Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os Meus Gráficos, Artigo do Ulisses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 5/5/2003 17:20

Fico muito satisfeito por ver "reeditados" estes 3 artigos do Ulisses que, naturalmente, sugiro que passem para a galetia dos "Artigos Didácticos", por forma a ganharem a adequada intemporalidade.

Ao Ulisses agradeço (de novo) o trabalho que em tempos, logo a seguir ao "fim" do fórum da SIC, teve de me arranjar uma versão meio escangalhada destes artigos que, mesmo assim, dava para perceber...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Grande artigo, Ulisses

por Visitante » 5/5/2003 17:13

Não conhecia este artigo e não hesitei em imprimi-lo e arquva-lo na mina pasta "best Off" :) .
Visitante

por atomez » 5/5/2003 16:42

Devo dizer que sou um principiante na AT, embora por razões várias tenha vindo a ter contacto com o mundo bolsista há mais de 10 anos. Mais concretamente porque nessa altura trabalhei para uma empresa americana e tinha stock options da dita.

Há um par de anos resolvi começar a tentar perceber algo de AT para entrar mais a fundo nesta actividade. E desde aí comecei a ver artigos, opiniões, textos, livros, foruns & all that jazz.

E de todas as opiniões que vi, as do "meister" Ulisses foram de longe as que mais apreciei e com as quais aprendi algo de útil.

E isto pelo seguinte - acho que não sou propriamente estúpido, de modo que quando vejo uma opinião ou explicação que não entendo, das duas, uma:

- Ou quem a faz não sabe explicar
- Ou é uma ganda treta

Obrigado ao Ulisses e a todos/as que se exprimem de modo rigoroso e inteligível.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Ulisses Pereira » 5/5/2003 12:58

Muito obrigado à Pata pela pachorra que teve em colocar aqui isto e ao joaosilva por ter recuperado este artigo que julgava ter desaparecido para sempre.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Pata-Hari » 5/5/2003 9:41

Os meus gráficos - parte III

20:21 11 Jan. 2002

Para terminar a minha série de " Os meus gráficos", acho importante deixar aqui exemplos de alguns padrões clássicos aos quais eu dou bastante importância e que servem como base de apoio ao passo 6:

Trader`s remorse:

Imagem

Êxtase de vendas:

Imagem

Breakout no sentido descendente:

Imagem

Breakout no sentido ascendente:

Imagem

"V" acentuado:

Imagem

Movimento parabólico:

Imagem

Volto a insistir que nada disto é complicado, nem complicado e o que importa é que sejamos simples na nossa forma de analisar os gráficos. Na minha opinião, se conseguir reconhecer estes padrões e aplicar os 6 passos que vimos nas duas últimas semanas, está em condições de conseguir analisar com qualidade qualquer gráfico.
Para finalizar, há algo que eu gostaria de lhe dizer quando você cair de amores por uma quantidade enorme de indicadores, osciladores e outros instrumentos de análise técnica. Estes instrumentos podem parecer fantásticos e fazerem com que você se sinta como um analista técnico "profissional". Mas, raramente, o ajudarão a negociar melhor e , muitas vezes, podem até desviar a sua atenção do que é essencial. Seja simples!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 5/5/2003 9:33

Os meus gráficos - parte II

17:05 28 Dez. 2001

Conforme o prometido, esta semana vou concluir a minha lista dos 6 passos que costumo seguir quando analiso um gráfico. Se não leu os primeiros três passos na semana passada, procure no final deste artigo (em "artigos relacionados") e leia, pois só assim esta segunda parte poderá ser entendida.
Sem mais demoras, vamos ver os últimos três passos e alguns gráficos.

Passo número 4: Identifique os movimentos com forte volume.
É um passo muito similar ao passo número 2, onde nós identificamos os "momentos especiais" do gráfico, no que diz respeito ao preço. Aqui, no passo número 4, diz respeito ao volume. Porquê olharmos também para os volumes? A acção do preço é uma parte importante do gráfico mas, para mim, o volume tem a mesma - ou talvez maior - importância. De facto, é raro quando um movimento com forte volume surge e não identifica uma importante mudança no gráfico. Por isso, temos que tentar observar tudo que sejam volumes fora do normal.
O que é que eu considero volumes fora do normal? Normalmente considero volumes mais de 1,5 vezes superior à média dos últimos 50 dias. Mas, como vai poder observar nos gráficos mais à frente, estes movimentos de forte volume são muito fáceis de detectar à primeira vista.

Passo número 5: Identifique a tendência do volume.
Este passo, apesar de descurado por um número elevado de pessoas, é provavelmente o mais crítico e decisivo neste processo de análise de gráficos. A tendência do volume - seja ela crescente, decrescente ou lateral -pode dizer-vos tudo. Por exemplo, se uma acção está a retrair depois de ter quebrado uma resistência, a observação de que o volume está a diminuir é um ponto chave para considerarmos que é uma bela oportunidade para se entrar na acção, pois trata-se de um típico "trader`s remorse".
Quando analiso qualquer gráfico, tento sempre retirar ilações da tendência do volume. Este é um aspecto que as pessoas que se iniciam na análise técnica descuram e que, só mais tarde, se apercebem da sua crucial importância. Será que eu consigo analisar gráficos sem volume? Claro, mas ler um gráfico só com preços e sem volume é como jogarmos futebol sem chuteiras. Mesmo o Pélé teria dificuldades em brilhar...

Passo número 6: Formule um cenário "E se isto acontecer?".
Ou seja, só se verificar o cenário por si colocado é que se negoceia. Se os primeiros 5 passos o ajudaram a ler um gráfico, este passo tenta tornar essa leitura em algo negociável.
Nesta altura, assimilado tudo aquilo que sabe sobre o gráfico, há que elaborar o tal plano de acção que lhe assegure uma entrada com baixo risco e alta rentabilidade ou , ao invés, reconhecer que aquele gráfico não pode proporcionar uma boa entrada. Lembre-se que há uma enorme diferença entre ler gráficos e negociá-los. Eu, por exemplo, todos os dias tiro inúmeras conclusões em diversos gráficos. Contudo, apenas alguns se apresentam como boas hipóteses de entradas. E só estes é que eu quero negociar!

Vistos estes últimos três passos finais, é a altura de vermos um exemplo para mais facilmente se perceber a importância destes últimos 3 passos.

BPSM- 2º Semestre de 1999

Imagem

O nosso cenário já está criado. Resta esperar que esse cenário aconteça ( repare que o cenário pode nunca vir a suceder) e depois negociar com base no nosso plano de acção. Observem o que aconteceu ao BPSM uns dias mais tarde...

BPSM- 2º Semestre de 1999 e início de 2000

Imagem

Em suma, o que é que fizemos até aqui? Tudo o que fizemos foi dividir a leitura de gráficos em 6 importantes passos. E, na realidade, é como eu faço. Apesar de os observar, dou muito pouca importância a outros indicadores e sinais. Apenas preço, volume, tendência, suportes e resistências.
Mantenha-se nas coisas simples, debruce-se sobre gráficos que pareçam óbvios, pratique muito e, de certeza, melhorará imenso os seus resultados de negociação. Ou, em último caso, envie-me um mail dizendo que eu só escrevi asneiras na minha última análise!
Administrador Fórum

Os Meus Gráficos, Artigo do Ulisses

por Pata-Hari » 5/5/2003 9:26

Aqui fica o artigo do Ulisses

_______

Os meus gráficos

20:02 21 Dez. 2001

Entre a grande maioria dos investidores, existe a convicção generalizada de que a análise técnica é algo de muito complexo e cheia de fórmulas matemáticas incompreensíveis para o cidadão comum. Esta ideia tem que ser desmistificada! Para mim, a análise técnica deve ser tão simples quanto possível de forma a centrar-se nas questões essenciais da psicologia do mercado.
Hoje, vou deixar aqui a forma como eu “leio” os gráficos. Espero que isto ajude a ver a análise técnica como algo muito simples e, sobretudo, que ajude as pessoas que não dominam a análise técnica a ler gráficos e a ganhar dinheiro com eles. Não se assuste. Não é difícil, especialmente se dividirmos esta leitura em 6 passos. Estes 6 passos são difíceis? Complicados? Sofisticados? Nada disso. Sejamos simples...
Vamos ver os primeiros três passos e alguns gráficos. Para a próxima semana, abordarei aqui os outros três passos e alguns exemplos.
Passo número 1: Identifique a tendência actual.
A questão é que o significado de “actual” depende de qual seja o seu horizonte temporal. Para um “daytrader”, deve ser a tendência desde a abertura. Para um “trader” como eu, convém observar as últimas semanas ou meses. Para um investidor de longo prazo, a tendência actual deve ser definida tendo em consideração os últimos anos.
Contudo, mesmo que saiba o seu horizonte temporal, isso não significa que a actual tendência seja facilmente detectável. Em bastantes gráficos, há tanto “ruído” e confusão que é impossível fazermos ideia qual é a actual tendência. Quando se deparar com um gráfico com estes problemas, você deve fazer algo que é muito difícil para qualquer trader: Fechar esse gráfico e olhar para outra acção! Não estou a brincar. Há inúmeros gráficos que são escuros como a noite e nem o primeiro passo conseguimos dar. Felizmente, há sempre várias acções para analisar e encontraremos gráficos bem mais claros. Em suma, use o passo 1 para filtrar os gráficos claros e os escuros.

Passo número 2: Identifique, no gráfico, aquilo a que eu costumo chamar “momentos especiais”.
Apelido de “momentos especiais” a tudo aquilo que não é habitual encontrar-se no gráfico. Algo que quando você observa o gráfico lhe chama a atenção e quase o faz saltar da cadeira. E quais são esses “momentos especiais”? Coisas como duplos fundos, fundos em “V” muito pronunciados, gaps gigantes, etc... No fundo são figuras que - mesmo que não saiba os nomes - sabe que alguma coisa aconteceu ali!

Passo número 3: Identifique suportes, resistências e/ou linhas de tendência relevantes.
É claro que, para alguns de vocês, isto parece um quebra cabeças mas, com a prática, será cada vez mais fácil identificar estas simples (mas muito importantes) linhas. O grande erro que a maior parte das pessoas comete é terem como objectivo a definição da linha perfeita à primeira tentativa.
Reconheço que este talvez seja o passo mais complicado dos 6 que vos proponho. Desenhar suportes, resistências e linhas de tendência, no início, parece uma tarefa muito complexa. Mas não deveria ser. O que eu faço para solucionar estes problemas é desenhar múltiplas linhas até conseguir perceber qual delas é a linha que melhor representa aquilo que eu penso ser a situação actual. Mesmo que essa linha esteja mal. Mas isso não me perturba. Eu apenas uso essa linha como um ponto de referência.
Já temos aqui os três primeiros passos para fazermos uma análise antes de negociarmos. Vamos ver alguns gráficos.

Imagem

Imagem

O gráfico é fácil de ler? Se sim, pode efectuar estes três passos e passar para os passos 4, 5 e 6, pois a acção é potencialmente negociável.
E se não for fácil de ler? Então siga para o gráfico de outra acção. Talvez daqui a uns dias o gráfico esteja mais claro.
Ficou com a sensação de que ficámos a meio de algo? Tem razão. Para a semana falaremos dos passos 4, 5 e 6.
Espero que tenham um óptimo Natal e que aproveitem esta época para estarem com aqueles que mais amam. É em alturas como esta que percebemos como o dinheiro, afinal de contas, é tão insignificante. BOM NATAL
Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Kury Yozo, Mar58, PMP69 e 179 visitantes