Caldeirão da Bolsa

Cotadas passam a ter três casas decimais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por smallfield » 24/1/2008 19:30

Bem as vantagens são a descida abrupta dos custos implicitos de transacção, logo é uma medida que só peca por tardia. Repara que no BCP a 2,11 2,12, se quiseres "agredir" o Mercado estás a perder á partida 0,47%. Em 1000 € são quase 5 €

Com a nova medida este valor teóricamente baixa para metade, o que é logicamente positivo( tanto melhor quanto mais activo for o trader). Adicionalmente, isto permite que todos os produtos Derivados sobre activos Portugueses ( Futuros, Opções, Warrants, CFD´S) passem a ter uma liquidez potencial bem superior.

Por exemplo os futuros do PSI 20 em vez de cotarem com 25 pontos de diferença bid/ask teoricamente poderão cotar com 15 ou mesmo 10 pontos de diferença.

De qualquer modo, a medida só apareceu devido ao exagero de stock splits na Bolsa Nacional

Registado: 10/12/2007 10:25

por - GOE - » 24/1/2008 17:41

A partir de 28 Jan.: EDP, BCP, ALTRI, PT, REN, CIMPOR, BPI, JMT, SON e BES passarão a ser cotados com 3 casas decimais.
As ordens poderão ser dadas em incrementos de 0.005 EUR.

Também já não percebo, esta é informação que está na caixabi, a mim parece-me que seja a SONAE SGPS...

Registado: 5/12/2007 16:26

por Titleist » 24/1/2008 17:33

Informamos que, a partir de 28 de Janeiro, as acções da ALTRI, BANCO BPI, BCP, BES, CIMPOR, EDP, J.MARTINS, P.TELECOM, REN e SONAECOM passarão a ser negociadas na Euronext Lisbon com 3 casas decimais e variação mínima da cotação (tick size) de 0,005 euros.

Adicionalmente, as acções do mercado Belga AGFA-GEVAERT, BELGACOM SA e UCB passarão também a ser negociadas na Euronext com 3 casas decimais e variação mínima da cotação de 0,005 euros.

As demais acções e valores mobiliários admitidos à negociação na Euronext continuarão a ser transaccionadas com 2 casas decimais e com variação mínima da cotação de 0.01 euros.

mas é a SONAECOM ou a SONAE SGPS ?

Registado: 5/12/2006 16:44

por Titleist » 23/1/2008 12:04

É só para não esqueceram ... é já 2ª feira, dia 28

Euronext Lisbon
Acções negoceiam com três casas decimais
A partir de 28 Janeiro, as acções da EDP, BCP, Altri, PT, REN, Cimpor, BPI, Jerónimo Martins, Sonae SGPS e BES passarão a ser cotadas com três casas decimais, de acordo com uma instrução dada pela Euronext aos intermediários financeiros. Assim, a partir daquela data, as ordens poderão ser dadas em incrementos de 0,005 euros, o que irá reduzir o "spread" dos títulos.

Registado: 5/12/2006 16:44

por Tecnoboy » 10/1/2008 13:58

Era bom não deixar cair este assunto no esquecimento e que outros membros antigos no forum e não só, mas com experiência nos mercados, viessem dar a sua opinião !

Não só os moderadores/administradores, mas todos !

Obrigado

Registado: 10/12/2002 0:26

por Resina » 9/1/2008 22:30

Tecnoboy Escreveu:Noutro tópico que estava em Inglês, já se falava em 4 casas decimais e negociação em intervalos de €0.0001...
Isto confirma-se para o futuro? Lá não vinha a fonte da notícia...

A meu ver, se não existem moedas de €0.005 e se não se negoceiam produtos em incrementos desse genero (a não ser a gasolina, plo menos eu não me lembro de mais), não vejo porque é que nas acções deva ser assim !?

Eu não vejo qual o interesse de o fazer. Nem sei porque razão vão a passar estar cotadas dessa maneira... Outros intrumentos até tem lógica, agora os que foram anunciados... Talvez a Sonae que costuma ter os cofs sempre muito carregados no mesmo valor.
A gasolina está cotada mas a nós pouco nós valhe, acabamos sempre por pagar com as duas casa decimais, e a maquina não chega a ter a precisão necessária para podermos colocar o valor certo...
Mas gostava de ouvir a opinião dos Moderadores acerca deste assunto.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Tecnoboy » 9/1/2008 17:17

Ok, penso que esta notícia é muito importante, tanto, que já foram abertos 4 tópicos segundo o Ulisses !

Por isso seria interessante angariar-mos mais comentários de outros membros do forum, que não apenas os que já aqui participamos !

Noutro tópico que estava em Inglês, já se falava em 4 casas decimais e negociação em intervalos de €0.0001...
Isto confirma-se para o futuro? Lá não vinha a fonte da notícia...

A meu ver, se não existem moedas de €0.005 e se não se negoceiam produtos em incrementos desse genero (a não ser a gasolina, plo menos eu não me lembro de mais), não vejo porque é que nas acções deva ser assim !?

Mais, penso que é uma estupidez, não vejo como vá aumentar a volatilidade como já alguem disse e não gostei quando a medida foi implementada nos mercados americanos à alguns anos atrás, penso que na Europa se está a seguir maus exemplos com o objectivo de provavelmente obter algum tipo de "normalização"/"standard" entre os vários mercados mundiais...

Gostaria de obter mais opiniões...

Registado: 10/12/2002 0:26

por Resina » 9/1/2008 16:34

rosario Escreveu:Copiado do post "Euronext Lisbon - Acções negoceiam com três casas decimais"

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59892

No seguimento que que disse, acho vantajoso porque haverá maior volatilidade nos títulos em causa.

A desvantagem que encontro à 1ª vista será para o pequeno investidor, que a manterem-se as comissões de compra/venda poderá ver o lucro absorvido pelas comissões.

As correctoras cobram 2€ por negocio mais a comissão ou entao o preço fixo, qual a diferença que vai fazer? Não estou a perceber essa...

por rosario » 9/1/2008 16:30

Copiado do post "Euronext Lisbon - Acções negoceiam com três casas decimais"

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59892

No seguimento que que disse, acho vantajoso porque haverá maior volatilidade nos títulos em causa.

A desvantagem que encontro à 1ª vista será para o pequeno investidor, que a manterem-se as comissões de compra/venda poderá ver o lucro absorvido pelas comissões.

Registado: 27/9/2007 14:33

por Resina » 9/1/2008 10:52

Euronext Lisbon
Acções negoceiam com três casas decimais
A partir de 28 Janeiro, as acções da EDP, BCP, Altri, PT, REN, Cimpor, BPI, Jerónimo Martins, Sonae SGPS e BES passarão a ser cotadas com três casas decimais, de acordo com uma instrução dada pela Euronext aos intermediários financeiros. Assim, a partir daquela data, as ordens poderão ser dadas em incrementos de 0,005 euros, o que irá reduzir o "spread" dos títulos.

--------------------------------------------------------------------------------

Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt

Francisco Garcia dos Santos, presidente da Associação Portuguesa de Corretores (APC), disse ao Jornal de Negócios que há alguns anos que esta possibilidade tem andado a ser discutida entre associações e intermediários financeiros de vários países e que entra agora em vigor por ter deixado de haver a resistência inicial.

A inovação vai vigorar em todos os países-membros da Euronext e viu-se vantagem nesta opção pelo facto de outros mercados, como os EUA, já funcionarem desta forma, salientou Garcia dos Santos.

Para este responsável, o maior risco prende-se com a recepção das ordens, já que mais uma casa decimal poderá provocar alguma perturbação nalguns investidores.

Garcia dos Santos chama também a atenção para outro factor: a Euronext tem um preço fixo para os intermediários financeiros e o natural é que também eles cobrem as suas comissões na mesma medida. Ou seja, se houver custos mínimos por cada transacção, independentemente de cada montante, o investidor poderá estar a pagar mais, pelo que poderá não ser vantajoso diminuir muito o valor do investimento, alerta o presidente da APC. "O próprio valor da comissão pode superar o valor de um thick", salienta.

A nível de processamentos administrativos, Garcia dos Santos não prevê grandes problemas. E realça o efeito positivo para o mercado de futuros, uma vez que fica mais sintonizado com o mercado à vista, não havendo tantos problemas de cobertura.

por RichardMercy » 8/1/2008 16:56

Resina,

Parece-me uma boa medida, basta ver o caso da SONAE, o spread, pelo menos teoricamente, passará de 60 basis para 30 basis, e o mesmo será válido para as outras, embora na SONAE, BCP, EDP E REN tenha mais impacto.

Seria bom que alargassem para warrants e outras acções, como a PAD, Corticeira, Inapa, etc...

Provavelmente estas serão as primeiras

Abraço

Registado: 28/12/2007 11:59

por smallfield » 8/1/2008 16:30

Até que enfim !

Há algumas vantagens, até porque será uma das maneiras de combater, uma das consequências nefastas dos stock splits.

As principais vantagens são:

- A redução do spread bid / ask tanto em termos relativos e absolutos, ou seja implicitamente descida dos custos de negociação

- Possibilidade de montar produtos derivados sobre activos portugueses com mais consistência e menos spreads bid ask. Bom para Futuros, Warrants, Opções, será muito significativo e visivel nos futuros do PSI 20 por exemplo

Registado: 10/12/2007 10:25

Cotadas passam a ter três casas decimais

por Resina » 8/1/2008 16:22

Como disponibilizado no site da Caixa Directa Invest:
A partir de 28 Jan.: EDP, BCP, ALTRI, PT, REN, CIMPOR, BPI, JMT, SON e BES passarão a ser cotados com 3 casas decimais.
As ordens poderão ser dadas em incrementos de 0.005 EUR.

E agora pergunto, porquê e quais as vantagens desta alteração da Euronext...
Porque foram escolhidas estas, e não são tambem as restantes do Psi20.
Abraço