Sonae sgps...
Ulisses Pereira Escreveu:Tm, Imparsa e Sonae.com devem ser das duas operações mais espectaculares realizadas pelo Eng. na última década.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, procurei no gog pelos nomes, mas não encontrei nada dessas empresas... Gostava de saber mais, tens algo que nos possas dizer.?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Estou a levar uma tareia das grandes na sonae
, fonix, será que isto vai continuar a descer por muito mais tempo, fonix, vai lá vai. 

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
das, não faço a menor ideia do que fará a Sonae amanhã. Se foi uma boa compra, não sei. Nem sei em que horizonte temporal te movem, nem quais as razões que te levaram a comprar a acção.
A minha análise sobre a Sonae SGPS está disponível na análise global que fiz sobre o nosso mercado anteontem e permanece complectamente inalterada.
Se calhar, era muito mais fácil eu estar aqui "mandar bitaites" do que a fugir à tua pergunta, mas entendo que apenas devemos falar do que sabemos.
Um abraço,
Ulisses
A minha análise sobre a Sonae SGPS está disponível na análise global que fiz sobre o nosso mercado anteontem e permanece complectamente inalterada.
Se calhar, era muito mais fácil eu estar aqui "mandar bitaites" do que a fugir à tua pergunta, mas entendo que apenas devemos falar do que sabemos.
Um abraço,
Ulisses
" Reinava o ano do Senhor de 1986 ...
Citação:
...Como Belmiro faz dinheiro no mercado de capitais
A dimensão do grupo Sonae não seria certamente a que é hoje se não houvesse mercado de capitais. Apesar das reservas que o seu líder sempre demonstrou publicamente – quer sobre o enquadramento legal do mercado quer sobre o seu funcionamento na prática – a verdade é que a Sonae recorreu sempre à Bolsa quando precisou de crescer. Como? Vendendo acções de unidades com o mercado em alta e comprando-as de volta através de OPA quando o mercado se encontrava em queda.
Com a Sonae já cotada, a Novopan foi, em 1986, a primeira operação pública de venda de Belmiro na bolsa.
Pouco normal foi, logo no ano seguinte, o chamado ‘caso das sete OPV’ de tal modo, que o então ministro das Finanças, Miguel Cadilhe, decidiu investigar os termos das operações, num processo que demorou vários anos e acabou por ser arquivado. Mais, recentemente, separou a Sonae Indústria da ‘holding’.
Discordo desta citação, pois apresenta algumas incorrecções.
As célebres sete OPV´s não foram efectuadas em 1987 conforme se pode deduzir pelo texto.
As ofertas foram feitas a preço fixo, contrariamente às anteriormente realizadas na BVL, que não tinham qualquer tecto superior. O mercado estava abatido face ao colapso de 1987 e a Sonae conseguiu vender todas as acções. Passados uns anos, verificando que o mercado de capitais não respondia às necessidades de financiamento dessas pequenas empresas, a Sonae recompra essas empresas, excepto o Continente, que veio a proporcinar bons lucros a quem as comprou. O valor das OPA´s foi calculado com base no valor das OPV´s. As operações não foram pois efectuadas em acentuada baixa da Bolsa nem a preços de saldo.
Para mim, é importante reter que Belmiro de Azevedo concentrou toda a sua actividade empresarial na Sonae, podendo ter pendurado na Figest alguns bons negócios que ele desenvolveu. Poucos o teriam feito.
- Registado: 29/11/2007 13:54
Tm, Imparsa e Sonae.com devem ser das duas operações mais espectaculares realizadas pelo Eng. na última década.
Na questão da Inparsa não vejo como o pequeno accionista da Sonae e o próprio mercado possam ter ficado penalizados.
A Sonaecom apareceu na altura certa. Para a Sonae, claro. Até disfarçada de .com, como convinha na época. Concordo que o valor foi elevado, mas nessa altura qualquer tecnológica pindérica valia mundos e fundos. Ainda assim, com o aumento de capital entretanto efectuado e a especulação gerada pela OPA à PT, o pequeno investidor poderia ter-se desentalado em 2007. Por outro lado, nas OPV´s só o Estado vende barato, pois os privados sabem bem o que estão a vender.
A grande questão, a meu ver, é que Belmiro de Azevedo vendeu partes de empresas que eram da Sonae, e não do próprio, conseguindo deste modo financiar a extraordinária expansão da Sonae, sem necessidade de recorrer a fortes entradas de capital pelos accionistas. Até porque ele, Belmiro de Azevedo, na época, teria tido dificuldade em acompanhar aumentos de capital com fortes entradas de dinheiro.
Jaimek, uso para tornar estas discussões mais ligeiras e descontraídas. Quem me conhece sabe que me estou a marimbar para os rótulos das pessoas. Aliás, o Caldeirão é o grande exemplo disso. Aqui não interessa se é formado, se é mestre nos mercados ou se é a primeira vez que participa. Aqui somos todos iguais.
Quando o Caldeirão foi criado, nos outros fóruns, os posts dos Administradores eram escritos com cores diferentes e alguns tinham os participantes divididos por estrelas. Sempre fui contra isso. Aqui, como na vida, somos todos iguais.
Enfim, já faltou implicares por menos.
É fantástica a forma entusiasta como motivas os outros a escrever. Já começa a ser um hábito que em mais de metade dos teus posts seja para implicares com os outros. E é fantástico que por te ter respondido, que deixe de produzir conteúdos que verdadeiramente interessam ao Caldeirão.
Ulisses
Quando o Caldeirão foi criado, nos outros fóruns, os posts dos Administradores eram escritos com cores diferentes e alguns tinham os participantes divididos por estrelas. Sempre fui contra isso. Aqui, como na vida, somos todos iguais.
Enfim, já faltou implicares por menos.
É fantástica a forma entusiasta como motivas os outros a escrever. Já começa a ser um hábito que em mais de metade dos teus posts seja para implicares com os outros. E é fantástico que por te ter respondido, que deixe de produzir conteúdos que verdadeiramente interessam ao Caldeirão.
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Tm, Imparsa e Sonae.com devem ser das duas operações mais espectaculares realizadas pelo Eng. na última década.
Um abraço,
Ulisses
Oi,
Ulisses, vejo-te sempre a usar a designação de "Engenheiro" quando falas desse senhor. Até parece que se trata de uma entidade superior e que nós somos lixo. Custa muito usar a designação "Sr. Belmiro" ?
Nunca gostei que se entitulem as pessoas de "Eng." ou "Dr.". Devemos ser o único país na Europa em que rotulamos as pessoas com estes títulos.
Também eu possuo o título de Engenheiro e sempre peço às pessoas que não me rotulem assim. Somos todos iguais.
Desculpa este desabafo, mas cada vez que te vejo a chamar "Eng." ou "Engenheiro" (sem sequer mencionar o nome dele), simplesmente paro com a leitura dos teus posts.
- Registado: 21/9/2007 16:30
- Registado: 6/11/2002 16:28
Ulisses Pereira Escreveu:Tm, ...
Um abraço,
Ulisses
Tm????
Tm??????? The Mechanic - tm?
Ai já é com essa intimidade toda? e o Mech trata-te como? por UP? por acaso, até são umas iniciais interessantes em diversas vertentes, embora pouco adequadas ao momento actual... aqui UP só mesmo o meu espirito destruidor e o meu mau feitio.
( o TB - Tio Belmy sabe-a toda...olha que menino...)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
tm1950
Como perguntáste com jeitinho , heis a tua resposta :
... aahhh , o Miguel Cadilhe ... onde andará hoje ..! o Miguel Cadilhe ...
Um abraço ,
The Mechanic
Alguém me pode explicar o que é que isto quer dizer?
Se bem me lembro, nestes 21 anos de Bolsa, o Eng Belmiro de Azevedo fez apenas operações de concentração na Sonae. Todos os novos negócios que surgiram ao longo de tempo (e foram muitos) foram concentrados na empresa mãe.
Como perguntáste com jeitinho , heis a tua resposta :
...Como Belmiro faz dinheiro no mercado de capitais
A dimensão do grupo Sonae não seria certamente a que é hoje se não houvesse mercado de capitais. Apesar das reservas que o seu líder sempre demonstrou publicamente – quer sobre o enquadramento legal do mercado quer sobre o seu funcionamento na prática – a verdade é que a Sonae recorreu sempre à Bolsa quando precisou de crescer. Como? Vendendo acções de unidades com o mercado em alta e comprando-as de volta através de OPA quando o mercado se encontrava em queda.
Com a Sonae já cotada, a Novopan foi, em 1986, a primeira operação pública de venda de Belmiro na bolsa.
Pouco normal foi, logo no ano seguinte, o chamado ‘caso das sete OPV’ de tal modo, que o então ministro das Finanças, Miguel Cadilhe, decidiu investigar os termos das operações, num processo que demorou vários anos e acabou por ser arquivado. Mais, recentemente, separou a Sonae Indústria da ‘holding’.
... aahhh , o Miguel Cadilhe ... onde andará hoje ..! o Miguel Cadilhe ...
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
tiago_manel Escreveu:Boas,
Alguem me sabe dizer se o valor a que os direitos forem transaccionados vai ter algum efeito no valor em que as acçoes da capital vao sair no mercado?
Teoricamente o valor das SCapital é 8*(cotacao do direito)
ou seja... actualmente a sCapital está avaliada pelo mercado em 1,6€

Isto está mt mau!!!
Grande Ripada! Mas nao VENDEREI nem que as passe aos meus netos...

(Se todos assim o fizessem elas ja nao afundavam mais)
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
<b>FB</b>arrancos
Sim
tiago_manel Escreveu:Boas,
Alguem me sabe dizer se o valor a que os direitos forem transaccionados vai ter algum efeito no valor em que as acçoes da capital vao sair no mercado?
E claro que sim, ao valor final que sairá no final da sessão do dia 15, multiplicas por 8 e terás o valor da sonae capital real assim o ditará o mercado, e este não se engana....
- Registado: 24/10/2007 13:46
Podia dizer-se que é porque o Mercado sabe que, normalmente quando o Ti Belmiro faz cisões é no fecho da "época alta" e a seguir os Mercados descem e o homem OPA as coisas de volta . Uma maneira de se financiar como qualquer outra , mas que ele em Portugal, domina melhor que ninguem .
Alguém me pode explicar o que é que isto quer dizer?
Se bem me lembro, nestes 21 anos de Bolsa, o Eng Belmiro de Azevedo fez apenas operações de concentração na Sonae. Todos os novos negócios que surgiram ao longo de tempo (e foram muitos) foram concentrados na empresa mãe.
Só em Dez2005 é que se processou a primeira cisão – a da Indústria. A Bolsa não estava propriamente em “época alta”. Quem tivesse comprado papel Sonae nessa altura poderia ter vendido a Indústria a 9, 10, ou mais, euros e a Sonae a 2, ou mais, euros. Uma mais valia interessante!
O anúncio da segunda cisão da Sonae (a Capital) foi feito no primeiro semestre de 2007, ainda antes do despoletar do fenómeno subprime. Não creio que o Eng Belmiro de Azevedo tivesse previsto esta situação. Não creio também que o Eng Belmiro de Azevedo vá lançar OPA´s à Indústria e à Capital, no curto prazo.
Eu tinha Sonae em Dez2005, mas, por precipitação e ignorância, vendi a Indústria assim que atingiu 8 euros. Por ganância e ignorância não vendi a Sonae por preço nenhum e agora estou pouco satisfeito com esta minha decisão. O papel Sonae sempre foi muito volátil. A “moda” agora está a passar ao lado. Até para o nosso moderador Ulisses, uma amplitude de variação de 50% não é de estranhar. Vamos ver!
cloud Escreveu:Olá a todos!
Gostaria k me informassem por favor se eu posso adquirir hoje acções da sonae e vender as mesmas sem qualquer tipo de penalização, ou seja posso movimentar o titulo como outro qualquer apesar do spinoff?
Obrigada
Poder podes, mas da para aí uma ordem de 10000000 ao melhor a ver e ito inverte de vez...

- Registado: 24/10/2007 13:46
Olá a todos!
Gostaria k me informassem por favor se eu posso adquirir hoje acções da sonae e vender as mesmas sem qualquer tipo de penalização, ou seja posso movimentar o titulo como outro qualquer apesar do spinoff?
Obrigada
Cloud,
Actualmente a Sonae já não negoceia "ligada" ao Spin-off da Sonae Capital.
Como tal podes efectuar qualquer movimento, como se adquirisses qualquer outra acção.[/quote]
Saudações Alentejanas
Re: Dívida Líquida ....disse eu há dias ...
O EÇA Escreveu::mrgreen:
Parece que os caldeireiros não deram atenção...
Parece que os investidores (em geral) deram atenção !
Consegue explicar melhor essa sua observação acerca da dívida líquida? Obrigado
- Registado: 29/11/2007 13:00
Midas Escreveu:Deixo o gráfico semanal da Sonae Sgps para se ver a importância desta zona. Um fecho abaixo e então é um adeus à bolsa portuguesa durante muito tempo já que como digo e quando tiver tempo coloco um post onde se pode verificar que a maior parte das acções do índice está bear e muito bear e a valorização do índice psi20 é um atirar de areia para os olhos.
Midas,
Não ajustas as cotações nas datas em que ocorreram spin-off's?
cumpts.
Stock.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
nada na manga, tudo na mão.
mr. share Escreveu:ulisses podes me dar uma ajuda, sobre o porque de escolher o suporte 1.46€ e não 1.50€?
Este é o gráfico do Ulisses.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos