Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Updates Diários de PT e Dax

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 6/5/2003 7:06

Oi GPinto

Vou-te fazer uma pergunta que acho que é a 1ª a ser feita.

Com que intuito escreves tu as análises?

:arrow: Pelo reconhecimento público?
:arrow: Pelo prazer que ela te dá?
:arrow: Vicio?
:arrow: O gosto de ensinar algo que sabes que é valido e que pode ajudar outros a encontrar uma estratégia ou sentido de orientação nos mercados?
:arrow: ajuda a manter a disciplina do teu sistema, "obrigando-te" a respeitar os sinais visto, que os tornaste publicos?

Penso que quando encontrares a resposta a esta pergunta já não terás mais duvidas.

Eu sei que pode ser frustrante escrever algo que deu bastante trabalho a fazer e no final não haver uma unica resposta, mas ao ver o nº de visitas, essa frustração desaparece pois sabes que das 200 pessoas que te leram algumas reteram o que disseste, tiraram notas ou imprimiram para fazer um estudo rigoroso do que falaste.
São essas pessoas que deverão ter a tua máxima atenção.

Bem, se quiseres ter muitas respostas....podes sempre ofender alguém :wink:

Um abraço
arnie

PS: Mais uma pergunta. Achas realmente necessário fazer um update diário? Achas que vale a pena deixar um post apenas para dizer que tudo se mantem como na análise anterior?
O tempo perdido em escrever um post desses penso que seria mais proveitoso para os teus leitores se analisares outro título/indice.

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

De facto

por allen » 6/5/2003 0:30

De facto meu caro

Na maioria dos casos chegamos a estes temas de bolsa pela via do investimento falhado .

Miragem e a certeza de que o nosso vizinho do lado consegiu aquelas ferias de sonho a custa de umas acoes de PTM vendidas a bom preço , traçaram para muitos o caminho para a desgraça

Muitas vezes de desastre em desastre abandonamos ou nos remetemos a necessidade de encontrar uma fonte de informação , formação que nos permita com maior segurança , recuperar o dinheiro perdido

Não existem espaços de formação organizada e com muita frequência é a amargura do desaire que nos orienta para caminhos bem dificeis de levar ate ao fim . Quantos amigos não ficaram pelo caminho

Creio que este espaço , tem isso de excelente . Não vi ate hoje uma única duvida que tenha ficado sem resposta . Um único tormento que tenha ficado sem apoio

A ausência de “ debate “ não significa menor participação . Estamos perante um espaço em que apesar de uma grande esforço nem todos estamos em condições de discutir os temas com a mesma profundidade

Opinar tem uma grande vantagem : obriga-o a um elevado esforço de síntese e a confrontar-se com a necessidade de precisar os seus raciocínios Tudo o resto do debate é so um elemento adicional

Claro que seria bem interessante ter a possibilidade de com alguma frequencia promover um momento de discussão publica deste temas . Pode ser que um dia isso seja possível . Por agora o trabalho que tem vindo a realizar merece toda a nossa gratidão

AS

Registado: 29/12/2002 20:37

por MarcoAntonio » 6/5/2003 0:23

Bem, o gpinto tem trocado muitas impressões comigo via MSN, quase diariamente, e já por diversas vezes lhe dei a minha opinião pessoal acerca destas queixas (que ele já me vinha fazendo em privado). No entanto, como o assunto foi tornado público mais uma vez por ele, creio que se justifica colocar tb aqui a minha opinião...

Tal como já lhe tenho dito em privado, parece-me que as análises do gpinto estão entre as mais apreciadas pelos leitores. Não noto que sejam menos aceites, menos lidas ou menos comentadas que a generalidade, antes pelo contrário...

A observação do Ulisses parece-me igualmente muito pertinente. De facto é uma perspectiva da questão muito elucidativa. Não é de esperar que dado que existem muitos estilos de análise distintos e de uma forma geral uns e outros respeitam as diversas formas de análise, que todos os updates sejam alvo de discussão, principalmente por quem aborda o mercado de forma diferente. Assim como o gpinto normalmente não interpela quem faz outro tipo de análises, os outros não interpelarão, regra geral, as análises do gpinto.

Depois, existe a maioria silenciosa que lê apenas. Lê apenas as do gpinto e a de outros, não se notando que sejam mais silenciosos com as do gpinto em particular. De onde a onde alguém comenta, da mesma forma que o fazem (com regularidade semelhante) a análises colocadas por outros participantes.

Se é em vão que o gpinto coloca as suas análises?... Não creio, sinceramente. Parece-me evidente que estão entre as mais apreciadas e mesmo que não fossem, pela forma correcta como são apresentadas seríam sempre úteis.

E em todo caso, não me parece que a queixa faça sequer sentido: os sinais de apreço têm sido evidentes e as interpelações têm sido ocasionais o que me parece perfeitamente normal. Numa análise que é, regra geral, diária nem me parecia natural se gerasse diariamente um grande discussão...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

É simples

por peantpe » 6/5/2003 0:22

Calar é consentir. O que em bom português quer dizer: Aquiescer, aderir, aprovar, concordar...
Um abraço
peantpe

Registado: 26/11/2002 23:43

por Oeiras » 5/5/2003 23:57

Só dizer-te o seguinte GPinto, eu leio os teus Updates todos, falta-me é os conhecimentos técnicos para poder debater contigo alguns aspectos e penso que isso é um mal da maior parte das pessoas que te leiem, por isso essa carência de Feed-back, que na realidade existe, só que é silencioso.
Um abraço e continua.

Registado: 4/11/2002 22:29

por Ulisses Pereira » 5/5/2003 23:50

Caro G.Pinto,

Vou ser o mais sincero possível contigo.

Se há coisa da qual não restam dúvidas é que és dos analistas que as pessoas mais gostam de ler. A forma como te elogiam, como te colocam perguntas e o número de posts teus lidos é uma demonstração inequívoca disso. Eu não fujo à regra e sou um leitor fiel.

Colocas a questão de teres pouco "feedback". Antes de responder "às cegas" fui confirmar a ideia que tinha e fui consultar os teus últimos 80 posts. Exceptuando o caso do Allen, nunca colocas questões ou fazes comentários aos posts dos outros participantes, tal como queres que te façam a ti.

Eu acho isto perfeitamente normal. É complicado estarmos a colocar questões e a fazer comentários mais aprofundados de análises que utilizam métodos diferentes dos nossos e onde não nos sentimos à vontade.

Não é de um dia para o outro que se aprende um método ou que ficamos fãs dele. Só o tempo e a qualidade das análises faz com que isso aconteça.

Se fui buscar o exemplo da tua não participação nos posts dos outros foi para que percebas que tal não resulta de falta de interesse. Porque penso que também aprecias muita gente que aqui escreve e às quais lês em silêncio sem comentares.

Da minha parte, posso dizer-te que gostava muito que continuasses.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

análises

por Tennis » 5/5/2003 23:48

Bem, caro Gpinto, não foi de propósito, mas, já acabei de colocar em resposta a um post seu, uma análise minha à ptc.

Pode não ser grande coisa, mas é uma simples opinião.

Abraço,

Tennis

Vou tentar, de ora em diante, fazer também pequenos updates à ptc e ao dax.

Registado: 4/11/2002 23:01

Updates Diários de PT e Dax

por Gpinto » 5/5/2003 23:39

Antes de mais deixem-me dizer que as minhas próximas palavras não revelam nada de crítica aos Administradores deste Fórum (de quem tenho boa impressão), nem aos seus participantes.

Também não quero com o post, pedir que me teçam rasgados elogios/críticas, porque não será isso a fazer-me continuar, ou não a postar aqui os updates.

O que considero, é o facto de ser inglório todas as noites (agora com menos assiduidade por razões por quase todos conhecidas), postar aqui os Updates, e não ter críticos das análises, ou alguns participantes que acrescentem valor aos mesmos. Troca de ideias, no fundo. Aliás, é para isso que servem os posts. A única pessoa que tem vindo a debater comigo estes temas, e que me tem dado essa honra, é o meu amigo Allen.

Não sou daquelas pessoas que coloco a minha opinião, e ignoro a dos outros, ou me acho o senhor da razão. Gosto de ser confrontado, constructivamente, e até poder alterar algo que não esteja perfeitamente correcto no meu raciocínio.

Não vejam este post como um ultimato a deixar de aqui colocar as análises. Penso é que compreensívelmente (penso), é triste para mim ver que tenho leitores, mas dá a ideia que é só ler e nada mais. O trabalho é em vão.

Meditem por favor, e quem quiser, ajude a melhorar o que tanto prazer e trabalho me dá a fazer, e contra-argumente / comente, etc.
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Majestic-12 [Bot], PMP69 e 115 visitantes