Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ajuda - Stops em warrants

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 6/5/2003 1:34

Caro Basher,

Negoceio warrants desde os primórdios, quando o Citi lançou os famosos warrants sobre PTC e Nasd 100. Lá para o ano 2000.
Depois de muitas evoluções, cheguei à conclusão que não foram os warrants que me causaram dissabores, mas sim falta de disciplina, medo e ganância. Adiante... os melhores stops para warrants são mesmo os mentais. Esses são os mais difíceis, concordo, mas se conseguirmos sempre educar a nossa mente para cortar as perdas sem nunca esperarmos por um possivel momento bom (wishfull thinking), seremos vencedores. Nos warrants, temos um inimigo: a volatilidade implícita. Cabe-nos, até por causa disso, a tarefa de disciplinar a mente para nunca brincarmos com o fogo: qualquer ganho é de aproveitar e qualquer perda é para limitar. Ponto final.

Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

stop

por Tennis » 6/5/2003 0:59

Precisamente,

Como sempre, acertadíssimo, caro Ulisses.

De facto, se não houver transacções, não obstante o MM estar dentro do mercado, a cotação do warrant, por exemplo, vai descendo sorrateiramente, e, quando der-mos por ela, o stop, já era, ou antes, não chegou a ser, ou, melhor ainda, quando for, já é tarde de mais.

O melhor, é ir para os CFD´s, a não ser, para quem negoceie warrants in the money e não em day trade (por exemplo horizonte temporal de 3 a 4 dias) e, também, acima de tudo, tenha nervos de aço :|

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

Realmente..

por basher » 6/5/2003 0:59

Realmente, parece-me que a única forma de negociar em warrants é estar a acompanhar permanentemente o mercado. E mesmo assim é dificíl tomar decisões devido às variações.

Obrigado ao Ulisses e ao Tennis pela ajuda
Riding the wave..

Registado: 12/12/2002 1:41

por Ulisses Pereira » 6/5/2003 0:53

Exacto. Mas eu vou ainda mais longe: Não é necessário, para que essa situação aconteça, que o MM saia fora do mercado. Há inúmeras situações em que o MM está no mercado, cumprindo escrupulosamente o seu papel, mas não há transacções, limitando-se o MM a ajustar a sua posição na compra e na venda. Ou seja, a PT pode descer 5% e não haver uma única transacção nos "warrants" (não activando o "stop"), mesmo que o MM continue no mercado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

warrants

por Tennis » 6/5/2003 0:50

Ora, nem mais, caro Ulisses,

No post supra acabei, acho eu, por exemplificar uma das situações por si evidenciadas.

Abraço.

Tennis

warrants

por Tennis » 6/5/2003 0:45

Caro bacher,

Em warrants, não há problema de liquidez (porque o MM durante a grande parte do dia tem que estar dentro do mercado com ordens de compra e venda).

Quando me refiro à liquidez, quero significar warrants que não são muito transaccionados.

Enquanto em warrants em que há muitas transacções diárias, ainda que o MM salte fora, normalmente há compradores ou vendedores compatíveis com a cotação dos warrants.

Mas, imagine, uns warrants em que quase não há transacções diárias.
A cotação está a 1.00 (compra/com MM no mercado). A cotação desce aos 1.00, o stop é disparado e o MM está salta fora.

Agora, de duas uma:

1- Tem ordem stop ao melhor (o MM salta fora, aparece um comprador com ordem nos 0.50), o seu stop é concretizado, e lá vai 50% do seu dinheiro;

2 - Tem stop a preço certo (1.00), mas o MM está fora, a cotação do warrant continua a descer, não há comprador, e, quando o MM aparece, por exemplo, a cotação já está a 0.80, sendo a sua ordem concretizada a 0.80 (quando tinha o stop a 1.00)e, entretanto, perdeu pelo menos 20%.

Talvez com este exemplo perceba melhor o que quis dizer quanto à falta de liquidez (atenção mais uma coisa, o MM, normalmente, imediatamente antes das aberturas e fechos do mercado, salta fora, nessas alturas é muito perigoso ter stops em warrants pouco líquidos)...

Abraço,

Tennis.

por Ulisses Pereira » 6/5/2003 0:39

Curioso que o Tennis referiu o problema dos "stops" poderem ser activados num movimento brusco dos "warrants" sem terem real correspondência no activo subjacente e eu referi o problema dos "stops" não serem activados pelo facto de poder não existirem transacções de "warrants" com variações significativas no activo subjacente, existindo apenas as alterações de posicionamento nos COF`s dos "market makers".

Ambos os problemas são importantes e tornam quase impossível usar os "stops" eficientes na negociação de "warrants".

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

O preço médio

por basher » 6/5/2003 0:35

Caro Tennis,

O objectivo não é diminuir o preço-médio. Se seguir o que eu lhe disse o preço médio até sai mais caro. Mas diminui o risco.

Já agora, gostaria de perguntar em que warrants têm tido problemas de liquidez. Eu tenho usado os do dax da CT, e não tenho tido problemas em comprar ou vender. Quanto aos gaps de um dia para o outro, no site da citiwarrants é possível ver o valor actual do warrant, visto que como é negociado em várias bolsas em simultâneo, o valor também muda. Os cfds parecem-me uma boa alternativa, mas os warrants exigem menos dinheiro que os cfd's. Na LJC é necessário um mínimo de 2500 euros para abrir a conta.

Obrigado pelas respostas
Riding the wave..

stop em warrants

por Tennis » 6/5/2003 0:26

Caro bacher,

Sinceramente, não aconselho a utização de várias entradas (de forma a reduzir preços médios), essencialmente em warrants.

Mais vale entrar com menor quantidade de dinheiro, e jogar só com esse...

No tocante aos stops em warrants, acho que a solução por si avançada será a melhor.

Ou seja, tudo passa por analisar o subjacente (resistências, suportes, etc.). Em função da análise do subjacente, colocar um stop loss no subjacente e, depois, fazer uma correspondência aos warrants (o activobank 7 tem uma ferramenta de cálculo que o permite fazer, i.e., para o dia seguinte, calcula o stop do subjacente e vê a quanto corresponde esse valor na cotação do warrant).

Depois de fazer essa correspondência, colocaria o stop no warrant ligeiramente mais abaixo, uma vez que a volatilidade e outros factores têm influência na cotação destes...

Atenção à liquidez do warrant em que está investido. Em warrants com pouca liquidez, há o risco de o stop ser disparado com uma pequena transacção, o MM salta fora, e de repente, temos um mafioso com uma ordem de compra a um preço muito inferior...

Abraço,

Tennis.

por Ulisses Pereira » 6/5/2003 0:24

Basher,

Além dos problemas que apontaste, ainda há um grande risco que é o do stop não ser activado! Sugiro-te que vejas esta antiga troca de posts aqui no caldeirão onde o FT toca nesse assunto:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ght=#34302

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Ajuda - Stops em warrants

por basher » 6/5/2003 0:17

Comecei à algum tempo a iniciar-me nos warrants. E há algo que me tem feito pensar muito. Como colocar stops em warrants.

É dificil fazêlo porque variam muito, até intraday. Uma possível solução seria encontrar um bom ponto de stop no activo subjacente, e depois ver o histrico do warrant para tentar projectar o valor do warrant no do subjacente. Mas parece-me que mesmo assim, devido ao efeito de alavancagem, as variações podem ser imensas.

Pensei noutra solução, que consiste em inicia´lmente investir no warrant apenas parte do dinheiro destinado ao trade, usando stops largos, e gradualmente, conforme fossem concretizados ganhos, reforçar a posição, elevando o stop. Assim ao não colocar o dinheiro todo de uma vez as possivéis perdas diluem-se. Por exemplo, se investir 25% do dinheiro destinado ao trade e o colocar stop do warrant 20% abaixo do valor de entrada, as perdas seriam apenas de 20% de 25%, ou seja 5%. Que é um valor mais aceitável para um stop. Parece-me que usando esta estratégia consegue-se diminuir o risco, tendo como preço a diminuição dos possiveís ganhos.

Para quem já tem mais experiência em warrants, gostava de perguntar como colocam os stops habitualmente?
Riding the wave..

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], jorgemvm, PMP69 e 166 visitantes