Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Indústria...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Centaurum » 9/1/2008 16:20

A minha preocupação vai para a actividade reguladora, que está a anos luz de movimentos de inside trading.Era essa a essência principal da minha questão.Cumprimentos a todos.

Registado: 9/1/2008 13:41

por Centaurum » 9/1/2008 16:17

Aconselho a quem segue a análise técnica a leitura do livro de Paulo Peixoto. Concordo plenamente com o teu comentário Ulisses.

por kpt » 9/1/2008 16:14

Centaurum Escreveu:A análise técnica é estática tal como eu disse baseia-se num comportamento passado, baseado em decisões que players do mercado tiveram a liberdade de tomar. Estas análises devem ser comlementadas com a análise fundamental e no goodwill das empresas em análise e do seu sector e de muitas outras variáveis exógenas. Para te dar um exemplo de quem é W.Buffet eu vou apenas dizer-te o seguinte que esse senhor que é o 2º homem mais rico do mundo e o 1º grande génio da bolsa "foi educado desde pequeno no seio de uma corretora" fartou-se de ver uns indivíduos a correr para os ecrãs sempre que saíam determinadas notícias para faser a tal análise técnica. Respeito a sua forma de estar. Cumprimentos

Centaurum, não te quero desiludir mas a grande maioria que por aqui anda deverá saber quem é Warren Buffet e a sua estratégia. Não és o único a ter lido livros dele e a concordar com a sua estratégia.

Deves apenas ter presente que, quem investe com base em fundamentais deverá fazê-lo com uma perspectiva de longo prazo, tal como o Ulisses disse. Quem investe com base na análise técnica não deverá dar grande importância aos fundamentais ou às noticias(ruído), e deverá ter horizontes temporais bastante mais curtos. Não te esqueças que quem investe com base em fundamentais normalmente só vê por um lado, o lado da subida, quem investe com base na análise técnica não lhe interessa realmente se sobe ou desce, só interessa acompanhar a tendência, ou não é isso que permite ganhar?

Mais um vez digo, se investes com base em fundamentais a tão longo prazo então não te preocupes com movimentos como estes... Simples como isso..

Ambas as estratégias são válidas mas há que entender que ambas tem pressupostos e objectivos diferentes.

Registado: 11/5/2007 23:19

por Centaurum » 9/1/2008 16:06

A análise técnica é estática tal como eu disse baseia-se num comportamento passado, baseado em decisões que players do mercado tiveram a liberdade de tomar. Estas análises devem ser comlementadas com a análise fundamental e no goodwill das empresas em análise e do seu sector e de muitas outras variáveis exógenas. Para te dar um exemplo de quem é W.Buffet eu vou apenas dizer-te o seguinte que esse senhor que é o 2º homem mais rico do mundo e o 1º grande génio da bolsa "foi educado desde pequeno no seio de uma corretora" fartou-se de ver uns indivíduos a correr para os ecrãs sempre que saíam determinadas notícias para faser a tal análise técnica. Respeito a sua forma de estar. Cumprimentos

por mibusiness » 9/1/2008 16:06

Ulisses

Se por acaso um negocio de curto prazo correr mal, e se a empresa tiver bom crescimento futuro, não vejo problemas em aguardar ( passando o curto para medio ou longo). Agora se opta por um trade curto em funçao apenas de AT e se as boas perspectivas tecnicas nao se confirmarem aí já é um erro não vender a perder.

Registado: 29/11/2007 10:31

por Ulisses Pereira » 9/1/2008 15:57

Centaurum, aplicar a análise fundamental a um investimento de longo prazo faz todo o sucesso e quem o faz de uma forma correcta obtém excelentes resultados.

Já o mesmo não posso dizer em relação ao curto prazo. Vejo inúmeros investidores a quererem fazer negócios de curto prazo porque a exmpresa X é boa ou a empresa Y tem um grande futuro e depois ficam completamente surpreendidos pela acção cair bastante em 2 ou 3 semanas.

Para mim, o importante é adequar a abordagem que fazemos ao nosso horizonte temporal.

E também é por isto que me assusto muito quando vejo cada vez mais por aí frases como: "Bem... já que isto está a correr mal, não vendo e deixo ficar isto para os netos". Transformar um negócio de curto prazo em longo prazo é um dos erros mais comuns dos pequenos investidores. É quase como meter a cabeça num buraco para não assumir o erro.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por kpt » 9/1/2008 15:51

Centaurum Escreveu:Digo já que a análise técnica é apenas uma análise estática que não dá grandes garantias e que ilude muito boa gente pois ganham algumas vezes mas ficam sempre a perder, pois basta que uma casa de investimentos tenha uma ordem de determinado cliente que pertença a um pequeno grupo de privelegiados que dominam este pequeno mundo dos negócios dar uma ordem para que a análise técnica mude completamente e é para quem está quase 24h on line.Eu prefiro uma estratégia mais parecida com W.Buffet, baseio-me no longo prazo e tenho uma certa fobia ao pensamento institucional "Lemmings".Cumprimentos.

Quanto a mim acabaste de dizer algo muito errado no que toca à análise técnica. Meu caro, a análise técnica tal como qualquer outra análise não dá garantias ou certezas absolutas, apenas permite-nos adaptar à situação do mercado e jogar com as probabilidades a nosso favor! Há muito que tecnicamente vinhamos dizendo que a SONI estava claramente BEAR. Não é o que se tem confirmado? Enquanto isso já várias vezes mandaram bitaites(price targets) e o que aconteceu? A cotação continuou a cair.

Não quero forçar nada nem ninguém a ser adepto da análise técnica mas dizer que a análise técnica simplesmente não funciona é pura mentira. Funciona e muitas vezes melhor que os fundamentais, pois repare-se o caso da SONI: Os fundamentais apontam para um lado e a análise técnica para outro. Pelos vistos o mercado está a reagir com base em quê? Nos fundamentais não me parece. Outra questão é: Se investes com base na teoria do Buffet então não te preocupes com estes movimentos. Compra e vê a cotação de 6 em 6 meses ou ano a ano. Talvez seja o mais sensato e correcto para esse tipo de estratégia.

por Centaurum » 9/1/2008 15:42

Concordo absolutamente. Mas fico preocupado como é que num mercado dito "de concorrência perfeita" existe tanta assimetria de informação. Penso que determinados price targets são atirados para o exterior com intuito de manipularem os pequenos investidores, pois os clientes dessas corretoras acabam por serem informados de tais intuitos. O que me parece ser grave é como é que os agentes que regulam o mercado fecham os olhos a tais disparidades.Digo já que a análise técnica é apenas uma análise estática que não dá grandes garantias e que ilude muito boa gente pois ganham algumas vezes mas ficam sempre a perder, pois basta que uma casa de investimentos tenha uma ordem de determinado cliente que pertença a um pequeno grupo de privelegiados que dominam este pequeno mundo dos negócios dar uma ordem para que a análise técnica mude completamente e é para quem está quase 24h on line.Eu prefiro uma estratégia mais parecida com W.Buffet, baseio-me no longo prazo e tenho uma certa fobia ao pensamento institucional "Lemmings".Cumprimentos.

por gfalmeida » 9/1/2008 15:39

Boa tarde
Alguém sabe como está a questão do terreno na Rússia que a soni já andava (supostamente) há bastante tempo à procura? Essa podería ser uma notícia capaz de inverter a soni, ou pelo menos acalmar este descalábro

Registado: 29/11/2007 3:35

por Ulisses Pereira » 9/1/2008 14:57

Centaurum, a minha opinião para essa tua questão está expressa no artigo "O horóscopo da Bolsa". Como és um participante novo no Caldeirão e não sei se já terás lido o artigo deixo o link para o mesmo:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59168

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Mariachi » 9/1/2008 14:57

Boas

Pessoalmente não ligo nada aos price target´s, acho que não passam disso mesmo, "preço alvo", um valor a atingir, mas quando??? daqui a 1 dia, 1 mês, 1 ano?
O que conta é a tendência do mercado e neste momento a tendência é ir para baixo. Enquanto houver força vendedora e os states a cairem, como cairam ontem, isto por aqui vai ser cair 4 e 5% ao dia.
Se as coisas la fora ficarem verdinhas, é vê-la subir 3 e 4% por dia até estabilizar. Mais uma vêz a tendência do mercado. Como já vi por ai, a "tendência é nossa amiga". Nunca vá contra o mercado. Digo ainda que quem tem acções, as vê cair 7, 8, 9% e por ai fora e pensa, deixa la, vou para longo prazo... está a cometer um grande erro.
Há por ai uns tópicos muito bem elaborados pelo Ulisses e não só que explicam bem o que é o mercado, como ele funciona e que explica muito bem o que são STOP LOSSES e para que servem.
Quando se tem uma acção e se vê ela a cair todos os dias de uma semana, não se deve ficar chateado com o mercado, mas sim, parar, tentar perceber onde se errou e aprender alguma coisa com isso para a próxima vez não errar de novo.

Um abraço e bons negócios

Registado: 25/6/2007 11:05

por kpt » 9/1/2008 14:52

kpt Escreveu:Resta saber senão é mais areia para os olhos de muitos...

Bons negócios e prudência com este animal, sim a SONI está convertida em urso até prova em contrário.

kpt Escreveu:
sjo Escreveu:Estão quietos os pessimista.... não há gráficos para os valores de hoje?

Ela pode ter batido no fundo ou ter simplesmente um rally normalíssimo depois de tantas sessões a cair, portanto cuidado com tanta euforia...

Ontem enquanto todos estavam eufóricos eu reforçava o que sempre tenho vindo a dizer, apesar de muitos nunca acreditarem. Agora pergunto, onde estão os optimistas?

A análise a fazer é simples. Na SONI o efeito bola de neve das descidas está implementado e com a conjuntura internacional e instabilidade dos mercados tem sofrido bastante. Enquanto estas variáveis não ajudarem a um sentimento positivo de mercado iremos sempre arriscar-nos a apanhar facas a cair...

por Jaimek » 9/1/2008 14:48

Centaurum Escreveu:Alguém me sabe explicar qual a relação que existe entre o price target (da SOI) de cerca de 12€ por acção e o seu comportamento do útlimo mês? Trata-se de um comportamento muito curioso. Como é possível que certas casa avaliam as acções desta forma e que estas avaliações sejam publicadas? Parece-me a mim que aqui hà manipulação no mercado... :?

Os price-targets são emitidos num cenário de Análise Fundamental.
Contudo, as cotações estão actualmente a ser influenciadas pelo comportamento dos mercados mundiais.
Caso não houvesse essa tendência, a cotação estaria sim a tender ao price-target, e, é de esperar que a longo prazo, quando deixar de haver arrastos por causa da Bolsa Americana, que o caminha para estes price-targets seja novamente retomado.

Registado: 21/9/2007 16:30

por Centaurum » 9/1/2008 14:44

Alguém me sabe explicar qual a relação que existe entre o price target (da SOI) de cerca de 12€ por acção e o seu comportamento do útlimo mês? Trata-se de um comportamento muito curioso. Como é possível que certas casa avaliam as acções desta forma e que estas avaliações sejam publicadas? Parece-me a mim que aqui hà manipulação no mercado... :?

por cest » 9/1/2008 14:31

Bom dia

Ontem por esta hora andavam para aí umas noticias espalhadas do género: Sonae dispara 6% com recuperação tecnica etc.etc.etc. hoje não vejo nada, é que disparou mas foi para o lado contrário, por mim, limitei-me (desta vez) a seguir alguns individuos que pelo que me apercebo devem ter algum globo de cristal. Bem hajam por isso. Agora que ninguem consegue perceber o que se está a passar lá isso é verdade, e não acredito que para o bem ou para o mal não venha para aí uma bomba, e se vier, lá fica a ideia de que alguem já tinha a informação. Estou tentado a reentrar depois de ter saido ontem, mas como não se sabe onde isto vai parar, vou só acompanhando com os olhos,é que como disse alguem, mais vale deixar de ganhar 5% do que perder sei lá quantos. Bn.

Registado: 29/11/2007 2:36

por Jaimek » 9/1/2008 14:01

mlra Escreveu:
Alias ira pagar dividendo ( coisa rara no Eng ) e pelas minhas contas 0,50€/acçao.

Uma cotação que nem 6 Euros valoe vai distribuir 0,50 Euros de dividendo ? Como chegou a esse valor ?

Registado: 21/9/2007 16:30

por mlra » 9/1/2008 13:50

Alias ira pagar dividendo ( coisa rara no Eng ) e pelas minhas contas 0,50€/acçao.

Boas!

Ainda não se sabe se a Sonae Ind. irá pagar um dividendo ou não. :?
Sinceramente tenho muitas duvidas de que o venha a fazer mas... se o fizer é bom pois estou dentro a longo prazo e estou a levar tareia :wall:

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por sjo » 9/1/2008 11:43

Se não for dividendos, será para OPA ? Milhões para Contra OPA ? OU o mercado? Alguem me pode esclarecer?

Registado: 29/11/2007 13:23

por artista_ » 9/1/2008 10:50

Bessa Escreveu: Alias ira pagar dividendo ( coisa rara no Eng ) e pelas minhas contas 0,50€/acçao.

Não faço a minima ideia do dividendo que a Sonae Industria ira pagar mas duvido que seja de 0,50€ por acção, isso seriam cerca de 8%!!!!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por carlosbr3131 » 9/1/2008 2:33

Deixo apenas este apontamento,

A sonae Industria de forma directa e indirecta nos ultimos 45 dias encaixou alguns milhoes. vejamos 1º venda de um terreno em espanha 26M, 2º sonae capital vende empresa a soares da costa 80M e por fim emprestimo obrg 50M. questiono apenas porque tudo isto se a empresa esta de " boa saude " e com resultados magnificos??? Alias ira pagar dividendo ( coisa rara no Eng ) e pelas minhas contas 0,50€/acçao.
Se bem me lembro esta prestes a fazer 2 anos ( 07/02/2006 ) que o Eng lançou uma OPA a PT, algo que garantidamente ainda nao esqueceu e esta " mortinho " para dar a volta por cima, alias como ele proprio disse varias vezes "mais oportunidades teremos garantidamente", para o Eng o campeanato nao acabou.
Se bem me lembro antes do lançamento da OPA a Sonae Com tinha feito um movimento interessante, 1,5€ foi ate aos 4,5€, para depois quebrar ate aos 3€ (-50%) e entre os 3€ e os 3,5€ foi lançada a OPA sobre a PT.
Pois bem, se todos sabemos que o Eng nao é apologista de pagar dividendos, pois prefere utilizar os lucros e mais valias no crescimento das suas empresas, o que ira ele fazer com todos estes Milhoes e mais os magnificos lucros que sonae industria atingiu em 2007 ?????? :roll:

So com uma grande conquista se combate uma grande desilusao!!!!

cumps

Registado: 9/1/2006 11:42

por kpt » 8/1/2008 21:48

Perdão, lapso...

por mfsr1980 » 8/1/2008 21:33

Caros forenses,

Será que este empréstimo foi para segurar o título :?:

Um abraço de
Miguel Rodrigues

Registado: 3/5/2007 13:55

por kpt » 8/1/2008 15:31

Peço desculpa.. eu li preço médio de 6,25 e não de 6,00 daí achar muito estranho que os 6,25 pudessem ser média. Sim, 6€ deverá ser a média...

Lapso de leitura, peço desculpa ;)

por DOW » 8/1/2008 15:29

kpt Escreveu:
DOW Escreveu:
Enslaved Escreveu:
DOW Escreveu:Neste momento está a cotar a 6.25 com um preço medio de negociação de 6.00 e 700K de acções negociadas

Como é que vês o preço médio de negociação :oops: .

Vejo no site do meu banco, o CaixaBI, mostra o volume e o preço medio de negociação na sessão.

Esse preço médio está totalmente desajustado, pois foi pouco o tempo e a liquidez que a cotação teve nesses valores e cota agora a 6,02.

O Preço Medio é a media das negociações, 5.90, 5.95, 6.00, 6.05 etc... não quer dizer que tenha negociado a esse preço, por isso é que se chama -> PREÇO MEDIO :wink:

Registado: 29/12/2005 1:10

por kpt » 8/1/2008 15:23

DOW Escreveu:
Enslaved Escreveu:
DOW Escreveu:Neste momento está a cotar a 6.25 com um preço medio de negociação de 6.00 e 700K de acções negociadas

Como é que vês o preço médio de negociação :oops: .

Vejo no site do meu banco, o CaixaBI, mostra o volume e o preço medio de negociação na sessão.

Esse preço médio está totalmente desajustado, pois foi pouco o tempo e a liquidez que a cotação teve nesses valores e cota agora a 6,02.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard33 e 157 visitantes