Caldeirão da Bolsa

Ideias soltas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por curvedair » 2/1/2008 15:58

Ulisses Pereira Escreveu:Pata, SCPNuno e Mech, olha que 3 que se juntaram neste tópico. Estou feito convosco...

Pois...

Ulissses, algumas ideias são interessantes para pensar (meditar!) e ter sempre presente.

Penso que se pudesse apresentar exemplos práticos ou um caso concreto para algumas dessas ideias soltas apresentadas, seria óptimo.

Digo algumas, pois essas não aparecem na "literatura bolsística".

Só posso agradecer se me definir "estranho", como apresentado na ideia "As coisas começam a ficar estranhas nos momentos de viragem dos Mercados...". Penso que é esta ideia que também permite responder à eterna pergunta de como vai ser dia de amanhã (que é a última ideia apresentada).

Registado: 19/4/2007 0:49

por Ulisses Pereira » 2/1/2008 15:27

Pata, SCPNuno e Mech, olha que 3 que se juntaram neste tópico. Estou feito convosco...

Em relação à questão sobre como medir o nível de risco... Penso que é muito difícil alguém medir o risco de, face a uma notícia surpreendente, uma acção abrir com um "gap" violento e quebrar todo um plano de "trading".

Quando falo em medir o risco, faço-o numa óptica da relação risco potencial/lucro potencial que utilizava, por exemplo, nos rabiscos americanos. Para mim, o risco de cada "trade" está intimamente associado ao local onde decidimos colocar o nosso "stop". É aí que definimos o nosso nível de risco.

Beijos e abraços,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por The Mechanic » 2/1/2008 14:26

:lol: ... fuma destes ...é a melhor marca do mercado .

Um abraço ,

The Mechanic
Anexos
cigarettes.jpg
cigarettes.jpg (16.27 KiB) Visualizado 795 vezes
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Pata-Hari » 2/1/2008 14:21

Não sei do que estás a falar, mech :roll: . Mas tb fumava um dos teus cigarros :lol:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por The Mechanic » 2/1/2008 14:19

Pata-Hari
caraças! fiz porcaria no do ulisses! queria fazer citação e editei o dele tendo destruido o post....!!! o que vale é que ele já me vai apagar!

Pois ...!
Eu tinha lido o primeiro post , depois li e já estava tudo trocado e até pensei : "... olha , perdeu-se ! ...como tantos que há por aí ...o Ulisses , pá ! ...gajo tão novo..." . Mas assim já compreendo ...

( ...mulheres ! ...se calhar , tambem fuma como a outra das galinhas...)

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Pata-Hari » 2/1/2008 14:14

Para ser do contra no inicio do ano :D:

:arrow: Um bom “timing” numa compra de uma má acção quase sempre dá melhores resultados do que um mau “timing” numa compra de uma óptima acção.
, acho que depende do time frame. Buy and hold de uma má acção acho que é sempre má ideia...

:arrow: Reduza as suas posições quando sentir que as perdas estão a afectá-lo emocionalmente. Se começar a dormir mal, a fumar mais ou a perder o apetite por causa das suas perdas, isso é um sinal claro que a sua posição é grande demais.
Isso pode também ser uma estratégia de perda de peso, boa para esta altura de pós-festas :mrgreen:

:arrow: Quando recebo mais mails a perguntar que acções comprar, é quando geralmente as subidas estão a subir. Quando me inundam com mails a prognosticar mais quedas, é quando as descidas estão prestes a terminar. Curiosa esta constatação…
é sempre bom que as subidas subam :D

:arrow: Seja paciente
esta é tão verdadeira e tão comum ver gente tão impaciente...

:arrow: Fixe-se no preço e no volume. Tudo o resto é secundário.
Esta é mesmo de purista da AT, não?

:arrow: Evite posições medíocres e espere pelas boas oportunidades.
voltámos à tal paciencia

:arrow: Este é, para mim, o grande segredo do sucesso no “trading”: Não negoceie quando não consegue medir o risco.
o que queres dizer com isto?

Bom ano novo, barbudo!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Ideias soltas

por scpnuno » 2/1/2008 14:08

Ulisses Pereira Escreveu:... a fumar mais ...

Onde???? Onde???? largo o PC e vou para a rua? este deixou de ser um instrumento de medida das posiçoes (quando ao "dormir menos" eu evito dormir durante as horas de negociação - que por acaso até coincidem com as de expediente)

Ulisses Pereira Escreveu:... .Não coloque os seus “stops” muito perto de zonas chave, facilmente identificáveis por todos, como sejam suportes, resistências ou linhas de tendência. Eles são facilmente disparados, especialmente antes da acção voltar a mudar de direcção.

Segundo me ensinou aqui um tubarão do Caldeirão, cuidado com os stops no PSI em numeros redondos - 5,00, 10,00 etc - é melhor usar o 5,02 ou 4,98 porque muita gente usa os numeros redondos como stop, seja mecanico ou mental.

Ulisses Pereira Escreveu:... O “trading” pode ser viciante e isso muitas vezes cega-nos e faz-nos fazer negócios sem que haja reais razões para tal.

Yeap! Não tarda nada temos normas para proteger os não traders da má influencia dos traders viciados tais como tratar mal toda a gente quando a vida corre mal ...

Ulisses Pereira Escreveu:... Eu não sei o que vai acontecer amanhã, nem ninguém sabe.

Bem, eu presumo que estaremos todos aqui à cabeçada, como de costume. É bom sinal e sinal que estamos vivos. O resto, vem por acrescimo

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Ideias soltas

por Ulisses Pereira » 2/1/2008 13:54

Ao longo dos anos no Caldeirão procurei mostrar alguns dos meus princípios essenciais de “trading”, tendo dedicado diversos artigos a essa matéria. Além disso, numa série de artigos debrucei-me sobre as mais famosas regras de “trading”, tentando procurar explicá-las o mais detalhadamente possível.

Hoje procurarei lançar mais algumas ideias sobre o “trading”. Não são regras nem o pretendem ser. São apenas notas soltas sobre a forma como eu vejo o mercado e a melhor forma dos investidores se posicionarem face a ele.

:arrow: Um bom “timing” numa compra de uma má acção quase sempre dá melhores resultados do que um mau “timing” numa compra de uma óptima acção.

:arrow: Quando abre uma posição, visualize o que poderá ser o melhor e o pior resultado desse negócio. E deve estar sempre com a porta de saída à vista se as coisas correrem mal. É assim que se evitam as situações dramáticas.

:arrow: Ter razão antes do tempo, em Bolsa, pode ser desastroso.

:arrow: Reduza as suas posições quando sentir que as perdas estão a afectá-lo emocionalmente. Se começar a dormir mal, a fumar mais ou a perder o apetite por causa das suas perdas, isso é um sinal claro que a sua posição é grande demais.

:arrow: Pare de pensar na fórmula mágica que funciona sempre e que nunca causa danos ao seu ego. Só quando conseguir parar de pensar assim estará preparado para ter sucesso nos mercados.

:arrow: Quando recebo mais mails a perguntar que acções comprar, é quando geralmente as subidas estão a subir. Quando me inundam com mails a prognosticar mais quedas, é quando as descidas estão prestes a terminar. Curiosa esta constatação…

:arrow: As perdas são acontecimentos naturais e fazem parte da vida de qualquer investidor. Contudo, é preciso alguma arte para se perceber quando as perdas devem ser ignoradas e quando elas estão a indicar-nos que algo está mal na nossa forma de negociar.

:arrow: O tempo também afecta o rácio rentabilidade/risco. Quando os sinais dados pelo tempo não começarem a corresponder, reduza a sua posição.

:arrow: Fique alerta quando lhe começar a parecer que os gráficos lhe estão a dar sinais errados. Provavelmente, você é que não os está a ler bem e algo terá que mudar.

:arrow: Deixe rolar as posições ganhadoras, mas apenas quando os mercados estão a mover-se. Dar demasiado crédito a posições ganhadoras num mercado que não se mexe pode ser excesso de confiança.

:arrow: Seja paciente e espere pela oportunidade que definiu no seu plano. Mantenha-se calmo depois de ter deixado escapar uma grande oportunidade. Há sempre outra ao virar da esquina…

:arrow: As coisas começam a ficar estranhas nos momentos de viragem dos mercados. Os analistas que estiveram silenciosos a maior parte do tempo começam a aparecer nas televisões e a fazerem grandes previsões (demasiado optimistas se o mercado estiver a subir ou demasiado pessimistas se o mercado estiver em queda) para não serem apanhados fora do comboio. Só que, normalmente, é nessas alturas que o comboio está prestes a descarrilar.

:arrow: Fique contente quando o mercado se começa a mover, mesmo que seja contra as suas posições. A volatilidade agita o mercado e cria oportunidades.

:arrow: Não coloque os seus “stops” muito perto de zonas chave, facilmente identificáveis por todos, como sejam suportes, resistências ou linhas de tendência. Eles são facilmente disparados, especialmente antes da acção voltar a mudar de direcção.

:arrow: Fixe-se no preço e no volume. Tudo o resto é secundário.

:arrow: Evite posições medíocres e espere pelas boas oportunidades. Tem que estar preparado para períodos de monotonia alternados com períodos de grande agitação. Fique de fora e observe quando os mercados não têm nada para oferecer.

:arrow: Este é, para mim, o grande segredo do sucesso no “trading”: Não negoceie quando não consegue medir o risco.

:arrow: Aprenda a assumir as perdas. Acredite que é possível recuperar o seu capital, desde que admita perder e não fique agarrado a uma posição perdedora, vivendo apenas da esperança.

:arrow: O “trading” pode ser viciante e isso muitas vezes cega-nos e faz-nos fazer negócios sem que haja reais razões para tal.

:arrow: Eu não sei o que vai acontecer amanhã, nem ninguém sabe. O “trading” não tem a ver com aquilo que achamos ou prevemos. Tem a ver com o assumirmos posições quando as probabilidades estão do nosso lado.

Ulisses
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 2/1/2008 14:15, num total de 1 vez.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Ferreiratrade, Google [Bot], Hawk66, iniciado1, mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, SA Traffic, yggy e 101 visitantes