Até ao próximo ano, este acordo permitirá, segundo Jorge Osório, a angariação de cinco novas rotas com destino ao centro e norte da Europa, dois mercados nos quais a ADETURN pretende apostar de forma «ainda mais incisiva nos próximos dois anos».
Durante a cerimónia, o vice-presidente da companhia irlandesa reiterou a aposta da Ryanair no aeroporto Francisco Sá Carneiro, garantindo que «continuarão a crescer se tiverem todas as condições necessárias».
Segundo a ADETURN, em 2007 o aeroporto do Porto contava com 16 companhias aéreas e 56 rotas directas.
De acordo com os dados fornecidos na sessão, a região Norte «ultrapassou todas as expectativas» de crescimento em 2007.
Recorrendo a dados de Outubro, a associação notou que no que se refere às dormidas, houve um aumento de 13 por cento (o objectivo traçado era de 10,8 por cento) e relativamente às receitas o crescimento foi de 12,8 por cento, contra as perspectivas de conseguir 12,5 por cento.
No que se refere ao número de visitantes estrangeiros, a variação, face a igual período de 2006, foi de 11,18 por cento (quando o crescimento previsto era de 9,7 por cento).
gato_vadio Escreveu:A questão não é ser um aeroporto menor ou regional.
A questão é mesmo o esvaziamento que está a ser feito do sa carneiro com o objectivo de potenciar um aeroporto em Lisboa.
Quem é que está a esvaziar o aeroporto do Porto?? No post anterior referi que desde 2003 a administratção tem trabalhado muito bem, criando novas rotas à partida do Porto que até aí nem em sonhos! Além disso ninguém proíbe as companhias de operarem no Porto. se algumas não operam é porque não é interessante...
gato_vadio Escreveu:Se o país quer crescer como " um todo" temos que permitir o desenvolvimento sustentado de todas as infra-estruturas, e não a actual politica: esvaziar o sa carneiro para "encher" a portela.
Les-te isto num blog?
gato_vadio Escreveu:Já não temos interior, o alentejo é um deserto, o pais caminha para a existencia de apenas uma metropole (Lisboa).
A propria cidade de Lisboa neste momento começa a não aguentar a situação, o urbanismo está um caos, as acessibilidades congestionadas, não existe uma relação entre as cidades envolventes a Lisboa.
Eu creio que a politica que está a ser seguida não é a correcta para o país.
Antes de regionalizar ou descentralizar, o pais vai centralizar ainda mais.
Quando a uniao europeia começar a disponibilizar fundos de acordo com o desenvolvimento regional, e não de acordo com o desenvolvimento da capital, talvez o país melhore.
Quanto ao resto já não tem nada a ver com o aeroporto do Porto...
Abraço
Jibóia
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- Registado: 15/10/2007 23:22
A questão não é ser um aeroporto menor ou regional.
A questão é mesmo o esvaziamento que está a ser feito do sa carneiro com o objectivo de potenciar um aeroporto em Lisboa.
Se o país quer crescer como " um todo" temos que permitir o desenvolvimento sustentado de todas as infra-estruturas, e não a actual politica: esvaziar o sa carneiro para "encher" a portela.
Já não temos interior, o alentejo é um deserto, o pais caminha para a existencia de apenas uma metropole (Lisboa).
A propria cidade de Lisboa neste momento começa a não aguentar a situação, o urbanismo está um caos, as acessibilidades congestionadas, não existe uma relação entre as cidades envolventes a Lisboa.
Eu creio que a politica que está a ser seguida não é a correcta para o país.
Antes de regionalizar ou descentralizar, o pais vai centralizar ainda mais.
Quando a uniao europeia começar a disponibilizar fundos de acordo com o desenvolvimento regional, e não de acordo com o desenvolvimento da capital, talvez o país melhore.
A questão é mesmo o esvaziamento que está a ser feito do sa carneiro com o objectivo de potenciar um aeroporto em Lisboa.
Se o país quer crescer como " um todo" temos que permitir o desenvolvimento sustentado de todas as infra-estruturas, e não a actual politica: esvaziar o sa carneiro para "encher" a portela.
Já não temos interior, o alentejo é um deserto, o pais caminha para a existencia de apenas uma metropole (Lisboa).
A propria cidade de Lisboa neste momento começa a não aguentar a situação, o urbanismo está um caos, as acessibilidades congestionadas, não existe uma relação entre as cidades envolventes a Lisboa.
Eu creio que a politica que está a ser seguida não é a correcta para o país.
Antes de regionalizar ou descentralizar, o pais vai centralizar ainda mais.
Quando a uniao europeia começar a disponibilizar fundos de acordo com o desenvolvimento regional, e não de acordo com o desenvolvimento da capital, talvez o país melhore.
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gato_vadio Escreveu:O que o governo quer é um grande aeroporto nacional, o resto é paisagem....
e que mal tem isso? O Porto só fica a ganhar...
gato_vadio Escreveu:Ao aeroporto sa carneiro nunca será permitido concorrer com a OTA ou Alcochete.
Não é nem suposto nem possível.
As pessoas do Porto e do norte de Portugal não devem ficar chateadas com o facto do aeroporto do Porto ser menor que o de Lisboa. A actual administração encetou em 2003 um plano que está a dar os seus frutos, atendendo ao número de companhias e rotas criadas desde então. Portugal não tem dimensão para ter mais que um aeroporto com voos intercontinentais e o aeroporto do Porto não está vocacionado para os receber. Se tudo correr bem a Ryanair instalará uma base dentro de um ano, o que expandirá ainda mais as potencialidades de Pedras Rubras como aeroporto regional.
PS - Esta base já estava previsto há algum tempo para Bournemouth.
OFF TOPIC
Keyser Soze Escreveu:a base no Porto foi para o tecto...pelo menos para já
Cá está ... foi para o tecto... esse grande maluco

(desculpem esta colherada, mas não resisti)
Bons negócios

Existem duas estratégias básicas para ter sucesso nos negócios:
1. Nunca revelar tudo o que se sabe.
1. Nunca revelar tudo o que se sabe.
zer0 Escreveu:Acho que a Associação Comercial do Porto, em vez de andar a gastar €€€ a fazer estudos para empurrarem para sul o mais possivel o novo aeroporto de lisboa, devia ter investido ainda mais neste projecto. É pena, ficamos todos a perder.
mais do que fizeram ?...creio que o Presidente da ACP chegou a ir à Irlanda falar com pessoalmente com o CEO da Ryanair
quem tem o poder de decisão é a ANA
a base no Porto foi para o tecto...pelo menos para já
News Release
09.01.08
Bournemouth Wins Ryanair's 24th European Base
$70M INVESTMENT, 1,000 JOBS AND 12 ROUTES
Ryanair, Europe’s largest low fares airline today (9th Jan) announced its 24th European base in Bournemouth on England’s South Coast. From April, Ryanair will base one $70m Boeing 737-800 aircraft which will serve 5 new routes to Malaga, Murcia, Nantes, Palma and Wroclaw operating alongside Ryanair’s 7 existing routes from Bournemouth to Alicante, Barcelona, Dublin, Glasgow, Marseille, Milan and Pisa. Capacity on the Glasgow route will be doubled to allow for day return traffic, providing a significantly cheaper option for passengers than the high fares charged by Flybe from neighbouring Southampton
This investment will deliver 1m passengers p.a. for the South Coast resulting in a visitor spend of £60m which will sustain 1,000 jobs in the local economy. Only Ryanair guarantees the lowest fares for passengers on the South Coast and today’s new route announcements will generate annual passenger savings of £40m compared to the high fares charged by Flybe from Southampton. The lowest fares to / from the South Coast are only available with Ryanair from Bournemouth. That’s guaranteed.
Announcing the new base in Bournemouth, Ryanair’s Director of Scheduled Revenue, Sean Coyle said:
“Bournemouth Airport has competed successfully against airports across Europe to win our 24th European base. We look forward to delivering even more passenger savings on even more routes from the South Coast thanks to Ryanair’s guaranteed lowest fares. With this new base, Ryanair will deliver significant economic benefits throughout the region, capitalising on its huge tourism potential by making it cheaper and easier than ever before to get here”.
“To celebrate the launch of our new Bournemouth base, passengers who book a return flight any routes to / from Bournemouth before midnight Thursday will receive a free bonus return flight, no taxes, no fees, and no charges on a choice of over 200 routes. We advise passengers to snap up their free bonus flights today by booking now on www.ryanair.com”.
Sonae na corrida para gerir o Aeroporto Sá Carneiro
Sonae na corrida para gerir o Aeroporto Sá Carneiro
Pedro Ivo Carvalho*
A Sonae está interessada na gestão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. De acordo com o que o JN apurou, o grupo económico, liderado por Paulo Azevedo, solicitou à ANA (entidade que gere as estruturas aeroportuárias) um dossiê sobre o equipamento, com o objectivo de fundamentar uma proposta. O interesse foi formalizado há mais de dois meses, mas até à data a ANA ainda não forneceu qualquer informação.
Entre outras coisas, terá sido pedida a planta da estrutura, instrumento que será determinante ao grupo económico para avaliar das potencialidades comerciais do aeroporto.
Este terá sido, até ao momento, o único grupo nacional a demonstrar interesse formal na gestão do Sá Carneiro, numa altura em que a discussão sobre o futuro do equipamento é dominada pelo diferendo entre a ANA e a Ryanair, transportadora de "baixo custo" que pediu - até agora sem sucesso - condições especiais para erguer uma base no Porto, garantindo mais quatro milhões de passageiros.
Ao que o JN apurou junto de fonte próxima do processo, muito dificilmente uma empresa portuguesa conseguirá suportar, sozinha, uma candidatura, até porque o "know-how", nesta matéria, mora além-fronteiras. Por isso, o mais provável é que um dos cenários mais realistas passe pela formação de um consórcio luso-internacional que congrege as variáveis investimento/conhecimento técnico.
Contactada pelo JN, a Sonae recusou fazer qualquer comentário, mas garantiu que "será a primeira a informar o mercado das notícias que, pela sua relevância ou grau de certeza, se revelem aptas a fornecer uma adequada informação aos investidores e stakeholders da Sonae Capital, bem como ao público em geral".
Até José Sócrates concorda
O desejo de privatizar a gestão do Aeroporto Sá Carneiro tem sido partilhado por PS, PSD, Junta Metropolitana do Porto e pelo próprio Governo. De resto, até o primeiro-ministro, José Sócrates, manifestou-se, num encontro que manteve no início do passado mês de Dezembro com algumas figuras do empresariado nortenho, favorável a esse cenário.
A Junta Metropolitana do Porto foi mais longe e encomendou, mesmo, um estudo sobre o modelo de gestão à Faculdade de Economia e à empresa de consultadoria Deloitte. Documento que já está concluído e que será apresentado aos autarcas ainda durante este mês.
Também a Associação Comercial do Porto, liderada por Rui Moreira, está a fazer lóbi pela privatização do equipamento, assumindo-se, nomeadamente, como "intermediária" entre a Ryanair e a ANA na discussão sobre o estabelecimento da companhia de "baixo custo" na cidade do Porto.
O crescente interesse pelo modelo de gestão do aeroporto também deve ser interpretado à luz dos números em 2007, o Sá Carneiro registou mais passageiros do que os três aeroportos da Galiza juntos (Vigo, Santiago de Compostela e Corunha).
* com Alexandra Figueira
http://jn.sapo.pt/2008/01/04/porto/sona ... porto.html
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