Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Curiosamente ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por 1500 » 5/5/2003 23:38

Quando o mercado estiver realmente bull(espero q estejamos no principio), haverá muita gente com a mania dos curtos, tal como houve a mania dos longos no final do último bull, quando se dizia que tudo o que descia tinha de subir. Esta situação levou muita gente a ficar entalada(tal como aquela pessoa que comprou 35 mil contos de ptm a 110E). Por isto tenham muito cuidado com os curtos.
1500

por 1500 » 5/5/2003 23:24

Será que a recuperação económica está para breve?
Acredito que sim, o mercado já está sufecientemente organizado para voltar a crescer.
Até já tem sal e tudo, que é o petróleo neste caso.
1500

por R_Martins » 5/5/2003 22:56

«Os fundamentais existem e não são ignorados pelo mercado, é por isso que a IBM vale milhões de vezes mais que a Pararede, e não por qualquer fantástico processo de tendências.»

Esta está mesmo muita boa...

Quanto valeu a IBM, digamos nos 5300 do Nasdaq e quanto vale hoje?...

Refiro-me a tendências de mercado, não a colossos ou miniaturas de mercado.

Uma IBM em Portugal, seria com certeza el Colorado, mas com muitas cores. Um arco-iris.
Abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Incognitus » 5/5/2003 22:47

Os últimos anos (1998 incluído) foram apenas exemplos raros de bolhas. Não são a regra, aconteceram para aí 4-5 vezes num século.

Os fundamentais existem e não são ignorados pelo mercado, é por isso que a IBM vale milhões de vezes mais que a Pararede, e não por qualquer fantástico processo de tendências.

Registado: 6/11/2002 19:27

por R_Martins » 5/5/2003 22:44

Na bolsa não existem fundamentais...
Existem quanto muito, tendências Bear ou Bull.
Os últimos anos mostraram bem isso. Comeram todas pela mesma tabela.
Sim existe especulação, é obvio.
R. Martins

por Incognitus » 5/5/2003 22:38

1) A PTM não vale 500 Milhões de Contos. E no entanto é essa a sua Capitalização Bolsista hoje.

2) O Nasdaq, para ficar um índice razoável, teria que ir para aí aos 500 pontos. Isto levando em conta não só os resultados das empresas que o constituem, como também o facto de todas elas possuirem uma diluição automática todos os anos, via stock options. Os 500 pontos seriam uma queda de 90% desde o máximo, curiosamente, uma queda semelhante à que assolou o Dow Jones em 1929-32. Nota que eu não digo que o S&P tenha que cair isso tudo (aos 700 já está razoável e com muita coisa barata fora dele), agora o Nasdaq, o centro da especulação, não acredito que fique por menos.

por R_Martins » 5/5/2003 22:25

Caro Incognitus

Eu penso que nos últimos anos só uma miopia crónica não daria razão aos Curtos. Pese embora a forma como este Bear se realizou, ou seja, não foi numa directa dos 5300 pontos aos 1000 pontos. Subiu e desceu etc.
No entanto diga-se uma verdade: Se o mercado tivesse seguido as previsões, se continua-se a seguir as previsões do pessoal que está Bear, ainda hoje, poder-se-ia dizer que o Nasdaq e os outros índices, hoje, cotavam não os 1000 pontos, mas absolutamente ZERO pontos. Assim de fácil seria o raciocínio...
Continua a ser uma insistência por parte dos Bear.s que o mercado tem que cair até ao infinito. Os períodos Bull, também fazem parte do mercado.
Mais: Se observar-mos o PSI20, não existe hoje, não existiu no passado recente nenhum Bull. Existe o sobe e o desce
Repare-se hoje não fosse a PTM, (que não tem nenhuma influencia no índice), isto não dava sequer para tecer comentários ao PSI20.
Existem diferenças na PTM relativas ao passado recente: Obviamente que sim... Quando dava milhões de prejuízo valia 150 euros, pela primeira vez que dá lucro (manipulado?) vale uns 16,50 euros.
Depois temos a psicologia de mercado, associado á vontade dos Gordos de fazer o que entenderem no mercado de acções. Mais: Não existe recuperação economica se não existir recuperação nas bolsas. Foram muitos milhões queimados...
Diz-se: mas também sobe o lixo. Claro, sempre assim foi e será no futuro.Não fosse o lixo o mercado não era o que é.
Eu penso...
Um abraço
R. Martins

Conversa de @@@@@@@

por vmerck2 » 5/5/2003 21:22

Conversa de prostituass diria um amigo meu de tanto isto ja ter sido falado e conversado , senhores quem esta comprado diz q vai para cima quem esta vendido diz q isto vai para baixo.....agora quem esta fora e quem por norma tem a visão mais realista sem sentimentos.O mercado ja se encontra a 2 semanas demasiadamente extendido sendo o dia de hoje foi critico para os bear uma vez q os mercados europeus estiverão a fazer maximos pela manha.Estas 2 semanas coincidem com o capitular dos bear e a passagem de toda a gente para que o mercado esta bull. eu até ouvi/li por ai q a MM200 foi passada isto é Bull market!!!!! Por mim tudo Ok (embora tenha CAC para baixo na media de 2982 são 5), so lembro que na bolsa ha q comprar qd ninguem as quer e vender qd todos as querem (os indicadores tem por base essa matematica).O mercado esta muito quente(sobrecomprado) tenham cuidado os bulls com a existentia de um corte de tendencia com MOROBUZU, isso vai doer(CRASH!!!) o crash sucede qd o mercado subiu
vmerck2

incognitus

por cmafonso » 5/5/2003 20:42

nao merece a pena pregar no deserto a malta gosta destas acçoezecas e nao ha quem lhes tire o bichinho do corpo. eu tenho um amigo com 35 mil contos entalados a 110€ na ptm e esta convencido que la vai chegar porque esta barata pois ja esteve a 150€ .parabens a quem teve a visao de aproveitar estas subidas loucas ,mas nao velham pelo bem dos mais influenciaveis ,vender a "banha da cobra" .um abraço.

Registado: 6/12/2002 0:05

por Incognitus » 5/5/2003 20:10

Eu tb acho que é isso que vai na cabeça das pessoas. Aliás, nota-se o mesmo fenómeno da PTM (tem que ir a 27 ... tem que ir a 27 ...), quando a PTM entretanto até fez um aumento de capital diluitivo e uma OPT sobre a PTM.COM tb ela diluitiva (pelo outro lado, a retirada da ptm.com para dentro da PT foi positiva, foi um engano à PT, a favor da PTM).

O engraçado é que hoje as pessoas compram PTM como se fosse a mesma PTM de 1999, quando ela agora não tem nada a ver.

Nos EUA, tb seria interessante um estudo não com base nas capitalizações bolsistas e quotes, mas sim no valor do free float. Talvez daí viesse uma surpresa adicional (confirmando que a bolha nunca acabou).

Discordo do Incognitus

por Paulinsky » 5/5/2003 19:44

Cá para mim o mercado está barato e ainda vai subir muito. Basta ver que há 3 anos o Nasdaq estava a 5000 pontos e agora ainda vai a 1500. Ainda falta subir pelo menos 3500 pontos.
Paulinsky

alimentam as ilusões

por Visitante » 5/5/2003 19:04

enquanto aproveitam para as despachar!
Visitante

Curiosamente ...

por Incognitus » 5/5/2003 18:39

Curiosamente, após uma subida selvagem, vem sempre uma casa grande dizer que agora ainda vale a pena, que não vêm sobrevalorização. Desta feita foi a SSB (Solomon), e o alvo foram os semicondutores e a banca. Desnecessário será dizer que foram os dois sectores que puxaram o mercado pare estes níveis, e que nos semicondutores a sobrevalorização é tão óbvia que só alguém muito descarado diria que não a vê.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot] e 182 visitantes