Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

Sonae Capital - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

por Crómio » 27/12/2007 19:35

Nyk Escreveu:As acções da Sonae encerraram hoje a subir 1,55% para os 1,90€.

O jornalista devia querer dizer a subir -1,55%.
Ou a subir para baixo 1,55%.
Ou então a descer 1,55%.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por smurf » 27/12/2007 23:05

Boas pessoal

Ora se por cada oito acções da sonae sgps, se adquire direito a uma acção da sonae capital, e sendo o capital social da sonae capital um oitavo do capital social da sonae sgps, quer dizer que cada acção da capital ao valor de fecho de hoje seria de € 1,90, pois irá acompanhar sempre (até ao spin off, claro está) a cotação da sgps. (corrijam-me se estiver a fazer mal o calculo).

Com 250.000.000 de acções isto avalia a capital em € 475.000.000, sendo que as avaliações que se conhecem do que poderá valer a capital (BCP entre 756 e 788 milhões; JP MORGAN 1.000 milhões) estaremos perante uma boa oportunidade? (eu pergunto pois gostava de opiniões).

O que me deixa desconfiado, é que conhecendo a realidade do país já muitos deveriam conhecer a noticia divulgada hoje após o fecho e a cotação tem estado em correcção, quererá isto dizer alguma coisa que eu não esteja a ver?

BN

Registado: 23/5/2007 22:08

por Nyk » 31/12/2007 17:59

Sonae Capital contrai empréstimo para pagar dividas à Sonae SGPS
Com o aproximar da data da cisão da Sonae Capital, a empresa anunciou hoje que emitiu dois empréstimos obrigacionistas, no valor de 50 milhões de euros, para pagar as dívidas que tem com a Sonae SGPS.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

Com o aproximar da data da cisão da Sonae Capital, a empresa anunciou hoje que emitiu dois empréstimos obrigacionistas, no valor de 50 milhões de euros, para pagar as dívidas que tem com a Sonae SGPS.

Num comunicado enviado à CMVM, a Sonae Capital adianta que "procedeu hoje à emissão de dois empréstimos obrigacionistas, por subscrição particular, organizados pelo Caixa -Banco de Investimento:

O primeiro tem um montante de 20 milhões de euros e o segundo de 30 milhões de euros, sendo ambos em garantias e pelo prazo de cinco anos.

"Com estas emissões a totalidade da dívida da sua filial SC, SGPS, SA perante a Sonae, SGPS, SA, encontra-se na presente data liquidada, extinguindo-se desta

forma as relações de financiamento anteriormente existentes entre os dois grupos", explica o comunicado da Sonae Capital.

A cisão da Sonae Capital da Sonae SGPS vai ocorrer já este mês, com as acções da "holding" liderada por Paulo Azevedo a negociarem na bolsa sem direito à atribuição de títulos da Sonae Capital a partir de sexta-feira.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

ipo sonae capital

por EuroVerde » 2/1/2008 21:38

É preciso ter uma lata muito grande e procurar influenciar os pequenos investidores, quando se diz que o mercado tem reagido bem à dispersão em bolsa das acções do grupo SONAE, veja-se por exemplo a SONAECOM que foi colocada em bolsa acima dos 10 Euros e agora está pouco acima dos 3.2, e dividendos até à data zero Euros. O engenheiro está mais uma vez a ver se engana alguns distraídos acolotitado por alguns analistas de algibeira.

Registado: 29/11/2007 11:19

Re: ipo sonae capital

por frigas » 2/1/2008 23:18

oiluarb Escreveu:É preciso ter uma lata muito grande e procurar influenciar os pequenos investidores, quando se diz que o mercado tem reagido bem à dispersão em bolsa das acções do grupo SONAE, veja-se por exemplo a SONAECOM que foi colocada em bolsa acima dos 10 Euros e agora está pouco acima dos 3.2, e dividendos até à data zero Euros. O engenheiro está mais uma vez a ver se engana alguns distraídos acolotitado por alguns analistas de algibeira.

Acho estranho que das 8/10 (n sei ao certo)cotadas do Grupo Sonae que foram para bolsa,a que o Srº Oilauard vem mencionar é exactamente a única que não teve valorização.

Exemplos de sucesso em bolsa: SonaeSgps,SonaeInd,mod-Continente...mas pronto.

Quem confia entra,quem não confia...não entra!!

Daí a dizer que o Srº Engº Belmiro está a querer enganar vai uma grande distância,é uma opinião.
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

Re: ipo sonae capital

por LTCM » 2/1/2008 23:21

frigas Escreveu:
oiluarb Escreveu:É preciso ter uma lata muito grande e procurar influenciar os pequenos investidores, quando se diz que o mercado tem reagido bem à dispersão em bolsa das acções do grupo SONAE, veja-se por exemplo a SONAECOM que foi colocada em bolsa acima dos 10 Euros e agora está pouco acima dos 3.2, e dividendos até à data zero Euros. O engenheiro está mais uma vez a ver se engana alguns distraídos acolotitado por alguns analistas de algibeira.

Acho estranho que das 8/10 (n sei ao certo)cotadas do Grupo Sonae que foram para bolsa,a que o Srº Oilauard vem mencionar é exactamente a única que não teve valorização.

Exemplos de sucesso em bolsa: SonaeSgps,SonaeInd,mod-Continente...mas pronto.

Quem confia entra,quem não confia...não entra!!

Daí a dizer que o Srº Engº Belmiro está a querer enganar vai uma grande distância,é uma opinião.

Está a esquecer a Inparsa :twisted:

Registado: 28/2/2007 14:18

por upazupa » 3/1/2008 0:25

E com este processo todo, que acontecerá aos titulos da Sonae SGPS ?

Registado: 29/11/2007 14:04

por Resina » 3/1/2008 1:03

upazupa Escreveu:E com este processo todo, que acontecerá aos titulos da Sonae SGPS ?

Boas.
O garantido é os titulos da Sonae Sgps levarem com menos .33 centimos (aproximadamente, basta ler as noticias)... Ninguem dá nada... lol
Ou ficas com os direitos, ou compras no pós direitos a preço de saldos (para quem ache que o é)...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Nyk » 3/1/2008 18:29

Sonae Capital vende Contacto à Soares da Costa por 81 milhões de euros
A SC-Engenharia e Promoção Imobiliária, participada da Sonae Capital acordou a venda das acções representativas da totalidade do capital da Contacto-Sociedade de Construções à Soares da Costa por 81 milhões de euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt

A SC-Engenharia e Promoção Imobiliária, participada da Sonae Capital acordou a venda das acções representativas da totalidade do capital da Contacto-Sociedade de Construções à Soares da Costa por 81 milhões de euros.

A empresa adianta que este valor tem "por base o valor das disponibilidades constantes do balanço da Sociedade a 30 de Setembro de 2007 – e que gerará um cash flow líquido de 17,5 milhões de euros".

O anúncio foi feito pela Sonae Capital em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, onde a companhia diz que recebeu hoje da construtora 17,5 milhões de euros e "o remanescente do preço será pago na data da transmissão das acções, considerando o valor das disponibilidades da Sociedade nessa data".

Esta operação terá um impacto estimado nos resultados consolidados da Sonae Capital no ano que agora começa de cerca de 47 milhões de euros.

"No prazo de 5 anos, o preço poderá sofrer uma variação (positiva ou negativa) de até 5 milhões de euros em função de critérios de desempenho da Sociedade", refere o comunicado.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Nyk » 4/1/2008 20:07

Estou admirado com o meu banco :!: já me creditou na carteira os direitos da sonae capital.

por Vodka7 » 4/1/2008 20:09

Qual é o banco?

Registado: 10/11/2005 21:53

por Nyk » 4/1/2008 20:12

Vodka7 Escreveu:Qual é o banco?

Banco Popular.

por Nyk » 9/1/2008 8:15

Direitos da Sonae Capital entram em bolsa avaliados em 0,37 euros
A Sonae Capital só no final do mês vai estrear-se em bolsa, mas será já hoje que os investidores vão dizer em quanto avaliam a empresa. Depois de se ter destacado da Sonae SGPS na sexta-feira, hoje é a vez dos direitos de subscrição de acções começarem a ser transaccionados em bolsa, pelo que será já possível fazer a avaliação da companhia.

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

Patrícia Abreu
pabreu@mediafin.pt

A Sonae Capital só no final do mês vai estrear-se em bolsa, mas será já hoje que os investidores vão dizer em quanto avaliam a empresa. Depois de se ter destacado da Sonae SGPS na sexta-feira, hoje é a vez dos direitos de subscrição de acções começarem a ser transaccionados em bolsa, pelo que será já possível fazer a avaliação da companhia.

Para já os analistas estão à espera que os direitos comecem a ser negociados em bolsa a um valor superior ao ajuste que a Sonae SGPS sofreu na sexta-feira. "Achamos que a Sonae Capital vale mais que o valor que a Sonae SGPS ajustou", disse ao Jornal de Negócios Pedro Morais, da Espírito Santo Research.

A "holding" liderada por Paulo Azevedo sofreu uma correcção de 26 cêntimos na sexta-feira, mas os analistas, tendo em conta a avaliação que têm para a Sonae Capital, apontam para um valor dos direitos de 37 cêntimos. Caso tal se concretize, a cisão da Sonae Capital está já a ser rentável para os accionistas da SGPS, uma vez que estão a receber títulos com mais valor do que viram a Sonae SGPS cair.

Este valor resulta da avaliação que cinco casas de investimento fazem à Sonae Capital (ver tabela). Em média os analistas apontam para uma avaliação de 740,7 milhões de euros, com as estimativas a oscilarem entre os 645 milhões (ponto médio do BPI, o banco assessor da Sonae nesta operação) e 800 milhões ( ESR).

Os 2 mil milhões de direitos da Sonae Capital que foram entregues aos accionistas da Sonae SGPS e serão hoje admitidos à negociação estão assim avaliados em 37 cêntimos cada um (entre 0,32 e 0,40 euros), tendo em conta que cada oito direitos conferem uma acção. Os 250 milhões de títulos que entram em bolsa no final do mês estão avaliadas pelos analistas em 2,96 euros, com as estimativas das casas de investimento a oscilarem entre 2,58 e 3,20 euros.

Os direitos serão negociados até à próxima terça-feira, de modo a que os accionistas da Sonae SGPS que receberam estes títulos os possam alienar em bolsa. Ou então para os investidores que não são accionistas da "holding", mas pretender deter acções da Sonae Capital.

Desconto

A conjuntura actual não é a melhor para a Sonae Capital se estrear na bolsa, pelo que os analistas mostram alguma cautela acerca do desempenho no mercado de capitais. Salientam sobretudo que às avaliações efectuadas à empresa, há que aplicar um desconto, quer por ser uma "holding" com vários negócios, quer por ser uma cotada de pequena dimensão.

"Acho que vai ter alguma dificuldade em ter uma boa performance no início. As ‘small caps’ têm sido as menos preferidas" actualmente, refere Pedro Morais, referindo que "vai ter algumas dificuldades em entrar no PSI-20". Um outro analista, que preferiu não ser identificado, salientou que "este tipo de empresas [com negócios muito distintos] negoceia sempre com desconto, que pode ir de 10 a 40%".

A penalizar a Sonae Capital poderá estar o facto de os accionistas da Sonae SGPS encararem a cisão como um dividendo, optando por alienar os direitos em bolsa. Pela positiva os analistas destacam que a Sonae Capital pode beneficiar com o "efeito novidade" e pelo facto de ter " bons activos na área do turismo".

Negócios da Sonae Capital

Presente em várias áreas de negócios, que vão desde a promoção imobiliária, até ao capital de risco, o turismo apresenta-se como o "core business" da empresa. Nos últimos meses, a Sonae Capital tem vindo a reformular o seu portfólio de actividade. A última acção da empresa no sentido de rever a carteira teve lugar na semana passada, com a venda da construtora Contacto à Soares da Costa, num negócio de 81 milhões.

A nova empresa está presente em diversas actividades através das suas duas "sub-holdings": Sonae Turismo e Spred. O resort turístico de Tróia apresenta-se como o empreendimento mais importante da Sonae Capital neste momento e o mais interessante aos olhos dos analistas. O projecto que está a ser construído no Estuário do Tejo conta com uma área total de 1057 hectares, com o mercado bastante optimista em relação ao complexo turístico. A Sonae Capital vai ser a primeira empresa cotada cuja principal actividade é o turismo.

por mandachuva » 9/1/2008 9:06

Estou a ver o streamer do Bpionline e os direitos já estão a ser negociados a 0,21 Eur, com ofertas de venda a 0,2 Eur.

Registado: 2/5/2006 14:21

por Nyk » 9/1/2008 9:07

Os direitos da SC já estão a ser negociados? A que valor estão a ser cotados?

por enologo » 9/1/2008 9:11

Nyk, 0,20 neste momento!

O que avaliaria a Sonae Capital em 1,6€/acção, bem menos que a avaliação do BPI!!

Nota: Não tenho nenhuma Sonae em carteira!
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

Registado: 1/11/2006 11:28

por mminter » 9/1/2008 10:17

No Netbanco do Santander não consigo adquirir direitos Sonae Capital.
E nos direitos que já tenho, não me dá cotação.
Como é que vocês conseguem adquirir direitos ?

Registado: 29/11/2007 10:43

por PIKAS » 9/1/2008 10:21

No BCP não consigo encontrar em lado nenhum as cotações dos direitos. Tenho o streamer aberto e não chego a lado nenhum.
Alguém sabe onde estão?
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por pvg80713 » 9/1/2008 10:31

PIKAS Escreveu:No BCP não consigo encontrar em lado nenhum as cotações dos direitos. Tenho o streamer aberto e não chego a lado nenhum.
Alguém sabe onde estão?
Cumprimentos,

simulas uma ordem de venda .... escolhes direitos sub. e inc.... escolhes sonae... e aparece a cotação...

mas não é bonito...

Registado: 19/4/2005 11:11

Big a BIg Me......

por vithenri » 9/1/2008 10:43

Boas,
Pois eu no Banco Big nem direitos nem cotaçoes, cada vez está melhor.

Registado: 19/5/2006 14:10

por Nyk » 9/1/2008 10:43

Direitos da Sonae Capital negoceiam abaixo da avaliação dos analistas e ajuste da SGPS

09/01/2008

Os direitos de subscrição de acções da Sonae Capital estão a negociar em bolsa nos 0,22 euros, um valor que se situa bem abaixo das avaliações dos analistas à empresa e que também é inferior ao ajuste que a Sonae SGPS sofreu na sexta-feira.

Os direitos abriram nos 0,23 euros, seguindo nesta altura a transaccionar nos 0,22 euros.

As avaliações de cinco casas de investimento à Sonae Capital apontam para uma avaliação da empresa de 740 milhões de euros, o que indica um valor dos direitos entre 0,32 e 0,490 euros, com o ponto médio nos 0,37 euros.

Contudo, os direitos estão a negociar em bolsa a um valor bem inferior e que se situa até abaixo do ajuste que o mercado fez à Sonae SGPS na sexta-feira, dia em que esta empresa passou a negociar destacada da Sonae Capital.

Na sexta-feira a Sonae SGPS nos 1,65 euros, o que representa uma correcção de 26 cêntimos face ao fecho de quinta-feira. Tendo em conta o preço de referência determinado pela Euronext, o ajuste da Sonae SGPS, devido ao destaque dos direitos, foi de 24 cêntimos.

Analistas contactados ontem pelo Jornal de Negócios aguardavam que os direitos da Sonae Capital iniciassem hoje a negociar acima deste preço de ajuste, mas os títulos negoceiam até abaixo deste valor.

Contudo, os analistas já estavam à espera que a Sonae Capital negociasse com um desconto face às avaliações, uma vez que a empresa é de pequena dimensão e tem o estatuto de "holding".

Cada lote de oito direitos pode ser convertido numa acção da Sonae Capital, pelo que o mercado está a avaliar cada título da cotada que se estreará em bolsa no final do mês em 1,76 euros. A empresa fica assim avaliada em 440 milhões de euros, um valor que também é inferior à avaliação do assessor da Sonae nesta operação. O BPI avaliou a Sonae Capital entre 620 e 670 milhões de euros, com o ponto médio nos 645 milhões de euros.

Estão admitidos à cotação 2 mil milhões de direitos, que serão convertidos em 25 0 milhões de acções da Sonae Capital. Os direitos vão negociar em bolsa até 15 de Janeiro

Re: Big a BIg Me......

por PTFighter » 9/1/2008 10:48

vitorhenriques Escreveu:Boas,
Pois eu no Banco Big nem direitos nem cotaçoes, cada vez está melhor.

eu também ainda não as tenho, acabei de enviar um mail ao BIG, mas isto não lembra a ninguém...

Registado: 15/7/2007 18:46

por JM72 » 9/1/2008 10:53

No caixainvest já estão disponiveis...neste momento estão a 0.22 :)

Registado: 30/11/2007 21:12

por Nyk » 9/1/2008 11:21

A como é que está a cotação actualmente? :wink:

por frigas » 9/1/2008 11:25

O,23€ :evil: :evil:
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

AnteriorPróximo

Quem está ligado: