Cisão Sonae/sonae capital
enologo Escreveu:cbslbstr, no seguimento de um pedido de esclarecimento à Direcção da DSIRS em Maio de 2007, a uma pergunta equivalente à sua, obtive a seguinte resposta:[...] a data de aquisição é a data das que lhe deram origem
Cumprimentos,
T.F.
Muito obrigado, enologo, pela disponibilidade e esclarecimento.
- Registado: 19/2/2007 21:50
cbslbstr Escreveu:Uma pergunta:
Como a SC resulta da cisão da Sonae SGPS, para efeitos de declaração IRS, a data de "aquisição" corresponde à colocação em bolsa da cisão ou a data de compra das acções Sonae SGPS que deram origem à nova cotada?
(isto para efeitos de mais valias de acções detidas à mais ou menos de 1 ano)
É uma pergunta similar à que coloquei sobre o spin-off da PTM, ainda sem resposta![]()
(isto é para quem ficou co acções da PTM atribuídas no spin-off da PT, a data é a do spin-off ou a da compra das acções PT que deram origem às da PTM?)
Vou verificar uns e-mail's que troquei com a administração fiscal no ano passado, sobre a Cisão SON/SONI... se não disser aqui nada durante o dia de hoje, envie-me uma mensagem pessoal!
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!
comentário
Caros
Como devo entender o que o JN escreve?
"Os 2 mil milhões de direitos da Sonae Capital que foram entregues aos accionistas da Sonae SGPS e serão hoje admitidos à negociação estão assim avaliados em 37 cêntimos cada um (entre 0,32 e 0,40 euros), tendo em conta que cada oito direitos conferem uma acção. Os 250 milhões de títulos que entram em bolsa no final do mês estão avaliadas pelos analistas em 2,96 euros, com as estimativas das casas de investimento a oscilarem entre 2,58 e 3,20 euros."
cumps
Como devo entender o que o JN escreve?
"Os 2 mil milhões de direitos da Sonae Capital que foram entregues aos accionistas da Sonae SGPS e serão hoje admitidos à negociação estão assim avaliados em 37 cêntimos cada um (entre 0,32 e 0,40 euros), tendo em conta que cada oito direitos conferem uma acção. Os 250 milhões de títulos que entram em bolsa no final do mês estão avaliadas pelos analistas em 2,96 euros, com as estimativas das casas de investimento a oscilarem entre 2,58 e 3,20 euros."
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
Uma pergunta:
Como a SC resulta da cisão da Sonae SGPS, para efeitos de declaração IRS, a data de "aquisição" corresponde à colocação em bolsa da cisão ou a data de compra das acções Sonae SGPS que deram origem à nova cotada?
É uma pergunta similar à que coloquei sobre o spin-off da PTM, ainda sem resposta
(isto é para quem ficou co acções da PTM atribuídas no spin-off da PT, a data é a do spin-off ou a da compra das acções PT que deram origem às da PTM?)
É uma pergunta similar à que coloquei sobre o spin-off da PTM, ainda sem resposta

- Registado: 19/2/2007 21:50
Viegaspinto Escreveu:Acabei de ir ao BIG, e na minha carteira ainda não foram colocadas nenhuns direitos.
Espero que estejam lá amanhã, antes das 8 horas.
Nunca sabe-se o que pode acontecer...lembrando o que aconteceu ao valor dos direitos da Inapa, que terminaram as negociações a valer 0,01€
no caso da sonae um valor tao baixo (nem que fosse 0.05) significava acçoes a 0,40€.
espero bem que nao cheguemos a estremos...
20centimos no minimo.

Re: eu tb..
frigas Escreveu:..tenho os meus a 0.22€ e aproveito para transmitir que acabei de ir ao correio,onde estava uma cartinha do BCP a explicar toda esta operação e a informar que se não vender os direitos, as acções SonC serão colocadas na minha carteira no dia 28 de Janeiro,sendo o início da negociação das mesmas no fínal de Janeiro.
ainda não tenho os meus, mas no BPI Net, na lista do PSI-Geral, já é possível verificar que os mms estão "prontos" a serem negociados a partir de 0,24
Acabei de ir ao BIG, e na minha carteira ainda não foram colocadas nenhuns direitos.
Nunca sabe-se o que pode acontecer...lembrando o que aconteceu ao valor dos direitos da Inapa, que terminaram as negociações a valer 0,01€
- Registado: 6/1/2006 1:17
Jaimek Escreveu:Nyk Escreveu:Eu tambem tenhos os meus em carteira mas sem cotação atribuida, mas acho que a cotação deve ser de 0,24 e não 0,22, ou estou enganado
E se reparares, para além de não aparecer a cotação, a quantidade de direitos é igual à quantidade de acções da Sonae.sgps.
Tenho ideia que a quantidade de direitos é igual ao número de acções da Sonae SGPS detidas...
Só com 8 direitos se consegue uma acção da Sonae Capital... penso que é assim!
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!
eu tb..
..tenho os meus a 0.22€ e aproveito para transmitir que acabei de ir ao correio,onde estava uma cartinha do BCP a explicar toda esta operação e a informar que se não vender os direitos, as acções SonC serão colocadas na minha carteira no dia 28 de Janeiro,sendo o início da negociação das mesmas no fínal de Janeiro.
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré
Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta
A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont
Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta
A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont
Nyk Escreveu:Eu tambem tenhos os meus em carteira mas sem cotação atribuida, mas acho que a cotação deve ser de 0,24 e não 0,22, ou estou enganado
E se reparares, para além de não aparecer a cotação, a quantidade de direitos é igual à quantidade de acções da Sonae.sgps.

- Registado: 21/9/2007 16:30
jcms Escreveu:pjota_CALD Escreveu:Já há valor definido para os direitos da Capital? E o valor desses direitos é creditado na conta como um activo normal? É que no meu banco nada aconteceu entretanto.
Eu já os tenho em carteira cotados a 0.22€.
Bons negocios
Eu tambem tenhos os meus em carteira mas sem cotação atribuida, mas acho que a cotação deve ser de 0,24 e não 0,22, ou estou enganado

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
pjota_CALD Escreveu:Já há valor definido para os direitos da Capital? E o valor desses direitos é creditado na conta como um activo normal? É que no meu banco nada aconteceu entretanto.
Eu já os tenho em carteira cotados a 0.22€.
Bons negocios
- Registado: 29/11/2007 4:08
Nesta questão sou da opinião do Bullion. Não percebi a correcção teórica feita pela Euronext. Já alguém se lembrou de perguntar à comissão de gestão do índice porque fez assim? Se bem que em termos práticos isso seja pouco relevante.
Pelo que me apercebi a correcção nos produtos derivados não teve definitivamente em conta esse factor de ajuste. Ao que parece, pelo menos os 'warrants' vão corrigir pelo valor de abertura dos direitos no dia 9, o que não me parece correcto pelo facto de não ser uma cotação com grande representatividade.
Parece haver aqui uma certa ligeireza no tratamento destas questões. O que é dito nos prospectos de emissão dos 'warrants', eu fui ler, é que nestas situações se aplica os métodos usados no mercado das opções. Nas opções há vários métodos consoante o evento corporativo ocorrido com o activo subjacente, e nestes casos de cisão, o mais justo seria emitir 'warrants' da Sonae Capital e entregá-los ao detentores de 'warrants' da Sonae.
Pelo que me apercebi a correcção nos produtos derivados não teve definitivamente em conta esse factor de ajuste. Ao que parece, pelo menos os 'warrants' vão corrigir pelo valor de abertura dos direitos no dia 9, o que não me parece correcto pelo facto de não ser uma cotação com grande representatividade.
Parece haver aqui uma certa ligeireza no tratamento destas questões. O que é dito nos prospectos de emissão dos 'warrants', eu fui ler, é que nestas situações se aplica os métodos usados no mercado das opções. Nas opções há vários métodos consoante o evento corporativo ocorrido com o activo subjacente, e nestes casos de cisão, o mais justo seria emitir 'warrants' da Sonae Capital e entregá-los ao detentores de 'warrants' da Sonae.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Não tenho seguido a Sonae SGPS ultimamente...
Esta operação, quanto a mim, vem cair num período conturbado do mercado acionista. A volatilidade está aí e torna a entrada neste tipo de operação um acto de elevado risco. Falou-se da Altri... pois mas a Altri surge num período em que a Bolsa estava a iniciar o seu grande arranque para máximos
Agora estamos periclitantes e poderemos cair repentinamente para minimos...(acompanhem o tópico do Arnie e estejam com atenção).
Por outro lado, a avaliação efectuada pelos bancos à SCap. parece-me muito dispar de uns para os outros e parece ser mais um price target para a SCap.que outra coisa
Quanto aos price Target das casas de investimento e bancos, no momento presente, são apenas arames em que muitos dos investidores podem ficar pendurados...
Aconselha-se, no presente a desvalorizar complectamente os PT dos bancos e casas de investimento. O mercado está a lateralizar há tempinho e, para mim, esta é a primeira fase da correcção das quedas. Eu diria que estamos numa fase de distribuição e a paroximarmo-nos da baixa sensível. Depois... resta-nos o pânico
Neste contexto será boa ideia entrar numa acção deste tipo
Montes de incertezas
Cada um é que sabe e deve saber porque comprou, porque vendeu ou porque ficou de fora deste movimento... eu estou fora... quero dormir descansado 
Esta operação, quanto a mim, vem cair num período conturbado do mercado acionista. A volatilidade está aí e torna a entrada neste tipo de operação um acto de elevado risco. Falou-se da Altri... pois mas a Altri surge num período em que a Bolsa estava a iniciar o seu grande arranque para máximos

Por outro lado, a avaliação efectuada pelos bancos à SCap. parece-me muito dispar de uns para os outros e parece ser mais um price target para a SCap.que outra coisa

Aconselha-se, no presente a desvalorizar complectamente os PT dos bancos e casas de investimento. O mercado está a lateralizar há tempinho e, para mim, esta é a primeira fase da correcção das quedas. Eu diria que estamos numa fase de distribuição e a paroximarmo-nos da baixa sensível. Depois... resta-nos o pânico

Neste contexto será boa ideia entrar numa acção deste tipo

Re: Bullion
joao4702 Escreveu:A questão aqui é o facto de o índice necessitar de uma referência para ajustar a cotação da SonaeSGPS, porque no dia em que os direitos começassem a transaccionar haveria uma descida abrupta da cotação da sonaesgps, ou até mesmo ontem a poderia ter havido com base nas expectativas de venda dos direitos de cisão ou até da possível cotação da sonaecapital em bolsa.
Desculpe corrigi-lo mas não é vedade que o índice precise de uma cotação da SONAE ajustada.
E sabe porquê?
Porque o correcto é no dia do exright a SONAE não contar para o índice.
Isso já foi feito e de modo correcto com a Altri:
Leia aqui com atenção ...
http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=256126
Além disso tome nota que ao dividir 250.000.000 por 2.000.000.000 está só a dividir o número de accções da SC pelo número de acções da SONAE e não seu valor!. Esta divisão não tem qualquer valor, nem diz nada sobre o valor da SC!
A parte a azul foi acrescentada ao post original
Bullion
Bullion,
Concordo consigo claramente que o mercado é que deveria efectuar essa atribuição aos preços.
A questão aqui é o facto de o índice necessitar de uma referência para ajustar a cotação da SonaeSGPS, porque no dia em que os direitos começassem a transaccionar haveria uma descida abrupta da cotação da sonaesgps, ou até mesmo ontem a poderia ter havido com base nas expectativas de venda dos direitos de cisão ou até da possível cotação da sonaecapital em bolsa.
O ajuste foi de 0,125 x 1,91€ mas poderia ter sido outro qualquer dentro da racionalidade claro.
Agora vamos ver como o mercado vai reagir sabendo de ante mão que cada accionista da sonaesgps pagou 1,91€ por cada acção da sonaecapital. As avaliações dos bancos conferem um potêncial de quase 1€ face às avaliações no intervalo de 2,68€ e 2,78€.
Há um facto que é matematica pura e simples que é o factor de 0,125 de sonaes capital por cada detida da sonaesgps. E isto tem haver com a estrutura dos capitais sociais das empresas:
Nº. Acções da sonaesgps 2.000.000.000
Nº. Acções da sonaecapital 250.000.000
Participação da sonaesgps na sonaecapital é de 100%,
logo, regra 3 simples:
2.000.0000.000 - 250.000.000
1 - x
x = 250.000.000/2.000.000.000 = 0,125
O resto é o mercado que dita.
Concordo consigo claramente que o mercado é que deveria efectuar essa atribuição aos preços.
A questão aqui é o facto de o índice necessitar de uma referência para ajustar a cotação da SonaeSGPS, porque no dia em que os direitos começassem a transaccionar haveria uma descida abrupta da cotação da sonaesgps, ou até mesmo ontem a poderia ter havido com base nas expectativas de venda dos direitos de cisão ou até da possível cotação da sonaecapital em bolsa.
O ajuste foi de 0,125 x 1,91€ mas poderia ter sido outro qualquer dentro da racionalidade claro.
Agora vamos ver como o mercado vai reagir sabendo de ante mão que cada accionista da sonaesgps pagou 1,91€ por cada acção da sonaecapital. As avaliações dos bancos conferem um potêncial de quase 1€ face às avaliações no intervalo de 2,68€ e 2,78€.
Há um facto que é matematica pura e simples que é o factor de 0,125 de sonaes capital por cada detida da sonaesgps. E isto tem haver com a estrutura dos capitais sociais das empresas:
Nº. Acções da sonaesgps 2.000.000.000
Nº. Acções da sonaecapital 250.000.000
Participação da sonaesgps na sonaecapital é de 100%,
logo, regra 3 simples:
2.000.0000.000 - 250.000.000
1 - x
x = 250.000.000/2.000.000.000 = 0,125
O resto é o mercado que dita.
À CMVM cabe regular o mercado e alertar os investidores e accionistas das empresas que fazem este tipo de operações que o valor intrínseco da "casa mâe" vai mudar. É que isto ainda não é a república das bananas.E depois há a contabilidade das empresas que necessariamente têm que ser transparentes e conter todos os seus activos.O que saiu de activos da Sonae sgps tem que ficar registado assim como o seu valor. Quem atribuiu esse valor? A própria sonae mais o mercado. E a CMVM só depois da cisão, tendo os números na mão é que veio dizer o valor do destacamento dos activos da sonae capital.
Agora o mercado continua e a esse caberá definir a variação de valor para uma e para outra. Mais simples...é impossível.
Abraço
Agora o mercado continua e a esse caberá definir a variação de valor para uma e para outra. Mais simples...é impossível.
Abraço
- Registado: 23/1/2006 23:54
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Google [Bot], Kooc, latbal, malakas, Masterchief, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shift72, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 130 visitantes